Autor Tópico: ERC - Renovação dos Alvarás Locais  (Lida 20808 vezes)

ruicleto

• Hero Member
Re: ERC - Renovação dos Alvarás Locais
« Responder #150 em: Abril 24, 2024, 02:28:26 pm »
Mais algumas rádios com os seus alvarás renovados:
Rádio Fundação FM
Benedita FM
Cidade FM Algarve - Em relação ao Algarve, normal... Temática Musical, uma "cassete" de Lisboa...
Batida FM (Maia)
Batida FM (Moita)
Rádio Vinhais
Rádio Clube de Paços de Ferreira
Rádio Fóia - Em relação ao Algarve, radio em dificuldades, muitas vezes juke box mas renovada a licença.
Por algum motivo está em jukebox (quem a viu, e quem a vê).
Infelizmente, há demasiadas nesse estado pela região.
É mais fácil contar as jukebox's, que as que realmente fazem serviço público.
É urgente regionalizar este país, no intuito, pelo menos no que toca à rádio, de se ver se começam a surgir verdadeiras rádios regionais, com conteúdo, que façam serviço público regional.

Ou mesmo intermunicípios!

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #151 em: Abril 24, 2024, 04:12:58 pm »
Mais algumas rádios com os seus alvarás renovados:
Rádio Fundação FM
Benedita FM
Cidade FM Algarve - Em relação ao Algarve, normal... Temática Musical, uma "cassete" de Lisboa...
Batida FM (Maia)
Batida FM (Moita)
Rádio Vinhais
Rádio Clube de Paços de Ferreira
Rádio Fóia - Em relação ao Algarve, radio em dificuldades, muitas vezes juke box mas renovada a licença.
Por algum motivo está em jukebox (quem a viu, e quem a vê).
Infelizmente, há demasiadas nesse estado pela região.
É mais fácil contar as jukebox's, que as que realmente fazem serviço público.
É urgente regionalizar este país, no intuito, pelo menos no que toca à rádio, de se ver se começam a surgir verdadeiras rádios regionais, com conteúdo, que façam serviço público regional.

Ou mesmo intermunicípios!

Creio que aí, o serviço público falha.
É comum em outros países da Europa, haver estações do serviço público de radiodifusão regionais, como a BBC, a Radio France ou a RTVE.

Vamos, por exemplo, pegar num país cuja a área e a população se assemelha a Portugal (eu sei que existem questões geopolíticas, históricas e culturais que divergem).

Na República Checa, a ?eský rozhlas possui 14 estações regionais, fora um cardápio maior na oferta de conteúdos.

Por cá, existem apenas a Antena 1 Açores, Antena 1 Madeira e Antena 3 Madeira.
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

pdnf

• Hero Member
  • Foi a Rádio que fez Abril!
« Responder #152 em: Abril 24, 2024, 06:38:23 pm »
É comum em outros países da Europa, haver estações do serviço público de radiodifusão regionais, como a BBC, a Radio France ou a RTVE.

Vamos, por exemplo, pegar num país cuja a área e a população se assemelha a Portugal (eu sei que existem questões geopolíticas, históricas e culturais que divergem).

Na República Checa, a ?eský rozhlas possui 14 estações regionais, fora um cardápio maior na oferta de conteúdos.

Há, mas em contrapartida suprimem o som nacional da Antena 1 e 3. A única rádio verdadeiramente nacional, acaba por ser mesmo a Antena 2. As rádios locais de uma dada NUT's III, têm, como a ERC chega a propor no relatório do futuro da rádio em Portugal, de ser ouvidas em toda a região. Por exemplo, no caso da AMP, isso implicaria que os emissores estivessem todos no Monte da Virgem, e mesmo assim, Valongo ia ser difícil.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

ruicleto

• Hero Member
« Responder #153 em: Abril 24, 2024, 07:19:41 pm »

Há, mas em contrapartida suprimem o som nacional da Antena 1 e 3. A única rádio verdadeiramente nacional, acaba por ser mesmo a Antena 2. As rádios locais de uma dada NUT's III, têm, como a ERC chega a propor no relatório do futuro da rádio em Portugal, de ser ouvidas em toda a região. Por exemplo, no caso da AMP, isso implicaria que os emissores estivessem todos no Monte da Virgem, e mesmo assim, Valongo ia ser difícil.

