Autor Tópico: M80  (Lida 80273 vezes)

O Bigode do Sala

• Hero Member
Re: M80
« Responder #465 em: Janeiro 02, 2025, 10:22:27 pm »
Crucifiquem-me mas a Arroja já não faz absolutamente nada na Comercial.

Está crucificado! + 😅
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

pdnf

• Hero Member
« Responder #466 em: Janeiro 03, 2025, 12:09:52 am »
Não é não saberem reter talento, é apenas que o mercado está mais direcionado a produtos do que a que caras e os salários nestes patamares já não são o que eram também. Um locutor acrescenta, não substitui, e não pode de forma alguma retirar, daí ter-se perdido também a escolha própria em muitos painéis na década de 90. É assim desde que a Rádio Cidade liderou: nenhuma das vozes era particularmente dominante ou conhecida - como aqui também não são, são conhecidas pela rádio - e o diretor da Rádio Cidade que dizia que não fazia uma rádio feita de estrelas, e que a Cidade era feita de forma igual por toda a gente.

O inverso não funciona no nosso mercado, e já foi tentado dezenas de vezes: Central FM, Rádio Metropolitana, Best Rock FM (quando migraram o Pedro Ribeiro, que tinha apresentado na RTP1 não há muito tempo, e o José Carlos Malato que era da SIC), 93.7 Fi FM (sobretudo a Maria João Simões), Rádio Clube Português na terceira vida, Rádio Estádio, enfim, ficava aqui a noite toda.

O conjunto de ambas funciona. Ser a rádio sobre os locutores funciona também. Os locutores sobre a rádio, não. Por isso, o talento é tão útil apenas quanto a rádio em que está. É também por isso que é importante liberalizar o meio: deixar a criatividade fluir de novo, com melhores estruturas empresariais, e permitir adequar os locutores às estações e as estações aos gostos gerais, para evitar ter casos como, por exemplo, a Ana Isabel Arroja, rocker assumida há mais de 20 ou 30 anos que está numa rádio que pouco lhe diz em playlist, e continua lá por ser uma ótima profissional e, bem, por ter contas para pagar como todos temos.

O mercado pode estar mais direcionado a produtos do que a pessoas... mas as pessoas fazem toda a diferença. Não é por acaso que, muitas vezes aqui escrevemos: o target fala para o target. Claro que há exceções, penso por exemplo no tio Fragoso super boa onda, que não parece ter perto de 60 anos, ou um Diogo Pires, que consegue ter uma postura no ar que não é, obviamente, a do comum rapaz de 25 anos, e que, portanto, podiam-lhe dar qualquer coisa para fazer, que ia sair perfeita. Claro que as pessoas têm importância. Mesmo nas rádios ou painéis onde são meros locutores de continuidade, a forma como ocupam os 10 segundos que têm para um take, fazem a diferença de a pessoa escolher, ou não, ficar naquela frequência. Repara, por exemplo, uma mesma pessoa a fazer madrugadas de fim-de-semana, completamente a despachar, salta para as 15 a um dia útil e, como sabe que já tem outro auditório, afina de maneira completamente diferente. A capacidade de contar uma história, de marcar um posicionamento sobre questões, que não seja robótico...são tantos os fatores que fazem uma rádio, mesmo que musical, ser diferente em função das pessoas que lá tem dentro. É o que diferencia a rádio do Spotify. O que eu acho, sinceramente, é que a rádio ainda não percebeu o potencial que a palavra tem, em registos adultos e sérios, e jovens e leves.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

tuscano332

• Hero Member
« Responder #467 em: Janeiro 03, 2025, 12:33:00 am »
Crucifiquem-me mas a Arroja já não faz absolutamente nada na Comercial.
Talvez, por isso mesmo está naquele horário em que parte dele é mais morto e menos apelativo, particularmente depois das 20h.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #468 em: Janeiro 03, 2025, 11:17:20 am »
A ideia q tenho é que a Bauer, sendo um exemplo de audiências e bons conceitos radiofónicos, podia também dar o exemplo em termos de RH. Permitam que depois saiam diamantes como Hélder, Catarinas Moreiras, Mafaldas Castros, encostem Wilson, etc. Tem lá tanta gente que não faz nada....JPSOUSA, Rugeronis, etc. E os bons, vão saindo.....pena. não sabem reter talento

Sim, nesse aspeto a Bauer está a desiludir muito e o Grupo Renascença parece ganhar de goleada em bom ambiente de trabalho e gestão de RH.
E não é por pertencer à Igreja Católica (aqui ao lado na COPE são só polémicas atrás de polémicas).

pdnf

• Hero Member
« Responder #469 em: Janeiro 03, 2025, 01:58:06 pm »
Sim, nesse aspeto a Bauer está a desiludir muito e o Grupo Renascença parece ganhar de goleada em bom ambiente de trabalho e gestão de RH.
E não é por pertencer à Igreja Católica (aqui ao lado na COPE são só polémicas atrás de polémicas).
Não te fies em tudo o que vês no Instagram. Sim, é verdade, há um bom ambiente de trabalho, no geral há boas relações, principalmente ao nível da malta mais nova, mas também há afastamentos por razões como "não gosto de ti".
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Atento

