Autor Tópico: Radio Free Europe/Radio Liberty  (Lida 844 vezes)

O Bigode do Sala

• Hero Member
Radio Free Europe/Radio Liberty
« em: Maio 13, 2023, 01:27:15 am »
Olá a todos os camaradas de fórum!

Estive ausente durante alguns tempos, mas tenho estado «atento» às cavaqueiras, nem sempre amenas, que se têm travado neste fórum.
Prometo que este regresso seja para ficar, sempre me regendo por uma postura positiva e construtiva com os demais membros.

Posto isto, venho, por este meio, lançar a seguinte questão:

Sem querer entrar por dogmas políticos, é líquido afirmar que, aparentemente, o Mundo está a regressar a uma geometria de blocos.
No tempo da Guerra Fria, a Radio Free Europe e a Radio Liberty eram meios de propagação da cultura ocidental nos países do antigo «Bloco de Leste», onde toda essa informação era proibida?

Mesmo sabendo que a tecnologia de agora nada tem a ver com o que se verificava nas décadas de 60/70/80/90 do século passado, será líquido afirmar que a Radio Free Europe/Radio Liberty, ou outros modelos semelhantes em outras latitudes e oriundas de outros blocos, poderão ganhar uma nova vida?

Muito obrigado a todos e...

Saudações bigodeanas! 😎
« Última modificação: Maio 13, 2023, 01:32:14 am por O Bigode do Sala »
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

pdnf

• Hero Member
  • Foi a Rádio que fez Abril!
Re: Radio Free Europe/Radio Liberty
« Responder #1 em: Maio 13, 2023, 03:11:34 pm »
Boa Noite Bigode do Sala,

Antes de mais, sê bem vindo. Já me tinha dado conta da tua ausência várias vezes.
Quanto à questão em concreto que levantas, sim, parece-me que seria de todo relevante existir uma rádio do bloco europeu que transmitisse a nossa cultura e informação para Oriente, onde não abunda a democracia e a liberdade de empresa. É importante proporcionar o acesso à imprensa livre, e parece-me que a AM, ainda será a melhor forma de o conseguir, considerando o atraso tecnológico dos referidos países e o alcance, não (tão) sujeito a interferências.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

O Bigode do Sala

• Hero Member
Re: Radio Free Europe/Radio Liberty
« Responder #2 em: Maio 14, 2023, 11:21:48 am »
Boa Noite Bigode do Sala,

Antes de mais, sê bem vindo. Já me tinha dado conta da tua ausência várias vezes.
Quanto à questão em concreto que levantas, sim, parece-me que seria de todo relevante existir uma rádio do bloco europeu que transmitisse a nossa cultura e informação para Oriente, onde não abunda a democracia e a liberdade de empresa. É importante proporcionar o acesso à imprensa livre, e parece-me que a AM, ainda será a melhor forma de o conseguir, considerando o atraso tecnológico dos referidos países e o alcance, não (tão) sujeito a interferências.

Olá pdnf,

Agradeço-te as palavras. :)

Também concordo com um possível acrescer de importância deste tipo de organizações e de um possível incremento da onda média e o regresso da onda curta, pois para além da falta de infra-estruturas tecnológicas em alguns países a leste, as ondas hertzianas emitidas do lado de cá, continuam a ser um meio mais difícil de censurar e controlar quem ouve, comparado com uma página na Internet.
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva