Autor Tópico: CMR  (Lida 73294 vezes)

Memorias da Radio

• Hero Member
Re: CMR
« Responder #435 em: Novembro 14, 2024, 12:37:36 pm »
Nas redes sociais da Rádio Festival, são centenas de comentários de ouvintes que acordaram agora para a dura realidade do fecho da Rádio Festival.

Pelo que leio, quase toda a totalidade deixou de ouvir os 94.8, criticam a venda de uma radio Porto por uma de Lisboa, sao muitusvos insultos à invasão lisboeta e quase todos referem a Rádio no Ar como a nova companhia.

Muitos estão a devolver os bilhetes para a gala do fado marcada para breve.

É de facto muito triste ver os 94.8 do Porto serem ocupados por este grupo lisboeta que só transmite lixo.

E muitas mais pessoas que ouviam a Festival mas que não possuem redes sociais se devem estar a perguntar o que aconteceu à radio.

Eu gosto muito do Porto, mas aqui vou ter que dizer: choram sempre apenas quando não há mais nada a fazer. Quando há, assobiam para o ar. Constantemente isto no Porto quanto a coisas históricas da cidade. Não entendo porquê.

Pior: é ver o Rui Moreira caladinho em literalmente quase todas as circunstâncias, quando podia e devia defender o que pertence ao concelho a que preside com o poder e a centralidade que tem. Aqui um sólido furo abaixo da edilidade de Vila do Conde, que em bom tempo condenou e falou alto e bom som quanto ao que aconteceu à Rádio Linear. Não quer saber de nada. Nada.

Desculpem-me a revolta... Adiante.

Quem se está a queixar não era ouvinte regular da Festival, era esporádico, ou já teria dado pelo tema há mais de 1 semana e meia. Ora, ouvintes desses não ajudam a nenhum projeto - mas sabemos que não foi o porquê da rádio acabar. Agora é só um efeito de carneirada, de rebanho mesmo, típico dos do Facebook como só nele. A Festival levou à vontade 1 mês a anunciar uma nova rádio em antena e hoje é que acordam? Pobre país este.

Claro, depois o problema é do "moleiro". Mas pronto. Que se queixem, que agora é que não podem mesmo fazer mais nada... infelizmente. Perdeu-se património radiofónico no Porto sem necessidade (podia ter migrado para outra frequência). Nem uma marca estava registada até agora, como é que isso podia sequer ser?

Mesmo quando foi já para a TSF o empresarial do Norte acordou tardíssimo e só já a procissão ia no adro e o lume ia alto. Mas aí torna-se ainda mais absurdo, porque a rádio não tem a sede principal no Porto. Para salvar a Festival ninguém quis saber. Nem para fazer um grupo de comunicação a Norte que emita para todo o país, uma clara necessidade por estes dias.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #436 em: Novembro 14, 2024, 01:33:44 pm »
Concordo em relação ao Rui Moreira (terá sido apenas por já estar nas mãos do Montez ou aparentemente nunca terem tido uma grande ligação com a CMP, ao contrário da Nova?), já não posso dizer o mesmo do público quando foi tratado como foi.

Acho que no fundo, para além também serem com certeza consumidores da marca CM, estavam à espera que se mantivessem pelo menos coisas como os discos pedidos e o programa dos fados e assim ficariam minimamente satisfeitos.
« Última modificação: Novembro 14, 2024, 01:37:44 pm por radiokilledtheMTVstar »

pdnf

• Hero Member
« Responder #437 em: Novembro 14, 2024, 01:36:48 pm »
Concordo em relação ao Rui Moreira (terá sido apenas por já estar nas mãos do Montez?), já não posso dizer o mesmo do público quando foi tratado como foi.

Acho que no fundo, para além de no fundo também serem consumidores da marca CM, estavam à espera que se mantivessem pelo menos os discos pedidos e o programa dos fados e assim ficariam minimamente satisfeitos.

Eu acho que o CM teve receio, talvez com alguma razão, de ter em Lisboa a rodar um programa muito popular, porque, lá para baixo, não há muito disso. Se fosse um emissor da periferia, mas sendo 90.4, afeto à cidade de Lisboa, em parte até compreendo o receio. No público a que se direciona a CM RADIO há, efetivamente, diferenças até de erudição, entre Porto e Lisboa. Provavelmente, mais do que em qualquer outro segmento, onde a diferença não é nenhuma.
Agora, efetivamente, fizeram uma escolha: priorizar Lisboa em detrimento do Porto. Considerando a audiência que a Festival tinha, mas também a que tem a NOAR e as demais populares aqui à volta, e o nulo que era 90.4, acho que é uma decisão errada, meramente do ponto de vista empresarial. Eu teria assentado a estrutura toda a partir de cá, principalmente nas horas de ponta.
« Última modificação: Novembro 14, 2024, 01:38:32 pm por pdnf »
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

