Autor Tópico: Rádio Metropolitana  (Lida 13044 vezes)

pdnf

• Hero Member
Re: Rádio Metropolitana
« Responder #15 em: Fevereiro 26, 2025, 03:58:22 pm »
A playlist parece curtinha. Já ouvi algumas músicas duas vezes.

Talvez seja por estar a dar os primeiros passos...
E sim, faz lembrar muito a XL quando esta ainda emitia em 98.4MHz
Do pouco que escutei, parece-me ter uma seleção musical bem mais requintada do que por exemplo a RR.

Pena que seja mais uma emissora de música a metro. Desconheço as condições de receção dos 96.3 a norte de Matosinhos. Eles referem esta frequência para Aveiro. Por mim, deixava ficar a Rádio 5 em 89.0MHz e apenas com música portuguesa, à semelhança daquilo que foi há uns anitos. E seguiria com a Metropolitana apenas em 96.3, mais abrangente em termos musicais e com mais palavra em antena.
Sim, parece-me bem mais agradável, sinceramente. Pelo menos é música mais datada. De certa forma, com este "novo" posicionamento da RR, diria que a MFM vem mais para concorrer com a M80, do que com a RR.
Hoje, já rola publicidade, coisa que nunca me lembro de apanhar na Radio 5.
Claro que é pena, mas isso é o conceito do Sr. Acácio, rádios 1€. Até uma voz de IA deve ser cara...
96.3 já não são fantásticos em Matosinhos, até na zona do Hospital de São João já fraqueja o RDS, mesmo no carro. Além disso, tem a Voz do Marão na mesma frequência, não é raro nos Carvalhos conseguires apanhar uma mistura das duas frequências, assim como na A4, ou mesmo junto ao Aeroporto, onde entram bem os sinais do interior. Já agora, os 89.0 devem ter refletores para sul, porque o desempenho é deveras pior do que o das demais 3 que saem de Santa Eufémia.
Fica a carência da DIAL à portuguesa, mas até mais generalizada no território. Mas também há espaço para um produto como o da MFM, em termos de playlist. É, de facto, algo diferenciadora.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #16 em: Fevereiro 26, 2025, 04:01:12 pm »
Nem a publicidade da Smart Invicta? Acho que já dava na Rádio 5.

Nota para o que também já disseram aqui: corte de músicas no topo da hora - penso não ser necessário por se tratar de uma rádio de cariz exclusivamente musical. A Fama, por exemplo, deixa os bips por cima da música e lá entram outros spots quando a música acaba. Desta forma não temos músicas a acabar depois de 10 segundos, como já ouvi.

Outra coisa: sim, os 89,0 MHz emitem com refletores (frequência da Póvoa).

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #17 em: Fevereiro 26, 2025, 04:11:06 pm »
96.3 são uma boa frequência para o que servem, que é para o distrito de Aveiro e o miolo central do Grande Porto. No interior do distrito do Porto vão-se revezar entre 96.3 e 89.0 até onde der mas a partir de certa altura a Voz do Marão entra bem. Presumo que até Penafiel dê para ouvir.

Para norte deve haver alguma coisa a chegar a Braga, mas já à custa de muitas trocas e dificuldades. Presumo que até ao nó de Cruz da A11 dê para ouvir e a partir daí deve haver umas valentes zonas de sombra em Braga. Acima disso, os 89.0 chegam a Vila Verde em condições muito razoáveis ainda num bom rádio e penso que ainda possam chegar a Ponte de Lima, mas não dá mais que isso.

Barcelos vai ser troca entre as duas, o mesmo para Esposende, e na Póvoa bem para o interior do concelho vai dar troca entre ambas, já que os 89.0 têm uma espanhola em cima e 96.3 têm outra frequência em cima também. No litoral é limpinho, é em 89.0 até Matosinhos.

Para baixo em Aveiro vai haver zonas em que os 89.0 apoiam que o Monte da Virgem não mete sinal com tanta força ou não mete de todo, designadamente os casos da N223 para a Feira, zona de São João da Madeira, Oliveira de Azeméis e por aí vai. Mesmo na zona de Ílhavo e centro de Ovar podem ser bem preferenciais, por exemplo.

É um conjunto interessante, vai de basicamente Barcelos/Famalicão até quase Águeda com qualidade. São rádios como são, mas tecnicamente o Marinho sabe o que faz.
« Última modificação: Fevereiro 26, 2025, 04:13:46 pm por Memorias da Radio »

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #18 em: Fevereiro 26, 2025, 04:13:48 pm »
96.3 são uma boa frequência para o que servem, que é para o distrito de Aveiro e o miolo central do Grande Porto. No interior do distrito do Porto vão-se revezar entre 96.3 e 89.0 até onde der mas a partir de certa altura a Voz do Marão entra bem. Presumo que até Penafiel dê para ouvir.

Para norte deve haver alguma coisa a chegar a Braga, mas já à custa de muitas trocas e dificuldades. Presumo que até ao nó de Cruz da A11 dê para ouvir e a partir daí deve haver umas valentes zonas de sombra em Braga. Acima disso, os 89.0 chegam a Vila Verde em condições muito razoáveis ainda num bom rádio e penso que ainda possam chegar a Ponte de Lima, mas não dá mais que isso.

Barcelos vai ser troca entre as duas, o mesmo para Esposende, e na Póvoa bem para o interior do concelho vai dar troca entre ambas, já que os 89.0 têm uma espanhola em cima e 96.3 têm outra frequência em cima também. No litoral é limpinho, é em 89.0 até Matosinhos.

É um conjunto interessante, vai de basicamente Barcelos/Famalicão até quase Águeda com qualidade.

