Autor Tópico: Rádio em Espanha  (Lida 129845 vezes)

Radiofilo

• Hero Member
Re: Rádio em Espanha
« Responder #585 em: Setembro 26, 2025, 11:51:13 am »
Quando temos os dirigentes políticos que temos, calculistas ao máximo e sempre protegendo os grandes grupos económicos em detrimento do bem estar das populações e do serviço público de excelência, está tudo dito...

Certamente, ainda se lembram do problema enorme que foi colocar mais dois canais do serviço público de televisão (RTP 3 e RTP Memória) na rede TDT portuguesa. Os obstáculos que SIC e TVI levantaram...

Luís Gonçalves

• Hero Member
« Responder #586 em: Setembro 26, 2025, 01:10:50 pm »
Não é atoa que no sotavento algarvio é raro ver um mastro sem duas antenas, uma virada para o cerro de S. Miguel e outra para Espanha (Ayamonte ou Gibraleon), ou até a há casos de 3 antenas, a terceira virada para o mar (Marrocos) que na maior parte do ano tem recepção.
Luís Gonçalves

Luisf662

• Sr. Member
« Responder #587 em: Setembro 26, 2025, 03:49:49 pm »
A TDT aqui em Portugal nunca irá acabar. A união europeia obrigou todos os países a passar da tv analógica para digital da mesma forma iria obrigar a que Portugal teria de assegurar um serviço de TDT em sinal aberto.

Enviado do meu Redmi 7 através do Tapatalk

ruicleto

• Hero Member
« Responder #588 em: Setembro 26, 2025, 04:02:22 pm »
Quando temos os dirigentes políticos que temos, calculistas ao máximo e sempre protegendo os grandes grupos económicos em detrimento do bem estar das populações e do serviço público de excelência, está tudo dito...

Certamente, ainda se lembram do problema enorme que foi colocar mais dois canais do serviço público de televisão (RTP 3 e RTP Memória) na rede TDT portuguesa. Os obstáculos que SIC e TVI levantaram...

Mesmo assim o MUX não está todo ocupado. Sempre faltou o tal canal HD (que foi sempre fantasma).

ruicleto

• Hero Member
« Responder #589 em: Setembro 26, 2025, 04:04:01 pm »
Não é atoa que no sotavento algarvio é raro ver um mastro sem duas antenas, uma virada para o cerro de S. Miguel e outra para Espanha (Ayamonte ou Gibraleon), ou até a há casos de 3 antenas, a terceira virada para o mar (Marrocos) que na maior parte do ano tem recepção.

Pena em Viseu ou Manteigas não ter essa sorte de apontar antenas para Espanha...
Nem a rádio digital em DAB+ chega à fronteira... que pouca sorte!

tuscano332

• Hero Member
« Responder #590 em: Setembro 28, 2025, 01:23:20 am »
Um bom ponto de situação no que respeita à rádio pública dos nossos vizinhos, disponível na ligação abaixo indicada.
Por cá, este assunto seria importante que fosse questionado e desenvolvido, junto da RTP, pela nossa provedora do ouvinte...

https://www.gorkazumeta.com/2025/09/el-compromiso-de-la-radio-publica-con.html

Exemplo de países (que eu tenho referido nas consultas públicas) onde as estações públicas (rádio e TV) colocam o interesse dos seus ouvintes e telespectadores em primeiro lugar. Por cá tivemos o desastre da TDT e agora com novo contrato de serviço público temo que haverá muita pressão para não aumentar a oferta de programas.

https://tdtportugal.wordpress.com/wp-content/uploads/2025/02/consulta-contrato-concessao-do-servico-publico-de-radio-e-televisao-cspm-rtp-blogue-tdt-portugal-web.pdf
De uma conversa que tive com o Pedro Duarte, quase há um ano, a ideia que me foi transmitida é que a TDT seria para acabar, e que o Governo iria oferecer a TV por subscrição a quem não a tinha e a quem a tivesse atualmente e viesse a enfrentar dificuldades económicas. A PT estava a criar constrangimentos na libertação da rede, para novo contrato, caso não vencesse, e não aceitava negociar uma vírgula ao atual. A PT é a detentora da infraestrutura, em lugar de ser apenas o operador da mesma.

