E porque nao ir para a M80?
Se o grupo Bauer nao pensasse só na Comercial, era um nome óptimo para destronar a RFM do segundo lugar.
Em Lisboa já é a segunda mais escutada.
Depois o Ricardo quer rádios e TVs com audiência. E isso só nas privadas...
Sinceramente? Porque a M80 é a rádio mais fraca que existe. Uma destas manhãs, tive um compromisso manhã cedo na baixa e (burro) levei o carro. Estive uma hora parado no Infante, acabei a mudar de estação porque o tema da conversa era qualquer coisa como "com qual dos teus pais preferias ter um relacionamento". Desculpem, mas em tantos anos a ouvir rádio, nunca mudei de estação por me sentir enojado. A M80 conseguiu isso, lamento. É o produto mais fraco de todas as nacionais, sem qualquer sombra de dúvidas. Diria que há várias locais melhores. Se uma coisa deste tipo merece o segundo lugar? Cruzes!
Estes dias por Bruxelas, parei muito na PLAY NOS(talgie) e na Nostalgie. Ambas com playlists muito semelhantes, qualquer uma delas faz a M80 corar de vergonha. É para este subproduto que querem enviar o RAP, que só por acaso é considerado dos melhores humoristas Europeus, seguramente o melhor em Portugal?
Talvez tudo não continuasse na mesma.
A M80 talvez pudesse mais consistentemente lutar pela segunda posição.
Repito, em Lisboa já está no segundo lugar, só atrás da Comercial...
E a Antena1 podia lutar pelo terceiro lugar, quiçá até mais, reforçando ainda a liderança nas rádios generalistas/informativas tendencialmente de palavra...
Aqui está coberto de razão. Mas RAP era disruptivo, para a atual linha dura da Antena 1. Além disso, quando viesse a publico o salário, seria escandaloso, além de que a CT da RTP iria berrar. O SP em Portugal faz muito, considerando todas as amarras a que está sujeito.
Não vale a pena estar a comparar com França, Espanha eu sei lá, aqui é diferente, estou farto, já uma vez o aqui disse, de ouvir pessoal que foi a Espanha a dizer "raios partam que nas rádios espanholas só falam, que raio têm eles tanto para dizer".
Por acaso até vale, porque Espanha tem as irmãs da Comercial e RFM bem fortes, mas francamente mais pobres que as nossas. O problema, esse sim, é que a SER não tem irmã em Portugal no grupo Bauer, do qual foi parente até há uns anos, e a RR é uma sombra da COPE, a Antena 1 da RNE1.
É diferente, porque, lá está, citando o Atento, aqui muitas vezes só há orçamento para bengalas e muletas, trânsito, temperaturas e rubriquinhas da treta. Não há dinheiro para ter na rádio comentadores que agreguem e acrescentem valor, reportagem, programas de autor, etc. Porque, havendo dinheiro, e mesmo admitindo que não seriam líderes pelo menos em menos de dez anos, um projeto desse tipo, e com essa qualidade, em rede nacional, tem capacidade de chegar aos 10%.
França é um caso diferente: parece-me existir, efetivamente, um deficit de rádios com perfil da RFM e da COMERCIAL, que acho que têm lugar no mercado. Não o podem é canibalizar, e mais absurdo é serem líderes, quando são produtos de entretenimento. Temos de ter cidadãos mais instruídos e participantes na pólis. A rádio é crucial a esse desígnio. Enquanto só dermos Big Brother e música a metro... que temos de oferecer, repito, mas não ser o único menu disponível.
Já que estamos no tópico da Comercial, nada contra que esta seja uma rádio com este perfil, mas a M80 que tem a RRS teria de ser uma TSF para essa rede, e não uma rádio musical.
Até me rio quando passo no LI e vejo o CEO da Bauer a falar da pós-graduação conjunta com o ISCTE em jornalismo, realizada maioritariamente na redação da Bauer. Sim, o grupo que nem noticiários decentes tem. E isto não é uma crítica aos seus jornalistas, que são excelentes, mas à decisão editorial de ser música, música e mais música.