Autor Tópico: TDT em Portugal  (Lida 45102 vezes)

ruicleto

• Hero Member
Re: TDT em Portugal
« Responder #60 em: Fevereiro 12, 2024, 03:55:36 pm »
A MEO tem a Eurosport, um Travel XP e um MCS TV...

Ou seja, fora a Eurosport, não há conteúdos relevantes...

A própria UEFA decidiu recuar na emissão do Europeu em 4K, foi inédito mesmo, nunca tinha visto um recuo.

A verdade é que se formos ver a vantagem que o 4K traz... é pouca. Relativamente pouca para os painéis que estão em causa. Se tivesse que colocar uma percentagem, é tipo mais 10-20%. Ok, percebe-se, mas não é o fim do mundo não ter e definitivamente só certos conteúdos premium justificam. Arrisco-me a dizer que certo full HD com menos compressão pode ser quase equiparável.

O que vai agora acontecer em breve em Espanha também começará nos operadores portugueses: com o advento da Digi, vão acabar com as emissões quase todas em SD. Neste momento não há mais canais muito por conta dos simultâneos. Em 2024, já não faz sentido eles existirem, mais vale a box fazer downscaling porque já há potência para isso.
:)

ruicleto

• Hero Member
« Responder #61 em: Março 07, 2024, 06:58:41 pm »
Para quem estiver próximo de Espanha, os canais possíveis de sintonizar (TV e rádio) na TDT dos nossos vizinhos: https://www.antenadigital.es/tdt/index.php

Luisf662

• Sr. Member
« Responder #62 em: Março 07, 2024, 08:50:11 pm »
Para quem estiver próximo de Espanha, os canais possíveis de sintonizar (TV e rádio) na TDT dos nossos vizinhos: https://www.antenadigital.es/tdt/index.php
Por vezes consegue se apanhar aqui por Lisboa no verão quando a propagação abre mais.

Enviado do meu Redmi 7 através do Tapatalk

Yagi

• Full Member
« Responder #63 em: Dezembro 11, 2025, 09:02:51 am »
Não tenho dados, mas até que ponto é relevante a TDT em Portugal, considerando que os operadores praticamente oferecem a TV nos pacotes de internet e telefone? Fiz uma renovação recentemente para um familiar meu já idoso, que apenas vê os canais do grupo RTP, portanto, poderia safar-se perfeitamente só com a TDT e considerando que nos pacotes sem TV não há descontos comerciais, conseguia poupar a módica quantia de 0.79€/mês ao retirar a TV.
Terem adjudicado a TDT a um operador com interesses no negócio da televisão por cabo foi uma tremenda asneira, daquelas que só se fazem neste país, e que violam grosseiramente os princípios da concorrência. Enfim...

Eles não ofereceram a TV, eles inflacionaram o preço dos pacotes sem TV para levar as pessoas a subscrever os pacotes com TV.

Pior, agora nos três principais operadores já não é possível subscrever pacotes Internet sem TV num claro atropelo aos direitos do consumidor e das regras da concorrência. O objetivo é obrigar todos a terem TV por subscrição para ser mais fácil acabar com a TDT.

Isto é feito com a conivência dos reguladores e já foi denunciado:
https://tdt-portugal.blogspot.com/2025/11/chamem-policia.html
« Última modificação: Dezembro 11, 2025, 09:05:21 am por Yagi »

ruicleto

• Hero Member
« Responder #64 em: Dezembro 11, 2025, 11:28:54 am »
Não tenho dados, mas até que ponto é relevante a TDT em Portugal, considerando que os operadores praticamente oferecem a TV nos pacotes de internet e telefone? Fiz uma renovação recentemente para um familiar meu já idoso, que apenas vê os canais do grupo RTP, portanto, poderia safar-se perfeitamente só com a TDT e considerando que nos pacotes sem TV não há descontos comerciais, conseguia poupar a módica quantia de 0.79€/mês ao retirar a TV.
Terem adjudicado a TDT a um operador com interesses no negócio da televisão por cabo foi uma tremenda asneira, daquelas que só se fazem neste país, e que violam grosseiramente os princípios da concorrência. Enfim...

Eles não ofereceram a TV, eles inflacionaram o preço dos pacotes sem TV para levar as pessoas a subscrever os pacotes com TV.