Sim, é sabido que o governo pretende acabar com a TDT, essa intenção foi amplamente divulgada. Acreditem que a fibra não chega a muitos locais e nunca vai chegar porque não é viável. A TDT é paga pelas televisões que ainda lá estão, enquanto que "oferecer" TV por subscrição a quem não a tem terá custos para o Estado (tudo é pago com os nosso impostos). Para além do custo da TVS, o fim da TDT terá outras implicações e complicações.

Esta situação era previsível e evitável se os políticos não cedessem aos interesses dos donos das TV's e das telecoms. Ainda em Julho referi numa consulta da Anacom o facto de só em Portugal estarmos com este problema fabricado quando em Espanha a TDT é o principal meio de acesso à televisão, já estão quase todos os canais em HD, a TV pública está em UHD e a TDT foi declarada de interesse estratégico para o país. Quando os políticos colocam os interesses privados à frente do interesse público o resultado é este.

No estado miserável de TDT em que nos encontramos (para além de muitos outros), mais vale que os vizinhos espanhóis difundam a sua TDT em Portugal, assim sempre ganham mais uns milhões de telespetadores  ;)
pessoalmente, não me importava nada de receber os inúmeros canais que são disponibilizados com grande qualidade de imagem, inclusivamente em ultra alta definição.
Assinava já.
Podia ser que as pseudo-televisões deste país aprendessem a lição, do que é fazer serviço público real
Por exemplo uma pessoa assiste ao talk show La Revuelta, ou ao Late Xou ambos da TVE e tem vergonha de apresentar para a troca o 5 Para a Meia a Noite.
Que programa poderíamos dar para a troca com o excelente da Cadena Ser El Faro, nenhum, porque em Portugal entre as 00h e 5h da manhã, não temos programas a sério feitos em directo, é tudo gravado, ou repetido, ou playlist´s romanticas até às 2h da manhã em algumas delas.
« Última modificação: Setembro 28, 2025, 01:27:54 am por tuscano332 »

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #591 em: Setembro 28, 2025, 01:51:24 am »
Um bom ponto de situação no que respeita à rádio pública dos nossos vizinhos, disponível na ligação abaixo indicada.
Por cá, este assunto seria importante que fosse questionado e desenvolvido, junto da RTP, pela nossa provedora do ouvinte...

https://www.gorkazumeta.com/2025/09/el-compromiso-de-la-radio-publica-con.html

Exemplo de países (que eu tenho referido nas consultas públicas) onde as estações públicas (rádio e TV) colocam o interesse dos seus ouvintes e telespectadores em primeiro lugar. Por cá tivemos o desastre da TDT e agora com novo contrato de serviço público temo que haverá muita pressão para não aumentar a oferta de programas.

https://tdtportugal.wordpress.com/wp-content/uploads/2025/02/consulta-contrato-concessao-do-servico-publico-de-radio-e-televisao-cspm-rtp-blogue-tdt-portugal-web.pdf
De uma conversa que tive com o Pedro Duarte, quase há um ano, a ideia que me foi transmitida é que a TDT seria para acabar, e que o Governo iria oferecer a TV por subscrição a quem não a tinha e a quem a tivesse atualmente e viesse a enfrentar dificuldades económicas. A PT estava a criar constrangimentos na libertação da rede, para novo contrato, caso não vencesse, e não aceitava negociar uma vírgula ao atual. A PT é a detentora da infraestrutura, em lugar de ser apenas o operador da mesma.

Sim, é sabido que o governo pretende acabar com a TDT, essa intenção foi amplamente divulgada. Acreditem que a fibra não chega a muitos locais e nunca vai chegar porque não é viável. A TDT é paga pelas televisões que ainda lá estão, enquanto que "oferecer" TV por subscrição a quem não a tem terá custos para o Estado (tudo é pago com os nosso impostos). Para além do custo da TVS, o fim da TDT terá outras implicações e complicações.

Esta situação era previsível e evitável se os políticos não cedessem aos interesses dos donos das TV's e das telecoms. Ainda em Julho referi numa consulta da Anacom o facto de só em Portugal estarmos com este problema fabricado quando em Espanha a TDT é o principal meio de acesso à televisão, já estão quase todos os canais em HD, a TV pública está em UHD e a TDT foi declarada de interesse estratégico para o país. Quando os políticos colocam os interesses privados à frente do interesse público o resultado é este.

