Autor Tópico: BBC Rádio  (Lida 64123 vezes)

joao_s

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 934
Re: BBC Rádio
« Responder #60 em: Junho 08, 2017, 08:55:04 pm »
Quem desfruta de concertos ao vivo difundidos pela rádio, tem a oportunidade de satisfazer essa pretensão todas as sextas-feiras, pelas 20 horas, na “BBC Radio 2”. Devo dizer que, embora não seja ouvinte regular, dada a hora, tenho ouvido música tocada com absoluto profissionalismo, chegando ao ponto de praticamente não distinguir da gravação em estúdio/original.

Amanhã, dia 9 de junho, a banda “Texas” junta-se à BBC Symphony Orchestra desde Glasgow, Escócia. Os “Texas” são uma banda de Pop-Rock escocesa de finais dos anos 80 que ficou conhecida com o tema “I Don´t Want a Lover” (1989).

Este é um tipo de programa que não é, nem será, possível de ouvir nas rádios portuguesas, dada a periodicidade e os montantes envolvidos na sua concretização.

guest22

  • Visitante
Re: BBC Rádio
« Responder #61 em: Junho 08, 2017, 09:43:43 pm »
O vírus "Despacito" também já chegou à BBC Radio 2. E já está na "A list" da playlist da Radio 2, o que significa que é das músicas mais tocadas. http://www.bbc.co.uk/radio2/playlist
Na irmã Radio 1, o Despacito está na "B List".
http://www.bbc.co.uk/radio1/playlist

joao_s

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 934
Re: BBC Rádio
« Responder #62 em: Junho 09, 2017, 08:02:58 pm »
O vírus "Despacito" também já chegou à BBC Radio 2. E já está na "A list" da playlist da Radio 2, o que significa que é das músicas mais tocadas. http://www.bbc.co.uk/radio2/playlist
Na irmã Radio 1, o Despacito está na "B List".
http://www.bbc.co.uk/radio1/playlist

De facto o tema não passa de poluição sonora, de tão básico que soa, pelo que concordo consigo, “mpereira”.
No 5.º ponto dos objetivos estruturantes da estação, contribuição para a valorização do serviço público, é referido que a estação deve divulgar o melhor do talento internacional na música e refletir um amplo “catálogo” de música inovadora ou de grande aceitação internacional. Talvez essa “musiqueta” não se enquadre no âmbito desse ponto, mas tal não passa de “uma gota num oceano”. Interessa mais o que a “BBC Radio 2” representa como um todo, os seus propósitos de fundo, que subscrevo, do que pormenores irrelevantes. Também não seria espectável ouvir a banda de Hard Rock germânica “Rammstein” num programa vespertino para o público em geral desta estação, portanto não especializado,  mas é certo que passaram.

---
Inicialmente, os recetores FM funcionavam na banda de 41,2 até 50,4 MHz. A interferência verificada entre estações de televisão e dispositivos de comunicação da Polícia e Bombeiros fez com que a banda de FM fosse realocada. Como consequência, mais de meio milhão de recetores e cerca de 50 estações de rádio ficaram obsoletos. Este foi um revés que gerou desconfiança no público, tendo atrasado a massificação da tecnologia, o que veio a ocorrer em finais da década de 60, início da década de 70.

Um exemplo de um recetor da banda 41,2~50,4 MHz:


joao_s

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 934
Re: BBC Rádio
« Responder #63 em: Junho 10, 2017, 05:28:23 pm »
A atual série de programas da radialista britânica Moira Stuart, de nome “Music ‘till Midnight”, termina amanhã, dia 11 de junho, pelas 23 horas. Trata-se de um excelente espaço radiofónico, constituído por música criteriosamente selecionada, acompanhada da palavra calma, conhecedora e envolvente, que acompanha géneros que variam do jazz, blues, à bossa-nova. Com o título “The Best Is Yet To Come”, este programa, tal como todos os outros da série, propõe-se transmitir o melhor dos standards intemporais, desempenhados pelos artistas mais sonantes dos últimos 60 anos. Cumpre na íntegra. Um programa pertinente e de autor (ou, como dizem os ingleses, de especialista) do qual ficamos a aguardar pela próxima temporada de novos programas.

