Autor Tópico: Antena 2  (Lida 151607 vezes)

tuscano332

• Hero Member
Re: Antena 2
« Responder #825 em: Janeiro 09, 2026, 03:12:29 pm »
Entretanto não contente com 3 programas que já faz, o Nuno Galopim, fez mais uns especiais para a Antena 2:
Musica a 2 - Brasil Século XX,  que foi emitido às 6h da manhã de Sexta 9 de Janeiro e que não ouvi:  https://www.rtp.pt/programa/radio/p8213/e20260109

Este outro, que vai para o ar Sábado 10 de Janeiro pelas 15h, que vem na senda do especial dedicado ao filme Couraçado Potemkine: https://www.rtp.pt/programa/radio/p8213/e20260109

E ainda este, que vai para o ar no Domingo 11 de Janeiro pelas 16h, dedicado ao Compositor Americano Morton Feldman, que faria se fosse vivo, 100 anos este ano de 2026:  https://www.rtp.pt/programa/radio/p2124/e20260111

Será ainda transmitido dia 10 de Janeiro pelo meio-dia, um especial dedicado ao Pintor Júlio Pomar, que se fosse vivo, faria este ano de 2026 100 anos, especial esse a cargo da Isabel Moreira: https://www.rtp.pt/programa/radio/p2124/e20260110

Destes todos, apenas o dedicado ao Compositor Morton Feldman, já pode ser ouvido no RTP play: https://www.rtp.pt/play/p396/e901016/especial

« Última modificação: Janeiro 09, 2026, 03:18:41 pm por tuscano332 »

pdnf

• Hero Member
« Responder #826 em: Janeiro 09, 2026, 03:26:15 pm »
Rosalia na Antena 2, os puristas desta rádio poderão não gostar, eu cá estou a gostar bastante.
Em playlist? Ou num programa de autor?
Eu gosto imenso dela, aliás, ando a tentar ver se consigo arranjar um bilhete para o concerto, mas... para a Antena 2? Não sei...
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

tuscano332

• Hero Member
« Responder #827 em: Janeiro 09, 2026, 03:33:29 pm »
Rosalia na Antena 2, os puristas desta rádio poderão não gostar, eu cá estou a gostar bastante.
Eu gosto imenso dela, aliás, ando a tentar ver se consigo arranjar um bilhete para o concerto, mas... para a Antena 2? Não sei...
No novo programa mensal Porta dos Mundos, que é apresentado pela Isilda Sanches, mas a autoria é do Gonçalo Frota, que foi todo preenchido com flamenco e alguns boleros(como já disse aqui, só ouvi os primeiros 30m, tive de ir espreitar o novo do Galopim na Antena 1). Se não estou em erro passaram umas 3 ou 4 músicas dela, ou com ela sendo duas do novo álbum, mas as outras não: https://www.rtp.pt/programa/radio/p8215

tuscano332

• Hero Member
« Responder #828 em: Janeiro 09, 2026, 03:37:14 pm »
Segundo a programação que está no site, o Programa Á Volta do Groove, que a Isilda tinha na Antena 1, parece que terminou, pois Sábado dia 10 de Janeiro, está lá Paulo Rocha a partir das 19h até às 23h.

tuscano332

• Hero Member
« Responder #829 em: Janeiro 09, 2026, 03:45:39 pm »
No novo programa mensal Porta dos Mundos, que é apresentado pela Isilda Sanches, mas a autoria é do Gonçalo Frota, que foi todo preenchido com flamenco e alguns boleros(como já disse aqui, só ouvi os primeiros 30m, tive de ir espreitar o novo do Galopim na Antena 1). Se não estou em erro passaram umas 3 ou 4 músicas dela, ou com ela sendo duas do novo álbum, mas as outras não: https://www.rtp.pt/programa/radio/p8215
Teve justificação a Rosalia, porque se quis falar da modernização que o Flamenco está a ter nos últimos tempos e um programa de Flamenco não ficaria mal numa Antena 2(apenas existe um aos Sábados ao Meio dia na Rádio Amália). Por sistema na playlist diária sim, que acharia muito estranho ouvi-la aqui e diria que não era adequado, mas assim num programa deste tipo, mais de autor, não vejo mal nenhum.

pdnf

• Hero Member
« Responder #830 em: Janeiro 09, 2026, 08:22:31 pm »
Ah, ok, pela hora a que postou pensei que tivesse sido em playlist... Vou ouvir.  ;)
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

tuscano332

• Hero Member
« Responder #831 em: Janeiro 09, 2026, 09:59:11 pm »
Segundo a programação que está no site, o Programa Á Volta do Groove, que a Isilda tinha na Antena 1, parece que terminou, pois Sábado dia 10 de Janeiro, está lá Paulo Rocha a partir das 19h até às 23h.
Também é verdade que há a Final da Taça da Liga e tempos de Antena para as eleições, talvez seja por isso que não há programa.

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #832 em: Janeiro 09, 2026, 11:07:54 pm »
Também é verdade que há a Final da Taça da Liga e tempos de Antena para as eleições, talvez seja por isso que não há programa.