José Araújo

• Newbie
  • *
« Responder #438 em: Novembro 14, 2024, 01:37:53 pm »
Acho uma piada... E manifesta ignorância ou falta de capacidade para entender o mercado rádio no norte... Então agora a Rádio Noar vai ser grande porque acabou a Festival? Há mais de 3 anos que a Festival no Bareme tem menos audiências que a Noar, se analisarem o Bareme, a Festival nunca perdeu audiência para a Noar, mas sim esta ganhou cota de mercado no total. A playlist da Festival foi nestes anos cada vez mais uma mixórdia de temáticas, enquanto a vizinha foi sempre fiel ao seu formato. Enfim ... 

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #439 em: Novembro 14, 2024, 01:44:54 pm »
Acho uma piada... E manifesta ignorância ou falta de capacidade para entender o mercado rádio no norte... Então agora a Rádio Noar vai ser grande porque acabou a Festival? Há mais de 3 anos que a Festival no Bareme tem menos audiências que a Noar, se analisarem o Bareme, a Festival nunca perdeu audiência para a Noar, mas sim esta ganhou cota de mercado no total. A playlist da Festival foi nestes anos cada vez mais uma mixórdia de temáticas, enquanto a vizinha foi sempre fiel ao seu formato. Enfim ...

As sondagens são o que são. As eleições americanas são o bom exemplo disso. A Rádio Festival tem 38 anos de história pós legalização e mais 15 como pirata e produções autónomas do Fernando Gonçalves. Muita gente com maus de 70 anos, sem redes sociais ouviam a Festival e nunca responderam a nenhum inquérito. A Festival era um marco popular no Grande Porto.

Infelizmente o genro do Cavaco Silva falido começou a não investir na Festival e a sobrevivência da rádio deveu - se a toda a sua história.

A No Ar recebeu de braços abertos o fim da Festival e como é óbvio o seu auditório já triplicou.

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #440 em: Novembro 14, 2024, 02:20:11 pm »

Isto é verdade.

Já pouca gente ouvia a Festival. A "única" sorte que a NoAr pode eventualmente ter agora é caminho mais livre para uma liderança mais reforçada, mas calculo que as margens sejam mínimas. A Festival já não era nada e quem agora a chora verte lágrimas de crocodilo.

Atrevo-me a dizer que até a Rádio Voz de Santo Tirso está/estava com mais expressão que a Festival.

A NoAr já estava noutro campeonato, mais acima, e muito por mérito próprio.

José Araújo

• Newbie
  • *
« Responder #441 em: Novembro 14, 2024, 02:58:54 pm »

As sondagens são o que são. As eleições americanas são o bom exemplo disso. A Rádio Festival tem 38 anos de história pós legalização e mais 15 como pirata e produções autónomas do Fernando Gonçalves. Muita gente com maus de 70 anos, sem redes sociais ouviam a Festival e nunca responderam a nenhum inquérito. A Festival era um marco popular no Grande Porto.

Infelizmente o genro do Cavaco Silva falido começou a não investir na Festival e a sobrevivência da rádio deveu - se a toda a sua história.

A No Ar recebeu de braços abertos o fim da Festival e como é óbvio o seu auditório já triplicou.

Triplicaram? EEEH PAAAAH e ninguém me disse nada lol vão crescer sim mas graças ao trabalho de quem lá está, incluindo a soma da nova frequência. Uma coisa é a marca e a sua notoriedade e outra é o seu real valor do mercado, capacidade de vender e alcançar números.  Como player do mercado, vou me abster de analises de produtos Rádio, por respeito aos profissionais. Mas vou apenas referir que a Rádio Nova, de enorme qualidade a todos os níveis,  com números de audiência dos últimos dez, quinze anos, só não teve até agora o mesmo fim que a Festival, porque a SONAE e um pequeno grupo social A/B nao quer. Lamento o fim da Festival, pelo que representava para o Grande Porto, pelos profissionais que ficaram sem trabalho ou passaram para uma segunda ou terceira linha. Mas a vida é feita de tudo isto. Nao sair da nossa área de conforto, resulta sempre ou quase sempre em fins e recomeços.    .

