Pois... estou agora a ouvir a Rádio Voz do Caima. E o que ouço é uma sequência de músicas CHR top 40 com o pitch a alternar entre acelerado e lento. Mas o melhor ainda não vos disse. É que a rádio agora emite com o PS "_AUSSIE__".
Ainda pensei que tinha bebido demasiado, mas é mesmo esse o PS que vejo nos meus rádios. Quem estiver na zona, pode confirmar?
Isto poderá ter sido uma esporádica mesmo, pdf. E das boas! (Só não sei se no momento de escuta ou noutro varrimento do teu autorádio em segundo plano). É que eu de tarde andei mais de 1h sintonizado na Caima FM (até com sacrifício pessoal, dado o péssimo sinal dos Carvalhos até São João de Ver, que só é bom da Feira para baixo) e não só não apanhei pitches alterados, como o RDS era "CAIMA_FM"...
A rádio tem isso sim cortes pontuais, pequenos, de sinal, e está inequivocamente a fazer o transporte via IP e com um computador no centro emissor. A questão é que quem o fez esqueceu-se de configurar um buffer para salvaguardar questões e o resultado está à vista: a cada 9/10 minutos há um pequeno corte, isto pelo menos na faixa das 17h.
Questionável também estarem a meter publicidade de Vale de Cambra por lá que eu duvido mesmo muito que se ouça em condições sem a Rádio Vizela a interferir, mas como nunca lá fui, desconheço.
O tipo de música bate certo com o da CAIMA. Penso que eles andem a reforçar o emissor, um destes dias apanhei-a no Porto com RDS. A própria Azeméis FM tem conseguido dar mais alguma luta à RFM, mais na zona litoral de Gaia, porque na zona serrana o Sameiro continua a dominar e a vencer.
Mais do que a Vizela a pressionar, que não tem grande emissor, há a Alto Minho e a Lamego que têm ali um despique horrível, ambas com sinal muito forte para locais. A Alto Minho se fosse esperta, punha os 101.7 como principal e 97.0 como micro, porque se quer chegar ao Porto, não fica muito fácil. Se a micro já bate na RCPF, imagino os 2kw. De qualquer das formas, Vale de Cambra é vizinho de Oliveira de Azeméis!
Esporádica é difícil porque Itália emite em 90.9. Da australiana nem falo por razões óbvias, mas emitem todos os emissores em 88.0!