Autor Tópico: RFM  (Lida 547954 vezes)

tuscano332

• Hero Member
Re: RFM
« Responder #2130 em: Dezembro 22, 2025, 11:49:26 pm »
Na próxima quarta-feira há troca de painéis, Joana Cruz fará 16h-20h e o Tá Bonito entra até às 0h, acompanhados do Padre Vitor Gonçalves, assistente religioso da Renascença. Aparece a foto dos três como animadores. Penso que será uma novidade, pelo menos nos anos mais recentes.
Não sei se é boa ideia ter muita conversa nessa noite. Quem põe radio na consoada, quer é música para fazer ambiente, ainda para mais numa rádio com o perfil da RFM.

pdnf

• Hero Member
« Responder #2131 em: Dezembro 22, 2025, 11:56:37 pm »
Double post, para dar nota de que nas férias da Ana Colaço é a Jéssica que está a assumir o comando do OP. Deve ser a mais jovem de sempre aos comando da emissão. Boa aposta para a substituição.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

MEGAHITS_SINTRA

• Sr. Member
« Responder #2132 em: Dezembro 23, 2025, 09:58:04 am »
Normalmente dia 24 e 25 nas rádios do Grupo Renascença é só música de Natal 24/7, vamos ver este ano, mas é um convite a desligar. Penso ser melhor ideia manter as playlists habituais, com uma ou duas músicas festivas a cada hora.

tuscano332

• Hero Member
« Responder #2133 em: Dezembro 23, 2025, 03:09:01 pm »
Normalmente dia 24 e 25 nas rádios do Grupo Renascença é só música de Natal 24/7, vamos ver este ano, mas é um convite a desligar. Penso ser melhor ideia manter as playlists habituais, com uma ou duas músicas festivas a cada hora.
Se quiser músicas de Natal pela rádio, ouço à noite a Comercial, ou ligo a Smooth, que vai estar uns 3 dias só com elas, como já vem sendo habitual.

pdnf

• Hero Member
« Responder #2134 em: Dezembro 23, 2025, 09:13:54 pm »
Se quiser músicas de Natal pela rádio, ouço à noite a Comercial, ou ligo a Smooth, que vai estar uns 3 dias só com elas, como já vem sendo habitual.
Já está 24h desde meados da semana passada. Houve um ano, talvez 2020 ou 2021, em que esteve desde 01/12 a 31/12 com só com playlist natalina, o que também é um exagero. Salvo erro, foi o ano em que a RFM também tinha um dia por semana só com música de Natal, se a memória não me falha, quarta-feira.

Em todo o caso, a playlist de Natal da RFM não é má, e, devo dizer, que hoje ouvi duas pessoas queixarem-se de, justamente eles, estarem ainda a ter música normal. O ano passado, penso que foi a partir das 14h de 24/12 até às 14h do dia 25 com playlist de Natal, o que até achei extremamente curto.

A emissão da noite de 24 está a ser anunciada em antena como de companhia para quem está sozinho e a trabalhar.
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

tuscano332

• Hero Member
« Responder #2135 em: Dezembro 24, 2025, 12:44:25 am »
Já está 24h desde meados da semana passada. Houve um ano, talvez 2020 ou 2021, em que esteve desde 01/12 a 31/12 com só com playlist natalina, o que também é um exagero. Salvo erro, foi o ano em que a RFM também tinha um dia por semana só com música de Natal, se a memória não me falha, quarta-feira.

Em todo o caso, a playlist de Natal da RFM não é má, e, devo dizer, que hoje ouvi duas pessoas queixarem-se de, justamente eles, estarem ainda a ter música normal. O ano passado, penso que foi a partir das 14h de 24/12 até às 14h do dia 25 com playlist de Natal, o que até achei extremamente curto.

A emissão da noite de 24 está a ser anunciada em antena como de companhia para quem está sozinho e a trabalhar.
Em relação á Smooth, uma semana chega bem até tipo dia 25 ás 00h.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #2136 em: Dezembro 24, 2025, 10:39:19 am »
Nesta altura esta com musica non stop natalicia.
Ou seja sem locucao, so pausas para publicidade.

Uma estupidez, diga se....

tuscano332

• Hero Member
« Responder #2137 em: Dezembro 24, 2025, 03:22:24 pm »
Pelo menos de tarde quem quer música de Natal, é optar entre a Rfm ou a Smooth.

pdnf

• Hero Member
« Responder #2138 em: Dezembro 25, 2025, 01:51:32 am »
Nesta altura esta com musica non stop natalicia.
Ou seja sem locucao, so pausas para publicidade.

Uma estupidez, diga se....

Deve ter sido algum problema ou, em alternativa, estava mesmo o "Corta para..." no ar, mas com takes muito espaçados. Por vezes, quando é gravado, faz-se assim, serviços mínimos, ou não houve mesmo tempo de todo para gravar, ou disponibilidade de estúdio, o que, tanto quanto sei, é sempre uma dificuldade naquela casa.

