Autor Tópico: Rádio Renascença  (Lida 505246 vezes)

pdnf

• Hero Member
  • Foi a Rádio que fez Abril!
Re: Rádio Renascença
« Responder #4815 em: Setembro 30, 2024, 02:40:25 am »
Algumas notas sobre a RR:

1. Em resposta ao Nelson, eu fui dos que defendi por aqui que o Rosário deveria ter saído do horário das 18h30, ainda antes dessa situação se ter sequer efetivado. Porém, sempre pensei que não sendo a recitação obrigatória ser a essa hora, seria possível ter articulado uma mudança de hora com o Santuário. A verdade é que aquela hora das 18h30, afugentava ouvintes. E a RR deve procurar chamar ouvintes não cristãos. E isso, tem de ser feito com mestria. Nesse aspeto, a irmã RFM com os pensamentos, por vezes bem profundos, num minuto, é capaz de fazer mais pela transmissão da mensagem do Evangelho do que a RR. Algo a corrigir.

2. Tudo o que disseram sobre o Cardeal, infelizmente, parece-me ser verdade. Eu já aqui aflorei uma hipótese que já pessoas bem posicionadas na política me disseram: ele não exclui a hipótese de ser candidato presidencial. Podemos ter um duelo entre um militar e um cardeal, a que se juntem Centeno, Marqies Mendes e Ventura. Há, claramente, uma sede de mediatismo. O Pr. Paulo Franco tem um perfil totalmente distinto, mas não está a conseguir ter a capacidade de fazer as mudanças necessárias, e sabemos que as há.

3. A Susana Madureira Martins ausentou-se esta semana, em que houve Hora da Verdade a dobrar, com Carlos Moedas e José Pedro Aguiar-Branco, gravado em São Bento. A substitui-la, o jovem Tomás Anjinho Chagas, a um excecional nível. Acho que a RR encontrou ali, se o conseguir manter, uma das âncoras na informação. Ouço-o, e faz-me lembrar muito o Miguel Coelho, que é para mim dos melhores editores que temos em rádio.

4. As Três da Manhã e a RR, porque não se cansaram de referi que o programa era às 7 horas na Renascença, tiveram hoje a melhor das promoções na cerimónia dos Globos de Ouro. A prova de que a rádio pode fazer um sucesso tremendo, está ali. A TV raramente faz essa importação, acham sempre que são superiores, exceto quando aparece um fenómeno como este, que nem as manhãs da Comercial, líderes, muito menos o Café da Manhã, conseguem replicar. Mantendo as bases do programa, podiam, isso sim, entrar um bocadinho mais no domínio da informação, colmatando lacunas que a Antena 1 tem, e não sendo tão pesada quanto a TSF e a OBSRVDOR: 30 minutos para o entretenimento, 30 para a parte "mais a sério". Palpita-me, honestamente, que iam rebentar com a concorrência toda à esquerda e à direita, informação e musicais. A RR tem um potencial tremendo de ser a rádio de charneira, a verdadeira generalista, uma oportunidade como não tinha desde os tempos da Olga e do Sala, e que até está a conseguir replicar nas tardes. Quanto mais tempo pode aguentar se não mexer a sério? A RR precisa de uma Direção de Informação com peso na rádio. Acho que não o ver, é ter vistas curtas. E atenção, que do lado da Bauer estão a mexer-se, a começar a entrar em terrenos que são fortíssimos na promoção dos produtos da R/Com. Há o potencial de diferenciar o produto, é uma asneira não o fazer.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

ouvinte

• Hero Member
« Responder #4816 em: Setembro 30, 2024, 10:32:17 am »
Em relação ao sucesso da tripla da manhã: o minuto mais visto dos Globos de Ouro foi o primeiro momento de humor protagonizado por elas. Mais dia menos dia o formato “ Três da Manhã “ salta para a SIC.

SamM

• Hero Member
« Responder #4817 em: Setembro 30, 2024, 03:58:43 pm »
Em relação ao sucesso da tripla da manhã: o minuto mais visto dos Globos de Ouro foi o primeiro momento de humor protagonizado por elas. Mais dia menos dia o formato “ Três da Manhã “ salta para a SIC.

