Autor Tópico: Redes Regionais Norte/Sul e Leiria  (Lida 5503 vezes)

pdnf

• Hero Member
  • Foi a Rádio que fez Abril!
Re: Redes Regionais Norte/Sul e Leiria
« Responder #30 em: Setembro 03, 2023, 10:12:27 pm »
Se Leiria for Rede Regional Sul creio que além de ter um emissor em Leiria poderia abdicar de ter emissões locais,por exemplo em Viseu...

Já foi discutido acima, a cidade de Leiria é da RRN, poderia ter, isso sim um emissor da TSF, e provavelmente dispensaria os 103.1 da TSF nas Caldas da Rainha.
Para mim, acho que deveriam ter posto o limite na fronteira do distrito. Tal teria permitido o emissor da Lousã em 107.4Mhz que ainda está no distrito de Coimbra, e um outro da M80 em Sto António da Neve na RRS. Nesse aspeto, a RRS penetra muito menos para Norte, do que a RRN penetra para sul, a TSF tem uma grande vantagem comparativa.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #31 em: Setembro 03, 2023, 11:05:30 pm »
Se Leiria for Rede Regional Sul creio que além de ter um emissor em Leiria poderia abdicar de ter emissões locais,por exemplo em Viseu...

Já foi discutido acima, a cidade de Leiria é da RRN, poderia ter, isso sim um emissor da TSF, e provavelmente dispensaria os 103.1 da TSF nas Caldas da Rainha.
Para mim, acho que deveriam ter posto o limite na fronteira do distrito. Tal teria permitido o emissor da Lousã em 107.4Mhz que ainda está no distrito de Coimbra, e um outro da M80 em Sto António da Neve na RRS. Nesse aspeto, a RRS penetra muito menos para Norte, do que a RRN penetra para sul, a TSF tem uma grande vantagem comparativa.
Isso carece de confirmação. Mas nada como enviar um email à ANACOM ou ERC para confirmá-la. Lembro-me de ler há uns 15 anos em fóruns da rádio que a MCR tinha pedido para instalar emissores da RC e do RCP na cidade de Leiria, o que desmentiria essa conclusão.

Caso se confirme que Leiria faz parte da RRN, não duvido que a ERC na renovação de alvará dos 103,1 MHz das Caldas da Rainha, que fazem parte da TSF, irá colocar sérios obstáculos, pois tal situação viola o disposto na LdR. E de forma inversa aos 93,0 MHz de Leiria para a M80.
« Última modificação: Setembro 03, 2023, 11:07:45 pm por AG »

pdnf

• Hero Member
« Responder #32 em: Setembro 04, 2023, 01:24:49 am »
https://colecaoicnova.fcsh.unl.pt/index.php/icnova/article/download/112/119

Aconselho vivamente a leitura deste documento, que relata muito bem a história da monumental trapalhada que foi a atribuição das RRN/RRS. Fico com a ideia, a dada altura que a RRN terá de ter o seu limite a sul do Rio Mondego, uma vez que, do que compreendi, o estudo da FEUP só previa emissor em Santa Justa e na Lousã, pelo menos na fase inicial, sendo certo que o DL 338/88 previa que a cobertura fosse sendo alargada a todo o território ao longo do tempo. De facto, esse Decreto-Lei não define, e devia, quais os limites da RRN/RRS, sendo certo que se a Lousã está na do Norte, cai com toda a certeza o limite definido pelo Rio Mondego. A grande questão é, será que alguém, na barafunda do final dos anos 80, pensou nisso dessa forma, ou simplesmente se pensou nos locais dos emissores e não num limite físico? Hoje sabemos que Lousã não chega a Leiria nas melhores condições, mas saber-se-ia que o Montejunto também não? Se no caso da separação Gardunha/São Mamede, parece bem definido, será que não estamos perante a encarnação real do meme "Leiria não existe" e, realmente, ela não pertence nem à RRN nem à RRS? Bato no ponto, para mim era simples, divisão por distritos ou NUT's III. Em qualquer dos casos, permitiria sempre emissor na Lousã à RRN e em Santo António da Neve à RRS. Este último, com uma frequência bem escolhida, fazia com que a RRS se ouvisse razoavelmente de Faro à Póvoa de Varzim, e a RRN de Valença do Minho a Palmela.