pdnf

• Hero Member
« Responder #442 em: Novembro 14, 2024, 03:03:57 pm »
A NoAr já estava noutro campeonato, mais acima, e muito por mérito próprio.
Isso é verdade, a NoAr até já publicidade nacional tem. Não deixa de ser um indicador de relevância. E, agora, ainda ganhou mais um emissor, portanto, também por aí, tem capacidade de aumentar a quota de mercado.
Claro está que a audiência que a Festival tinha, não tenho grandes dúvidas de que uma parte substancial vá migrar para a NoAr. Logo, já sendo grande, e é-o, tendo em conta até a própria localização do emissor que já apresenta dificuldades em alguns locais do Porto, vai ficar ainda maior. Não há demérito nenhum da NoAr. Apenas Matemática.  ;)
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #443 em: Novembro 14, 2024, 03:42:48 pm »

Triplicaram? EEEH PAAAAH e ninguém me disse nada lol vão crescer sim mas graças ao trabalho de quem lá está, incluindo a soma da nova frequência. Uma coisa é a marca e a sua notoriedade e outra é o seu real valor do mercado, capacidade de vender e alcançar números.  Como player do mercado, vou me abster de analises de produtos Rádio, por respeito aos profissionais. Mas vou apenas referir que a Rádio Nova, de enorme qualidade a todos os níveis,  com números de audiência dos últimos dez, quinze anos, só não teve até agora o mesmo fim que a Festival, porque a SONAE e um pequeno grupo social A/B nao quer. Lamento o fim da Festival, pelo que representava para o Grande Porto, pelos profissionais que ficaram sem trabalho ou passaram para uma segunda ou terceira linha. Mas a vida é feita de tudo isto. Nao sair da nossa área de conforto, resulta sempre ou quase sempre em fins e recomeços.    .

A Festival tinha um auditório fiel que se manteve sempre (tenho um vizinho nos +55 que nunca sequer picou a No Ar). Fidelizou-se à marca, aos seus profissionais, à história, e lá ficou. A No Ar surgiu como mera rádio com playlist de música popular, quase sem locução, só que como teve imensa adesão e fez melhor que a Festival, acabou por ir crescendo por si e a própria Festival mexeu-se da maneira que o Montez quase sempre faz: divergiu em vez de combater, mesmo tendo mais marca.

Acho que essa decisão foi fatal, e revelou algum desconhecimento do mercado do Grande Porto. Mas também é verdade que era complicado investir, com as finanças no estado que se conheceu da MNC, e que foram largamente salvas porque vendeu os anéis quase todos. Este é um peso que a No Ar não tem.

O tema da Rádio Nova... acho que nunca cairá, nem que a CMP tenha que colocar mais dinheiro. A razão é mesmo cultural: agrega ao Porto ter uma rádio assim, diferenciadora, mesmo que haja quem não a ouça (e sabemos que há). Ainda assim, uma não tinha que ser preterida em função da outra e a Festival deveria ter sido abraçada como foi a Nova. E isso não aconteceu. Rui Moreira recusa portanto a ideia de um Porto popular, apesar de ele existir. Não posso achar isso bem.

Concordo em relação ao Rui Moreira (terá sido apenas por já estar nas mãos do Montez ou aparentemente nunca terem tido uma grande ligação com a CMP, ao contrário da Nova?), já não posso dizer o mesmo do público quando foi tratado como foi.

Acho que no fundo, para além também serem com certeza consumidores da marca CM, estavam à espera que se mantivessem pelo menos coisas como os discos pedidos e o programa dos fados e assim ficariam minimamente satisfeitos.

Efetivamente, o CMR não cumpre neste momento a emissão que devia haver a Norte na parte dos discos pedidos. Anunciaram-nos, mas eu não os vejo em lado nenhum, só se estiverem ao fim de semana. E sendo sincero, dado o nível de tema que anda a acontecer com a Lara Afonso, mais valia meterem um dos titulares da Festival à ponta do regresso com a Lara Marques Pereira ligando Porto e Lisboa. É que a Lara tem muito caminho para andar e pode desbaratar gente no 2º horário mais importante. O problema é que ela também já tinha há mais de 1 década.

(Dar por fim a nota, não relacionada, claro: evidentemente que só comento aqui certas coisas na qualidade de ouvinte que tem boa experiência do lado de lá da mesa, como tenho, porque não estou num dado momento como player, como o José Araújo está. No dia em que isso ocorra, tenho que cessar a minha participação por aqui - penso que é de bom senso fazê-lo sempre.)