Se isso acontecer, é meio caminho para o programa acabar na rádio e a RR ficará sem a última jóia da coroa. E depois restará acompanhar a morte lenta da marca RR...

estvmkt

• Hero Member
« Responder #4818 em: Setembro 30, 2024, 04:01:25 pm »
Parceria RR e SIC

pdnf

• Hero Member
« Responder #4819 em: Setembro 30, 2024, 04:18:44 pm »

Se isso acontecer, é meio caminho para o programa acabar na rádio e a RR ficará sem a última jóia da coroa. E depois restará acompanhar a morte lenta da marca RR...
Não acho que o programa tenha a mesma dinâmica em TV que na rádio. Muito menos para ser algo diário. O daytime não se coaduna a um programa daquele tipo.
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

tuscano332

• Sr. Member
« Responder #4820 em: Outubro 01, 2024, 11:39:18 pm »
Passei na RR para ouvir um pouco do relato do Sporting na Liga dos Campeões e para meu espanto estava no ar o Hotel California diário, A continuarem assim, qualquer dia fazem um relato do Campeonato por exemplo, mas os ouvintes já estão noutra, com medo que eles não o façam.

tuscano332

• Sr. Member
« Responder #4821 em: Outubro 05, 2024, 12:24:53 pm »
RR a sua rádio de informação, um raio lhes caia quando dizem coisas destas. 5 de Outubro, os habituais discursos da data estavam nas outras rádios informativas, aqui seguiu o Hotel Califórnia como todos os Sábados. Para mim ao nível da informação esta rádio morreu, aliás para mim já ttinha morrido faz tempo.

pdnf

• Hero Member
« Responder #4822 em: Outubro 05, 2024, 11:18:48 pm »
Podemos gostar mais, ou gostar menos, mas neste momento a figura radiofónica do ano para mim é a comediante Joana Marques, por algum razão a Comercial não estreou o novo espaço de humor entre as 8h e as 8h.30.

É verdade. Concordo contigo. Mas a esse respeito, seria como o Globo de Ouro do Humor, poderia chamar-se prémio "Joana Marques", pelo menos desde 2019/2020 em diante.

A esse respeito, deixem-me dar nota do que é a brutal falta de coordenação e rumo estratégico que reina na R/Com. Os Anjos processam a principal figura do grupo, exigindo-lhe uma indeminização de 1 milhão e duzentos mil euros, repito, 1,2M€, por uma piada feita num episódio do ED. Apesar do pedido dos Anjos ser EE, ie, extremamente estravagante e estratosférico, não deixa de ser relevante. Ora, hoje ligo a RFM e ouço alegremente os dois irmãos Rosado a rodarem. Mas... está tudo bem na Buraca? É que, mandasse eu alguma coisa naquele pedaço de terra, eram grupo banido de imediato, pelo menos até desistirem do processo. Há mínimos, e a obrigação da entidade patronal é estar clara e inequivocamente ao lado da sua colaboradora, seja ela a maior estrela da estação, ou a estagiária da redação, ou a Senhora do Bar.
« Última modificação: Outubro 05, 2024, 11:22:45 pm por pdnf »
Rádio é:

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #4823 em: Outubro 06, 2024, 12:22:58 am »
Podemos gostar mais, ou gostar menos, mas neste momento a figura radiofónica do ano para mim é a comediante Joana Marques, por algum razão a Comercial não estreou o novo espaço de humor entre as 8h e as 8h.30.

É verdade. Concordo contigo. Mas a esse respeito, seria como o Globo de Ouro do Humor, poderia chamar-se prémio "Joana Marques", pelo menos desde 2019/2020 em diante.

