Autor Tópico: Rádio Observador  (Lida 505225 vezes)

Memorias da Radio

• Hero Member
Re: Rádio Observador
« Responder #3615 em: Abril 26, 2025, 02:17:17 pm »
Sim, 91.2 estão francamente melhores. Onde isso é evidente é logo após oRio Mondego, em direção a sul, onde a Emissora das Beiras era fortemente interferida pelos 91.3 da Condestável. Agora, duram com RDS e som perfeito para lá de Pombal, os 94.0 são necessários por, diria, que uns 20kms, e isto porque 92.6 são interferidos pela futura RDS. A estar assim, pergunto-me se não fazia mais sentido ser 91.2 a estar em Emissão Nacional.

Achas que pode ter ocorrido uma deslocação do emissor?
Não arrisco dizer isso, mas alguma coisa fizeram, isso é seguro. Para Norte, já testei três vezes, e três vezes apanhei 91.2 na zona do São João, e claríssimos na Fernão de Magalhães. Além disso, a Emissora das Beiras só chegava razoavelmente, num telefone, dentro de um comboio, a partir de Estarreja, esse limite subiu para Esmoriz.
Talvez uns elementos radiantes mais recentes?  ???

Posso dizer-te que vim em 91.2 desde Coimbrões a Arcozelo pela A44 e sinal em 91.2 do Observador era inexistente...

pdnf

• Hero Member
Re: Rádio Observador
« Responder #3616 em: Abril 26, 2025, 02:25:03 pm »
Sim, 91.2 estão francamente melhores. Onde isso é evidente é logo após oRio Mondego, em direção a sul, onde a Emissora das Beiras era fortemente interferida pelos 91.3 da Condestável. Agora, duram com RDS e som perfeito para lá de Pombal, os 94.0 são necessários por, diria, que uns 20kms, e isto porque 92.6 são interferidos pela futura RDS. A estar assim, pergunto-me se não fazia mais sentido ser 91.2 a estar em Emissão Nacional.

Achas que pode ter ocorrido uma deslocação do emissor?
Não arrisco dizer isso, mas alguma coisa fizeram, isso é seguro. Para Norte, já testei três vezes, e três vezes apanhei 91.2 na zona do São João, e claríssimos na Fernão de Magalhães. Além disso, a Emissora das Beiras só chegava razoavelmente, num telefone, dentro de um comboio, a partir de Estarreja, esse limite subiu para Esmoriz.
Talvez uns elementos radiantes mais recentes?  ???

Posso dizer-te que vim em 91.2 desde Coimbrões a Arcozelo pela A44 e sinal em 91.2 do Observador era inexistente...
Do outro lado da VCI, acontece exatamente o mesmo, o sinal dura até ao Freixo, depois começa a esbater-se, e perde-se em Avintes.
Para mim, há duas explicações para isso, sendo que, particularmente do lado Ocidental, como bem sabes, até os sinais do interior mais próximos, como Santa Justa têm dificuldades. A primeira é a elevação que é Negrelos, que tapa sinais, a segunda, é a proximidade ao Monte da Virgem, que gera dificuldades aos sinais de qualquer lado que não sejam de lá, por muito bom que seja o rádio. Não te consigo dar uma explicação, apenas posso limitar-me a constatar o que ouço.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.