A Ana Galvão cumpre, amanhã, a bonita idade de 50 anos e isso foi tema nas 3 da Manhã de hoje.
Como disse no tópico da Antena 3, a Ana Galvão é a minha animadora preferida. Além de me ter tirado do tédio muitas vezes, foi pela sua voz que descobri bandas, filmes e até redes sociais novas.
Hoje, o YouTube lembrou-me que os Empire Of The Sun lançaram um tema novo, algo que já não faziam há uns tempos. Essa banda foi-me apresentada, na altura do «Walking On The Dream», precisamente pela voz da Galvão.
Em 2017, a única coisa que escutava na Rádio Renascença era o espaço Bola Branca. Tinha um preconceito enorme em relação à Emissora Católica Portuguesa, achando-a, de modo muito parvo, para «velhos e beatos» (já evoluí um pouquinho nas minhas concepções de lá para cá).
Ora a transferência da Galvão fez com que passasse a escutar com outros ouvidos a RR, tendo rapidamente migrado o meu consumo das tardes para o seu programa, que era uma mescla de informalismo da 3, com a seriedade da informação e das entrevistas a gente da sociedade civil.
Depois, com as 3 da Manhã, primeiro com a Carla Rocha, depois com a Galrão e, por fim, com a Inês Gonçalves, encontrou-se uma fórmula muito interessante e que fideliza muitos públicos novos àquele espaço.
É certo que o fenómeno Joana Marques é determinante, mas a leveza e empatia da Galvão como pivô das manhãs também é um factor muito importante.
Muito obrigado Galvão e muitos parabéns!