Tudo certo, é esta a perceção que tenho também

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #19 em: Fevereiro 26, 2025, 04:36:54 pm »
89,0 chega a Braga, pelo menos ali na zona da Estação CP. Na A3 morrem antes da saída para Ponte de Lima, creio.

A sul, os 89,0 alcançam o litoral de Aveiro, em dias em que a propagação não coloca a RC de Leiria, na mesma frequência. Já os 96,3 "morrem" em Cantanhede. A Norte já consegui apanhar a frequência no litoral minhoto, Viana inclusive.

São duas frequências interessantes operando em conjunto - grosso modo cobrem o eixo Aveiro-Porto-Braga, e com esta playlist é capaz da coisa pegar.

Claro que terem locução ajudaria mais, e com um bom departamento comercial o Marinho seria capaz de rentabilizar bem.
« Última modificação: Fevereiro 26, 2025, 04:48:24 pm por AG »

pdnf

• Hero Member
« Responder #20 em: Fevereiro 26, 2025, 04:59:41 pm »
96.3 em Braga esqueçam, recordo-me perfeitamente de sem condições de propagação, isto é, dia frio de janeiro, ser tal miscelânia entre Rádio 5 e Voz do Marão à porta da Câmara Municipal, que torna qualquer uma delas intragável. A que acresce a pressão que a Valdevez mete na frequência. Agora, não há motivo para, tal como a Observador, não se ouvir bem na cidade dos Arcebispos.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #21 em: Fevereiro 26, 2025, 06:12:08 pm »
96.3 em Braga esqueçam, recordo-me perfeitamente de sem condições de propagação, isto é, dia frio de janeiro, ser tal miscelânia entre Rádio 5 e Voz do Marão à porta da Câmara Municipal, que torna qualquer uma delas intragável. A que acresce a pressão que a Valdevez mete na frequência. Agora, não há motivo para, tal como a Observador, não se ouvir bem na cidade dos Arcebispos.

Tens a Cávado em estado comatoso (até no áudio, parece que sai tudo pela esquerda) e uma Antena Minho que ninguém sabe bem para que serve...

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #22 em: Fevereiro 27, 2025, 11:23:34 am »
3 frequências tão boas  para meterem alguns programas de autor à noite, do Rock a outras vertentes da musica e não faltam coisas pelas on line e pelas redes sociais que cabiam tão bem nesta Metroplitana.
« Última modificação: Fevereiro 27, 2025, 11:25:21 am por Zeca 2021 »

Danl

• Hero Member
« Responder #23 em: Fevereiro 27, 2025, 10:05:05 pm »
Continua a primar pela seleção musical. Fixei-me na Metropolitana desde ontem para desanuviar um pouco o conteúdo informativo dos dias que correm. Há no entanto algo que, durante a tarde, me chamou a atenção: referiram sucessivas vezes 96.3 como frequência para a Grande Lisboa ?!

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #24 em: Fevereiro 27, 2025, 10:30:03 pm »
Penso que anunciam da seguinte forma:

96.2 Grande Lisboa
96.3 Distrito de Aveiro
89.0 Grande Porto

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

tuscano332

• Hero Member
« Responder #25 em: Fevereiro 28, 2025, 10:28:57 am »
Se eu estou a ouvir a rádio correcta pela net, uma vez que não vivo nessas regiões, tenho de lhes dar os parabéns pela hora da música francesa e italiana(ouvindo entre as 10 e as 11h da manhã), não são muitas as rádios, mesmo locais ou regionais, que fazem 1h inteira com musica nestas línguas.

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #26 em: Fevereiro 28, 2025, 10:41:13 am »
Se eu estou a ouvir a rádio correcta pela net, uma vez que não vivo nessas regiões, tenho de lhes dar os parabéns pela hora da música francesa e italiana(ouvindo entre as 10 e as 11h da manhã), não são muitas as rádios, mesmo locais ou regionais, que fazem 1h inteira com musica nestas línguas.
Penso que não está.

O stream ainda é o da Rádio 5.

Danl

• Hero Member
« Responder #27 em: Fevereiro 28, 2025, 11:21:45 am »
Penso que anunciam da seguinte forma:

96.2 Grande Lisboa
96.3 Distrito de Aveiro
89.0 Grande Porto

Obrigado. Ia jurar a pés juntos que ontem ouvi, entre as 14h e as 15h, várias vezes a referência 'Grande Lisboa 96.3'. Inclusive consultei a nossa base de dados de emissores para ver se teria existido qualquer mudança. Mas nada.
Hoje de manhã, entre as 8h30 e as 9h, sim, já ouvi Grande Lisboa 96.2

A Metropolitana se quiser triunfar terá de se promover tanto nas redes sociais como "lá fora", na rua. Com esta seleção musical, conheço muito boa gente (ouvintes, claro) que iria mudar-se da RR ou da M80 para os 96.3 ou para os 89.0 com todo o agrado.
« Última modificação: Fevereiro 28, 2025, 11:24:49 am por Danl »

tuscano332

• Hero Member
« Responder #28 em: Fevereiro 28, 2025, 03:14:22 pm »
Penso que não está.

O stream ainda é o da Rádio 5.

A rádio que eu ouvi foi esta, mas eu desconfiei logo que pudesse não ser, porque às 11h entrou uma hora de Kizomba: https://www.radiometropolitanaporto.pt/
« Última modificação: Fevereiro 28, 2025, 03:16:57 pm por tuscano332 »

tuscano332

• Hero Member
« Responder #29 em: Fevereiro 28, 2025, 03:19:03 pm »
Agora sim já estou correcto: https://www.radio5.pt/index.htm

Mas qual é da grande maioria das rádios todos os dias terem de passar o Maninho feat Marisa Liz - Garota, é uma razoável música, mas já enjoa.
« Última modificação: Fevereiro 28, 2025, 03:21:47 pm por tuscano332 »