Autor Tópico: Rádio Observador  (Lida 445613 vezes)

Memorias da Radio

• Hero Member
Re: Rádio Observador
« Responder #3450 em: Fevereiro 13, 2025, 09:43:49 pm »
Moro a mais ou menos 5 km do emissor em 93,7 MHz e recebo assim a Observador:

https://soundcloud.com/radiodependente/obsrvdor-2024-02-13-1930

Direito a grande falha técnica e tudo!

As sibilantes estão, no mínimo, muito esquisitas. Muito "passadas"... E há bastante ruido de fundo.

Estes artefactos de compressão que se ouvem às vezes são do Soundcloud ou é mesmo da emissão em 93.7?

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #3451 em: Fevereiro 13, 2025, 11:27:12 pm »

As sibilantes estão, no mínimo, muito esquisitas. Muito "passadas"... E há bastante ruido de fundo.

Estes artefactos de compressão que se ouvem às vezes são do Soundcloud ou é mesmo da emissão em 93.7?
Parte do ruído de fundo deve ser do meu equipamento de gravação, mas mesmo sem estar a gravar há algum ruído de fundo. Bem mais do que da emissão da Batida, que penso que terá o seu emissor relativamente próximo.

Os artefactos de compressão que se notam bem nas sibilantes são mesmo dos 93,7.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #3452 em: Fevereiro 14, 2025, 12:20:50 am »

Parte do ruído de fundo deve ser do meu equipamento de gravação, mas mesmo sem estar a gravar há algum ruído de fundo. Bem mais do que da emissão da Batida, que penso que terá o seu emissor relativamente próximo.

Os artefactos de compressão que se notam bem nas sibilantes são mesmo dos 93,7.

Dá para perceber razoavelmente bem onde é que o teu equipamento está a acrescentar e onde é que existe (pela variação quando está em silêncio e só com voz percebe-se qb). É verdade que sempre houve algum ruido deste em 93.7, mas pensava que a coisa estava mais resolvida, sinceramente.

Estes artefactos de compressão sabes o que me dizem? Que à semelhança do que fizeram no site, aumentaram a compressão na ligação por IP. Não me lembro de algum dia ter havido este nível de compressão no Observador.

Que, do que eu conheço, terá ficado algures com valores de referência entre 96 Kbps e 112 Kbps em MP3 CBR (em momentos que tens mais modulação não se nota a compressão, em sons mais baixos o artefacto está lá, é um efeito normal dos processadores a tratar o som na cadeia já pós-compressão). Outra hipótese é estarem a usar HE-AAC a 64 Kbps e SBR (restauro dos agudos), com o lindo resultado que se pode ouvir.

Totalmente miserável - não entendo porque é que esta mudança aconteceu a não ser para agradar à Vodafone, que tem accionista representado, porque nos tempos atuais em que qualquer servidor virtual de 2€/mês tem ligações de 1000 Mbps fáceis e baratas e em que 1 giga varia entre 10-25 euros, estamos a falar de 0.06 a 0.12 Mbps num único feed. É miserável ainda estarem a piorar a compressão por cima.

Era das rádios por IP com melhor qualidade de som. Não entendo isto, juro que não entendo. E considerando que os Audio Technica que têm em estúdio acentuam os agudos e não é tão pouco quanto isso (só ficam atrás dos Røde), e que a maior parte do conteúdo é falado e com menor modulação, parece-me uma movimentação, digamos, bastante suicida.
« Última modificação: Fevereiro 14, 2025, 12:24:55 am por Memorias da Radio »

pdnf

• Hero Member
« Responder #3453 em: Fevereiro 14, 2025, 12:51:02 am »
e que a maior parte do conteúdo é falado e com menor modulação, parece-me uma movimentação, digamos, bastante suicida.
Eu não percebo nada de técnica, o meu negócio é mais o €€€ e não tanto a Engenharia, mas o que dizes é bem verdade. Noto bastante mais esta distorção nos conteúdos falados, do que na música, onde praticamente não se nota este efeito. Como referi no meu post acima, esta beleza de situação nota-se, diria que de igual forma nos quatro principais emissores da rede, os dois do Porto e os dois de Lisboa. Aliás, uma rádio que tem um efeito semelhante é a Lafões. Aliás, que tal como a Observador, tem uma coisa curiosa: podem ter um sinal muito reduzido, mas o PS loga logo de imediato. Nos rádios dos carros nota-se menos do que noutros equipamentos, porque o AF também ajuda a isso, mas mesmo assim nota-se.

Não percebendo nada do assunto, a minha observação é empírica, mas dá-me a sensação que isto acontece mais com as estações que tentam esticar as coberturas ao máximo. Como é o caso das duas rádios supracitadas. Terá alguma relação?

Uma coisa é certa, e agora falando dos emissores a Norte, algumas mexidas existiram: o sinal de 98.4 e 88.1 está homogéneo. Deixei de conseguir sintonizar 88.0 da Antena 2 em Canelas, coisa que aqui há uns dias conseguia perfeitamente, até com RDS, fazia a tripla nos 87.9 a 88.1 e agora os 88.0 morreram, mas conseguem afetar os 87.9, portanto foi a Observador que mexeu e não a Antena 2, mas também os 98.4 estão significativamente mais pujantes, conseguindo escutá-los também na vertente poente, o que não acontecia. Era o pior dos quatro sinais de Vila do Conde, passou a segundo melhor. Veremos nas esporádicas, como se comportará, se permitirá a Antena 1 do Montejunto e a M80 Coimbra. Curiosamente, quem acompanhou a Observador, e ainda está melhor que esta é a NoAr.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

pdnf

• Hero Member
« Responder #3454 em: Fevereiro 14, 2025, 01:38:12 am »
Já agora, fui só eu que fiquei com a impressão que a Joana Cruz hoje foi fazer um teste de voz à Observador, disfarçado de celebração do Dia Mundial da Rádio? Se calhar, pode haver loucura no mercado de Verão.  ;D ;D
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.