Autor Tópico: Antena 1  (Lida 772970 vezes)

pdnf

• Hero Member
Re: Antena 1
« Responder #6915 em: Fevereiro 10, 2025, 12:21:25 am »

Eu defendo que, nessas situações pontuais, se ocupe a Antena 2 ou a Antena 3, como já aconteceu no passado e não relegarem para a OM.
São duas redes nacionais, ao invés da RDP África.

Enviado do meu Redmi Note 9 Pro através do Tapatalk
[/quote]

Talvez esteja mesmo na hora de pensarmos em ter uma quarta rede nacional, como têm os nossos vizinhos. Eles ainda conseguem ter, para além das 4 RNE's + 2 Redes Regionais + SER + COPE + ESRADIO + ONDACERO + LOS40 + CAD 100 + DIAL + EUROPAFM, todas estas se escutam praticamente em 100% do território nacional. E não lhes faltam locais. Estamos longe de ser impossível completar a rede da RTP África e torna-la em algo verdadeiramente útil.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #6916 em: Fevereiro 10, 2025, 09:35:55 am »

Eu defendo que, nessas situações pontuais, se ocupe a Antena 2 ou a Antena 3, como já aconteceu no passado e não relegarem para a OM.
São duas redes nacionais, ao invés da RDP África.

Talvez esteja mesmo na hora de pensarmos em ter uma quarta rede nacional, como têm os nossos vizinhos. Eles ainda conseguem ter, para além das 4 RNE's + 2 Redes Regionais + SER + COPE + ESRADIO + ONDACERO + LOS40 + CAD 100 + DIAL + EUROPAFM, todas estas se escutam praticamente em 100% do território nacional. E não lhes faltam locais. Estamos longe de ser impossível completar a rede da RTP África e torna-la em algo verdadeiramente útil.
[/quote]Tendo em concordar.
Tens dois problemas:
- A Lei da Rádio é obsoleta e dificulta imenso esse desígnio;
- Em Portugal, o serviço público é tendencialmente um parente pobre em prol de alguns interesses privados.

Caso seja possível, a RTP tem duas hipóteses:
- Criar uma Antena 4 de Notícias, estilo uma BBC Radio 5 Live ou uma Radio 5 da RNE e assim esvaziava um pouco as obrigações informativas da Antena 1;
- A criação de uma rede de rádios regionais importantes para colmatar o desastre de muitas locais e da ineficácia da RRS e RRN. Aí tinhas, por exemplo, Tardes Desportivas que relatam uma serie de clubes e modalidades descentralizadas como existe em Espanha.

Até podias, não sendo o ideal, juntar as duas ideias numa estação com desdobramentos.

A RDP África no FM português só faz sentido na Grande Lisboa, onde tem uma aceitação interessante.

«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

tuscano332

• Hero Member
« Responder #6917 em: Fevereiro 10, 2025, 10:40:52 pm »
Mais uma excelente seleção musical na segunda hora do Uma Noite em Forma de Assim.

tuscano332

• Hero Member
« Responder #6918 em: Fevereiro 12, 2025, 06:42:20 pm »
Vai aqui porque trabalharam, ou ainda trabalham nesta rádio. No do Dia Mundial da Radio o João Paulo Dinis e o José Candeias vão esta no programa Praça da Alegria da RTP1.

almeidamarco

• Sr. Member
« Responder #6919 em: Fevereiro 12, 2025, 09:09:07 pm »
Na última madrugada na Linha do Horizonte o episódio de David Ferreira a contar foi de 2021 pois relativa à morte de Don Everly que morreu esse ano ou seja mais uma reposição.Ora o episódio que dá na Linha do Horizonte normalmente é uma repetição do que dá à tarde.Portanto em princípio no dia 11 de fevereiro foi uma repetição do episódio de 2021.

Atento

• Hero Member
« Responder #6920 em: Fevereiro 13, 2025, 09:33:20 am »
Hoje falam de audiências até nos noticiários e num até trouxeram a Roquete à antena...

Finalmente, digo eu!

Em 2024, a Antena1 ganhou 40 mil novos ouvintes, com crescimento na grande Lisboa, Litoral Norte e interior...

A audição da 1 cresceu no carro, em casa e no trabalho.

Porque é que a Antena1 não cresceu no grande Porto e Coimbra onde é a única rádio nacional a ter emissão consistente em direto a partir dessas duas regiões?

Quanto às audiências,  têm de continuar a afinar a máquina e aprender com o que as congéneres europeias vão fazendo...