---
O ano de 1961 marca o início das emissões regulares em FM Estéreo. Nessa época, a maioria das estações que emitiam em FM pertenciam aos mesmos operadores que exploravam a Onda Média, pelo que difundiam em simultâneo a programação da Onda Média em FM. As regras mudaram em 1966, em que o FM foi utilizado para programação alternativa ou diferenciada daquela que se ouvia em Onda Média.

O primeiro recetor de FM Estéreo foi fabricado em 1961, da marca “Scott”, modelo “350”:
“This is a journey into sound, Stereophonic sound”

joao_s

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 934
Re: BBC Rádio
« Responder #64 em: Junho 30, 2017, 11:03:07 pm »
No início desta semana, dias 26 e 27 de junho, pelas 22 horas, a “BBC Radio 2” emitiu um  programa dividido em 2 partes e de tributo ao quadragésimo aniversário da morte de um dos maiores ícones de sempre da cultura popular, Elvis Presley. O artista nunca realizou concertos ao vivo fora do continente americano (Estados Unidos e Canadá) e a Rádio 2 propõe um conjunto de gravações de atuações ao vivo do cantor e destinadas ao público britânico (o concerto que não chegou a acontecer nos palcos do país). Estou, neste momento, a ouvir a segunda parte do programa e recomendo. Não tem nada a ver com a música de plástico e sem qualidade com que nos presenteiam as emissões de rádio de hoje em dia no nosso país, com memória curta, muito curta…
Links:
Parte 1: http://www.bbc.co.uk/programmes/b08vq1bw
Parte 2: http://www.bbc.co.uk/programmes/b08vq3t8

Na próxima quarta-feira, dia 5 de julho, pelas 22 horas, Ralph Johnson da banda Earth Wind & Fire (quem não se lembra dos temas "September" – 1979-, "Let's Groove" -1981-, etc.) apresenta um programa designado de “Jazz Epicenter 6.7”, dedicado aos melhores temas do género produzidos nas décadas de 60 e 70. Promete!

---
Quadrifonia (Quadraphonic) foi um sistema de som desenvolvido na década de 70, que utilizava 4 canais de áudio independentes, destinados ao posicionamento de colunas dispostas nos 4 cantos do um compartimento. Verificaram-se emissões experimentais de rádio em julho de 1974, no entanto cessaram.
A aceitação da tecnologia foi diminuta devido à complexidade técnica, incompatibilidades de formatos e custos elevados quando comparados com os equipamentos estereofónicos de 2 canais.

O modelo ilustrado foi produzido pelo fabricante nipónico Pioneer, modelo QX 9900, entre 1972 e 1974.

(Clique para aumentar)

joao_s

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 934
Re: BBC Rádio
« Responder #65 em: Julho 07, 2017, 08:29:31 pm »
Chama-se Johnnie Walker, um dos radialistas veteranos da “Radio 2”. Com a idade de 72 anos permanece no ativo, já que dinamiza um programa que vai para o ar todos os domingos (15h – 17h), com reposição às segundas (0h – 2h), e também faz outros programas que não são residentes na grelha.
Denota uma capacidade inata e invulgar para fazer rádio, certamente uma das múltiplas paixões da sua vida, o que se traduz numa mais-valia e interesse acrescido para a audiência. No seu programa cria um ambiente que entretém, retrata a cultura dominante de uma época (década de 70) e dá a conhecer o trajeto de vida dos convidados (o que não deixa de ser lições de vida). Um autêntico Senhor da Rádio.

Nas próximas edições do programa “Johnnie Wlaker’s Sounds of the 70s”, os convidados são os membros atuais da banda Foreigner (entre os vários sucessos, um foi emblemático dos anos 80, “That Was Yesterday" – 1985 -) e Suzi Quatro, que vão partilhar as suas memórias com o público.

---
As emissões de rádio em Quadrifonia ocorreram entre 1969 e finais da década de 70, tendo-se iniciado nos Estados Unidos, digamos, com algumas excentricidades. As dificuldades técnicas e guerra de formatos não permitiram apurar um standard de difusão, puseram um ponto final na tecnologia.


Foram testadas excentricidades, que não se podem considerar formatos, para emissões “Quad”. Uma consistiu na utilização de frequências FM separadas, uma para emitir os canais esquerdo e direito dos altifalantes frontais, a outra para emitir os canais esquerdo e direito dos altifalantes de retaguarda. Neste caso, o ouvinte necessitava de dois recetores de rádio para ouvir o som “Quad”, e sintonizar duas emissoras de rádio distintas para o efeito.

