Autor Tópico: Rádio Renascença  (Lida 744620 vezes)

Julio Carvalho

• Hero Member
Re: Rádio Renascença
« Responder #5430 em: Fevereiro 16, 2025, 02:13:39 pm »
Talvez ir a pe a Fatima, isso aconteça.

Mais a sério, nesse belo  ano. algures na década de 90, tambem era impensável uma rádio musical como a RFM, atingisse a liderança.  Mas foi isso que aconteceu.

Caro Atento  pode explicar-me o que é isso das "velinhas"?

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #5431 em: Fevereiro 16, 2025, 03:10:13 pm »
Caro Memorias, ja vi que é  um homem de  números .

Mas temos que ver o seguinte, quando as audiências  surgiram,  era a RR lider e destacada, depois num belo ano da década de 90, foi a RFM lider e durante alguns anos disputaram a liderança  e nessa altura não  se falou, nem aconteceu nenhuma canibalizacao.

Tambem uma correcção,  o Ramos Pinheiro não é  presinte,  mas sim o Cónego  Franco.
Mas o Pinheiro é  o mais antigo no Conselhode Gerência, foi antigo jornalista, director de informação.

Portanto, este é um objectivo a longo prazo.

Entretanto, hoje acontecerá um especial Bola Branca dedicado ao falecido Presidente Jorne Nuno Pinto da Costa...

Caro Júlio, eu só analiso mesmo as coisas, nada mais... Se achasse realista também dizia que achava realista, nesse aspeto digo o que penso, e apenas isso. E note que já admiti aqui a minha inclinação histórica a favor do grupo, por muitas razões. Mas quando penso que as coisas não fazem sentido, não posso deixar passar...

A RR quando foi líder não teve mais de 10.x% a nível nacional (penso que em Lisboa teve mais um pouco, até à explosão da Cidade). A RFM, que seja do meu conhecimento, registou cerca de 4% na generalidade dos anos 90 e penso que só liderou mesmo definitivo a partir de 2002 com o Pedro Tojal (mas o nosso AG tem esses registos e vai saber bem bem melhor que eu).

Agora, facto é que a matemática não está lá. A não ser que se assuma que a Comercial perde cerca de 50% da audiência a favor da RR e que a restante concorrência fica tão esmagada que projetos como o Observador, a TSF, a M80 e a Antena 1 ficam nos cuidados intensivos.

Ramos Pinheiro ter dito isto mostra para mim um desconhecimento da matemática das coisas. No mínimo. E não vou usar o cliché de ter sido jornalista para relacionar isso à matematica, mas...

Tinha sido bem mais realista dizer que se ambiciona os lugares cimeiros ou mesmo o 3º/2º lugar. Mas é mal muito comum - quem não se lembra aqui quando aquele senhor da Rádio Estádio disse querer ultrapassar a TSF em 2 anos. Falar é fácil...

tuscano332

• Hero Member
« Responder #5432 em: Fevereiro 16, 2025, 03:32:51 pm »
Excelente entrevista de Ramos Pinheiro do C de Gerência  da Catolica ao Ecco.
Nessa entrevista RP salienta que a Renascença quer lutar taco a raco pela liderança com a Comercial e a RFM.
Que os numeros do exercício  financeiro de 2024 ainda nao estão fechados,  mas a previsão  é  de voltar aos lucros

Fica se a saber também que o grupo tem agora, depois da reestruturação,  cerca de 240 funcionários.

Lutar a taco com a RFM?
Se eu fosse católico praticante rezaria para que a Radio Maria se tornasse numa emissora mais sólida e profissional (à semelhança das suas congéneres europeias) e que cobrisse grande parte do território nacional, porque por este andar parece-me que a RR se projecta para ser, a medio prazo, uma radio exclusivamente musical (ou quase) com alguns apontamentos (breves) de inspiração cristã.

O objectivo actual parece-me ser, 70% musica/entretenimento, 10% religião, 10% de informação e 10% desporto. E se a coisa estiver a correr bem, aposto que ainda diminuiem na informação ou no desporto.