Esse "relatório do futuro da rádio em Portugal" está disponível no sítio na internet da ERC?

pdnf

• Hero Member
« Responder #154 em: Maio 05, 2024, 09:12:02 pm »

Esse "relatório do futuro da rádio em Portugal" está disponível no sítio na internet da ERC?

Está, mas chamei-lhe mal: "Uma década de atividade regulatória".

https://www.flipsnack.com/ercpt/a-r-dio-em-portugal-uma-d-cada-de-interven-o-regulat-ria/full-view.html

Na procura de soluções, será pertinente proceder a uma avaliação prospetiva e estratégica da reorganização da paisagem radiofónica nacional, considerando por exemplo as possibilidades já abertas pelo regime jurídico em vigor de implementação de serviços de programa regionais – abrangendo um conjunto de dois ou mais municípios contíguos (e áreas limítrofes) ou, nas regiões autónomas, uma ilha com mais do que um município.

Teria sido muito pertinente da parte do Governo fazer cessar todos estes alvarás atualmente em vigor e criar novos. Não sei se isto negociado com as rádios não seria possível. Se existisse vontade de implementar o DAB+, como já aqui referi, uma solução que poderia ser muito interessante era a de passar todas as nacionais, reais ou travestidas para o DAB+, e deixar o FM para as locais, permitindo-lhes expandir em termos de área de coberuta geográfica. Se tirarmos os "monstros" do espectro, este fica muito limpo.
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

ruicleto

• Hero Member
« Responder #155 em: Maio 06, 2024, 12:13:01 pm »
Obrigado pela ligação ao referido Relatório.
Recordo que, mesmo que todas as rádios atualmente nacionais e regionais passassem para DAB+, haveria a necessidade de os respetivos emissores em FM continuarem, por tempo determinado, a emitir em coexistência. Não se pode mudar a tecnologia radiofónica analógica para a digital de um momento para o outro.

brodcastfm

• Sr. Member
« Responder #156 em: Maio 06, 2024, 02:48:08 pm »
O FM será para continuar ainda uns bons anos conjuntamente com o DAB. Não sei se ouviram o último programa da provedora do ouvinte, onde um ouvinte questionou a provedora da possível reativação do DAB nos canais rádio da RTP.
« Última modificação: Maio 06, 2024, 02:50:23 pm por brodcastfm »

ruicleto

• Hero Member
« Responder #157 em: Maio 07, 2024, 11:48:19 am »
O FM será para continuar ainda uns bons anos conjuntamente com o DAB. Não sei se ouviram o último programa da provedora do ouvinte, onde um ouvinte questionou a provedora da possível reativação do DAB nos canais rádio da RTP.

Esse ouvinte sou eu  ;)
Sobre este assunto, coloquei informação neste fórum, no Tópico: Futuro da Rádio em Portugal

pdnf

• Hero Member
« Responder #158 em: Maio 25, 2024, 05:37:16 pm »
Renovaram o Alvará da M80 Leiria. Nem sequer há referência à associação com a RRS, só à M80. Gostava mesmo de saber onde começa a RRS e acaba a Norte. Desconfio que o meme Leiria não existe, será mesmo verdade para a ANACOM/ERC.

A Nova Era de Gaia também renovou. Tinha dívidas à Segurança Social, mas entretanto resolveu. As horas de programação proprias de Paredes não estou a ser cumpridas conforme indicado à ERC. Neste momento, só as manhãs e as tardes estão em simultâneo. Todo o demais horário, madrugadas incluídas são programações distintas.
Rádio é:

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #159 em: Maio 26, 2024, 10:10:18 pm »
Renovaram o Alvará da M80 Leiria. Nem sequer há referência à associação com a RRS, só à M80. Gostava mesmo de saber onde começa a RRS e acaba a Norte. Desconfio que o meme Leiria não existe, será mesmo verdade para a ANACOM/ERC.

A Nova Era de Gaia também renovou. Tinha dívidas à Segurança Social, mas entretanto resolveu. As horas de programação proprias de Paredes não estou a ser cumpridas conforme indicado à ERC. Neste momento, só as manhãs e as tardes estão em simultâneo. Todo o demais horário, madrugadas incluídas são programações distintas.

