Vou aqui deixar, para meu desabafo e conhecimento deste fórum, um conjunto de mensagens, enviadas por mim, primeiro ao provedor do ouvinte da RTP e a respetiva resposta e depois uma outra mensagem, enviada ao Governo (ex-Secretário de Estado e atualmente Ministro dos Assuntos Parlamenteares - que prometeu o início, para breve, de testes DAB+ em Portugal, inicialmente em Lisboa e no Porto), para que possam concluir, como eu,
sobre a não implementação desta tecnologia em Portugal:
1 - mensagem enviada à Provedora do ouvinte:"O DAB+, sigla de Digital Audio Broadcasting, já se encontra em funcionamento em quase toda a União Europeia e permite uma muitíssimo melhor receção de rádio do que a atual FM - Frequência Modulada, assim como um alcance maior e mais estável, para além de outras funcionalidades de imagem e de alertas de segurança. A garantia de um começo rápido de testes nesta tecnologia, inicialmente em Lisboa e no Porto, foi referida aquando da tomada de posse dos novos órgãos sociais da Associação Portuguesa de Radiodifusão, no passado mês de março, pelo ex-Secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Carlos Abreu Amorim, atualmente no cargo de Ministro dos Assuntos Parlamentares.
Em face das últimas implementações pelos nossos vizinhos espanhóis da RTVE (ver:
https://www.gorkazumeta.com/2025/10/rne-liderara-la-implantacion-de-la-dab.html), pergunto se a RTP tem algo a divulgar aos cidadãos sobre o ponto de situação da realização de testes DAB+ em Portugal e se a RTP espera, à semelhança da RTVE, liderar o processo.".
resposta da provedora:"Recebi e agradeço a sua mensagem.
Enderecei essa questão à Direção de Engenharia, Sistemas e Tecnologia da RTP não há muito tempo. Dou-lhe conta do essencial das explicações que obtive e que respondem ao que pretende: "Os equipamentos utilizados estão completamente obsoletos e inoperacionais, assim, estamos a falar da aquisição de raiz da totalidade dos equipamentos necessários à emissão (não se trata unicamente dos emissores). A velocidade da evolução tecnológica obriga a uma avaliação do quadro internacional sistemática. Qualquer decisão no sentido de proceder à instalação de uma rede de DAB+ em Portugal, requer um estudo cuidado e envolve um investimento muito avultado. Entendemos que a aposta neste tipo de distribuição, caso se venha a entender-se como positiva, deverá ser um movimento comum do sector, e não apenas de um operador.”
Como sabe o DAB teve uma vida curta em Portugal e só muito recentemente se voltou a falar dessa possibilidade, embora sem detalhes. Qualquer das formas, qualquer decisão em avançar com o relançamento da rádio digital em Portugal passará sempre pela Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), a entidade que regula o mercado das comunicações em Portugal, e que gere o espectro radioelétrico.
Cordialmente,".
2 - mensagem enviada ao Governo:"O DAB, já se encontra em funcionamento em quase toda a União Europeia e permite uma muitíssimo melhor receção de rádio do que a atual FM - Frequência Modulada, assim como um alcance maior e mais estável, para além de outras funcionalidades de imagem e de alertas de segurança. A garantia de um começo rápido de testes nesta tecnologia, inicialmente em Lisboa e no Porto, foi referida aquando da tomada de posse dos novos órgãos sociais da Associação Portuguesa de Radiodifusão, no passado mês de março, pelo ex-Secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Carlos Abreu Amorim, atualmente no cargo de Ministro dos Assuntos Parlamentares.
Do suprarreferido, e passados cerca de oito meses sobre a divulgação feita por S. Exa. o Ministro dos Assuntos Parlamentares, questiono qual o ponto de situação sobre o início dos testes de rádio digital e qual a atual entidade titular deste processo no Governo de Portugal.".
resposta do Governo:"No seguimento do email infra rececionado, encarrega-me a Senhora Chefe do Gabinete de Sua Excelência o Ministro dos Assuntos Parlamentares, Professora Doutora Sofia Aureliano, de agradecer o email infra, que mereceu a sua melhor atenção, e de informar que a tutela do audiovisual transitou no XXV Governo Constitucional para o Ministério da Presidência, em coordenação com o Ministério da Economia e da Coesão Territorial e o Ministério da Cultura, Juventude e Desporto.
Mais se informa que o presente email foi reencaminhado àqueles Gabinetes, para os devidos efeitos.
Com os melhores cumprimentos,".
Conclusão minha:
Falam, falam, falam, fazer é que rien...Contrariamente ao que pensamos, vamos mesmo ficar "orgulhosamente sós".... Aqui deixo o meu silêncio sobre este processo para que todas/todos possam também concluir...