Autor Tópico: Rádio Nostalgia  (Lida 74377 vezes)

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
Re: Rádio Nostalgia
« Responder #90 em: Outubro 07, 2016, 01:54:30 pm »
A Marginal, com 3 kW, em teoria, podia fazer melhor. Mas a localização do emissor não ajuda.
É de Cascais, certo? Porque não deslocalizar para Sintra?
O engraçado é que a outra rádio do município, 105.4, tem uns míseros 500W...

pdf

• Visitante
« Responder #91 em: Outubro 07, 2016, 01:57:59 pm »
A Marginal, com 3 kW, em teoria, podia fazer melhor. Mas a localização do emissor não ajuda.
É de Cascais, certo? Porque não deslocalizar para Sintra?
O engraçado é que a outra rádio do município, 105.4, tem uns míseros 500W...

Penso que é por não fazer fronteira com Lisboa. Tem Oeiras pelo meio. Uma que podia ir para Monsanto, em teoria, seria a Oxigénio...

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #92 em: Outubro 07, 2016, 02:04:07 pm »
Daí ter falado em Sintra depois de verificar que não faz fronteira com Lisboa.

pdf

• Visitante
« Responder #93 em: Outubro 07, 2016, 02:05:51 pm »
Daí ter falado em Sintra depois de verificar que não faz fronteira com Lisboa.

Em Sintra faria sentido, e é um bom local para colocar emissores - a Record e a RCS ouvem-se bem na malha lisboeta...

A 105.4 já mudou de emissor, mas foi para a margem sul. Oxigénio a mesma coisa, Marginal também... julgo haver algum impedimento formal imposto pela ANACOM. Agora qual, não sei.

PedroTavares

• Jr. Member
  • **
« Responder #94 em: Outubro 07, 2016, 04:32:38 pm »
O pior emissor entre os que estão em Almada é sem sombra de dúvida, a Oxigénio. Já para nem falar dos refletores, a sul temos a Antena Miróbriga em 102.7. E a norte é rapidamente interferida pelos 102.5 da Rádio Marinhais.

E quanto à Marginal, não tem a melhor localização para o emissor mas para 3 kW à beira do rio sai-se muito bem em Lisboa e na margem sul. É simplesmente a melhor frequência entre as que emitem de Almada. Não tem uma cobertura fantástica mas é muito boa para os constrangimentos a que o emissor está sujeito.
No caso da Radar e da Meo SW, são emissores não tão eficazes como a Marginal mas também melhores que o da Oxigénio.

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #95 em: Outubro 07, 2016, 04:40:11 pm »
Apenas uma correcção, caro André: a 105.4 opera com somente 400W. Apresenta uma cobertura muito satisfatória para a parca potência, todavia não há milagres. Se é bem sintonizada  na parte ocidental de Lisboa, existem zonas da capital e dos concelhos próximos onde o sinal se revela muito fraco.
« Última modificação: Outubro 07, 2016, 04:42:11 pm por Luis Carvalho »
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

PMSMR

• Full Member
« Responder #96 em: Outubro 07, 2016, 04:52:39 pm »
O pior emissor entre os que estão em Almada é sem sombra de dúvida, a Oxigénio. Já para nem falar dos refletores, a sul temos a Antena Miróbriga em 102.7. E a norte é rapidamente interferida pelos 102.5 da Rádio Marinhais.

E quanto à Marginal, não tem a melhor localização para o emissor mas para 3 kW à beira do rio sai-se muito bem em Lisboa e na margem sul. É simplesmente a melhor frequência entre as que emitem de Almada. Não tem uma cobertura fantástica mas é muito boa para os constrangimentos a que o emissor está sujeito.
No caso da Radar e da Meo SW, são emissores não tão eficazes como a Marginal mas também melhores que o da Oxigénio.

Sempre tive a duvida sobre a localização dos vários emissores das rádios da Musica do Coração. Usam todas o mesmo emissor em Almada se, cada uma delas têm a sua torre própria em locais distintos do concelho de Almada?

guest22

• Visitante
« Responder #97 em: Outubro 07, 2016, 05:53:59 pm »

Por incrível que pareça, já captei a Oxigénio em perfeitas condições no concelho de Tomar. E não foi nenhuma esporádica. Já estive várias vezes nessa zona do concelho de Tomar (Freguesia da Serra), e todas as vezes em que lá estive, os 102.6 ouvem-se sem qualquer ruído de fundo. (Obviamente que a área em que os 102.6 se ouvem bem é uma área relativamente pequena porque basta descer para uma cota mais baixa e os 102.6 desaparecem por completo). Quanto à rádio Marinhais em 102.5, não tem a mínima hipótese. Em Tomar, a vitória é dos 102.6.