Por outro lado, mais em termos históricos, se a TSF tivesse ganho como deveria o concurso para a RRS (a escolha da CMR, uma rádio musical foi absurda, para isso deveria ter sido escolhida a Cidade FM), provavelmente esta questão hoje nem se estaria a colocar, porque a rede seria uma única neste momento, com a aquisição da TSF pela Press. "A TSF é hoje o resultado do produto original da TSF e a estrutura da Press.". Curioso. Claro que temos a questão da Nova, a Sonae sempre foi mal amada pelo poder político em Portugal, talvez a não atribuição deste alvará se possa comparar ao uso da Golden Share aquando da tentativa da OPA da Sonae à PT.

Passado é passado, não seria altura de acabar com esta aberração e abrir um concurso para uma rádio informativa nacional, que faz falta? Fico, contudo, com fundadas dúvidas se, neste momento, não seria a Observador a ganhá-lo, e se isso não afastará essa ideia do horizonte do poder político.

Uma nota final para o projeto da Colina... era interessante, sim, mas em Portugal, como está visto, só no plano teórico. Imagino o que seria um misto de Antena 1 e Antena 2 privada...
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #33 em: Setembro 04, 2023, 12:42:05 pm »
Para mim era rede nacional para ambas...

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #34 em: Setembro 04, 2023, 12:48:30 pm »

Isso carece de confirmação. Mas nada como enviar um email à ANACOM ou ERC para confirmá-la. Lembro-me de ler há uns 15 anos em fóruns da rádio que a MCR tinha pedido para instalar emissores da RC e do RCP na cidade de Leiria, o que desmentiria essa conclusão.

Caso se confirme que Leiria faz parte da RRN, não duvido que a ERC na renovação de alvará dos 103,1 MHz das Caldas da Rainha, que fazem parte da TSF, irá colocar sérios obstáculos, pois tal situação viola o disposto na LdR. E de forma inversa aos 93,0 MHz de Leiria para a M80.

Leis mal feitas... A lei de criação das redes regionais deveria ter dito explicitamente qual a área geográfica da rede regional norte e qual a área geográfica da rede sul. Uma definição clara que permitisse traçar inequivocamente a fronteira entre as duas redes, evitando dúvidas sobre se o concelho de X deve ser servido pela RRS ou pela RRN.
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #35 em: Setembro 04, 2023, 01:29:47 pm »
O que é certo é que no final dos anos 80 não existiam as microcoberturas das nacionais em Leiria.

Logo, a cidade era servida, deficientemente, é certo, pelos emissores da Lousã. Montejunto, nem sombras de sinal. Aliás, daí a necessidade de a M80, ao ser a herdeira da RRS, ter precisado de ficar com a frequência local da ex-Central FM para chegar em boas condições à cidade e arredores.

Quanto ao CMR ser uma rádio musical, legalmente não sei se o seria. O que sei é que se comportava como uma rádio generalista, não essencialmente informativa, como a TSF sempre se assumiu. Aliás, se bem me lembro, chegaram a ter relatos futebolísticos a determinada altura, coisa que inicialmente não tinham.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #36 em: Setembro 04, 2023, 01:58:59 pm »
O que é certo é que no final dos anos 80 não existiam as microcoberturas das nacionais em Leiria.

Logo, a cidade era servida, deficientemente, é certo, pelos emissores da Lousã. Montejunto, nem sombras de sinal. Aliás, daí a necessidade de a M80, ao ser a herdeira da RRS, ter precisado de ficar com a frequência local da ex-Central FM para chegar em boas condições à cidade e arredores.

