Autor Tópico: Rádio Observador  (Lida 470353 vezes)

Espectro Radiofónico

• Newbie
  • *
Re: Rádio Observador
« Responder #3435 em: Fevereiro 12, 2025, 09:12:11 am »
Eu não sei como é que a OBSRVDOR consegue ter 1.5% no Bareme quando, nas duas principais cidades do país, nos seus centros, tem o mesmo exato problema. Ouvem-se ambas as frequências, margem Norte (Amadora e Vila do Conde) e margem Sul (Seixal e São João da Madeira), mas há distorções do sinal em qualquer uma delas, que particularmente nos conteúdos de palavra tornam a escuta deveras desagradável.

Também já tinha notado essa distorção (que não é de agora), sempre que há vozes no ar, isto no caso das frequências do Seixal e da Amadora. Penso até que excede a modulação nalguns momentos. É pena, porque de resto considero o som da Observador "cheio" e agradável.
Saudações Radiofónicas,

estvmkt

• Hero Member
« Responder #3436 em: Fevereiro 12, 2025, 09:40:10 am »
Caramulo tem multipath em Viseu.
Mas cobre razoavelmente bem a cidade.
Porto ja dei conta disso.
Lisboa acredito que seja melhor.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #3437 em: Fevereiro 12, 2025, 10:03:02 am »
Eu não sei como é que a OBSRVDOR consegue ter 1.5% no Bareme quando, nas duas principais cidades do país, nos seus centros, tem o mesmo exato problema. Ouvem-se ambas as frequências, margem Norte (Amadora e Vila do Conde) e margem Sul (Seixal e São João da Madeira), mas há distorções do sinal em qualquer uma delas, que particularmente nos conteúdos de palavra tornam a escuta deveras desagradável.
Estás a falar de uma espécie de sobre-modulação em que se ouve um "ruído de stereo", certo?

Como vivo mais ou menos em linha com o emissor da Amadora apanho isso muito bem. É incomodativo, sim.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3438 em: Fevereiro 12, 2025, 01:44:31 pm »
Realmente  a Observador esta a abusar das repetições.
Agora, na hora das 13 está a repetir o Contra Corrente da manhã.
Epa, assim NÃO!

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #3439 em: Fevereiro 12, 2025, 01:49:23 pm »
Epa, assim NÃO!
A esta hora está a dar o Justiça Cega. Outra repetição...

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3440 em: Fevereiro 12, 2025, 01:57:13 pm »
Tem razão.  Estou a confundir,  porque o assunto que está a ser discutido foi o mesmo do Contra Corrente, sobre o mesmo tema  e com aquela voz horrorosa do Luis Rosa.
A Observador está  mesmo a perder gaz.
Já ontem quase duas horas dedicadas aos actuais conflitos mundiais.

Atento

• Hero Member
« Responder #3441 em: Fevereiro 12, 2025, 02:12:55 pm »
Tem razão.  Estou a confundir,  porque o assunto que está a ser discutido foi o mesmo do Contra Corrente, sobre o mesmo tema  e com aquela voz horrorosa do Luis Rosa.
A Observador está  mesmo a perder gaz.
Já ontem quase duas horas dedicadas aos actuais conflitos mundiais.

Dedicar tempo aos conflitos mundiais não é mau. Pelo contrário.

A forma de o fazer é que já é outra coisa...

Exemplo de uma coisa bem estruturada: https://www.radiofrance.fr/franceinter/podcasts/un-jour-dans-le-monde

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #3442 em: Fevereiro 12, 2025, 02:13:53 pm »
Temo que, tal como a RR, estejam a ser influenciados demais por estudos de mercado... Aqui devem ter chegado à conclusão que os ouvintes querem palavra a todo o custo, e como não têm propriamente um grupo atrás como a CMR para fazerem 16h em direto, toca a abusar na repetição.

tuscano332

• Hero Member
« Responder #3443 em: Fevereiro 12, 2025, 03:19:44 pm »
Epa, assim NÃO!
A esta hora está a dar o Justiça Cega. Outra repetição...
Mas isto já é a Antena2, que passa repetições 2 vezes por dia, às 13h e às 17h, coisa que para mim pode fazer algum sentido às 13h, mas às 17h não.

pdnf

• Hero Member
« Responder #3444 em: Fevereiro 13, 2025, 06:59:17 pm »
Ontem estive no Porto e em Gaia e escutei a rádio em 98,4 como nunca tinha escutado. Mesmo na Alameda do Dragão e ponte do Freixo. Antes esta frequência alternava com os 98,4 da minha terra ali na zona de Gaia mas agora parece aguentar se melhor. Será que foi da chuva?

Penso que estarás a falar de 88.1, correto? Efetivamente, no meu escritório, na zona do Hospital de São João, praticamente não tinha sinal, a Antena 2 de Braga em 88.0 dominava, neste momento está a ser ela totalmente dominada. É a resposta da Observador, depois de há uns meses a Antena 2 ter reforçado fortemente esta frequência. Na prática, neste momento, escolher 88.1 ou 98.4 é igual, ambas com RDS e RT e a tal distorção.

Aqui  em 98.4: https://voca.ro/113OubG6L5rF

Aqui em 88.1: https://voca.ro/1lpgh6lOwCKp

Esta distorção acontece também nos 93.7 Amadora e 98.7 Seixal, pelo menos na zona das Avenidas Novas, em Lisboa. Daí que diga que o problema é idêntico.
Ontem, também parei uns minutos na estação de Santarém, fora do comboio, e acontece exatamente o mesmo com os 92.6.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3445 em: Fevereiro 13, 2025, 07:13:25 pm »
Os 93.7 da Amadora estão novamente em baixo...

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #3446 em: Fevereiro 13, 2025, 07:37:26 pm »
Os 93.7 da Amadora estão novamente em baixo...
Se esteve já voltou, estou agora a ouvir.

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #3447 em: Fevereiro 13, 2025, 09:20:52 pm »
Já agora, o grande António Macedo e a Joana Cruz foram convidados para as Manhãs 360 falar da rádio.

https://www.instagram.com/reel/DGBrIMCs6fR/?igsh=eGF6ZHUxeDljeGx6

https://youtu.be/bONCkSq2nQg?si=lx3_LblVWyOyn3MY
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #3448 em: Fevereiro 13, 2025, 09:23:36 pm »
Estás a falar de uma espécie de sobre-modulação em que se ouve um "ruído de stereo", certo?

Como vivo mais ou menos em linha com o emissor da Amadora apanho isso muito bem. É incomodativo, sim.

Já ouvi com a gravação do pdnf e o vaticínio é simples: estão a esticar os agudos até ao limite do limite na portadora.

O som está, de facto, muito desagradável assim.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #3449 em: Fevereiro 13, 2025, 09:36:28 pm »
Moro a mais ou menos 5 km do emissor em 93,7 MHz e recebo assim a Observador:

https://soundcloud.com/radiodependente/obsrvdor-2024-02-13-1930