e que a maior parte do conteúdo é falado e com menor modulação, parece-me uma movimentação, digamos, bastante suicida.
Eu não percebo nada de técnica, o meu negócio é mais o €€€ e não tanto a Engenharia, mas o que dizes é bem verdade. Noto bastante mais esta distorção nos conteúdos falados, do que na música, onde praticamente não se nota este efeito. Como referi no meu post acima, esta beleza de situação nota-se, diria que de igual forma nos quatro principais emissores da rede, os dois do Porto e os dois de Lisboa. Aliás, uma rádio que tem um efeito semelhante é a Lafões. Aliás, que tal como a Observador, tem uma coisa curiosa: podem ter um sinal muito reduzido, mas o PS loga logo de imediato. Nos rádios dos carros nota-se menos do que noutros equipamentos, porque o AF também ajuda a isso, mas mesmo assim nota-se.
Não percebendo nada do assunto, a minha observação é empírica, mas dá-me a sensação que isto acontece mais com as estações que tentam esticar as coberturas ao máximo. Como é o caso das duas rádios supracitadas. Terá alguma relação?
Uma coisa é certa, e agora falando dos emissores a Norte, algumas mexidas existiram: o sinal de 98.4 e 88.1 está homogéneo. Deixei de conseguir sintonizar 88.0 da Antena 2 em Canelas, coisa que aqui há uns dias conseguia perfeitamente, até com RDS, fazia a tripla nos 87.9 a 88.1 e agora os 88.0 morreram, mas conseguem afetar os 87.9, portanto foi a Observador que mexeu e não a Antena 2, mas também os 98.4 estão significativamente mais pujantes, conseguindo escutá-los também na vertente poente, o que não acontecia. Era o pior dos quatro sinais de Vila do Conde, passou a segundo melhor. Veremos nas esporádicas, como se comportará, se permitirá a Antena 1 do Montejunto e a M80 Coimbra. Curiosamente, quem acompanhou a Observador, e ainda está melhor que esta é a NoAr.