Atento

• Hero Member
« Responder #5433 em: Fevereiro 16, 2025, 04:00:16 pm »
Excelente entrevista de Ramos Pinheiro do C de Gerência  da Catolica ao Ecco.
Nessa entrevista RP salienta que a Renascença quer lutar taco a raco pela liderança com a Comercial e a RFM.
Que os numeros do exercício  financeiro de 2024 ainda nao estão fechados,  mas a previsão  é  de voltar aos lucros

Fica se a saber também que o grupo tem agora, depois da reestruturação,  cerca de 240 funcionários.

Lutar a taco com a RFM?
Se eu fosse católico praticante rezaria para que a Radio Maria se tornasse numa emissora mais sólida e profissional (à semelhança das suas congéneres europeias) e que cobrisse grande parte do território nacional, porque por este andar parece-me que a RR se projecta para ser, a medio prazo, uma radio exclusivamente musical (ou quase) com alguns apontamentos (breves) de inspiração cristã.

O objectivo actual parece-me ser, 70% musica/entretenimento, 10% religião, 10% de informação e 10% desporto. E se a coisa estiver a correr bem, aposto que ainda diminuiem na informação ou no desporto.

Esses tipos não têm coragem.

Mas o Pinheiro e afins querem reduzir a informação a 2 minutos, acabar com.o desporto e têm vergonha dos espaços religiosos que tentam esconder em horas mortas.

Música a metro.

Umas graçolas porque é o que está a dar neste momento.  Mas o ideal é só música a metro.

E se um.dia a IA fizer o trabalho dos "papagaios" será ouro sobre azul.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #5434 em: Fevereiro 16, 2025, 04:46:16 pm »
O Ramos quer que a RR tenha mais audiência,  como os directos da Bauer também querem.
A lógica do privado e essa.
Nao é  agradar aos  Atentos e Júlios desta vida.

No próximo barómetro a minha maior cuiosidade é  ver a audiência  da Observador.
Se continuar a descer ( e temo que sim, mas espero que não), os investidores quererão rever o projecto( ninguem gosta de perder dinheiro)e a possibilidade de .mais musica( espero que ao menos seja boa) é  real.
Isto é a lógica dos privados..

Para mim,

Atento

• Hero Member
« Responder #5435 em: Fevereiro 16, 2025, 04:52:55 pm »
O Ramos quer que a RR tenha mais audiência,  como os directos da Bauer também querem.

No próximo barómetro a minha maior cuiosidade é  ver a audiência  da Observador.
Se continuar a descer ( e temo que sim, mas espero que não), os investidores quererão rever o projecto( ninguem gosta de perder dinheiro)e a possibilidade de .mais musica( espero que ao menos seja boa) é  real.
Isto é a lógica dos privados..

Para mim,

Se a Observador descer é por culpa própria, destacando-se algumas causas: repetições "ad nauseam" e apostas falhadas...

Sem.esquecer a inenarrável tarde Observador.

Quanto à RR, o que lhe estão a fazer é um verdadeiro escarro bem verde e denso...

Danl

• Hero Member
« Responder #5436 em: Fevereiro 16, 2025, 04:58:31 pm »

Mais a sério, nesse belo  ano. algures na década de 90, tambem era impensável uma rádio musical como a RFM, atingisse a liderança.  Mas foi isso que aconteceu.

A RFM daquela altura era incomensuravelmente melhor em termos de programação que a atual. Quem me dera que esta "nova" RR fosse uma réplica da sua irmã, com quem agora, pasme-se, pretende concorrer. Todavia, penso que isso releva que a maioria dos ouvintes de rádio é muito pouco exigente de há uns anos a esta parte. A RR, como emissora histórica, tinha o dever de ter pedagogia como palavra de ordem 24/7 em antena. E podiam equilibrar contas apostando nessa vertente. Como? Inovando, mas sobretudo inspirando-se em exemplos de outras rádios europeias generalistas e não se limitarem às musiquinhas em catadupa. Mas pronto, torna-se mais fácil seguir o facilitismo. Aliás, não me admiraria nada se os resultados de share/audiência ficarem aquém do desejado comecem a apostar no ED a passar a todas as horas do dia.