Semelhante excentricidade foi tentada no Japão, cerca da década de 50, desta feita para a escuta de emissões em AM-Stereo. Eram necessárias duas frequências distintas (portanto dois emissores) para o efeito, e, do lado do ouvinte, dois recetores AM para percecionar a “envolvência estéreo”.

Na ilustração seguinte, pode ver-se um componente áudio com 2 sintonizadores independentes para receção de emissões do AM- Stereo primitivo.

joao_s

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 934
Re: BBC Rádio
« Responder #66 em: Julho 25, 2017, 01:23:05 pm »
No Reino Unido estalou a polémica sobre os vencimentos obscenos das “estrelas” da Radio 2. O radialista Chris Evans, que apresenta o programa “Breakfast Show”, do qual a Rainha se diz fã, aufere cerca de 3 milhões de Euros por ano, cerca de 275 mil Euros por mês, sendo o mais bem pago de todos. Um exagero… Já um Engenheiro de Som recebe cerca de 18 mil Euros por ano, cerca de 1400 Euros/mês. A mulher radialista mais bem paga, aufere cerca de 157 mil Euros por ano, 13 mil Euros por mês.

A polémica também se reporta à diferença salarial entre “estrelas” homens e mulheres e destes relativamente aos restantes quadros da estação.

A propósito deste assunto que está a indignar a sociedade britânica, Chris Evans afirmou que , se limita a seguir os conselhos da sua Mãe “Earn what you can, when you can, while you can”. Não se pode queixar…

Tudo isto assume contornos no mínimo discutíveis, quando se verificaram cortes na grelha alegadamente por razões de contenção financeira. O programa de madrugada “After Midnight”, apresentado por Janice Long e Alex Lester, que era um excelente veículo de divulgação de música nova em equilíbrio com os sucessos das décadas precedentes, foi cancelado com o argumento da contenção orçamental e por ir para o ar nas horas de menor audiência. Este arranjo na grelha permitia assegurar a qualidade dos programas de maior audiência, segundo as explicações dos responsáveis pela estação.

Intitulam-se como a rádio mais popular da Europa e aquela que tem o maior número de ouvintes, acredito que sim, a qualidade e abrangência (no sentido eclético) assim o indicia. Daí até um radialista auferir um vencimento semelhante ao executivo de uma multinacional vai uma grande distância…

joao_s

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 934
Re: BBC Rádio
« Responder #67 em: Julho 25, 2017, 05:49:17 pm »
Há correções a fazer nos montantes mencionados no texto anterior, uns para cima, outros ligeiramente abaixo. Foi divulgada a constelação de 96 “estrelas” com os vencimentos mais elevados do grupo BBC, que está a gerar polémica na sociedade britânica. Os comunicadores masculino e feminino com os vencimentos mais elevados do grupo BBC não são da televisão, não são jornalistas, são… radialistas da estação Radio 2. Chris Evans que apresenta o programa “Breakfast Show”, segundas a sextas das 6h30 às 9h30, é o mais bem pago de toda a BBC, com cerca de 2,5 milhões de Euros/ano, cerca de 210 mil Euros/mês. Claudia Winkleman é a mulher com o vencimento mais alto, radialista, com o programa “Claudia on Sunday”, domingos das 19h às 21h, aufere cerca de 560 mil Euros/ano, cerca de 47 mil Euros/mês (ocupa a 8.ª posição da tabela, recebe cerca de 1/5 do valor mais alto).

Porque motivo os radialistas da Radio 2 auferem os salários mais elevados no grupo? Só encontro uma explicação. Não são “apenas” os 16 milhões de ouvintes que os seguem no Reino Unido que dão à Radio 2 uma influência gigantesca. Imagine-se a projeção que um convidado desses programas tem na sociedade britânica… Julgo que a Radio 2 também terá um impacto muito significativo fora do Reino Unido, na divulgação da cultura e modo de vida dos britânicos. A Radio 2 tem influência nos Estados Unidos e Austrália, pelo menos, com milhões de ouvintes,  quiçá também na Commonwealth, e no mundo global. A BBC é conhecida no mundo global como o porta-estandarte dos britânicos. É por isso estratégica, e isso pode justificar (será?) os vencimentos multimilionários que as estrelas da estação auferem.