Mas ainda têm muito que aprender...

Comecem a treinar para no próximo estudo sair assim um comunicado...

https://www.radiofrance.fr/franceinter/audiences-mediametrie-france-inter-demarre-l-annee-en-fanfare-avec-des-resultats-historiques-4968200
« Última modificação: Fevereiro 13, 2025, 09:36:43 am por Atento »

tuscano332

• Hero Member
« Responder #6921 em: Fevereiro 13, 2025, 03:56:15 pm »
Um pouco mais sério que outras rádios, mas a Antena 1 também não esteve mal a festejar o Dia Mundial da Rádio, só ouvi entre as 15h e as 16h.

ruicleto

• Hero Member
« Responder #6922 em: Fevereiro 13, 2025, 04:06:24 pm »
Um pouco mais sério que outras rádios, mas a Antena 1 também não esteve mal a festejar o Dia Mundial da Rádio, só ouvi entre as 15h e as 16h.

Também ouvi. Julgo que deveria ser mais abrangente em todo o território nacional, com intervenções locais neste dia especial para a rádio e não se limitar principalmente à ligação feita à casa do artista, em Lisboa.

almeidamarco

• Sr. Member
« Responder #6923 em: Fevereiro 14, 2025, 09:49:54 am »
Boa estratégia ter sempre o mesmo jornalista desportivo (no caso Mário Silva da Costa) no Programa da Manhã. Assim há um sentimento de pertença e identidade ao programa em vez de como acontecia antes em que os jornalistas rodavam.

tuscano332

• Hero Member
« Responder #6924 em: Fevereiro 14, 2025, 02:13:31 pm »
Excelente emissão do Gira Discos do Nuno Galopim, dedicada ao centenário do Carlos Paredes. Já agora o programa tem uma emissão que está no site, mas não foi emitida na rádio, porque morreu nesse dia morreu a Marianne Faithfull e o Galopim, alterou em cima da hora, mas não a retirou do site, por já estar gravada: https://www.rtp.pt/play/p9833/e829280/gira-discos

tuscano332

• Hero Member
« Responder #6925 em: Fevereiro 16, 2025, 12:21:52 am »
A Antena1 fez um especial dedicado a Pinto da Costa entre as 23h e as 00h.

tuscano332

• Hero Member
« Responder #6926 em: Fevereiro 16, 2025, 12:17:39 pm »
Excelente documentário sobre Carlos Paredes que emitiram entre as 11h e as 12h de Domingo 16 de Fevereiro dia em que faria 100 anos.
Continuo a achar que um programa de música de autor neste horário seria o ideal, mas se os Doc's como lhe chamaram, por aqui continuarem na vez das repetições, também não seria mau.

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #6927 em: Fevereiro 16, 2025, 12:26:20 pm »
Excelente documentário sobre Carlos Paredes que emitiram entre as 11h e as 12h de Domingo 16 de Fevereiro dia em que faria 100 anos.
Continuo a achar que um programa de música de autor neste horário seria o ideal, mas se os Doc's como lhe chamaram, por aqui continuarem na vez das repetições, também não seria mau.

A irmã mais nova fazia excelentes Especiais sobre movimentos/artistas musicais dos últimos 30 anos que podiam servir de base para a Antena 1.
Tenho que, com tempo, escutar o Doc sobre o eterno Carlos Paredes.
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

Atento

• Hero Member
« Responder #6928 em: Fevereiro 16, 2025, 03:21:47 pm »
João Gomes Dias será o enviado especial às eleições na Alemanha.

Nada contra. O desporto é que sofre mais uma vez e não pide ser.

João Gomes Dias só merece elogios da minha parte.

Aliás se eu fosse Presidente do Grupo RTP seria a minha escolha para liderar a secção de desporto da Antena1.

tuscano332

• Hero Member
« Responder #6929 em: Fevereiro 16, 2025, 03:35:08 pm »
João Gomes Dias será o enviado especial às eleições na Alemanha.

Nada contra. O desporto é que sofre mais uma vez e não pide ser.

João Gomes Dias só merece elogios da minha parte.

Aliás se eu fosse Presidente do Grupo RTP seria a minha escolha para liderar a secção de desporto da Antena1.
Estou a especular, não será por ele saber alemão e ou também puder fazer o relato, do mais que provável último jogo do Sporting na Liga dos Campeões esta época?
« Última modificação: Fevereiro 16, 2025, 03:39:33 pm por tuscano332 »