PS - a título de nota: este vizinho tem antena interna na aparelhagem e não capta qualquer uma das duas frequências da No Ar, porque está na zona de transição entre ambos os emissores e honestamente nem apanha grande coisa aquele rádio. Resultado: desde que a Festival acabou não tem picado a CMR, tem ouvido, espantem-se... a Cidade FM. Nem sequer estou a brincar.
« Última modificação: Novembro 14, 2024, 03:44:47 pm por Memorias da Radio »

pdnf

• Hero Member
« Responder #444 em: Novembro 14, 2024, 03:53:16 pm »
PS - a título de nota: este vizinho tem antena interna na aparelhagem e não capta qualquer uma das duas frequências da No Ar, porque está na zona de transição entre ambos os emissores e honestamente nem apanha grande coisa aquele rádio. Resultado: desde que a Festival acabou não tem picado a CMR, tem ouvido, espantem-se... a Cidade FM. Nem sequer estou a brincar.
Oh pah...muito bom! Mas também, isto prova uma coisa, meter as pessoas e as rádios em caixinhas... os auditórios tocam-se!
Rádio é:

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #445 em: Novembro 14, 2024, 04:14:18 pm »

A Festival tinha um auditório fiel que se manteve sempre (tenho um vizinho nos +55 que nunca sequer picou a No Ar). Fidelizou-se à marca, aos seus profissionais, à história, e lá ficou. A No Ar surgiu como mera rádio com playlist de música popular, quase sem locução, só que como teve imensa adesão e fez melhor que a Festival, acabou por ir crescendo por si e a própria Festival mexeu-se da maneira que o Montez quase sempre faz: divergiu em vez de combater, mesmo tendo mais marca.

Acho que essa decisão foi fatal, e revelou algum desconhecimento do mercado do Grande Porto. Mas também é verdade que era complicado investir, com as finanças no estado que se conheceu da MNC, e que foram largamente salvas porque vendeu os anéis quase todos. Este é um peso que a No Ar não tem.

O tema da Rádio Nova... acho que nunca cairá, nem que a CMP tenha que colocar mais dinheiro. A razão é mesmo cultural: agrega ao Porto ter uma rádio assim, diferenciadora, mesmo que haja quem não a ouça (e sabemos que há). Ainda assim, uma não tinha que ser preterida em função da outra e a Festival deveria ter sido abraçada como foi a Nova. E isso não aconteceu. Rui Moreira recusa portanto a ideia de um Porto popular, apesar de ele existir. Não posso achar isso bem.

Efetivamente, o CMR não cumpre neste momento a emissão que devia haver a Norte na parte dos discos pedidos. Anunciaram-nos, mas eu não os vejo em lado nenhum, só se estiverem ao fim de semana. E sendo sincero, dado o nível de tema que anda a acontecer com a Lara Afonso, mais valia meterem um dos titulares da Festival à ponta do regresso com a Lara Marques Pereira ligando Porto e Lisboa. É que a Lara tem muito caminho para andar e pode desbaratar gente no 2º horário mais importante. O problema é que ela também já tinha há mais de 1 década.

(Dar por fim a nota, não relacionada, claro: evidentemente que só comento aqui certas coisas na qualidade de ouvinte que tem boa experiência do lado de lá da mesa, como tenho, porque não estou num dado momento como player, como o José Araújo está. No dia em que isso ocorra, tenho que cessar a minha participação por aqui - penso que é de bom senso fazê-lo sempre.)

E que opção tem no Grande Porto ? Nenhuma ou quase nenhuma. Tirando a regional de Arouca que não entra em todo o lado no Porto, não há mais opções de música popular em frequência com potencial ao da Festival.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #446 em: Novembro 14, 2024, 04:23:29 pm »
É offtopic, mas tenho que mencionar: a Regional de Arouca já não passa música popular praticamente. Escutei às 17h com música num perfil mais aproximado ao da M80 e da Antena 3. Isto aconteceu desde uma mudança de direção para aquelas bandas, nem a modulação está igual. Dantes era a roda a hora.

16h22 entretanto, na CMR o som está a rebentar na modulação de maneira que nunca está de manhã, houve um corte no arranque do primeiro de dois Alerta CM (o segundo já não), e a música no topo da hora estava em sobremodulação face à voz da pivot. Adivinhem quem está aos comandos.

Em sentido inverso, já não se ouve o retorno da TV na emissão, que tenha reparado.
« Última modificação: Novembro 14, 2024, 04:25:19 pm por Memorias da Radio »

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #447 em: Novembro 14, 2024, 06:01:12 pm »
Continua a confusão com vias, volume e jingles neste painel...

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #448 em: Novembro 14, 2024, 06:12:55 pm »
Ontem a Lara Afonso ainda tinha alguma margem porque estava doente, hoje se não é nervosismo puro não sei o que é.

Enviado do meu 21091116UG através do Tapatalk

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #449 em: Novembro 14, 2024, 07:31:51 pm »
Ontem a Lara Afonso ainda tinha alguma margem porque estava doente, hoje se não é nervosismo puro não sei o que é.

Enviado do meu 21091116UG através do Tapatalk

Vou dar mais uns dias.

Depois disso é apenas inaptidão. Mais vale ser o Pantaleão a assumir o painel.