joao_s

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 934
Re: BBC Rádio
« Responder #68 em: Outubro 15, 2017, 09:42:30 pm »
Tendo feito referência às estações da BBC, nomeadamente da Radio 2, não poderia deixar passar em claro a data do 50.º aniversário:

No passado dia 30 de setembro a BBC comemorou o quinquagésimo aniversário do lançamento das estações BBC Radio 1, 2 , 3 e 4. Em 1967 foram reinventadas as três antigas estações nacionais, lançada uma nova estação nacional – BBC Radio 1, e procedeu-se ao desenho/projeto dos quatros eixos estruturantes do serviço público britânico para o muito longo prazo. Volvidos 50 anos, meio século, o balanço é de franco sucesso, as identidades dos 4 vértices do “núcleo duro” do grupo BBC Radio mantêm-se intactas, atuais e relevantes para o público de hoje.

A meu ver, não obstante a qualidade intrínseca de cada estação, dentro da respetiva temática, há outro aspeto muito relevante a ter em conta: a renovação de gerações. Os filhos começam a ouvir rádio com os pais e tendem a fidelizar-se à rádio de referência dos progenitores, isto geração após geração. Cada geração passa o testemunho à geração seguinte. Só assim se explica a bem-sucedida longevidade dos projetos/modelos BBC Radio 1, 2, 3 e 4.

Para os que se interessam pela rádio genuína, têm este link da comemoração supracitada:
http://www.bbc.co.uk/historyofthebbc/radioreinvented

joao_s

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 934
Re: BBC Rádio
« Responder #69 em: Dezembro 17, 2017, 10:07:08 pm »
Ao som do programa de Clare Teal, na Radio 2, e dedicado às Big Bands (a Smooth FM dá a conhecer uma parte do repertório ao público português), verifico que Bryan Adams irá dinamizar um programa de nome “Bryan Adams Rocks!”, no próximo Dia de Natal.

Como é usual, toda a grelha da estação é reformulada em épocas festivas ou em feriados nacionais. Bryan Adams não sendo um radialista da estação, costuma marcar presença nestes “especiais” promovidos pela estação. Vencedor de diversos prémios, com destaque para a múltipla vitória nos Grammy Awards, e nomeado três vezes para um Óscar da Academy of Motion Picture Arts and Sciences, o músico, filho de um embaixador, viveu a sua infância em Portugal, na zona de Cascais e ficou conhecido pelo público português com o álbum “Reckless”, editado em 1984, o mesmo que o catapultou para a fama internacional. As principais faixas do álbum foram amplamente divulgadas pela antiga estação pública  “FM Estéreo da Rádio Comercial” (que tinha uma estratégia diametralmente oposta da que se verifica hoje em dia, nesse tempo em consonância com as rádios públicas internacionais de referência).

O álbum “Reckless” marcou uma geração, pelo que a maioria dos jovens de então tem um exemplar. O que acho curioso é a BBC convidar Bryan Adams sistematicamente para dinamizar programas de rádio para os seus ouvintes.

joao_s

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 934
Re: BBC Rádio
« Responder #70 em: Janeiro 21, 2018, 12:55:32 pm »
Um dia destes tocou “The Alan Parsons Project” na “BBC Radio 2”. A banda britânica de Rock Progressivo/ Eletrónico, formada em 1975 e descontinuada em 1990, foi constituída pelo núcleo duro de músicos Alan Parsons (Engenheiro de Som que participou na produção dos álbuns Abbey Road e Let It Be, dos Beatles, assim como do mítico -obra prima- álbum dos Pink Floyd, Dark Side of the Moon) e Eric Woolfson (escrita de letras, compositor e pianista). Esta banda foi uma das minhas preferidas quando tinha 12 anos, continua a ser hoje, oiço com o mesmo entusiasmo. Experimentalismo, perfecionismo, o colocar as questões da Humanidade na forma de música, soltam a imaginação; caracterizaria assim os principais trabalhos editados.

De facto, a diversidade programática e de conteúdos da “BBC Radio 2” revelam-se eficazes, a receita para o sucesso. Não há censura, passam o comercial mainstream, obviamente filtrado, e muitos outros géneros, de hoje e do passado, sobretudo os intemporais.