Creio que a fronteira deverá ser o Alto do Trevim.
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

pdnf

• Hero Member
« Responder #160 em: Maio 26, 2024, 11:16:08 pm »

Acho que não poderá ser aí, aliás, isso já foi aflorado, caso contrário, a M80 está a ocupar uma local quando deveria ter um emissor da RRS. Se, efetivamente, for o distrito de Leiria, não percebo porque não pedem um emissor para a RRS em Santo António da Neve. Há, de facto, uma espécie de "Leiria não existe" radiofónico. Sabem o que eu acho? É que ninguém sabe mesmo.
Rádio é:

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #161 em: Maio 26, 2024, 11:43:33 pm »

Acho que não poderá ser aí, aliás, isso já foi aflorado, caso contrário, a M80 está a ocupar uma local quando deveria ter um emissor da RRS. Se, efetivamente, for o distrito de Leiria, não percebo porque não pedem um emissor para a RRS em Santo António da Neve. Há, de facto, uma espécie de "Leiria não existe" radiofónico. Sabem o que eu acho? É que ninguém sabe mesmo.
Neste país isso não me admiraria.

Mas vamos ver se a renovação do alvará da TSF Caldas irá ser fácil ou não.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #162 em: Junho 16, 2024, 08:26:34 pm »
Esteve à beira de ir desta para melhor por 5 dias e faltam 2 anos de contabilístico (2020 e 2021), mas foi renovado o alvará da Rádio Sudoeste (100.8 Almada):

https://www.erc.pt/document.php?id=ZTI1NGFiMjAtZWI2OC00YjIxLTg4MGEtOTBjY2Y2OWIzNmJl

A emissão do Porto também teve renovação, com um reparo para o absurdo de não terem identificado ninguém que fizesse emissão no Porto, apesar de 4 horas diárias serem de lá:

https://www.erc.pt/document.php?id=NTk4NGNlZDctNThmYS00ZTBmLTk0MDItMjBiNDY4NmYzYTE3

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #163 em: Junho 29, 2024, 04:52:57 pm »
Esteve à beira de ir desta para melhor por 5 dias e faltam 2 anos de contabilístico (2020 e 2021), mas foi renovado o alvará da Rádio Sudoeste (100.8 Almada):

https://www.erc.pt/document.php?id=ZTI1NGFiMjAtZWI2OC00YjIxLTg4MGEtOTBjY2Y2OWIzNmJl

A emissão do Porto também teve renovação, com um reparo para o absurdo de não terem identificado ninguém que fizesse emissão no Porto, apesar de 4 horas diárias serem de lá:

https://www.erc.pt/document.php?id=NTk4NGNlZDctNThmYS00ZTBmLTk0MDItMjBiNDY4NmYzYTE3

Pais do faz de conta. Brincam ás emissões locais, sem gente por lá e um papagaio em Lisboa e tudo continua igual.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #164 em: Junho 29, 2024, 06:37:28 pm »
Vai aqui uma confusão...

https://www.erc.pt/document.php?id=ZGVjOGM1ZDMtNWNhZS00ZTUxLWExZDEtNzhhMTFlOWZmNTFl

A renovação da PopularFM tem percentagens de música em língua portuguesa de 150% e 240%???
E depois no final: renovação da licença para o concelho de Santa Maria da Feira...
E consideram "Bom Dia Arrábida" um programa para a área de cobertura, sendo que o alvará é para o Montijo, que não tem proximidade à Serra da Arrábida...

Mas pronto, a PopularFM está passada. Com um ponto positivo: notícias a todas as horas das 08 às 19h durante a semana.

----
Outra rádio passada é a Independente de Aveiro:

https://www.erc.pt/document.php?id=MTE0NjZmNTAtNWUwMC00NzgyLWE0MGEtNjRlOTAxZDY5Yzc5

Gosto particularmente da descrição da estação ser "não confundível com nenhum outro" (tipo que a Nova Era não se capta em Aveiro) e, no programa "Soft Dance Play", descreverem isso como "uma ligeira descompressão na batida"... o que faz lembrar outras coisas  ::)

Também a Geice teve o seu alvará renovado.