Alterações na programação da Cidade FM.
Já São Horas com a Catarina Silva e João Pedro Pereira das 7 as 11...
Esta ida para as manhãs da Catarina é muito bem vinda e só peca por tardia. Já devia ter sido o ano passado!
É mais que justo!
Sou muito fã da Catarina, não tenho dúvidas que é dos maiores valores da minha geração.
Na minha opinião, o estilo dela encaixa-se na perfeição na Cidade FM, mas gostava de lhe ver a fazer continuidade numa rádio de palavra, só para ver uma coisinha.
Pressinto que ela sair-se-ia muito bem num registo desses!
Se as contas não me falham, a Catarina tem 26 anos, mas já tem um andamento brutal. Também, no total, já são quase 5 anos de Cidade, salvo erro.
Uma coisa é verdade, estas rádios podem não ter a melhor das playlists, e, para o meu gosto, a Cidade não tem, mas são excecionais escolas, por isso defendo-as tanto, e critico com veemeência quando tem de ser.
Lembro-me bem do início da Catarina. Tinha interagido umas semanas antes com ela no IG, salvo erro, andava a fazer a local de Viseu, vi um take que ela gravou num storie e ficou-me, a ponto de tentar conseguir captar os 102.6 aqui por Gaia, para ouvir como resultava na rádio, mas sem sucesso. Umas semanas depois, passou para as noites, quando o Toque de Saída deixou de se desdobrar, no pré e no pós, e, nesse horário, deixei a Mega, onde na altura, tinha praticamente escuta fixa. Surpreenderam-me duas coisas na Catarina: além, de evidentemente, a voz, que como o Júlio refere, ressuscita um morto, embora na altura ainda fosse mais tímida, mas, principalmente, a star quality. Traduzindo para PT, diria que a Catarina tem os atributos todos para ter os holofotes sobre ela, e sabe gerir isso, é uma extensão natural dela essa exposição, mas, coisa que não é usual em quem tem esse atributo, transpira uma imensa humildade no trato, e mesmo na forma como está em antena. Gosto disso, porque se há coisa que me faz de imediato criar uma barreira com quem está do lado do emissor é quando demonstram sobranceria. Acho que é a fórmula de sucesso que leva a que, cinco anos depois, se pensamos num valor seguro da rádio portuguesa nos lembremos, quase de imediato dela.
Eu não pressinto, eu tenho mesmo a certeza que a Catarina quando quiser fazer outro tipo de rádio, fá-lo a saltar ao pé coxinho, não obstante, acho que dificilmente sairá de uma rádio de entretenimento, é tão boa no registo que, tal acaba por ser uma armadilha para conseguir chegar a outro tipo de produto, considerando também a capacidade financeira que existe para o entretenimento, que é diferente das informativas. Certamente, uma das duas grandes agarra-a até ter idade ou dinheiro para se reformar. Pelo caminho, é provável que a TV ainda lance umas cascas de banana, mas tenho-a por uma mulher da rádio, acho que dificilmente perderá a base aí.
E, note-se, esta mulher nem de Comunicação Social é, mas sim de Sociologia. Curiosamente, até acho que isso pode ser uma mais valia, por vezes acho que ela consegue pegar nesse lado dela, mais analítico no que respeita ao comportamento humano, para o que pretende transmitir.
Sendo que a Cidade FM na AML e na AMP já tendia a conseguir ganhar à RR e à M80 no horário da manhã, nos tempos da Moreira e do Hélder, acho que agora ainda "tá" (mais) bonito para aqueles lados. Não digo que o João Pedro seja mau, não é, nota-se evolução, mas funcionaria melhor num registo terceira voz. Se quiserem juntar-lhe o Artur como segunda, evidentemente, indo ao mercado para reforçar as tardes, acho que podemos ter a possibilidade real de nas manhãs, a Cidade FM ambicionar ultrapassar a RFM, que está num registo algo gasto.
É cedo, deixem a rapariga queimar etapas.
É um furação, ontem estava a ouvir a emissão e depois das 7 da matina, aquele sonoro Bom Diaaaa, acorda qualquer sonâmbulo...
A Leonor Carvalho esforçou se muito, mas para as manhãs é preciso um andamento diferente.
E a Cidade volta ter manhãs energéticas.
Dito isto, concordo com o Júlio, a Catarina tem pelo menos 5 anos para segurar as manhãs da Cidade, antes de dar outro tipo de salto. Até porque, sem ela, a Cidade, neste momento, fica muito coxa, apesar de tudo, há mais solidez na equipa na concorrência do que aqui, até pelo simples facto de serem mais.
Certo, a colocação de voz dela, é qualquer coisa. Nunca estive com a Catarina pessoalmente, mas, por acaso, até gostava de perceber se ela fala assim no dia-a-dia.
A Leonor é uma locutora diferente da Catarina. Vamos ser sinceros, há excelentes jogadores de futebol, e depois (há uns anos) tínhamos o Ronaldo, o Messi e o Neymar. Como em todas as áreas, os sobredotados ficam para outro tipo de análises. Com isto quero deixar bem claro que não está em causa, em momento algum, a qualidade da Leonor, mas, evidentemente, que tendo uma Catarina, que desconfio que demorou a convencer a fazer manhãs, fica óbvio que corrigir 3 meses depois a nova grelha, é uma decisão acertada. Contudo, se a saída da Leonor significar a sua saída da rádio, acho isto injusto. É certo que ela ainda está a formar-se, e fazer manhãs ao mesmo tempo que se estuda, não é, evidentemente, algo fácil. Contudo, não retomar ao lugar de origem, imaginando que será remetida às locais, ou até mesmo reforçando as tardes, se para tal tiver disponibilidade, sejamos sinceros, é um erro. Principalmente porque, com todo o respeito que tenho pela Beatriz, não acho que esteja a pegar. Acho que ir fazer locais, ganhar músculo, seria interessante para ela, tal como fez a Catarina Moreira, para se preparar, então, para outros voos.
Fazendo a ressalva que estou fora das redes, excetuando o LI, há quase dois anos justamente na altura em que a Leonor começou na Cidade, pelo que o que estou a escrever agora até pode ser totalmente diferente, parecia-me que a exposição no IG não era terreno onde esta se movimentasse muito bem. Não me lembro, por exemplo, de ver um storie dela, que não fosse um repost da Cidade, e mesmo isto, era raro. Não é preciso vender as redes pessoais em antena, e é um ponto onde eu já toquei neste tópico, mas, sejamos sinceros, pese embora sendo injusto, porque a rádio não é exposição pessoal, sabemos que isso conta. A Leonor parece-me ser uma mulher mais tímida, quiçá até um pouco alternativa, e isso contribui ou não para o engajamento. Em todo o caso, espero que se sair da Cidade, consigam aproveitá-la para reforçar outros projetos. É uma boa profissional, fez bem mais que os mínimos nos últimos três meses, e no noturno onde estava. Já chega de gente com potencial a sair da Cidade: ainda hoje acho que devem estar arrependidos de terem dispensado a Delgado e a Díos.