• Hero Member
« Responder #470 em: Janeiro 03, 2025, 03:19:41 pm »
A ideia q tenho é que a Bauer, sendo um exemplo de audiências e bons conceitos radiofónicos, podia também dar o exemplo em termos de RH. Permitam que depois saiam diamantes como Hélder, Catarinas Moreiras, Mafaldas Castros, encostem Wilson, etc. Tem lá tanta gente que não faz nada....JPSOUSA, Rugeronis, etc. E os bons, vão saindo.....pena. não sabem reter talento

Que polémicas há na COPE?

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #471 em: Janeiro 09, 2025, 12:16:11 pm »

Que polémicas há na COPE?

https://www.eldebate.com/cine-tv-series/20230515/juan-antonio-alcala-fuera-cope-manipular-audio-luis-enrique_114758.html
https://www.elindependiente.com/series-y-television/comunicacion/2019/10/12/jose-antonio-abellan-la-cope-ha-intentado-callarme-por-todos-los-medios/
https://www.record.pt/multimedia/videos/detalhe/comentario-racista-sobre-william-carvalho-gera-polemica-se-fosse-branco-estavamos-a-dizer-que-era-um-gordo

Danl

• Hero Member
« Responder #472 em: Janeiro 13, 2025, 03:18:45 pm »
Passei há pouco junto ao nó dos Carvalhos e, para meu grande espanto (porque foi a primeira vez), os 104.4Mhz de Manteigas estavam a ouvir-se. Tocava "The Best" ,de Tina Turner. 
Neste local, a M80 ouve-se perfeitamente em 90.0 e 105.8. Os 103.8 também deixam bom sinal e os 97.4 Vila Real ouvem-se razoavelmente bem ao longo de todo o ano.

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #473 em: Janeiro 13, 2025, 03:19:36 pm »
Passei há pouco junto ao nó dos Carvalhos e, para meu grande espanto (porque foi a primeira vez), os 104.4Mhz de Manteigas estavam a ouvir-se. Tocava "The Best" ,de Tina Turner. 
Neste local, a M80 ouve-se perfeitamente em 90.0 e 105.8. Os 103.8 também deixam bom sinal e os 97.4 Vila Real ouvem-se razoavelmente bem ao longo de todo o ano.

A Cidade FM de Amares estará off?

pdnf

• Hero Member
« Responder #474 em: Janeiro 14, 2025, 02:29:12 am »

De facto, não é usual chegar a M80 Manteigas, até porque a UFM se ouve perfeitamente aí. A Cidade de Amares nessa zona é fraca. De facto, é estranho. Eventualmente, propagação, nesse local quando há boas abertas, consegues apanhar bem do interior. O melhor para mim é mesmo a TSF de Bornes a dar uma coça na Regional de Arouca, quando estás praticamente em linha de vista com a Freita.
Rádio é:

Danl

• Hero Member
« Responder #475 em: Janeiro 14, 2025, 11:16:19 am »

De facto, não é usual chegar a M80 Manteigas, até porque a UFM se ouve perfeitamente aí. A Cidade de Amares nessa zona é fraca. De facto, é estranho. Eventualmente, propagação, nesse local quando há boas abertas, consegues apanhar bem do interior. O melhor para mim é mesmo a TSF de Bornes a dar uma coça na Regional de Arouca, quando estás praticamente em linha de vista com a Freita.

Talvez propagação ajudada pelo vento de leste que vai soprando. Hoje o sinal da M80 Manteigas continua audível, embora um pouco afetado pelos 104.5 da RR (Santa Justa).
Aquela zona junto ao nó dos Carvalhos é zona de transição, com o espectro totalmente saturado. Para quem gosta de DX consegue divertir-se ali horas a fio, inclusive através de um simples telemóvel equipado com radio.

Quanto à Cidade FM de Amares, sim, o sinal naquele local é praticamente nulo ou inexistente.

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #476 em: Janeiro 14, 2025, 01:01:25 pm »

Talvez propagação ajudada pelo vento de leste que vai soprando. Hoje o sinal da M80 Manteigas continua audível, embora um pouco afetado pelos 104.5 da RR (Santa Justa).
Aquela zona junto ao nó dos Carvalhos é zona de transição, com o espectro totalmente saturado. Para quem gosta de DX consegue divertir-se ali horas a fio, inclusive através de um simples telemóvel equipado com radio.

Quanto à Cidade FM de Amares, sim, o sinal naquele local é praticamente nulo ou inexistente.

Nessa zona (Carvalhos, Canelas, Argoncilhe, Seixezelo) há uns picos interessantes a rondar os 250m ASL com muito campo aberto, principalmente para sul e nordeste. O pdnf saberá dizer melhor.

