Autor Tópico: Rádio Metropolitana  (Lida 13592 vezes)

pdf

• Administrator
  • Hero Member
Re: Rádio Metropolitana
« Responder #30 em: Fevereiro 28, 2025, 03:22:10 pm »
Penso que anunciam da seguinte forma:

96.2 Grande Lisboa
96.3 Distrito de Aveiro
89.0 Grande Porto

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Obrigado. Ia jurar a pés juntos que ontem ouvi, entre as 14h e as 15h, várias vezes a referência 'Grande Lisboa 96.3'. Inclusive consultei a nossa base de dados de emissores para ver se teria existido qualquer mudança. Mas nada.
Hoje de manhã, entre as 8h30 e as 9h, sim, já ouvi Grande Lisboa 96.2

A Metropolitana se quiser triunfar terá de se promover tanto nas redes sociais como "lá fora", na rua. Com esta seleção musical, conheço muito boa gente (ouvintes, claro) que iria mudar-se da RR ou da M80 para os 96.3 ou para os 89.0 com todo o agrado.

Se tudo correr bem, vai acontecer o "fenómeno XL" novamente, em que esta ia subindo nas audiências sem que ninguém desse por isso, e quando saiu do FM para entrar a Observador levou a que muitos ouvintes protestassem ruidosamente nas redes sociais.

Agora têm esta.

A mudança já vem com uns 6 ou 7 anos de atraso, mas antes tarde que nunca. Na altura sugeri que a XL ocupasse 89,0 e 88,4 (agora 96,3).

tuscano332

• Hero Member
« Responder #31 em: Fevereiro 28, 2025, 03:22:57 pm »
Se eu estou a ouvir a rádio correcta pela net, uma vez que não vivo nessas regiões, tenho de lhes dar os parabéns pela hora da música francesa e italiana(ouvindo entre as 10 e as 11h da manhã), não são muitas as rádios, mesmo locais ou regionais, que fazem 1h inteira com musica nestas línguas.
Penso que não está.

O stream ainda é o da Rádio 5.

A rádio que eu ouvi foi esta, mas eu desconfiei logo que pudesse não ser, porque às 11h entrou uma hora de Kizomba: https://www.radiometropolitanaporto.pt/
E também não falaram em Aveiro e Lisboa.

pdnf

• Hero Member
« Responder #32 em: Fevereiro 28, 2025, 03:46:31 pm »
Se eu estou a ouvir a rádio correcta pela net, uma vez que não vivo nessas regiões, tenho de lhes dar os parabéns pela hora da música francesa e italiana(ouvindo entre as 10 e as 11h da manhã), não são muitas as rádios, mesmo locais ou regionais, que fazem 1h inteira com musica nestas línguas.
Penso que não está.

A rádio que eu ouvi foi esta, mas eu desconfiei logo que pudesse não ser, porque às 11h entrou uma hora de Kizomba: https://www.radiometropolitanaporto.pt/

Essa não é a Metropolitana, a verdadeira. É a Metropolitana, a que será supostamente 87.7 sabe-se lá quando. Portanto, a fake.

A que estamos a discutir aqui, essa está com uma cobertura muito interessante. No Porto, da Consituição para Norte, andamos em 89.0, pada sul em 96.3. Há algumas falhas na zona de General Torres em.96.3, que tem efeito multipath, mas nada que seja crítico.

Este produto, com animação ficaria muito, muito interessante. Falta, contudo, uma voz, para ser um verdadeiro produto de rádio.
« Última modificação: Fevereiro 28, 2025, 03:50:49 pm por pdnf »
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

tuscano332

• Hero Member
« Responder #33 em: Fevereiro 28, 2025, 03:59:25 pm »
Penso que não está.

Essa não é a Metropolitana, a verdadeira. É a Metropolitana, a que será supostamente 87.7 sabe-se lá quando. Portanto, a fake.

A que estamos a discutir aqui, essa está com uma cobertura muito interessante. No Porto, da Consituição para Norte, andamos em 89.0, pada sul em 96.3. Há algumas falhas na zona de General Torres em.96.3, que tem efeito multipath, mas nada que seja crítico.

Este produto, com animação ficaria muito, muito interessante. Falta, contudo, uma voz, para ser um verdadeiro produto de rádio.
Sim já ouvi a correcta e a música não estava mal selecionada, só o Maninho me enjoa já, mas isso é o menos.

Danl

• Hero Member
« Responder #34 em: Fevereiro 28, 2025, 04:10:39 pm »

96.2 Grande Lisboa
96.3 Distrito de Aveiro
89.0 Grande Porto

Obrigado. Ia jurar a pés juntos que ontem ouvi, entre as 14h e as 15h, várias vezes a referência 'Grande Lisboa 96.3'. Inclusive consultei a nossa base de dados de emissores para ver se teria existido qualquer mudança. Mas nada.

A Metropolitana se quiser triunfar terá de se promover tanto nas redes sociais como "lá fora", na rua. Com esta seleção musical, conheço muito boa gente (ouvintes, claro) que iria mudar-se da RR ou da M80 para os 96.3 ou para os 89.0 com todo o agrado.

Se tudo correr bem, vai acontecer o "fenómeno XL" novamente, em que esta ia subindo nas audiências sem que ninguém desse por isso, e quando saiu do FM para entrar a Observador levou a que muitos ouvintes protestassem ruidosamente nas redes sociais.

Agora têm esta.

A mudança já vem com uns 6 ou 7 anos de atraso, mas antes tarde que nunca. Na altura sugeri que a XL ocupasse 89,0 e 88,4 (agora 96,3).