A esse respeito, deixem-me dar nota do que é a brutal falta de coordenação e rumo estratégico que reina na R/Com. Os Anjos processam a principal figura do grupo, exigindo-lhe uma indeminização de 1 milhão e duzentos mil euros, repito, 1,2M€, por uma piada feita num episódio do ED. Apesar do pedido dos Anjos ser EE, ie, extremamente estravagante e estratosférico, não deixa de ser relevante. Ora, hoje ligo a RFM e ouço alegremente os dois irmãos Rosado a rodarem. Mas... está tudo bem na Buraca? É que, mandasse eu alguma coisa naquele pedaço de terra, eram grupo banido de imediato, pelo menos até desistirem do processo. Há mínimos, e a obrigação da entidade patronal é estar clara e inequivocamente ao lado da sua colaboradora, seja ela a maior estrela da estação, ou a estagiária da redação, ou a Senhora do Bar.

Entidades patronais ao lado dos trabalhadores em Portugal?
A Joana Marques é «apenas» um número que gera muitos números a uma carenciada empresa.

Se a editora e o agenciamento dos Anjos continuarem a pagar à R/Com para estarem nas playlists das suas rádios, no final do dia é isso que conta.
Aliás, o facto de passarem os Anjos até faz com que os irmãos Rosado sejam lembrados, dando aso a se falar do processo e podendo, indirectamente, dar mais audiências ao Extremamente Desagradável.

Por fim, sobre o processo em si, podemos ou não gostar do trabalho e/ou das posições do RAP, mas ele tem toda a razão no discurso que teve nos Globos d'Ouro. Um milhão de euros?
https://youtu.be/X78S-HbCOeU?si=B5Rjr63g0RBv5dAw

Parceria RR e SIC

Isso já aconteceu com o Café da Manhã da RFM (creio que na SIC Radical) e não resultou.
« Última modificação: Outubro 06, 2024, 12:27:15 am por O Bigode do Sala »
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

pdnf

• Hero Member
« Responder #4824 em: Outubro 06, 2024, 01:52:52 am »
Entidades patronais ao lado dos trabalhadores em Portugal?
A Joana Marques é «apenas» um número que gera muitos números a uma carenciada empresa.

Se a editora e o agenciamento dos Anjos continuarem a pagar à R/Com para estarem nas playlists das suas rádios, no final do dia é isso que conta.
Aliás, o facto de passarem os Anjos até faz com que os irmãos Rosado sejam lembrados, dando aso a se falar do processo e podendo, indirectamente, dar mais audiências ao Extremamente Desagradável.

Por fim, sobre o processo em si, podemos ou não gostar do trabalho e/ou das posições do RAP, mas ele tem toda a razão no discurso que teve nos Globos d'Ouro. Um milhão de euros?
https://youtu.be/X78S-HbCOeU?si=B5Rjr63g0RBv5dAw

Parceria RR e SIC

Isso já aconteceu com o Café da Manhã da RFM (creio que na SIC Radical) e não resultou.

Eu ainda tenho a R/Com por uma empresa decente, apesar de algumas coisas que se vai percepcionado por aqui. Se não é, deveria ser, não esquecer que a empresa não mais é que uma face legal da Igreja Católica.

Pois, mas se conta, não deveria contar. Tem de haver mínimos de decência e ética, e continuar a passar esse grupo é tão ridículo quanto o valor que eles estão a pedir. O ED não precisa de mais publicidade. O RAP está coberto de razão da cabeça aos pés.

Parcerias rádio TV não resultam assim tanto quanto se possa pensar.
Rádio é:

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #4825 em: Outubro 06, 2024, 07:53:56 pm »
Hora 19h-20h sem locução devido ao adiamento do Nacional-Benfica, certo?

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #4826 em: Outubro 06, 2024, 08:14:53 pm »

Renato Duarte a dar o topo da hora das 20h em modo gravado, mas apenas para o topo da hora e com péssima qualidade de som, modulação tão baixa que mal se ouviu. Ninguém se deu ao trabalho de subir o volume do take. Nas notícias, tudo ok, embora não mais que 3 minutos.

