Nessa zona (Carvalhos, Canelas, Argoncilhe, Seixezelo) há uns picos interessantes a rondar os 250m ASL com muito campo aberto, principalmente para sul e nordeste. O pdnf saberá dizer melhor.
Argoncilhe e Seixezelo não conheço bem, apesar de ser perto, faço a minha vida toda para Norte.
Agora, Canelas tem uma zona que eu designo de "embaixada de Lisboa" em Gaia: a Rua do Pinheiro Manso. É incrível como, mal entras na rua, começas a ver o espectro a mudar radicalmente, então no Verão, consegue ser mesmo uma festa, até Monsanto apanha-se tudo, com RDS ou sem, depende da força, de Grândola para baixo já apanhei todas da Fóia, exceto a Antena 2, das Canárias é mais fácil do que da Madeira, mas mesmo assim já consegui ter a Antena 1 a anular a RECORD. Aliás, o joao_s não acredita, mas sim, já tive a Comercial a ser tapada pela Smooth em 97.7.
Junto aos Bombeiros dos Carvalhos, na outra vertente da Serra, não muito longe do mesmo local, é fácil apanhar todas as rádios do interior Norte. Mas não chega nada da zona centro (Guarda e Gardunha).
Talvez propagação ajudada pelo vento de leste que vai soprando. Hoje o sinal da M80 Manteigas continua audível, embora um pouco afetado pelos 104.5 da RR (Santa Justa).
Aquela zona junto ao nó dos Carvalhos é zona de transição, com o espectro totalmente saturado. Para quem gosta de DX consegue divertir-se ali horas a fio, inclusive através de um simples telemóvel equipado com radio.
Quanto à Cidade FM de Amares, sim, o sinal naquele local é praticamente nulo ou inexistente.
Feita essa ressalva, dou nota de que, efetivamente, esta manhã, perto das 10:30, o sinal da Cidade FM estava fraquíssimo, porque há sinal da M80 a querer entrar. No eixo da A20, mais ao menos até Oliveira do Douro, só quando tens uma barreira para Leste é que o sinal da CIDADEFM estabiliza. Efetivamente, o ponto não é a M80 chegar. É, isso sim, Amares ser tão fraco.
O pdnf é meu vizinho. Ele mora no outro lado da Serra de Canelas (vertente poente, enquanto eu na vertente nascente). Por exemplo, ele consegue sinal da Smooth FM 92.8 e eu não porque a ERA 92.7 a tapa por completo. Idem para os 92.9 da MegaHits de Braga que desde há uns tempos para cá leva "coça" monumental da Lafões 93.0. Alias, a emissora de São Pedro do Sul consegue muito melhor sinal aqui que a Rádio Voz de Esmoriz 93.1
Para Sul, a local mais distante que consigo captar melhor o ano inteiro: Rádio Foz do Mondego 99.1
Para Este e Nordeste, consigo as das cidades de Lamego e Vila Real, a Rádio Região de Basto.
Para Norte, a Rádio Popular Afifense, Voz do Neiva e Nove3Cinco (todas com sinal razoável)
Eu da ERA não apanho nada, da Golo em 89.2, curiosamente consigo, mesmo com a Antena 2 em cima. Diga-se que, apesar de tudo, o sinal da Smooth na zona baixa de Canelas já viveu melhores dias.
A Foz do Mondego entra relativamente bem a partir de Março e até Outubro, no Inverno não consigo. É das primeiras a aparecer em propagação, normalmente só era superada pela 94LEIRIA, que este ano esteve pior. Veremos se em 2025 recupera o pódio.
97.0 é ALTMINHO pressionada pela NOAR em 97.1, 94.1 é a melhorzita de Lamego, mas sem RDS. Vila Real não chega nada, para lá do Marão só a RR do Minhéu deixa um sinal fraquito. Região de Basto é tapada totalmente pela Independente de Aveiro.
Afifense excelente, Voz do Neiva sempre tapada pela AVFM, Nov3Cinco nem pensar, sinal zero da A29 para sul, mesmo com as evidentes melhorias que o emissor teve em 2024.
Sim, pela descrição residimos a uns 2/3km em linha reta. Mas estamos na zona de transição de sinais. Já tenho escrito aqui, parece que desenharam a A29 entre Vilar de Andorinho e Gulpilhares, a régua e esquadro, para traçar a fronteira dos sinais.