A lÃngua galega faz lembrar português arcaico. Aliás, ao visitar a Galiza tem-se a estranha “sensação†de estar “em casaâ€. Há, de facto, múltiplas afinidades.
Alguns historiadores defendem uma perspetiva diferente da ensinada nas escolas: relacionam a fundação de Portugal e a influência direta dos Templários, com aval dos franceses do topo da hierarquia. Aliás, segundo esta corrente, o Rei D. Afonso Henriques foi educado por Templários, segundo as respetivas premissas. Os Templários tiveram um papel preponderante na conquista de território aos muçulmanos e planearam/operacionalizaram os Descobrimentos portugueses. Antes dos Descobrimentos, em 1307, foram perseguidos pelo rei de França e Vaticano, tendo-se desfeito a Ordem para dar lugar a sociedades secretas (não deixam ficar registos para a História). Na SuÃça, desenvolveram a banca, em Portugal impulsionaram os descobrimentos para se expandirem pelo mundo e para esconder a gigantesca fortuna. Nesta ótica, Portugal foi um território Templário e, na PenÃnsula Ibérica, outras parcelas de território pertenceram aos Templários, junto ao Mediterrâneo.
Este assunto dá uma interessante conversa que não cabe num Fórum de Rádio.
Para terminar, Aveiro recebe muitos visitantes da zona espanhola de Salamanca, que têm contribuÃdo para o desenvolvimento da economia local: restaurantes, hotéis, cafés, bares e comércio em geral. As praias mais próximas de Salamanca são a Barra e a Costa Nova. Seguramente que o participante “AG†corrobora o suprarreferido.