RádioActivo

• Newbie
  • *
« Responder #98 em: Outubro 09, 2016, 12:24:23 am »

Por incrível que pareça, já captei a Oxigénio em perfeitas condições no concelho de Tomar. E não foi nenhuma esporádica. Já estive várias vezes nessa zona do concelho de Tomar (Freguesia da Serra), e todas as vezes em que lá estive, os 102.6 ouvem-se sem qualquer ruído de fundo. (Obviamente que a área em que os 102.6 se ouvem bem é uma área relativamente pequena porque basta descer para uma cota mais baixa e os 102.6 desaparecem por completo). Quanto à rádio Marinhais em 102.5, não tem a mínima hipótese. Em Tomar, a vitória é dos 102.6.
Não nego, obviamente, mas registo que mesmo já margem sul do Tejo e região de Setúbal, das rádios cujos emissores estão em Almada, a Oxigénio está condenada a ser comida pela Antena Miróbriga, de Santiago do Cacém.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #99 em: Outubro 09, 2016, 02:18:07 am »
Relativamente ao Porto, é inacreditável que a frequência 91,5 MHz continue muda... Concurso para um projecto com uma frequência de 5 kW, tal como as congéneres Festival, Nova (oásis de rádios locais no Porto...) e M80, impõe-se desde há muito. Os 95,5 passaram (ou voltaram...) para a Rádio Placard, mas em "Gaia".
Mas ainda assim o panorama será sempre bastante pobre. Restam a Nova Era (para mim a melhor rádio jovem do país), Jornal FM (ultimamente tenho captado com maior qualidade em Aveiro, será que melhoraram o emissor?), Rádio 5 que está "suspensa" e pouco mais... A Rádio Sim ainda tem uma emissão local, mas é pouco.
Também faz falta - tal como em Lisboa - uma rádio universitária.

Mas também digo sobre esta situação que a "sociedade civil" também é culpada... Falta iniciativa empresarial nesta área da comunicação social.
« Última modificação: Outubro 09, 2016, 02:20:32 am por AG »

ZECA

• Sr. Member
« Responder #100 em: Outubro 09, 2016, 12:14:27 pm »
Finalmente leio aqui no fórum algo com lógica,  fundamento mas acima de tudo com gosto pela Rádio. Parabéns Lixtuga.

Obrigado, Zeca. Faço estas mensagens com gosto e dedicação!

Uma coisa é certa: ninguém me tira da cabeça que faz falta um maior equilíbrio a favor do Porto na rádio. Sente se demasiado bem a falta quando uma pessoa está em pleno centro do Porto e quer ouvir coisas de lá... Ainda para mais identificando-me.

Não me consigo imaginar a ouvir a Nostalgia nos 91.0 de Matosinhos. Não consigo mesmo. Fica a faltar contexto... Esforçam-se mas falta contexto.

Não nego, obviamente, mas registo que mesmo já margem sul do Tejo e região de Setúbal, das rádios cujos emissores estão em Almada, a Oxigénio está condenada a ser comida pela Antena Miróbriga, de Santiago do Cacém.

Atualmente já não acontece. Mas acontecia há uns anos. Fui surpreendido ontem à tarde porque os 102.6 da Oxigenio são inaudiveis no acesso ao tabuleiro da pte Vasco da Gama, ganha-lhes precisamente uma frequência em 102.5 que até este post não sabia qual era. Mesmo depois elas interferem-se mutuamente.

Quanto à Marginal, não deve estar a sair com 3 kW. Mas não sei de que importa quando a rádio sofre do defeito cronico que é estar excessivamente focada em Cascais. Não gosto, não consigo gostar. De qualquer forma, a minha praia não é jazz, é mais blues, por isso é uma opinião mais subjetiva.

Até lá vou ouvindo a Rádio Nova pelo online.

Penso que a SBSR vai ser um flop enorme. No Porto deve ter um impacto para lá de limitado... Em Lisboa tem concorrência da SuperFM e já disse que o registo de marca pode dar problemas porque a Super é Super na rádio desde 1992 e associada ao rock desde essa altura.

E meter uma sigla só vai ser pior. Ninguém diz que ouve a "esse bê essierre FM", e se a ouvir nem sei ainda como vou dizer decentemente. Já faz lembrar a Sudoeste TMN cuja sigla era a inenarrável SWTMN, mas aqui é pior. Mais lógico era ainda Super Bock FM porque desculpem mas ninguém vai dizer o nome da rádio toda por extenso, é simplesmente demasiado trabalho...

Mas se conseguir vencer a SuperFM, tiro o meu chapéu ao engenheiro. Pelo menos em playlist agrada me mais até agora. Mas... Só a consigo ouvir em Lisboa. No Porto esqueçam.

