Espectro radioeléctrico > DX

DX em FM - temporada 2022

<< < (2/32) > >>

Asantosc12:

--- Citação de: Luis Carvalho em Fevereiro 04, 2022, 07:38:34 pm ---Importa referir que o emissor da RFM na Maunça (107,7 MHz) opera, ao contrário da RR, com restrições de azimute, razão que justifica, em boa parte, a melhor cobertura dos 95,1 a Sul comparativamente aos 107,7. A RFM tem menos potência, é certo, mas o diagrama de radiação seria outro (para melhor) se não houvesse a obrigação de  instalar reflectores junto dos elementos radiantes (ou elementos radiantes altamente direccionais).

--- Fim de Citação ---

Refletores não têm, acredito que sejam elementos radiantes direccionais, posso estar enganado mas creio que utiliza o mesmo sistema que a Comercial (103,1). Já era para ter ido lá tirar umas fotos, mas aquela torre está carregada de elementos de alto a baixo. Está ali uma antena bem complexa, todo o espaço é aproveitado  ;).

pdnf:

--- Citação de: Luis Carvalho em Fevereiro 06, 2022, 10:36:10 am ---
Importa referir que o emissor da RFM na Maunça (107,7 MHz) opera, ao contrário da RR, com restrições de azimute, razão que justifica, em boa parte, a melhor cobertura dos 95,1 a Sul comparativamente aos 107,7. A RFM tem menos potência, é certo, mas o diagrama de radiação seria outro (para melhor) se não houvesse a obrigação de  instalar reflectores junto dos elementos radiantes (ou elementos radiantes altamente direccionais).

--- Fim de Citação ---

Mas é suposto as rádios nacionais não estarem sujeitas a tais restrições, para além do cumprimento do limite máximo de potência autorizada? Penso que a RFM tem 3 e a RR 2, portanto, aaté se deveria escutar com mais facilidade.
Comercial na Batalha é 89.0 e não 103.1 (essa é de Vouzela).

--- Citação de: Asantosc12 em Fevereiro 05, 2022, 03:59:45 pm ---
Para mim, o melhor emissor em Portugal é da TSF (107,4). Agora verificando a potência vs altura da serra, tem uma cobertura bastante interessante. Explico pelo facto, de ter uma frequência que tem uma grande liberdade, sem pressão de outras rádios. Se comparamos todas as frequências que saem da Senhora do Monte/Maunça, os 95,1 são os melhores. Já a RFM não deve estar a potência toda, acredito 1kW, tal como a Comercial (micro-cobertura).

--- Fim de Citação ---

Eu disse dos melhores, não o melhor, quando há emissores com 50 de potência. A TSF é de facto excepcional, basta ver os relatos que mostram que permite a audição em pontos tão distantes quanto Portimão. Contudo, estragou-se essa frequência com a colocação na mesma da Rádio Voz de Santo Tirso. As frequências da Lousã não deveriam ter quaisquer outras rádios a emitir nas mesmas, em qualquer ponto do território continental, particularmente litoral. Dever-se-ia ainda ter instalado emissores na serra tanto para a Rede Regional do Norte como para a do Sul.

Asantosc12:

--- Citação de: pdnf em Fevereiro 06, 2022, 01:13:11 pm ---

--- Fim de Citação ---

Sim, eu sei. Dei o exemplo dos 103,1 da Comercial porque deve acontecer o mesmo caso com a RFM 107,7. Já no caso da TSF (107,4) essa frequência é quase ouvida nos 4 cantos de Portugal. Os emissores da Lousã chegam muito longe, mas dado o espetro radioelétrico ser limitado, vai existir sempre frequências de rádios locais que não tem outra hipótese. Em Lisboa, a Cidade FM quer a Norte e Sul de Lisboa, os 91,6 são pressionados pela RFM 91,7. Tem uma excelente alternativa (104,8). A Norte a Geice FM com a Comercial (90,8), a RVST com a TSF (107,4). Deve existir outros casos com outros emissores.

AG:

--- Citação de: Asantosc12 em Fevereiro 06, 2022, 02:53:06 pm ---
--- Citação de: pdnf em Fevereiro 06, 2022, 01:13:11 pm ---

--- Fim de Citação ---

Sim, eu sei. Dei o exemplo dos 103,1 da Comercial porque deve acontecer o mesmo caso com a RFM 107,7. Já no caso da TSF (107,4) essa frequência é quase ouvida nos 4 cantos de Portugal. Os emissores da Lousã chegam muito longe, mas dado o espetro radioelétrico ser limitado, vai existir sempre frequências de rádios locais que não tem outra hipótese. Em Lisboa, a Cidade FM quer a Norte e Sul de Lisboa, os 91,6 são pressionados pela RFM 91,7. Tem uma excelente alternativa (104,8). A Norte a Geice FM com a Comercial (90,8), a RVST com a TSF (107,4). Deve existir outros casos com outros emissores.

--- Fim de Citação ---
Também tem em alternativa os 88,4 da antiga Rádio NATO, de Oeiras.

pdnf:
Já se percebia que a noite iria estar boa, quando, ao final da tarde, em pleno tabuleiro da Ponte da Arrábida, a Afifense dá lugar à Cardal.

De qualquer das formas, apesar da noite fria, que não convida a captações, por aqui por Gaia, os suspeitos do costume:

95.7 - Antena 1 Monsanto a se captar dentro de casa com um telemóvel, e perceptível
94.4 - M80 de Aveiro a arrumar por completo com a Vodafone FM de Valongo
96.4 - M80 do Montejunto
92.5 - Antena 2 a sofrer muita pressão dos 92.6 da RCPampilhosa (mais do que o usual) e da MegaHits de Lisboa (muito baixo em 92.4).
99.3 - Cidade FM Alcanena
90.2 - RR
92.1 - Maiorca
99.4 - Los 40
100.6 - Ser Vigo

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

[*] Página anterior

Ir para versão completa