Autor Tópico: M80  (Lida 138578 vezes)

pdnf

• Hero Member
Re: M80
« Responder #495 em: Abril 01, 2025, 03:07:53 am »
E porque nao ir para a M80?
Se o grupo Bauer nao pensasse só  na Comercial, era um nome óptimo para destronar a RFM do segundo lugar.
Em Lisboa já é a segunda mais escutada.
Depois o Ricardo quer rádios  e TVs com audiência. E isso só nas privadas...
Sinceramente? Porque a M80 é a rádio mais fraca que existe. Uma destas manhãs, tive um compromisso manhã cedo na baixa e (burro) levei o carro. Estive uma hora parado no Infante, acabei a mudar de estação porque o tema da conversa era qualquer coisa como "com qual dos teus pais preferias ter um relacionamento". Desculpem, mas em tantos anos a ouvir rádio, nunca mudei de estação por me sentir enojado. A M80 conseguiu isso, lamento. É o produto mais fraco de todas as nacionais, sem qualquer sombra de dúvidas. Diria que há várias locais melhores. Se uma coisa deste tipo merece o segundo lugar? Cruzes!

Estes dias por Bruxelas, parei muito na PLAY NOS(talgie) e na Nostalgie. Ambas com playlists muito semelhantes, qualquer uma delas faz a M80 corar de vergonha. É para este subproduto que querem enviar o RAP, que só por acaso é considerado dos melhores humoristas Europeus, seguramente o melhor em Portugal?

Talvez tudo não continuasse na mesma.
A M80 talvez pudesse mais consistentemente lutar pela segunda posição.
Repito, em Lisboa já está no segundo lugar, só atrás  da Comercial...

E a Antena1 podia lutar pelo terceiro lugar, quiçá até mais, reforçando ainda a liderança nas rádios generalistas/informativas tendencialmente de palavra...
Aqui está coberto de razão. Mas RAP era disruptivo, para a atual linha dura da Antena 1. Além disso, quando viesse a publico o salário, seria escandaloso, além de que a CT da RTP iria berrar. O SP em Portugal faz muito, considerando todas as amarras a que está sujeito.

Não vale a pena estar a comparar com França, Espanha eu sei lá, aqui é diferente, estou farto, já uma vez o aqui disse, de ouvir pessoal que foi a Espanha a dizer "raios partam que nas rádios espanholas só falam, que raio têm eles tanto para dizer".
Por acaso até vale, porque Espanha tem as irmãs da Comercial e RFM bem fortes, mas francamente mais pobres que as nossas. O problema, esse sim, é que a SER não tem irmã em Portugal no grupo Bauer, do qual foi parente até há uns anos, e a RR é uma sombra da COPE, a Antena 1 da RNE1.

É diferente, porque, lá está, citando o Atento, aqui muitas vezes só há orçamento para bengalas e muletas, trânsito, temperaturas e rubriquinhas da treta. Não há dinheiro para ter na rádio comentadores que agreguem e acrescentem valor, reportagem, programas de autor, etc. Porque, havendo dinheiro, e mesmo admitindo que não seriam líderes pelo menos em menos de dez anos, um projeto desse tipo, e com essa qualidade, em rede nacional, tem capacidade de chegar aos 10%.

França é um caso diferente: parece-me existir, efetivamente, um deficit de rádios com perfil da RFM e da COMERCIAL, que acho que têm lugar no mercado. Não o podem é canibalizar, e mais absurdo é serem líderes, quando são produtos de entretenimento. Temos de ter cidadãos mais instruídos e participantes na pólis. A rádio é crucial a esse desígnio. Enquanto só dermos Big Brother e música a metro... que temos de oferecer, repito, mas não ser o único menu disponível.

Já que estamos no tópico da Comercial, nada contra que esta seja uma rádio com este perfil, mas a M80 que tem a RRS teria de ser uma TSF para essa rede, e não uma rádio musical.
Até me rio quando passo no LI e vejo o CEO da Bauer a falar da pós-graduação conjunta com o ISCTE em jornalismo, realizada maioritariamente na redação da Bauer. Sim, o grupo que nem noticiários decentes tem. E isto não é uma crítica aos seus jornalistas, que são excelentes, mas à decisão editorial de ser música, música e mais música.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