Mas essa falta de identificação da radio com a cidade não acontece apenas com a ex Nostalgia. Por exemplo, os 105.8 de Valongo, 10km ao lado do Porto. Estar no carro e ter no RDS "M80 Valongo e a papagaia de serviço estar sentada em Lisboa e volta e meia lê as noticias do site da CM de Valongo, enumerando uma outra iniciativa cultural do concelho. Esta semana repetiram durante vários dias as mesmas noticias. È facil ver isso. Depois do meio dia, bastam 30 minutos para assistirmos a esse atentado à inteligência, pois desdobram a emissão desde Lisboa, repartindo para uma expecie de Lisboa 1, Lisboa 2, com a habilidade de em Lisboa 2 surgir no RDS M80 Valongo.   Uma tristeza.  Mas não ficamos apenas pela M80. Imagine telefonar para a Antena 1, RR,TSF,Comercial,M80 e dizer que está um transito caotico do Marquês de Pombal para Costa Cabral. Do outro lado vão lhe perguntar: Que rua é essa? Matosinhos, Valongo, Gaia, Maia e Gondomar têm 10 frequências de rádio mas apenas 1 resiste que é a Nova Era. Todas as outras estão a emitir emissão desde a Capital. Se juntarmos as da cidade do Porto, em 15 rádios, apenas 4 emitem no Grande Porto o resto vem tudo da capital. Apenas pergunto: Mas isto tem alguma logica? O mais triste é ler por aqui que ainda acham pouco, pedido que mais um ou duas venham da capital para se fechar uma ou duas das 4 que restam. Isto é de bradar aos céus.

Atento

• Hero Member
« Responder #101 em: Outubro 09, 2016, 12:28:07 pm »
Finalmente leio aqui no fórum algo com lógica,  fundamento mas acima de tudo com gosto pela Rádio. Parabéns Lixtuga.

Uma coisa é certa: ninguém me tira da cabeça que faz falta um maior equilíbrio a favor do Porto na rádio. Sente se demasiado bem a falta quando uma pessoa está em pleno centro do Porto e quer ouvir coisas de lá... Ainda para mais identificando-me.

Não me consigo imaginar a ouvir a Nostalgia nos 91.0 de Matosinhos. Não consigo mesmo. Fica a faltar contexto... Esforçam-se mas falta contexto.

Atualmente já não acontece. Mas acontecia há uns anos. Fui surpreendido ontem à tarde porque os 102.6 da Oxigenio são inaudiveis no acesso ao tabuleiro da pte Vasco da Gama, ganha-lhes precisamente uma frequência em 102.5 que até este post não sabia qual era. Mesmo depois elas interferem-se mutuamente.

Quanto à Marginal, não deve estar a sair com 3 kW. Mas não sei de que importa quando a rádio sofre do defeito cronico que é estar excessivamente focada em Cascais. Não gosto, não consigo gostar. De qualquer forma, a minha praia não é jazz, é mais blues, por isso é uma opinião mais subjetiva.

Penso que a SBSR vai ser um flop enorme. No Porto deve ter um impacto para lá de limitado... Em Lisboa tem concorrência da SuperFM e já disse que o registo de marca pode dar problemas porque a Super é Super na rádio desde 1992 e associada ao rock desde essa altura.

E meter uma sigla só vai ser pior. Ninguém diz que ouve a "esse bê essierre FM", e se a ouvir nem sei ainda como vou dizer decentemente. Já faz lembrar a Sudoeste TMN cuja sigla era a inenarrável SWTMN, mas aqui é pior. Mais lógico era ainda Super Bock FM porque desculpem mas ninguém vai dizer o nome da rádio toda por extenso, é simplesmente demasiado trabalho...

Mas se conseguir vencer a SuperFM, tiro o meu chapéu ao engenheiro. Pelo menos em playlist agrada me mais até agora. Mas... Só a consigo ouvir em Lisboa. No Porto esqueçam.

Mas essa falta de identificação da radio com a cidade não acontece apenas com a ex Nostalgia. Por exemplo, os 105.8 de Valongo, 10km ao lado do Porto. Estar no carro e ter no RDS "M80 Valongo e a papagaia de serviço estar sentada em Lisboa e volta e meia lê as noticias do site da CM de Valongo, enumerando uma outra iniciativa cultural do concelho. Esta semana repetiram durante vários dias as mesmas noticias. È facil ver isso. Depois do meio dia, bastam 30 minutos para assistirmos a esse atentado à inteligência, pois desdobram a emissão desde Lisboa, repartindo para uma expecie de Lisboa 1, Lisboa 2, com a habilidade de em Lisboa 2 surgir no RDS M80 Valongo.   Uma tristeza.  Mas não ficamos apenas pela M80. Imagine telefonar para a Antena 1, RR,TSF,Comercial,M80 e dizer que está um transito caotico do Marquês de Pombal para Costa Cabral. Do outro lado vão lhe perguntar: Que rua é essa? Matosinhos, Valongo, Gaia, Maia e Gondomar têm 10 frequências de rádio mas apenas 1 resiste que é a Nova Era. Todas as outras estão a emitir emissão desde a Capital. Se juntarmos as da cidade do Porto, em 15 rádios, apenas 4 emitem no Grande Porto o resto vem tudo da capital. Apenas pergunto: Mas isto tem alguma logica? O mais triste é ler por aqui que ainda acham pouco, pedido que mais um ou duas venham da capital para se fechar uma ou duas das 4 que restam. Isto é de bradar aos céus.