No estado miserável de TDT em que nos encontramos (para além de muitos outros), mais vale que os vizinhos espanhóis difundam a sua TDT em Portugal, assim sempre ganham mais uns milhões de telespetadores  ;)
pessoalmente, não me importava nada de receber os inúmeros canais que são disponibilizados com grande qualidade de imagem, inclusivamente em ultra alta definição.
Assinava já.
Podia ser que as pseudo-televisões deste país aprendessem a lição, do que é fazer serviço público real
Que programa poderíamos dar para a troca com o excelente da Cadena Ser El Faro, nenhum, porque em Portugal entre as 00h e 5h da manhã, não temos programas a sério feitos em directo, é tudo gravado, ou repetido, ou playlist´s romanticas até às 2h da manhã em algumas delas.
[/quote

Exactamente!

Mas, em Portugal temos quem ache que enlatados e não rádio em directo madrugada fora é que é bom, pois não há audiência suficiente em período nocturno. Enfim!

Quem defende isso havia de ter ouvido a rádio portuguesa dos anos 70 (antes e após a revolução, sobretudo RCP e RR), anos 80, 90, 2000 e os programas então feitos nas madrugadas em directo e com ouvintes a entrar no ar (eu próprio cheguei a entrar, em meados de 98/99, na RR); programas esses feitos em tempos, sobretudo, de "vacas magras", mas em que sobrava muita arte e engenho para os fazer.

Agora, honra seja feita ao José Candeias, que continua a ser o "último moicano" das madrugadas hertzianas nacionais, porque o resto são só playlists e repetições infindáveis.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #592 em: Setembro 28, 2025, 12:15:00 pm »
Sei que na Cadena SER poderiam ir pelo caminho fácil quando terminou o longevo Hablar por Hablar conhecido por muitos como o "programa das lamúrias" extremamente pesado, o que também poderia perfeitamente acontecer cá, mas seguiram bem em frente com o El Faro.
Aqui é rídiculo quando muitas vezes temos um painel de música a metro em direto na Antena 1 e até há bem pouco tempo na TSF.
« Última modificação: Setembro 28, 2025, 12:16:43 pm por radiokilledtheMTVstar »

pdnf

• Hero Member
« Responder #593 em: Setembro 28, 2025, 08:41:46 pm »
Sei que na Cadena SER poderiam ir pelo caminho fácil quando terminou o longevo Hablar por Hablar conhecido por muitos como o "programa das lamúrias" extremamente pesado, o que também poderia perfeitamente acontecer cá, mas seguiram bem em frente com o El Faro.
Aqui é rídiculo quando muitas vezes temos um painel de música a metro em direto na Antena 1 e até há bem pouco tempo na TSF.

Na Antena 1 já são gravadas as madrugadas. Quando sai o Jorge Afonso às 0h já só entra às 5h o José Candeias.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

tuscano332

• Hero Member
« Responder #594 em: Setembro 29, 2025, 12:46:50 am »

Na Antena 1 já são gravadas as madrugadas. Quando sai o Jorge Afonso às 0h já só entra às 5h o José Candeias.
Entre as 00h e as 2h, com excepção do Geometria Variável, que é uma repetição da manhã de Sexta, todos os programas da Antena 1 são novos, o problema é que não são emitidos em directo, são gravações. Na madrugada  entre a 2h e a chegada do Zé Candeias às 5h em directo só se ouve o noticiário e é mesmo porque tem de ser. No fim-de-semana pós 2h da madrugada, é uma sucessão de repetições até às 7h no Domingo, já no Sábado é até as 9h, devido às repetições do programa do Zé Candeias, ou seja mais uma vez só o noticiário é em directo.
« Última modificação: Setembro 29, 2025, 12:55:39 am por tuscano332 »

ruicleto

• Hero Member
« Responder #595 em: Outubro 03, 2025, 10:10:11 am »
Haja quem faça as coisas acontecer...
"RNE liderará la implantación de la DAB+ en España", notícia disponível em:
https://www.gorkazumeta.com/2025/10/rne-liderara-la-implantacion-de-la-dab.html?sc=1759482482375#c337635392894337837

tuscano332

• Hero Member
« Responder #596 em: Outubro 03, 2025, 10:36:15 am »
Desde Segunda 29 de Setembro que a rádio clássica tem uma grelha de programação nova: https://www.rtve.es/television/20250929/nueva-temporada-2025-2026-radio-clasica-60-anos-mucho-mas-musica/16749521.shtml

tuscano332

• Hero Member
« Responder #597 em: Outubro 03, 2025, 10:59:31 am »
Desde Segunda 29 de Setembro que a rádio clássica tem uma grelha de programação nova: https://www.rtve.es/television/20250929/nueva-temporada-2025-2026-radio-clasica-60-anos-mucho-mas-musica/16749521.shtml
Depois de ver a lista de programas e sem ter ouvido nenhum, alguns nem estrearam ainda, gostei da ideia de dedicaram 1h por semana ao Gospel, do programa dedicado a um instrumento e de um dedicado à fotógrafos famosos e a relação deles com a música.