Exatamente! Lembro-me disso (do ruído de muitos ouvintes nas redes sociais pelo desaparecimento da XL).
A par dos 96.3 (encontro-me em linha recta a cerca de 3km para sul do emissor do Monte da Virgem) também os 89.0 de Santa Eufémia entram bem e sintonizam-se automaticamente.
Muito boas estas duas frequências! E, claro, os locais onde se encontram os respectivos emissores ajudam sobremaneira.

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #35 em: Fevereiro 28, 2025, 04:20:22 pm »

96.2 Grande Lisboa
96.3 Distrito de Aveiro
89.0 Grande Porto

Agora têm esta.

Exatamente! Lembro-me disso (do ruído de muitos ouvintes nas redes sociais pelo desaparecimento da XL).
A par dos 96.3 (encontro-me em linha recta a cerca de 3km para sul do emissor do Monte da Virgem) também os 89.0 de Santa Eufémia entram bem e sintonizam-se automaticamente.
Muito boas estas duas frequências! E, claro, os locais onde se encontram os respectivos emissores ajudam sobremaneira.

No local onde me encontro agora também estou a meia distância entre os dois, mas dentro de 4 paredes recebo melhor os 96,3, mesmo que os dois emissores tenham refletores.

Rádios

• Full Member
« Responder #36 em: Fevereiro 28, 2025, 04:56:20 pm »
Não estou a entender a questão da Rádio Metropolitana e a Metropolitana ( Rádio 5)???? Com a mesma designação???

pdnf

• Hero Member
« Responder #37 em: Março 02, 2025, 02:03:14 am »
Não estou a entender a questão da Rádio Metropolitana e a Metropolitana ( Rádio 5)???? Com a mesma designação???
Sim, há um projeto de rádio online designada de Rádio Metropolitana do Porto, que há uns meses começou a anunciar que andava em testes com a ANACOM para começar a emitir em 87.7, sem que nunca se tenha percebido exatamente qual o enquadramento. Entretanto, esta Metropolitana, que é herdeira da Rádio 5 ("no coração do Porto") passou a Metropolitana e a emitir também para a Grande Lisboa através do Barreiro 96.2, ex-Estadio.

Pelo que já foi aqui explicitado, a marca "Metropolitana" é detida pelo Sr. Acácio Marinho. Não deixa, contudo de ser estranho existirem duas rádios, fundamentalmente feitas para o Grande Porto com a mesma designação.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Danl

• Hero Member
« Responder #38 em: Março 05, 2025, 03:10:20 pm »
É a primeira vez que ouço passar numa rádio portuguesa uma música que fez grande furor em meados dos anos 80 (salvo erro fazia parte novela brasileira Roque Santeiro) : Pepeu Gomes - Mil e uma noites de amor . Aquele guitarrista foi considerado pela revista americana Guitar World como um dos dez melhores guitarristas do mundo na categoria world music.

Passou um pouco antes das 15h de hoje.

O programador musical da Metropolitana está de parabéns pela versatilidade da playlist que a rádio vai apresentando, diga-se, agradavelmente soft.

Danl

• Hero Member
« Responder #39 em: Março 05, 2025, 04:04:40 pm »
Têm passado música brasileira regularmente em quase todas as horas. Parece-me cada vez mais evidente a estratégia de "piscar o olho" à comunidade brasileira residente em Portugal.

A Rádio Metropolitana assemelha-se muito à Antena 1 de São Paulo, que é "só" uma das rádios mais ouvidas no Brasil.

Rádios

• Full Member
« Responder #40 em: Março 05, 2025, 07:47:30 pm »
Sou ouvinte fiel da Antena 1 de São Paulo, a única diferença é  que não passam música brasileira na emissão, apenas êxitos internacionais.

tuscano332

• Hero Member
« Responder #41 em: Março 06, 2025, 11:31:03 am »
A ouvir a verdadeira Metropolitana pela net, de facto tem uma boa selecção músical, faz boa concorrência a uma M80 e RR, pelo menos na hora em que estou a ouvir, inclusive passam coisas que a M80, podia passar mais vezes mas não passa, como Gazebo - I Like Chopin, ou a Gloria Estefan - Here We Are e até o Roberto Carlos, que não fica nada mal passarem. Só é pena a falta de animadores, porque rádio não deve ser apenas uma jukebox, com um pouquinho de publicidade no meio.
« Última modificação: Março 06, 2025, 11:36:45 am por tuscano332 »

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #42 em: Março 06, 2025, 01:10:02 pm »

como Gazebo - I Like Chopin

Curiosamente, ouvi recentemente este mesmo tema na Rádio Mosqueteiros na loja do Intermarché que custumo frequentar...

Danl

• Hero Member
« Responder #43 em: Março 06, 2025, 03:15:47 pm »
Infelizmente continuam a insistir no mesmo erro de fazerem entrar uma música a 1 minuto (ou pouco mais) do topo da hora e depois, ao invés de a deixarem correr, entra o sinal horário. Segue-se o jingle das frequências e mais uma música. Acho que seria mais sensato que ele (o sinal horário) entrasse no intervalo das músicas, quer fosse às 14h58 ou às 15h02. A "vítima" de há pouco foi Beyoncé - If I Were a Boy
É certo e sabido que a esmagadora maioria dos ouvintes de rádio não gosta destes cortes abruptos.

ouvinte

• Hero Member
« Responder #44 em: Março 07, 2025, 12:47:44 am »
Para além dessa questão do sinal horário, eu mudava os jingles todos.
Acho a plástica demasiado barulhenta para o tipo de posicionamento que a estação quer.
Deveriam ser jingles com menos efeitos, simples... locução suave ... tal e qual como era na XL

Fica a dica