De repente após o final do noticiário, estúdios de Gaia a entrar de rompante com o volume muito mais alto que noticiário e locução anterior, para acompanhar o jogo entre o Porto e o Braga com uma qualidade de som ordens de magnitude melhor, mas a durar pouco: problemas técnicos dos bons às 20h06 no som do direto do relatador, no estado que se pode contemplar. Vai assim até ao regresso da publicidade na gravação.

https://vocaroo.com/12dOPnlFLQoz

Dar nota de que é enervante uma pessoa querer ouvir rádio e apanhar com um pre-roll de 30 segundos. Eu já ouço uma emissão que tem publicidade. Querem meter, metem em antena se faz favor, e desde já agradecido.

A redução de 96k para 64k deu um bonito resultado, porque para acautelarem essa mudança, acabaram com o Stereo e portanto, agora, só Mono na emissão online da 4ª rádio mais ouvida em Portugal.

Atento

• Hero Member
« Responder #4827 em: Outubro 06, 2024, 08:33:17 pm »

Renato Duarte a dar o topo da hora das 20h em modo gravado, mas apenas para o topo da hora e com péssima qualidade de som, modulação tão baixa que mal se ouviu. Ninguém se deu ao trabalho de subir o volume do take. Nas notícias, tudo ok, embora não mais que 3 minutos.

De repente após o final do noticiário, estúdios de Gaia a entrar de rompante com o volume muito mais alto que noticiário e locução anterior, para acompanhar o jogo entre o Porto e o Braga com uma qualidade de som ordens de magnitude melhor, mas a durar pouco: problemas técnicos dos bons às 20h06 no som do direto do relatador, no estado que se pode contemplar. Vai assim até ao regresso da publicidade na gravação.

Dar nota de que é enervante uma pessoa querer ouvir rádio e apanhar com um pre-roll de 30 segundos. Eu já ouço uma emissão que tem publicidade. Querem meter, metem em antena se faz favor, e desde já agradecido.

A redução de 96k para 64k deu um bonito resultado, porque para acautelarem essa mudança, acabaram com o Stereo e portanto, agora, só Mono na emissão online da 4ª rádio mais ouvida em Portugal.

Noutros tempos a RR não tinha estes problemas.

Creio que as rádios portuguesas e os seus decisores deviam optar por tudo gravado com locução mínima ou mesmo sem essa locução.

Deem lá música a metro todas.

tuscano332

• Sr. Member
« Responder #4828 em: Outubro 06, 2024, 08:41:37 pm »

Noutros tempos a RR não tinha estes problemas.

Creio que as rádios portuguesas e os seus decisores deviam optar por tudo gravado com locução mínima ou mesmo sem essa locução.

Deem lá música a metro todas.
Aposto que estas rádios irão manter o programa da manhã 7h-10h e o programa da tarde 16h-20h, ou 17h-20h, porque estes horário ainda compensam bastante financeiramente e os ouvintes querem e gostam de alguma interecção com o locutor, ou locutores, o resto irá a mínimos, até se calhar gravado, excepto quando apoiarem algum evento ou festival.

pdnf

• Hero Member
« Responder #4829 em: Outubro 07, 2024, 12:49:48 am »

Já não ouvia um noticiário da RR há umas largas semanas, por acaso ouvi esse. 3 minutos é manifestamente pouco, esse é o ponto mais relevante, e também reparei no pormenor do Renato que parecia que estava a abrir a hora das 20H, tal e qual eu quando atendo o telefone às 08H e me estou a levantar da cama naquele instante.

Ora escutem:
https://voca.ro/1mb1xNXHpUlj

Quanto aos áudios no topo de hora, é notória a diferença das 20H, Renato Duarte e 19H, Paulo Soares, para as 17H, com a Miriam Gonçalves, que esteve em direto desde as 12H, mas também para o jornalista. Provavelmente, e não sabendo se existiu locução durante a hora, graças ao nevoeiro na Choupana, devem ter montado no Audacity ou outro da vida uma entrada do Renato, outra do Paulo Soares, por isso saiu assim baixo. Ou, enviaram os áudios, em SOS a partir de casa, micro de telefone. Deveria ficar alguém de turno, à chamada, para estas situações.
Rádio é: