E veremos se acontece um "milagre" e se será a Bauer que conseguirá fazer com que finalmente a Comercial chegue às Ilhas.
Andam por ai uns “zunzuns” que dão conta que algumas locais das ilhas estão a ser sondadas. A estratégia é comprar ou alugar o alvará para colocar uma m80 ou Cidade e, aproveitando a torre dessa mesma estação, instalar os elementos para Comercial.
É uma espécie de dois em um.
Se isso acontecer vai haver cortes nos emissores associados à Cidade ou à M80, as in, deixam de emitir. Na M80 isso significaria terminar com as emissões da M80 em Bragança (alugada) ou Planalto (alugada), acho que as restantes não são; na Cidade podia ter consequências para as emissões de Viseu (parceria) ou Redondo (parceria?).
Mas faz todo o sentido de um ponto de vista comercial.
O problema de escolher emissores nas ilhas é que, no caso da Madeira por exemplo, a orografia impede grandes voos - ao Funchal chegam duas ou três locais apenas, nos Açores podem até cobrir uma ou duas ilhas com uma apenas mas será sempre coisas deste género. Não vejo a M80 a ir para a Machada, Porto Moniz ou para as Flores…
A to-do list da Bauer para mim é a seguinte:
- Reorganização de que rádios estão associados a que emissores, locais e frequências em todo o Litoral Norte no que à M80, Cidade, Vodafone e Smooth respeitam;
- Imperativo a SmoothFM nos 99.7 de Loulé para melhorar a viabilidade, é um absoluto no-brainer, e com algum tipo de solução que melhore a cobertura em Aveiro e Porto, exemplo disso 107.2 + 92.8, 105.8* + 92.8, etc;
- Repensar o modelo da Vodafone e da Smooth;
- Reajuste dos quadros associados às rádios de maior audiência;
- Introdução de publicidade local nas rádios locais.
E deveria também haver informação local e locução local nas rádios locais que adquiriram, feita dos sitios em causa. Mas já sei que isso é pedir muito.
* não na situação atual em que operam com menor potência, mas com mais potência para permitirem no mínimo chegar a Santa Maria da Feira em condições, ganhando no processo o interior do distrito do Porto. Em qualquer solução escolhida deve haver atenção à cidade de Aveiro para que, pelo menos, uma das duas frequências seja idealmente captável (e de acordo com escritos do AG ambas já foram captáveis em Aveiro).