A BBC Rádio 2 continua a ser a mais ouvida no Reino Unido, com 15.357 milhões de ouvintes, 17,5 % AAV, (mais do que a população combinada de Portugal Continental, Insular  e Diáspora). Isto sem contar com os ouvintes que a escutam fora do UK.

TOP 6 das rádios públicas UK (dados de setembro de 2017):
N.º 1 – BBC RADIO 2 – 15.357 Milhões Ouvintes – 17,5 %
N.º 2 – BBC RADIO 4 – 11.217 M.O. – 11,8%
N.º 3 – BBC RADIO 1 – 9.697 M.O – 5,9%
N.º 4 – BBC RADIO 5 LIVE – 5.067 M.O. – 3,4%
N.º 5 – BBC 6 MUSIC – 2.430 M.O. – 2,0%
N.º 6 – BBC RADIO 3 – 1.963 M.O. – 1,1%
==
SMOOTH FM (UK), Privado – 5.674 M.O. – 4.0%

A diversidade característica da BBC Radio 2, e que tanto agrada ao público britânico, está também patente na transmissão do festival da Eurovisão, em matéria televisiva assegurada pela BBC One. Já têm página:
http://www.bbc.co.uk/programmes/b0070hvg

guest22

  • Visitante
Re: BBC Rádio
« Responder #71 em: Janeiro 21, 2018, 01:27:49 pm »
A BBC Rádio 2 continua a ser a mais ouvida no Reino Unido, com 15.357 milhões de ouvintes, 17,5 % AAV, (mais do que a população combinada de Portugal Continental, Insular  e Diáspora). Isto sem contar com os ouvintes que a escutam fora do UK.

A BBC Radio 2 pode ser a rádio mais ouvida do Reino Unido, mas também é preciso ter em conta que as rádios da BBC, quem no FM/AM, quer no DAB, têm uma cobertura bastante superior em relação ás rádios privadas. Tenho quase a certeza que nos resultados das audiências a nível regional, as rádios mais ouvidas são as locais dessa região, que em alguns casos, chegam a ter uma AAV superior a 15%. 

Boxx

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1100
Re: BBC Rádio
« Responder #72 em: Janeiro 21, 2018, 01:31:53 pm »
Há de facto uma lacuna enorme a preencher no éter nacional. Uma rádio com esse formato de "adult contemporany". A RFM, em tempos, desempenhou esse papel. Tinha era um terço da audiência de que tem hoje... Penso que a RR deveria seguir esse caminho, e de certa forma já o faz, precisa é de corrigir urgentemente aquela playlist...

radiokilledtheMTVstar

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4174
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
Re: BBC Rádio
« Responder #73 em: Janeiro 25, 2018, 06:58:43 pm »
A BBC Rádio 2 continua a ser a mais ouvida no Reino Unido, com 15.357 milhões de ouvintes, 17,5 % AAV, (mais do que a população combinada de Portugal Continental, Insular  e Diáspora). Isto sem contar com os ouvintes que a escutam fora do UK.

A BBC Radio 2 pode ser a rádio mais ouvida do Reino Unido, mas também é preciso ter em conta que as rádios da BBC, quem no FM/AM, quer no DAB, têm uma cobertura bastante superior em relação ás rádios privadas. Tenho quase a certeza que nos resultados das audiências a nível regional, as rádios mais ouvidas são as locais dessa região, que em alguns casos, chegam a ter uma AAV superior a 15%.

Exatamente. As leis são muito rígidas e as rádios privadas sempre tiveram muitos obstáculos por lá. Mas segundo as audiências da cidade de Londres neste momento há várias privadas à frente da Radio 1, por exemplo.

joao_s

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 934
Re: BBC Rádio
« Responder #74 em: Fevereiro 21, 2018, 07:28:10 pm »
Na próxima 4.ª feira, dia 28 de fevereiro, Mark Knopfler é convidado do programa “Old Grey Whistle Test 40”, da Radio 2. Irá partilhar memórias da banda “Dire Straits”, da autoria de temas intemporais e geniais, da qual muitos, tal como eu, detêm a discografia completa.
Também passa pelo  programa o vocalista e guitarrista da banda de rock alternativo de início dos anos 80, XTC. Muitos jovens ouviam “Senses Working Overtime” (A cópia no melhor estado possível do vídeo promocional: https://www.youtube.com/watch?v=jTCM4GDYJ4w), isto em 1982.