Desculpe, Julio. Sim, é essa lógica do privado. Mas a RR tem uma história com quase 90 anos de idade, enquanto que a Observador é uma "catraia" que nasceu há 6 anos e que já se julga "gente grande".
« Última modificação: Fevereiro 16, 2025, 05:06:15 pm por Danl »

Atento

• Hero Member
« Responder #5437 em: Fevereiro 16, 2025, 05:15:55 pm »

A RFM daquela altura era incomensuravelmente melhor em termos de programação que a atual. Quem me dera que esta "nova" RR fosse uma réplica da sua irmã, com quem agora, pasme-se, pretende concorrer. Todavia, penso que isso releva que a maioria dos ouvintes de rádio é muito pouco exigente de há uns anos a esta parte. A RR, como emissora histórica, tinha o dever de ter pedagogia como palavra de ordem 24/7 em antena. E podiam equilibrar contas apostando nessa vertente. Como? Inovando, mas sobretudo inspirando-se em exemplos de outras rádios europeias generalistas e não se limitarem às musiquinhas em catadupa. Mas pronto, torna-se mais fácil seguir o facilitismo. Aliás, não me admiraria nada se os resultados de share/audiência ficarem aquém do desejado comecem a apostar no ED a passar a todas as horas do dia.

Desculpe, Julio. Sim, é essa lógica do privado. Mas a RR tem uma história com quase 90 anos de idade, enquanto que a Observador é uma "catraia" que nasceu há 6 anos e que já se julga "gente grande".

Ter audiência é lógica do privado e do público.

Essa distinção absurda só acontece em Portugal e Espanha com excelentes resultados como se tem visto...

Este nim

Este mais ou menos

É absolutamente nocivo.

Hoje na Antena1 verificaremos essa estupidez absoluta...

Um jogo absolutamente apetitoso e quase sempre a publicitar o futebol português fora do âmbito dos 3 grandes é trocado por música a metro na Antena1.

Um verdadeiro insulto, quando há à disposição do grupo mais duas redes nacionais de FM que dedicam mais de 90% da sua programação à música.

Só em Portugal é que todas as rádios estão subjugadas e subordinadas à música...
« Última modificação: Fevereiro 16, 2025, 05:17:29 pm por Atento »

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #5438 em: Fevereiro 16, 2025, 05:18:47 pm »
Nao sei o que é  isso do facilitismo, para mim, não passa de um chavão.
Tambem nao é a minha rádio  de sonho. Mas fostei das Tres da Manhã ( como as manhãs da Comercial), gosto do actual espaço do Coimbra e da Teresa.  As tardes nao me convem, Fragoso por si só nao é  a solução.  E pouco mais.

E a RFM na altura( o Memoria tem razão,  já foi nos anos 2000), era dirigida pelo Tojal e não era já projecto incial...

Caro Danl,  A RR tem 90 anos, mas as obrigações de ter audiências são iguais.

Temos que ver que o exercício financiro nao está  ai da fechado, mas as perspectivas sao muito positivos.  E ao fim do dia é  isso que conta.

O  Arento tem um pensamento estatista, nao entende as logicas dos privados, como eu, empresário,  tambem não entendo, nem quero entender as lógicas estatistas, por isso é  que nao vou lá  para o tópico  da Anteba 1, fazer grandes comentários.
« Última modificação: Fevereiro 16, 2025, 05:27:22 pm por Julio Carvalho »

joao_s

• Hero Member
« Responder #5439 em: Fevereiro 16, 2025, 06:59:40 pm »
“Danl” de acordo com os seus escritos, parto do princípio que pertencemos à mesma geração.

As linhas mestras que estruturavam a RR e a RFM desapareceram há muito, não há vestígios das mesmas. Portanto, para o público em geral essas rádios foram extintas, mantendo-se a designação que não tem qualquer significado.

A R/COM é a principal responsável pelo estado a que a rádio chegou em Portugal, a partir do momento em que esvaziou as emissões de substância e conteúdos inovadores e, vá, de uma marca sonora indelével que fidelizava o auditório. A R/COM foi levada de colo até ao pódium e, a partir de certo momento, não conseguiu responder, nem reinventar-se. Pergunta-se, levada ao pódium, como?