tuscano332

• Hero Member
« Responder #496 em: Abril 01, 2025, 11:08:24 am »
E porque nao ir para a M80?
Se o grupo Bauer nao pensasse só  na Comercial, era um nome óptimo para destronar a RFM do segundo lugar.
Em Lisboa já é a segunda mais escutada.
Depois o Ricardo quer rádios  e TVs com audiência. E isso só nas privadas...
Sinceramente? Porque a M80 é a rádio mais fraca que existe. Uma destas manhãs, tive um compromisso manhã cedo na baixa e (burro) levei o carro. Estive uma hora parado no Infante, acabei a mudar de estação porque o tema da conversa era qualquer coisa como "com qual dos teus pais preferias ter um relacionamento". Desculpem, mas em tantos anos a ouvir rádio, nunca mudei de estação por me sentir enojado. A M80 conseguiu isso, lamento. É o produto mais fraco de todas as nacionais, sem qualquer sombra de dúvidas. Diria que há várias locais melhores. Se uma coisa deste tipo merece o segundo lugar? Cruzes!

Estes dias por Bruxelas, parei muito na PLAY NOS(talgie) e na Nostalgie. Ambas com playlists muito semelhantes, qualquer uma delas faz a M80 corar de vergonha. É para este subproduto que querem enviar o RAP, que só por acaso é considerado dos melhores humoristas Europeus, seguramente o melhor em Portugal?

Talvez tudo não continuasse na mesma.
A M80 talvez pudesse mais consistentemente lutar pela segunda posição.
Repito, em Lisboa já está no segundo lugar, só atrás  da Comercial...

E a Antena1 podia lutar pelo terceiro lugar, quiçá até mais, reforçando ainda a liderança nas rádios generalistas/informativas tendencialmente de palavra...
Aqui está coberto de razão. Mas RAP era disruptivo, para a atual linha dura da Antena 1. Além disso, quando viesse a publico o salário, seria escandaloso, além de que a CT da RTP iria berrar. O SP em Portugal faz muito, considerando todas as amarras a que está sujeito.

Não vale a pena estar a comparar com França, Espanha eu sei lá, aqui é diferente, estou farto, já uma vez o aqui disse, de ouvir pessoal que foi a Espanha a dizer "raios partam que nas rádios espanholas só falam, que raio têm eles tanto para dizer".
Por acaso até vale, porque Espanha tem as irmãs da Comercial e RFM bem fortes, mas francamente mais pobres que as nossas. O problema, esse sim, é que a SER não tem irmã em Portugal no grupo Bauer, do qual foi parente até há uns anos, e a RR é uma sombra da COPE, a Antena 1 da RNE1.

É diferente, porque, lá está, citando o Atento, aqui muitas vezes só há orçamento para bengalas e muletas, trânsito, temperaturas e rubriquinhas da treta. Não há dinheiro para ter na rádio comentadores que agreguem e acrescentem valor, reportagem, programas de autor, etc. Porque, havendo dinheiro, e mesmo admitindo que não seriam líderes pelo menos em menos de dez anos, um projeto desse tipo, e com essa qualidade, em rede nacional, tem capacidade de chegar aos 10%.

França é um caso diferente: parece-me existir, efetivamente, um deficit de rádios com perfil da RFM e da COMERCIAL, que acho que têm lugar no mercado. Não o podem é canibalizar, e mais absurdo é serem líderes, quando são produtos de entretenimento. Temos de ter cidadãos mais instruídos e participantes na pólis. A rádio é crucial a esse desígnio. Enquanto só dermos Big Brother e música a metro... que temos de oferecer, repito, mas não ser o único menu disponível.

Já que estamos no tópico da Comercial, nada contra que esta seja uma rádio com este perfil, mas a M80 que tem a RRS teria de ser uma TSF para essa rede, e não uma rádio musical.
Até me rio quando passo no LI e vejo o CEO da Bauer a falar da pós-graduação conjunta com o ISCTE em jornalismo, realizada maioritariamente na redação da Bauer. Sim, o grupo que nem noticiários decentes tem. E isto não é uma crítica aos seus jornalistas, que são excelentes, mas à decisão editorial de ser música, música e mais música.
Não é bem aqui, mas vai aqui porque a mencionou. A M80, sem mudar o estilo que pretendem com ela terá de fazer 2 coisas:
1- Alterar completamente o programa da manhã entre as 7h e as 10h. Arranjar outro comediante que substitua a Susana Romana, que para mim não tem piada nenhuma e o Paulo, pode ser uma embirração minha, mas eu não gosto do estilo dele, nem agora nem quando estava com a Vanda Miranda. Ter mais cuidado com os temas falados na emissão e por fim repensar a playlist e talvez até acabar com o espaço dos anos 90, mas não sei.
2- Rever a playlist, que é repetitiva, existe muita coisa que podiam passar, mas não passam, não sei se é por medo de arriscar, não faço ideia.
Por fim tenho a dizer que o resto dos painéis não vejo necessidade de os mudar, são bons animadores, ainda que ache o horário da Vanda Miranda extenso de mais e às Vezes, mesmo sendo ela muito boa a solo, como já disse várias vezes, ache que um companheiro para a Ana Moreira não seria má ideia.

