Na altura era para escrever, mas escapou-me.
Na terça-feira, o Real Madrid deslocou-se a Almaty, para jogar com o Kairat.
As 5 rádios nacionais que fazem relatos de futebol em Espanha (as 4 generalistas/informativas + Marca) viajaram todas até ao Cazaquistão, a uma cidade que fica aproximadamente a 300 quilómetros da fronteira com a China, para fazer o relato do local do jogo.
Recordo, que há uns anos, quando o Benfica jogou em Astana (que é cerca de 1000 quilómetros mais perto do nosso país, em comparação com Almaty), nenhuma rádio portuguesa viajou até ao Cazaquistão.
Piquei as 5 rádios nacionais de Espanha, e todas elas tinham os micro-cortes que a Antena 1 sofreu recentemente na Arménia no jogo da seleção, fruto da velocidade de internet destes países.
Na altura, li por aqui que muitas vezes era melhor fazer o relato de estúdio (nunca é).
Ainda bem, que no país do lado, as rádios fazem questão de estar no local, porque no fundo, é isso que as universidades ensinam: o jornalismo faz-se no local.
Quero ver as desculpas de quem defendeu o inenarrável, com este dado que vos trouxe.
Aquilo que eu penso sobre as nossas nacionais: não é sobre falta de dinheiro (salvo uma ou outra exceção), é sobre falta de vontade, e sobre comodismo.