Na primeira metade dos anos 80, o “FM Estéreo da Rádio Comercial”, na esfera pública, dominava o FM, em várias vertentes da programação alternativa à OM, incluindo uma forte aposta na divulgação dos novos músicos e bandas portuguesas. Nessa altura, os jovens e adolescentes pediam aos Pais para adquirirem recetores FM, uma vez que a audição desta estação fazia parte das dinâmicas de grupo, das conversas e dos interesses dos jovens/adolescentes. Com mestria, a programação foi gizada de forma a interessar às camadas mais novas, assim como aos Pais e pessoas de meia idade, seguindo a inspiração do que se fazia na Europa. Esta visão resultou plenamente porque a estação foi muito bem acolhida pelo púbico em geral.

Na segunda metade da década de 80, o “FM Estéreo da Rádio Comercial” cedeu o lugar à RFM, sim, foi uma oferta generosa. As emissões entraram propositadamente em declínio  para ceder terreno ao “outro canal da Renascença”. Diga-se que, no início, de 1987 até 1990, mais ou menos, o produto RFM era muito bom, dizia-se uma das melhores rádios da Europa no seu estilo, no entanto tinha um senão, o lançamento dos músicos e bandas portuguesas ficava aquém do que fazia o “FM Estéreo da Rádio Comercial”. Portanto, com o “FM Estéreo da Rádio Comercial” desbravaram-se novos caminhos na forma de fazer rádio, criou-se um conceito de produto diferenciado com adesão de público para depois oferecer tudo “de mão beijada” ao grupo Renascença, sem nenhuma concorrência. Isto, só em Portugal.

A R/COM não está à altura do legado, nem da sua história e não soube aproveitar as cedências que lhe foram feitas, o fez nos últimos anos foi afundar a rádio portuguesa.

Basta olhar para as tabelas de audiências para concluir que os portuguesas não ligam para a rádio, não querem saber daquilo, e há responsáveis pelo estado a que se chegou. O “Atento” tem razão, isto não acontece por essa Europa fora, é mesmo um desastre português.

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #5440 em: Fevereiro 16, 2025, 07:25:40 pm »

Caro Atento  pode explicar-me o que é isso das "velinhas"?

O Júlio quer comparar a RFM dos anos 90 a... isto? Está mesmo a querer fazer essa comparação?

Já aqui asseveraram que a RFM teve o seu período áureo desde o seu surgimento até ao início dos noventas. Apesar de petiz, lembro-me que na primeira metade da década de 90 passava imenso tempo a ouvir a RFM e sabia reconhecer-lhe muita qualidade. Vim a abandoná-la mais tarde, já a chegarmos ao novo milénio (e com outras ofertas radiofónicas mais atrativas para um adolescente)...
« Última modificação: Fevereiro 16, 2025, 07:28:05 pm por pdf »

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #5441 em: Fevereiro 16, 2025, 07:42:39 pm »
Meu caro, eu nao comparei nada.
E estou ate de acordo consigo, nessa altura a RFM era incomparavelmente melhor.
Está a ver,? agora até estou de acordo consigo.

tuscano332

• Hero Member
« Responder #5442 em: Fevereiro 16, 2025, 09:06:05 pm »
A maioria do português quer umas notícias rápidas, só mesmo para irem sabendo o que se passa e música, com os animadores a dizerem pelo meio dela umas piadas e se possível com uso do WhatsApp, para puder haver uma pequena interação. Podemos gostar mais ou menos, mas se é o que a maioria parece querer, é isso que o grupo RR agora oferece, pois é privado, visa o lucro e procura ter boas audiências.

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #5443 em: Fevereiro 16, 2025, 09:20:35 pm »
A maioria do português quer umas notícias rápidas, só mesmo para irem sabendo o que se passa e música, com os animadores a dizerem pelo meio dela umas piadas e se possível com uso do WhatsApp, para puder haver uma pequena interação. Podemos gostar mais ou menos, mas se é o que a maioria parece querer, é isso que o grupo RR agora oferece, pois é privado, visa o lucro e procura ter boas audiências.

Num país miserável e terceiro-mundista como Portugal, afetado por uma enorme falta de curiosidade, atavismo e preguiça de pensar, sim. São os únicos produtos que vingam.

Atento

• Hero Member
« Responder #5444 em: Fevereiro 16, 2025, 09:23:27 pm »

Os meios públicos não têm de ter boas audiências?