Ao alternar emissoras concorrentes neste dia Mundial da Rádio, venho expor um dispensável e repetitivo "Elefante na sala". TANTAS vezes que x repete música e/ou artista que y acabou de passar e vice-versa. Não sou ouvinte tão assíduo quanto isso mas já por várias vezes me apercebi destes "picanços"... E não pode ser (sempre) coincidência. Não é!
Já me aconteceram algumas muito engraçadas: a primeira foi claramente coincidência, estar a fazer um bandscan e em 102.6 e 102.7 estar a dar o mesmo tema de Ed Sheeran. À primeira vista, parceria ser o emissor do Monte da Virgem a expandir-se para 102.6 com força, só que no local em questão as frequências de Gaia até têm algumas dificuldades e as do Minhéu, por seu lado entram bem. Estava com um rádio sem função RDS, mas com uma boa seletividade. Fiquei ali a picar um pouco, até que me apercebi que 102.6 estava menos de 1 segundo atrasado no tema, tal como acontece com os 107.2 e os 101.0 da Cidade. Conclusão, no final da música, jingle em 102.6 RFM em 102.7 MEO SW. Era difícil ser mais conometrado, acho que nem que combinassem sairia tão bem.
Outra engraçada, o ano passado em dia de excelente propagação em maio de 2022, frequência 97.4. Ai estava com um carro moderno, com função RDS. Mais uma vez, Ed Sheeran desta feita acompanhado de Camila Cabello. 97.4 Comercial Monsanto a chegar a Gaia. Estou numa rua a descer, descaio o carro 5 metros, entra de imediato a RFM de Aveiro. O que está a tocar? Uns 15 segundos adiantada a mesma canção.
Muito recentemente, Matias Damásio "Em Direção à Lua" a passar ao mesmo tempo na RFM e na Renascença.
Glimpse of Us a começar na Mega e a acabar na Cidade (ou vice-versa), já apanhei duas vezes.
Resumindo, a playlist das rádios musicais nacionais é fortemente limitada. Existem diferenças que fazem a diferença, umas vezes estão melhores umas, noutras alturas as rivais. Porém, grosso modo, o que faz alguém escutar A ao invés de B acabam maioritariamente por ser as vozes atrás do microfone e a forma de interagir com o público. Isso explica, por exemplo, que seja praticamente impossível aqui pelo Porto e arredores apanhar um estabelecimento com a Comercial ou a Mega sintonizadas, a RFM, a Cidade e a Nova Era limpam todo esse segmento. Deslocando-me mais para sul no país, noto precisamente o oposto, mais força de quem perde a Norte. Por cá, diria que até a RR e a M80 são mais ouvidas em estabelecimentos do que a Comercial, que é só a líder de audiências.