Autor Tópico: Rádio Sudoeste  (Lida 71602 vezes)

Memorias da Radio

• Hero Member
Re: Rádio Sudoeste
« Responder #285 em: Maio 16, 2025, 07:37:59 pm »
Parece ter havido uma certa renovação no som da Rádio Sudoeste, não consigo explicar muito bem. Digamos que o som, que dantes tinha uma diferença entre 102.7 (era mais "empastelado", sempre o foi, mesmo depois das melhorias implementadas aqui há tempos que melhoraram aí) e 100.8 (que respirava livremente), agora está exatamente como me lembro de estar em 100.8. À linha, sem quaisquer diferenças e com uma muito agradável expansão estéreo, com ligeiramente menor saturação.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #286 em: Junho 18, 2025, 02:05:23 pm »
Sudoeste no Porto 102.7 com o sintoma típico desta época do ano: volume a metade do habitual, som mais abafado e potência reduzida, a tal ponto que de frente para o Douro se estava a ouvir com uma ou outra interferência.

Falei cedo demais, eu.  ;D

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #287 em: Junho 23, 2025, 02:49:41 am »
Bom ruído de ventoinha (similar a um cabo áudio mal ligado ou com problemas de isolamento) no fundo da emissão da Sudoeste em 102.7. Há compressor para ajudar, mas umas vezes disfarça o ruído, outras vezes eleva-o com a música. Ocasionalmente ouve-se um pequeno "pop" na emissão (a cada 5 minutos ou por aí).

Se isto é a ventoinha do emissor... quer dizer, estão 15 graus... mas não sei.

A modulação parece estar corrigida para valores razoáveis, mas o processamento de som está bastante menos brilhante que antes. Potência ok, estou a receber estéreo em Espinho.
« Última modificação: Junho 23, 2025, 02:56:26 am por Memorias da Radio »

MEGAHITS_SINTRA

• Full Member
« Responder #288 em: Julho 01, 2025, 02:33:16 am »
A rádio SW parece ser para manter, por enquanto....

Estão a refrescar ligeiramente a playlist, com alguns clássicos que não passam na concorrência, assim como música nova que também não.

Desta forma, diferenciam-se um pouco da concorrência direta, o que é sempre positivo para o éter.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #289 em: Julho 02, 2025, 08:08:52 pm »

Estão a refrescar ligeiramente a playlist, com alguns clássicos que não passam na concorrência, assim como música nova que também não.

Desta forma, diferenciam-se um pouco da concorrência direta, o que é sempre positivo para o éter.

Parte do motivo pelo qual saltou para o top6 do meu autorádio. Mas há painéis em que a animação está bastante distinta.

No painel do Paulo Jorge tudo igual ao que é há longos anos, não se nota diferenças. Mas no do Marcos Melo tive um tema: é que eu ouvi-o nas manhãs da Marginal aqui há relativamente pouco tempo, e ao ouvi-lo na Sudoeste não consegui dissociá-lo da Marginal e acabou por ficar estranho. Comparar a animação da Marginal, bem personalizada e agradável, com a que ele faz na Sudoeste, bem mais neutral, é água e vinho.

Quem me deu dor e me fez mesmo emocionar no carro a ouvir em Gaia (porque foi tão inesperado!) foi a Margarida Pressler, que ou foi alguma coisa específica no dia que ouvi (há umas 2 semanas), ou está mesmo a começar a acusar o peso da idade de uma forma que eu não esperava ser tão repentina: múltiplas quebras de tom nas cordas vocais, problemas de clareza e de dicção... bem que se estava a esforçar no painel, mas doeu-me, custou-me muito a ouvir porque eu sei muito muito bem o que ela já foi, ouço-a há mais de 15 anos. Os anos não perdoam... mas eu gostava que perdoassem. Fiquei triste.

Dar nota por fim, dado que nunca mais voltei aqui: o problema de som em 102.7 está resolvido, embora ainda entre um som de analógico parecido a ventoinhas em períodos baixos nas músicas, nada de especial e parecido ao que havia com a RDP no início dos anos 2000. Mas está bom, brilhante e tudo.
« Última modificação: Julho 02, 2025, 08:11:56 pm por Memorias da Radio »

MEGAHITS_SINTRA

• Full Member
« Responder #290 em: Julho 06, 2025, 08:59:47 am »

Parte do motivo pelo qual saltou para o top6 do meu autorádio. Mas há painéis em que a animação está bastante distinta.

No painel do Paulo Jorge tudo igual ao que é há longos anos, não se nota diferenças. Mas no do Marcos Melo tive um tema: é que eu ouvi-o nas manhãs da Marginal aqui há relativamente pouco tempo, e ao ouvi-lo na Sudoeste não consegui dissociá-lo da Marginal e acabou por ficar estranho. Comparar a animação da Marginal, bem personalizada e agradável, com a que ele faz na Sudoeste, bem mais neutral, é água e vinho.

Quem me deu dor e me fez mesmo emocionar no carro a ouvir em Gaia (porque foi tão inesperado!) foi a Margarida Pressler, que ou foi alguma coisa específica no dia que ouvi (há umas 2 semanas), ou está mesmo a começar a acusar o peso da idade de uma forma que eu não esperava ser tão repentina: múltiplas quebras de tom nas cordas vocais, problemas de clareza e de dicção... bem que se estava a esforçar no painel, mas doeu-me, custou-me muito a ouvir porque eu sei muito muito bem o que ela já foi, ouço-a há mais de 15 anos. Os anos não perdoam... mas eu gostava que perdoassem. Fiquei triste.

Dar nota por fim, dado que nunca mais voltei aqui: o problema de som em 102.7 está resolvido, embora ainda entre um som de analógico parecido a ventoinhas em períodos baixos nas músicas, nada de especial e parecido ao que havia com a RDP no início dos anos 2000. Mas está bom, brilhante e tudo.

Sim, noto algumas melhorias na locução, bastante melhor do que os curtos takes de há uns anos atrás.

Quanto à Margarida, sempre gostei da sua participação na SW, mas gostava que as suas intervenções fossem mais longas, porque a sua voz tem algo de maternal que faz criar empatia.

Quanto ao som, só tenho experiência com os 100.8 da Margem Sul, que sempre foram fortíssimos, mesmo nos tempos da MEO SW, já que ouço a frequência desde cerca de 2015. Lembro-me que foi a estação que estreou primeiro a canção See You Again de Charlie Puth.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #291 em: Julho 07, 2025, 12:33:13 pm »
Ontem passei por aqui depois de meses e ouvi a Diana Neto com várias intervenções para uma tarde de domingo de Julho. Será que era em direto?