Creio que terminou, a julgar por aquilo que a Isilda Sanches disse na última emissão de 2025; afirmou que se fechava um ciclo após, creio que, três anos de emissão do programa.

tuscano332

• Hero Member
« Responder #833 em: Janeiro 10, 2026, 12:11:58 am »

Creio que terminou, a julgar por aquilo que a Isilda Sanches disse na última emissão de 2025; afirmou que se fechava um ciclo após, creio que, três anos de emissão do programa.

Também agora tem mais um programa semanal e outro mensal, ainda que este último não seja de sua autoria.

ruicleto

• Hero Member
« Responder #834 em: Janeiro 12, 2026, 04:37:22 pm »
Proposta de melhoria no sítio na internet da Antena 2: colocar imagens dos animadores(as)/locutores(as) dos programas em emissão não apenas o nome.

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #835 em: Janeiro 12, 2026, 04:55:27 pm »
Como apreciador de música ambiental, venho dar os parabéns à direcção da Antena 2 (na pessoa do Nuno Galopim) e à Isilda Sanches (autora do programa) pela ideia de darem (mais) espaço em antena a este estilo musical através do novo e excelente "Gravidade Zero".

Para além do espaço que já ocupava na emissão da Antena 2 há largos anos, através do "Argonauta", este novo programa vem dar mais alguns minutos semanais de escuta à "ambient music", género cada vez mais procurado, especialmente por quem aprecia e pratica yoga e/ou meditação.

Só um pequeno reparo: a Isilda poderia apresentar as obras apenas no início e no final de cada emissão e não como o faz, entre os temas; é que quebra um pouco o "ambiente" para quem escute o programa com "ouvidos de ouvir", se é que me faço entender...

tuscano332

• Hero Member
« Responder #836 em: Janeiro 12, 2026, 09:49:54 pm »
Como apreciador de música ambiental, venho dar os parabéns à direcção da Antena 2 (na pessoa do Nuno Galopim) e à Isilda Sanches (autora do programa) pela ideia de darem (mais) espaço em antena a este estilo musical através do novo e excelente "Gravidade Zero".

Para além do espaço que já ocupava na emissão da Antena 2 há largos anos, através do "Argonauta", este novo programa vem dar mais alguns minutos semanais de escuta à "ambient music", género cada vez mais procurado, especialmente por quem aprecia e pratica yoga e/ou meditação.

Só um pequeno reparo: a Isilda poderia apresentar as obras apenas no início e no final de cada emissão e não como o faz, entre os temas; é que quebra um pouco o "ambiente" para quem escute o programa com "ouvidos de ouvir", se é que me faço entender...
O programa Frequências Paralelas, também vai muito por este estilo musical, portanto são 3 programas,  ainda que o Argonauta, nem sempre vá por aqui.

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #837 em: Janeiro 12, 2026, 10:30:59 pm »

O programa Frequências Paralelas, também vai muito por este estilo musical, portanto são 3 programas,  ainda que o Argonauta, nem sempre vá por aqui.

Exactamente, o "Argonauta" foca-se muito mais na música electrónica, mas dá sempre especial destaque á música ambiental, com os pequenos textos que o Jorge Carnaxide vai lendo pelo meio de forma magistral.

Viaja, também, diversas vezes pelo universo medieval, clássico e, até, tradicional (celta, escandinavo, etc.).

Chamo a atenção para o facto de ele, com alguma frequência, passar composições da autoria de Brian Eno que, para além de ser um nome determinante na história da pop, é, também, considerado por muitos como o "pai" da "ambient music".

tuscano332

• Hero Member
« Responder #838 em: Janeiro 13, 2026, 10:49:49 am »

Exactamente, o "Argonauta" foca-se muito mais na música electrónica, mas dá sempre especial destaque á música ambiental, com os pequenos textos que o Jorge Carnaxide vai lendo pelo meio de forma magistral.

Viaja, também, diversas vezes pelo universo medieval, clássico e, até, tradicional (celta, escandinavo, etc.).

Chamo a atenção para o facto de ele, com alguma frequência, passar composições da autoria de Brian Eno que, para além de ser um nome determinante na história da pop, é, também, considerado por muitos como o "pai" da "ambient music".
O Argonauta é um excelente programa, veja que o Nuno Galopim mexeu e alterou muita coisa, mas não acabou nem mexeu no Argonauta(nem com o Café Plaza, nem com ao Sabor da Corrente), não o reduziu, nem o mudou de horário, como fez por exemplo com o Bolha Gular, ou o Reflector, que passaram a ter só 1h e mudaram de dia, ou o Notas à Margem que mantem o dia, mas mudou de horário, ou Banda Sonora, que passou a ser quinzenal Sextas à noite, ou ainda outros que acabaram.

Por falar em Bolha Gular, alguém me consegue explicar este programa, é que já o ouvi algumas vezes e confesso que não consigo entender bem a coisa?
« Última modificação: Janeiro 13, 2026, 10:54:20 am por tuscano332 »

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #839 em: Janeiro 13, 2026, 11:19:35 am »
O Argonauta é, há muitos anos, o meu programa preferido da 2.