Por sua vez ter um espaço diário entre as 16h e as 17h(hora de Espanha) onde  correm os vários estilos e épocas ‘Música antigua 2.0’ (Carlos Sandúa), ‘Barroco’ (Vigor Kuric), ‘Clasicismo’ (Clara Corrales), ‘Romanticismo’ (Irene de Juan) y ‘Siglo XX’ (Luis Antonio Muñoz), acho a ideia boa, não acho é o horário bom, é desperdício as pessoas estão a trabalhar não dão a atenção que o programa merece. Programas muito teóricos ou de autor, no chamado horário de expediente, onde a maioria está a trabalhar, parece-me sempre desperdício, mesmo podendo ser ouvidos a outra hora em podcast.

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #598 em: Outubro 03, 2025, 11:23:43 am »
Na altura era para escrever, mas escapou-me.
Na terça-feira, o Real Madrid deslocou-se a Almaty, para jogar com o Kairat.
As 5 rádios nacionais que fazem relatos de futebol em Espanha (as 4 generalistas/informativas + Marca) viajaram todas até ao Cazaquistão, a uma cidade que fica aproximadamente a 300 quilómetros da fronteira com a China, para fazer o relato do local do jogo.
Recordo, que há uns anos, quando o Benfica jogou em Astana (que é cerca de 1000 quilómetros mais perto do nosso país, em comparação com Almaty), nenhuma rádio portuguesa viajou até ao Cazaquistão.
Piquei as 5 rádios nacionais de Espanha, e todas elas tinham os micro-cortes que a Antena 1 sofreu recentemente na Arménia no jogo da seleção, fruto da velocidade de internet destes países.
Na altura, li por aqui que muitas vezes era melhor fazer o relato de estúdio (nunca é).
Ainda bem, que no país do lado, as rádios fazem questão de estar no local, porque no fundo, é isso que as universidades ensinam: o jornalismo faz-se no local.
Quero ver as desculpas de quem defendeu o inenarrável, com este dado que vos trouxe.
Aquilo que eu penso sobre as nossas nacionais: não é sobre falta de dinheiro (salvo uma ou outra exceção), é sobre falta de vontade, e sobre comodismo.

Atento

• Hero Member
« Responder #599 em: Outubro 06, 2025, 12:38:31 am »
Na altura era para escrever, mas escapou-me.
Na terça-feira, o Real Madrid deslocou-se a Almaty, para jogar com o Kairat.
As 5 rádios nacionais que fazem relatos de futebol em Espanha (as 4 generalistas/informativas + Marca) viajaram todas até ao Cazaquistão, a uma cidade que fica aproximadamente a 300 quilómetros da fronteira com a China, para fazer o relato do local do jogo.
Recordo, que há uns anos, quando o Benfica jogou em Astana (que é cerca de 1000 quilómetros mais perto do nosso país, em comparação com Almaty), nenhuma rádio portuguesa viajou até ao Cazaquistão.
Piquei as 5 rádios nacionais de Espanha, e todas elas tinham os micro-cortes que a Antena 1 sofreu recentemente na Arménia no jogo da seleção, fruto da velocidade de internet destes países.
Na altura, li por aqui que muitas vezes era melhor fazer o relato de estúdio (nunca é).
Ainda bem, que no país do lado, as rádios fazem questão de estar no local, porque no fundo, é isso que as universidades ensinam: o jornalismo faz-se no local.
Quero ver as desculpas de quem defendeu o inenarrável, com este dado que vos trouxe.
Aquilo que eu penso sobre as nossas nacionais: não é sobre falta de dinheiro (salvo uma ou outra exceção), é sobre falta de vontade, e sobre comodismo.

Certo.

Não será por acaso que as rádios portuguesas tendencialmente de palavra foram ficando para trás no nosso país...