Pior, agora nos três principais operadores já não é possível subscrever pacotes Internet sem TV num claro atropelo aos direitos do consumidor e das regras da concorrência. O objetivo é obrigar todos a terem TV por subscrição para ser mais fácil acabar com a TDT.

Peço desculpa por ainda não ter acedido a todas as ligações que estão neste artigo no blogue. O que pergunto é se a Defesa do Consumidor (DECO) está também ciente deste assunto?

Yagi

• Full Member
« Responder #65 em: Dezembro 11, 2025, 08:14:18 pm »

Peço desculpa por ainda não ter acedido a todas as ligações que estão neste artigo no blogue.

Recomendo a leitura porque o post que referi é apenas um resumo.

O que pergunto é se a Defesa do Consumidor (DECO) está também ciente deste assunto?

A DECO no meu entender portou-se muito mal relativamente à TDT. Assinou protocolos com a ANACOM e a PT pela qual foi remunerada e durante o período de migração para a TDT foi cúmplice na trapalhada. Durante todo esse período o blogue TDT em Portugal alertava para o que se estava a passar mal e a DECO ficava em silencio. Foi assim com as STB's (recetores TDT), divulgação da TDT e com os testes piloto. Terminada a migração então "virou-se" contra a ANACOM. Em 17 anos creio que os dedos de uma mão sobram para contar as "intervenções" que a DECO teve no processo da TDT.

Não sou associado da DECO nem pretendo ser porque (entre outros motivos) não aprecio o marketing agressivo que utilizam. Talvez algum leitor seja associado e possa perguntar-lhes como ficou o processo que colocaram à ANACOM em 2013 em que pediam 42 milhões e do qual nunca mais nada se soube. Qual foi a resolução? Desistiram? Chegaram a acordo com a ANACOM? Se chegaram a acordo podem divulgar os termos desse acordo? ;)
« Última modificação: Dezembro 11, 2025, 08:22:24 pm por Yagi »

pdnf

• Hero Member
« Responder #66 em: Dezembro 21, 2025, 01:24:33 am »
Com a estrutura de mercado que tens em Portugal, é oferta, porque eles mesmo que sejam obrigados a ter oferta sem TV, a mesma vai ser a um preço ligeirissimamente inferior ao do com TV. O nosso país ser tão pequeno, e tão distante do centro da Europa favorece imenso estes oligopólios, e só não são piores, porque, apesar de tudo, temos uma AdC que muito faz, apesar da Justiça com a sua lentidão lhe cortar imenso as pernas, e dos lobistas profissionais que populam em redor do poder legislativo.

E não é só nas telecomunicações. Veja-se no retalho alimentar, onde a Mercadona, depois de conquistar uma quota raozável, já pratica até preços mais caros que o Continente ou o Pingo Doce, ou a Petroprix e a Plenergy, que ao fim de uns 2/3 meses, já estão a praticar os mesmos preços do vizinho do lado, depois de habituarem as pessoas a atestar lá. Com a Digi, vai um palpite, vai acontecer exatamente o mesmo.

Como estamos num fórum de rádio, só me admira que estas se queiram meter nas mãos de sujeitos com este nível reputacional, quando falam que o futuro é somente o digital, distribuído por plataformas, ignorando que a distribuição hertziana é absolutamente essencial para terem controlo sobre o seu produto. Tenho para mim que estas palas são uma das grandes razões para o atraso do DAB+, dinheiro não será bem o problema.
« Última modificação: Dezembro 21, 2025, 01:27:59 am por pdnf »
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

pdnf

• Hero Member
« Responder #67 em: Dezembro 21, 2025, 01:38:39 am »