Quanto ao CMR ser uma rádio musical, legalmente não sei se o seria. O que sei é que se comportava como uma rádio generalista, não essencialmente informativa, como a TSF sempre se assumiu. Aliás, se bem me lembro, chegaram a ter relatos futebolísticos a determinada altura, coisa que inicialmente não tinham.
Essa decisão mais ou menos coincidiu, do que li sobre a rádio, com a mudança para a Rede Regional Sul. Foi-se assumindo como concorrente da TSF até à compra da Rádio Comercial em 1993.

pdnf

• Hero Member
« Responder #37 em: Setembro 04, 2023, 02:21:30 pm »

Essa decisão mais ou menos coincidiu, do que li sobre a rádio, com a mudança para a Rede Regional Sul. Foi-se assumindo como concorrente da TSF até à compra da Rádio Comercial em 1993.

No texto que partilhei, o Rui Pego explica bem essa e outras decisões. Classifica a decisão dos relatos como a pior que tomou na sua carreira.
Rádio é:

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #38 em: Setembro 04, 2023, 03:48:13 pm »
Este processo de licenciamento foi uma trapanhada monumental. Este era um tema a a Cavaco considerava irrelevante e para resolver rapidamente e foi.
Houve uma reunião, que em tempo record analizou esses processos das rádios, cada uma com 1.500 páginas. Uma vergonha!
Nessa comissão, até estava um dos interessados, Carlos Barbosa dono e director do Correio da Manhã.
Sobre a Rádio Colina era um projecto do Joaquim Letria.
A CMR começou como rádio musical, mas depois, tempos mais tarde tinha muita informação e até relatos.

Ainda me lembro, aquando da guerra entre polícias, em pleno Rossio, guerra que ficou conhecida como os Secos e Molhados, as três rádios locais de Lisboa, TSF, CMR e Gest, estavam com emissões especiais com vários repórteres a acompanhar aquele insólito acontecimento...

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #39 em: Setembro 04, 2023, 04:36:21 pm »

Exactamente!

O CMR era um belíssimo projecto de rádio que, infelizmente, se perdeu.

Alguns dos profissionais que por lá estiveram e/ou começaram ainda andam por aí, exemplos:

- João Gobern e Margarida Pinto Correia (actualmente ambos na Antena 1);
- Nuno Markl e Pedro Ribeiro (actualmente ambos na Comercial).

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #40 em: Setembro 04, 2023, 04:36:50 pm »

No texto que partilhei, o Rui Pego explica bem essa e outras decisões. Classifica a decisão dos relatos como a pior que tomou na sua carreira.
Já agora e falando de Rui Pêgo, aqui fica uma entrevista que ele deu ao saudoso Telefonia Virtual (o pioneiro dos sites sobre rádio em Portugal) em março de 1998 em que ele fala desse período na CMR.

https://web.archive.org/web/19981206162101/http://www.telefonia-virtual.com/pego.html

estvmkt

• Hero Member
« Responder #41 em: Setembro 04, 2023, 05:50:22 pm »
E Rede Regional Norte.
Se tracar linha divisoria,Leiria esta em linha reta com Castelo Branco.
No meu ver a TSF esta mal...
Mas agora,se o limite for mais acima,então Castelo Branco é  RRS. Mas se calhar Gardunha ainda é RRN,pois a mesma pertence ao Fundão...
Com jeitinho daria para a Bauer conseguir melhorar M80 em Castelo Branco com emissor nesta cidade e em Leiria.
Ou a TSF colocar emissor em Leiria

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #42 em: Setembro 04, 2023, 06:01:14 pm »
Castelo Branco é RRN, servida pela Gardunha (em boas condições ou não, desconheço).

Leiria já tem emissor da M80, conforme já referido.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #43 em: Setembro 04, 2023, 06:26:26 pm »
Se a divisão for pelo Mondego,Castelo Branco tem de ser Rede Regional do Sul.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #44 em: Setembro 04, 2023, 07:07:17 pm »
Se a divisão for pelo Mondego,Castelo Branco tem de ser Rede Regional do Sul.
A divisão é por distritos.

RRN: Viana, Braga, Vila Real, Bragança, Porto, Aveiro, Viseu, Coimbra, Guarda, Castelo Branco.
RRS: Lisboa, Setúbal, Santarém, Portalegre, Évora, Beja, Faro, e minha convicção, Leiria.
« Última modificação: Setembro 04, 2023, 10:08:06 pm por AG »