Em relação a Espanha disse isso, porque lá as rádios mais ouvidas são as de palavra, e cá não são, por isso a comparação fica um bocado à quem. Mas concordo que as rádios musicais, são melhores as nossas, excepto a rádio clássica, que é melhor que a nossa Antena2, pelo menos nos dias de semana e é pena em Portugal não existir um equivalente nacional à rádio Dial.
« Última modificação: Abril 01, 2025, 11:12:55 am por tuscano332 »

Danl

• Hero Member
« Responder #497 em: Abril 01, 2025, 11:18:18 am »
@pdnf , não me parece que fosse interferir com a Estacão Diária, até porque teria de ter sistema radiante com refletores apontados para Nordeste. Além disso, como referes, existe a "barreira da Estrela ". Quanto à Onda Cero de Plasencia, com todo o respeito pelos nossos vizinhos, passaria a ser problema deles. Isto caso se ele passasse a existir, o que duvido, pois não acredito que a iriam reduzir a uma mera microbertura porque o emissor da M80 Sabugal tem apenas 0,5 kW. E da Gardunha àquela cidade espanhola a distância é superior em mais de 120 km (linha recta)
Noutro tópico falamos na Radio Caria (102.5MHz) que viu a sua cobertura bastante afetada devido à colocação de um potente emissor do Canal Extremadura via 102.6MHz, em Montánchez.

Tenho lido vários comentários de pessoas oriundas daquela região beirã a pedirem para que a M80 chegue em melhor condições. Há uns anitos lembro-me (salvo erro) do Paulo Fernandes a anunciar eventuais novidades para breve, mas até hoje nada.
Castelo Branco e a Covilhã acho que já mereciam algo diferente naquele éter.

Das duas uma: ou não existe interesse da Bauer ou existe alguma razão legal que os impede de deslocalizar o emissor para a Gardunha. Sinceramente não vejo outra solução para que a M80 melhore significativamente a sua cobertura naquela região.

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #498 em: Abril 01, 2025, 11:31:58 am »

Já agora, também a pública francófona RTBF Classic 21 dá 10 a 0 à M80.

M80 que, quanto a mim, está muito gasta a todos os níveis. Precisam de arejar mais a playlist, não apostarem sempre nos mesmos artistas e músicas; há tanta música do passado que merece ser escutada na antena deles!

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #499 em: Abril 01, 2025, 11:42:20 am »
Mete me confusão estar a falar na M80,  no tópico da Comercial.

Era numa perspectiva de uma renovação , na playlist e nao so, que eu defendia uma possivel aquisição do Ricardo, que podia dar à M80 e Bauer o segundo posto das audiências( era uma hipótese académica).
Agora o Ricardo está muito bem na Comercial, que é a lider de audiências.
Mas sim, a M80 precisa de uma renovação. Mas como as audiências  estao a correr bem, os responsáveis  nao querem mexer em nada...

estvmkt

• Hero Member
« Responder #500 em: Abril 01, 2025, 12:11:42 pm »
Guarda andei de carro la e super desilusao.
Diria que todos nao valem um.
Pergunto porque nao deslocalizam Sabugal para a Guarda

Danl

• Hero Member
« Responder #501 em: Abril 01, 2025, 01:09:59 pm »
Guarda andei de carro la e super desilusao.
Diria que todos nao valem um.
Pergunto porque nao deslocalizam Sabugal para a Guarda

Sugeri a hipótese Gardunha porque acredito que haveria incremento simultâneo de sinal em três cidades importantes daquela zona: Castelo Branco, Covilhã e Guarda. Nesta, a cidade dos 5 F's, por exemplo a RCB deixa bom sinal e igualmente com 0.5kW de potência, tendo a sua torre no mesmo local da Comercial Gardunha.