Não sou associado da DECO nem pretendo ser porque (entre outros motivos) não aprecio o marketing agressivo que utilizam. Talvez algum leitor seja associado e possa perguntar-lhes como ficou o processo que colocaram à ANACOM em 2013 em que pediam 42 milhões e do qual nunca mais nada se soube. Qual foi a resolução? Desistiram? Chegaram a acordo com a ANACOM? Se chegaram a acordo podem divulgar os termos desse acordo? ;)
A DECO é a associação sem fins lucrativos que mais escancaradamente demonstra que isso é só para inglês ver, que o vil metal é o mais precioso dos bens. Recordo-me de, era eu miúdo, os meus pais comprarem um serviço de loiça numa conceituada marca portuguesa que, quando o abriram, ao chegar a casa, vinha com a maioria das peças esbotenadas, além de que os pratos eram inclinados como a torre de Pisa, dois ou três ainda resistem 25 anos depois. Tendo a loja recusado a trocar, por entender que as condições do produto eram normais, podia acontecer defeitos em alguns conjuntos, recorreram à Deco. Na altura, deram-lhes nota que a assistência jurídica ligaria nos dias seguintes. Após variadas insistências, o advogado que ofereceram, ainda hoje estão sentados à espera que apareçam. Já andava eu no Secundário, uns quase 10 anos depois, enviaram um questionário para preencher sobre a solução encontrada para aquele litigio... Pior que a Segurança Social, em termos de capacidade e tempo de resposta.

Melhor que a Deco, hoje em dia, são os juízos do consumo, que funcionam muitíssimo bem.
« Última modificação: Dezembro 21, 2025, 12:30:23 pm por AG »
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

ruicleto

• Hero Member
« Responder #68 em: Janeiro 10, 2026, 04:41:24 pm »
Relatório divulgado pela ANACOM relativo a 2025, disponível na seguinte ligação:
https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1824805

Conclusão (minha): a miséria do costume... somos um país de chicos-espertos e sem iniciativas de melhoria da qualidade de vida para o cidadão, indo sempre a "reboque" - quando o conseguimos ligar -  dos outros países europeus!

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #69 em: Janeiro 10, 2026, 04:59:20 pm »
Pensava que já fosse muito menor a percentagem, sinceramente.
Vamos esperar que com a Digi e low-cost o número de utilizadores da  TDT por não serem obrigados a pagar por TV pelo menos estabilize nestes 6%.

A grande responsável por este belo estado da TDT até parece estar em crise ao remover vários canais da sua grelha, ao contrário da concorrência que conta com menos clientes.

Enviado do meu 21091116UG através do Tapatalk

ruicleto

• Hero Member
« Responder #70 em: Janeiro 10, 2026, 05:19:29 pm »
Vamos esperar que com a Digi e low-cost o número de utilizadores da  TDT por não serem obrigados a pagar por TV pelo menos estabilize nestes 6%.

A grande responsável por este belo estado da TDT até parece estar em crise ao remover vários canais da sua grelha, ao contrário da concorrência que conta com menos clientes.

O transporte e difusão do sinal TDT deveria ter sido feito por uma empresa diferente das atuais operadoras de TV por cabo! andamos sempre a inventar apoios aos grupos que os não deveriam ter.

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #71 em: Janeiro 13, 2026, 11:37:00 am »

O transporte e difusão do sinal TDT deveria ter sido feito por uma empresa diferente das atuais operadoras de TV por cabo! andamos sempre a inventar apoios aos grupos que os não deveriam ter.

A rede devia estar nacionalizada.

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #72 em: Janeiro 13, 2026, 12:40:20 pm »

Tal como muitas outras redes estratégicas neste país: energia, comunicações, etc..

Mas, como somos muito modernaços...

ruicleto

• Hero Member
« Responder #73 em: Janeiro 13, 2026, 03:42:22 pm »

Tal como muitas outras redes estratégicas neste país: energia, comunicações, etc..

Não digo nacionalizada, digo apenas que deveria haver um operador próprio com regras bem definidas. "Com um diabo", não existirão empresas nesta europa que quisessem concorrer? a CELLNEX PORTUGAL seria um exemplo, por exemplo (aqui deixando, muito claramente, a informação de que nada tenho com esta empresa).

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #74 em: Janeiro 13, 2026, 05:41:37 pm »

Não digo nacionalizada, digo apenas que deveria haver um operador próprio com regras bem definidas. "Com um diabo", não existirão empresas nesta europa que quisessem concorrer? a CELLNEX PORTUGAL seria um exemplo, por exemplo (aqui deixando, muito claramente, a informação de que nada tenho com esta empresa).

Não seria má ideia, mas (para já) a Cellnex só dispõe de estruturas mais "curtas" que se destinam a servir o serviço móvel terrestre, assim como a Vantage Towers. Os emissores principais, normalmente no topo de serras, são propriedade da MEO; pelo que teria de se dar algumas voltas para termos uma rede de TDT decente.