Danl

• Hero Member
« Responder #477 em: Janeiro 14, 2025, 01:47:25 pm »

Nessa zona (Carvalhos, Canelas, Argoncilhe, Seixezelo) há uns picos interessantes a rondar os 250m ASL com muito campo aberto, principalmente para sul e nordeste. O pdnf saberá dizer melhor.

O pdnf é meu vizinho. Ele mora no outro lado da Serra de Canelas (vertente poente, enquanto eu na vertente nascente). Por exemplo, ele consegue sinal da Smooth FM 92.8 e eu não porque a ERA 92.7 a tapa por completo. Idem para os 92.9 da MegaHits de Braga que desde há uns tempos para cá leva "coça" monumental da Lafões 93.0. Alias, a emissora de São Pedro do Sul consegue muito melhor sinal aqui que a Rádio Voz de Esmoriz 93.1

Para Sul, a local mais distante que consigo captar melhor o ano inteiro: Rádio Foz do Mondego 99.1
Para Este e Nordeste, consigo as das cidades de Lamego e Vila Real, a Rádio Região de Basto.
Para Norte, a Rádio Popular Afifense, Voz do Neiva e Nove3Cinco (todas com sinal razoável)

pdnf

• Hero Member
« Responder #478 em: Janeiro 14, 2025, 02:15:40 pm »

Argoncilhe e Seixezelo não conheço bem, apesar de ser perto, faço a minha vida toda para Norte.
Agora, Canelas tem uma zona que eu designo de "embaixada de Lisboa" em Gaia: a Rua do Pinheiro Manso. É incrível como, mal entras na rua, começas a ver o espectro a mudar radicalmente, então no Verão, consegue ser mesmo uma festa, até Monsanto apanha-se tudo, com RDS ou sem, depende da força, de Grândola para baixo já apanhei todas da Fóia, exceto a Antena 2, das Canárias é mais fácil do que da Madeira, mas mesmo assim já consegui  ter a Antena 1 a anular a RECORD. Aliás, o joao_s não acredita, mas sim, já tive a Comercial a ser tapada pela Smooth em 97.7.

Junto aos Bombeiros dos Carvalhos, na outra vertente da Serra, não muito longe do mesmo local, é fácil apanhar todas as rádios do interior Norte. Mas não chega nada da zona centro (Guarda e Gardunha).

Feita essa ressalva,  dou nota de que, efetivamente, esta manhã, perto das 10:30, o sinal da Cidade FM estava fraquíssimo, porque há sinal da M80 a querer entrar. No eixo da A20, mais ao menos até Oliveira do Douro, só quando tens uma barreira para Leste é que o sinal da CIDADEFM estabiliza. Efetivamente, o ponto não é a M80 chegar. É, isso sim, Amares ser tão fraco.

O pdnf é meu vizinho. Ele mora no outro lado da Serra de Canelas (vertente poente, enquanto eu na vertente nascente). Por exemplo, ele consegue sinal da Smooth FM 92.8 e eu não porque a ERA 92.7 a tapa por completo. Idem para os 92.9 da MegaHits de Braga que desde há uns tempos para cá leva "coça" monumental da Lafões 93.0. Alias, a emissora de São Pedro do Sul consegue muito melhor sinal aqui que a Rádio Voz de Esmoriz 93.1

Para Sul, a local mais distante que consigo captar melhor o ano inteiro: Rádio Foz do Mondego 99.1
Para Este e Nordeste, consigo as das cidades de Lamego e Vila Real, a Rádio Região de Basto.
Para Norte, a Rádio Popular Afifense, Voz do Neiva e Nove3Cinco (todas com sinal razoável)
Eu da ERA não apanho nada, da Golo em 89.2, curiosamente consigo, mesmo com a Antena 2 em cima. Diga-se que, apesar de tudo, o sinal da Smooth na zona baixa de Canelas já viveu melhores dias.
A Foz do Mondego entra relativamente bem a partir de Março e até Outubro, no Inverno não consigo. É das primeiras a aparecer em propagação, normalmente só era superada pela 94LEIRIA, que este ano esteve pior. Veremos se em 2025 recupera o pódio.
97.0 é ALTMINHO pressionada pela NOAR em 97.1, 94.1 é a melhorzita de Lamego, mas sem RDS. Vila Real não chega nada, para lá do Marão só a RR do Minhéu deixa um sinal fraquito. Região de Basto é tapada totalmente pela Independente de Aveiro.
Afifense excelente, Voz do Neiva sempre tapada pela AVFM, Nov3Cinco nem pensar, sinal zero da A29 para sul, mesmo com as evidentes melhorias que o emissor teve em 2024.

Sim, pela descrição residimos a uns 2/3km em linha reta. Mas estamos na zona de transição de sinais. Já tenho escrito aqui, parece que desenharam a A29 entre Vilar de Andorinho e Gulpilhares, a régua e esquadro, para traçar a fronteira dos sinais.
Rádio é:

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #479 em: Janeiro 14, 2025, 02:34:42 pm »
A rua do Pinheiro Manso é esta ou há outra?