Zeca, há um grupo mediático em Portugal que está à venda...ou pelo menos necessita de um forte investidor...

Não há ninguém no Norte que o consiga comprar e agrega-lo ao Porto Canal, criando um interessante grupo mediático a Norte?

* Defendo o Porto Canal na TDT...

ZECA

• Sr. Member
« Responder #102 em: Outubro 09, 2016, 12:56:08 pm »

Zeca, há um grupo mediático em Portugal que está à venda...ou pelo menos necessita de um forte investidor...

Não há ninguém no Norte que o consiga comprar e agrega-lo ao Porto Canal, criando um interessante grupo mediático a Norte?

* Defendo o Porto Canal na TDT...

A questão é essa.
Quem me lê aqui deve achar que estou sempre contra Lisboa etc. Nada disso. A minha vida pessoal faz-se entre as duas cidades, mas acima de tudo gosto de rádio e sempre defendi um país equilibrado. Um país equilibrado na comunicação social não é este que temos hoje em dia na TV e rádio e Jornais. Infelizmente, muita coisa contribui para esse desequilibro, passando pela falta de capacidade económica de muitas regiões mas também pela falta de estratégia de muitos caciques locais que acham mais facil conseguir um tacho em Lisboa do que investir por estes lados.
A frequência de 91,5 é um caso de estudo. O grupo da NFM que nas ultimas décadas sempre andou por aí a brincar às rádios nunca a utilizou, estranho.
O grupo do Acacio de igual modo.
Não entendo porque razão tanto grupo económico no Porto sediado nunca quis criar um projeto de rádio de raiz no Grande Porto. Não entendo.
Existem pressões para que tal não aconteça de forma a permitir que os grupos na capital consigam obter o máximo de lucro por dominarem o Grande Porto?
Ninguem quer uma rádio?
Uma pergunta que gostava que alguém me explicasse com conhecimento de causa.
Não sei lhe dar a resposta.
Quando vejo a Rádio on line "Rádio Portuense" a fazer das tripas coração para sobreviver, vendo o Facebook da rádio onde já possuem mais de 10000 likes, com relatos de futebol e iniciativas de indole popular, mostra que no Porto há gente interessada em rádio e ainda bem.
Quando vejo um programa dessa rádio com pagina no facebook com 8000 membros é sinal que alguma coisa de interessante andam a fazer por lá.
 Quando vejo a Rádio On line de Matosinhos também a criar uma rede de audiência, embora me pareça com menos impacto que os desconhecidos ilustres dessa rádio do Porto é sinal que há gente interessada na rádio no Porto.
Será uma questão de €..
« Última modificação: Outubro 09, 2016, 01:25:31 pm por ZECA »

Atento

• Hero Member
« Responder #103 em: Outubro 09, 2016, 01:06:31 pm »
O grupo mediático a que me referia é o que controla o DN, JN, O JOGO e TSF...

Vão ser os Chineses a tomar conta daquilo mais dia menos dia...

Portugal não tem escala nem mercado paraque todosos grupos mediáticos sobrevivam com consistência...

Sol/I estão ligados à maquina;

O Público e a RNova continuam , enquanto a SONAE quiser;

O grupo que engloba a TSF, DN, JN e O JOGO precisa, com urgência,de oxigénio, isto é, de investidores...
« Última modificação: Outubro 09, 2016, 01:23:32 pm por Atento »

ZECA

• Sr. Member
« Responder #104 em: Outubro 09, 2016, 01:26:38 pm »
O grupo mediático a que me referia é o que controla o DN, JN, O JOGO e TSF...

Vão ser os Chineses a tomar conta daquilo mais dia menos dia...

Portugal não tem escala nem mercado paraque todosos grupos mediáticos sobrevivam com consistência...

Sol/I estão ligados à maquina;

O Público e a RNova continuam , enquanto a SONAE quiser;

O grupo que engloba a TSF, DN, JN e O JOGO precisa, com urgência,de oxigénio, isto é, de investidores...
Será?