De repente surgiu-me a dúvida se existiria alguma razão legal impeditiva para deslocalização, já que o Sabugal pertence ao distrito da Guarda ao passo que toda a extensão daquela serra pertence ao de C.Branco. Mas não. Basta recordar que os 96.3MHz da Rádio Metropolitana pertencem a Espinho (Aveiro) e o emissor encontra-se no Monte da Virgem (Porto). Logo, a ideia que fica é a falta de interesse por parte da Bauer em ter a M80 em grande parte do território da Beira Interior.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #502 em: Abril 01, 2025, 01:28:02 pm »

M80 que, quanto a mim, está muito gasta a todos os níveis. Precisam de arejar mais a playlist, não apostarem sempre nos mesmos artistas e músicas; há tanta música do passado que merece ser escutada na antena deles!
Gosto muito de escutar a Classic 21. Tem por lá boas pérolas que não são habituais que dão gosto ouvir.

tuscano332

• Hero Member
« Responder #503 em: Abril 02, 2025, 05:26:34 pm »
Bem divertida a emissão do programa da tarde a festejar os 18 anos da M80,, David Fonseca na primeira hora, Vanessa Oliveira e Filipa Gomes na segunda e Delfins na terceira.

ruicleto

• Hero Member
« Responder #504 em: Abril 02, 2025, 05:38:31 pm »

Gosto muito de escutar a Classic 21. Tem por lá boas pérolas que não são habituais que dão gosto ouvir.

Aconselho o que costumo ouvir, aos domingos, neste programa - com uma fabulosa locutora (com sotaque dos EUA): https://www.rtbf.be/emission/bj-sunday-brunch

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #505 em: Abril 02, 2025, 06:17:34 pm »

Aconselho o que costumo ouvir, aos domingos, neste programa - com uma fabulosa locutora (com sotaque dos EUA): https://www.rtbf.be/emission/bj-sunday-brunch

Para além da RTBF Classic 21 aconselho, também, a escuta da RTE Gold.

É todo um outro mundo de "oldies" que se abre com estas duas rádios públicas europeias, que, ao pé delas, a M80 é uma rádio tão, mas tão fraquinha.

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #506 em: Abril 03, 2025, 11:49:24 am »
A M80 não precisa de se comparar a essas para se considerar fraca. Até é um insulto colocá-las no mesmo patamar, nem que seja só para fins comparativos.

A M80 atual é um subproduto medíocre e de mau gosto, mínimo denominador comum que satisfaz o ouvido mal treinado e pouco exigente.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

tuscano332

• Hero Member
« Responder #507 em: Abril 03, 2025, 02:31:57 pm »
A M80 não precisa de se comparar a essas para se considerar fraca. Até é um insulto colocá-las no mesmo patamar, nem que seja só para fins comparativos.

A M80 atual é um subproduto medíocre e de mau gosto, mínimo denominador comum que satisfaz o ouvido mal treinado e pouco exigente.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
A M80 neste momento vale por quem a faz, particularmente a Ana Moreia, a Vanda Miranda e a Sandra Ferreira e por 2 espaços o top apresentado pela Ana Moreira, que por vezes  leva a terem de passar músicas que muitas vezes não passam e o disco da semana da Sandra Ferreira que depois passa na integra Domingo para Segunda ás 00h. O resto, a começar pela playlist, passando pelo programa da manhã, precisa mesmo de ser reformulado, repensado, etc.

Luisf662

• Sr. Member
« Responder #508 em: Abril 05, 2025, 01:14:48 am »
Desde que a M80 passou a dar esta parvoíce de musica estrangeira música portuguesa musica estrangeira música portuguesa, em vez de passar varias músicas estrangeiras seguidas e varias músicas portuguesas seguidas que deixei de ouvir a M80.

Enviado do meu Redmi 7 através do Tapatalk

ruicleto

• Hero Member
« Responder #509 em: Abril 05, 2025, 09:44:39 am »
Desde que a M80 passou a dar esta parvoíce de musica estrangeira música portuguesa musica estrangeira música portuguesa, em vez de passar varias músicas estrangeiras seguidas e varias músicas portuguesas seguidas que deixei de ouvir a M80.

Enviado do meu Redmi 7 através do Tapatalk

Concordo com a agregação por tipologia de música. Esta "coisa" de intercalar não tem sucesso!