Pensando bem, é mesmo capaz de ter sido um problema no software, porque, no final da segunda hora de NMI não foi dada indicação de que iam para o noticiário, e, no final da terceira, o painel nem sequer se despediu, estavam a falar sobre prendas como se fosse um mero take entre músicas o que, no dia de hoje, em particular, não deixa de soar estranho.

Soa estranho também, numa rádio de inspiração cristã, sair-se no ar com "sabemos de certeza qual a hora a que nasceu o menino Jesus, mas não sei". É que, aos dias de hoje, já se sabe que nem sequer foi a 25/12, a melhor evidência científica aponta para a segunda quinzena de outubro, agora... a hora?  ::) Eu até me custa muito escrever isto, sinceramente. Mas achei tão surreal, que achei que devia deixar aqui este apontamento. Na casa há quem saiba isto de certeza e, quando não se sabe, pergunta-se. Pelo menos, não se entra em terreno movediço. Para isto, mais vale ficar pelo habitual, toca A, a seguir B.

Igualmente excecional, e um pouco despropositado, numa nacional, é estar com um anúncio local de ofertas de trabalho no Mercadona, apenas para o emissor do Mendro. Claro que é dinheiro em caixa, mas, honestamente, não gosto muito de ouvir publicidade local em rádios nacionais, é uma matéria que tem de ser regulada.

Em sentido contrário, dos dois takes que ouvi, após as 20h, dou nota muitíssimo positiva à emissão de hoje do Ta Bonito, que fechou o dia. Pus a gravar mas penso que a primeira meia-hora foi ao ar, para partilhar aqui e também para ouvir depois, mas do que ouvi, gostei, enquanto ouvinte de rádio, apreciador de palavra acertada, e divertida ao mesmo tempo, mas também enquanto cristão. Se o remanescente da emissão for no mesmo estilo, nota 20 para o Hélder e para a Catarina e também para o Vitor Gonçalves. É mesmo isto que se espera de uma rádio, companhia e boa qualidade do produto, mesmo em dias em que o consumo vai a mínimos históricos.
Rádio é:

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2139 em: Dezembro 25, 2025, 02:49:41 am »
A RFM deixou de ser uma rádio de inspiração tão católica assim, é uma rádio de entretenimento, nada disso me choca. Toda a gente sabe que foi à meia noite que isso aconteceu.

Quanto à emissão do Tá Bonito, a premissa parece-me tão errada que nem por 1 segundo lá parei.

tuscano332

• Hero Member
« Responder #2140 em: Dezembro 25, 2025, 11:43:47 am »
A RFM deixou de ser uma rádio de inspiração tão católica assim, é uma rádio de entretenimento, nada disso me choca. Toda a gente sabe que foi à meia noite que isso aconteceu.

Quanto à emissão do Tá Bonito, a premissa parece-me tão errada que nem por 1 segundo lá parei.
Ouvi um pouco, a música até estava com melhor mistura das escolhas de Natal, que algumas das outros, o problema é quando vinha a conversa com o Padre, a malta não quer conversa daquela, quer só música, depois a partir das 00h, Missa do Galo talvez, antes não.

tuscano332

• Hero Member
« Responder #2141 em: Dezembro 25, 2025, 11:53:14 am »

Ouvi um pouco, a música até estava com melhor mistura das escolhas de Natal, que algumas das outros entre as 20h e as 00h(casos da M80 Smooth, da RR), o problema é quando vinha a conversa com o Padre, a malta não quer conversa daquela, quer só música e isso afastou-me, depois a partir das 00h, Missa do Galo talvez, antes não.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #2142 em: Dezembro 25, 2025, 08:59:32 pm »
Nestes dois dias natalicios o Ta Bonito andou em bolandas, ontem emissao especial com o Padre Victor, das 20 a meia noite, ja hoje das 14 as 18.

Por este andar na passagem do ano faz madrugadas.

tuscano332

• Hero Member
« Responder #2143 em: Dezembro 25, 2025, 09:08:24 pm »
Nestes dois dias natalicios o Ta Bonito andou em bolandas, ontem emissao especial com o Padre Victor, das 20 a meia noite, ja hoje das 14 as 18.

Não creio que o Tá Bonito faça a madrugada de passagem de ano, o Helder se o deixarem vai fazer um evento na dita, como fez vários durante o verão.

pdnf

• Hero Member
« Responder #2144 em: Dezembro 26, 2025, 02:25:57 am »

Não creio que o Tá Bonito faça a madrugada de passagem de ano, o Helder se o deixarem vai fazer um evento na dita, como fez vários durante o verão.
Praça do Comércio é Plutónio antes das 24h e depois do fogo é o Hélder. Se fizerem madrugadas, só em gravado. Ontem também o foi, assim como, me pareceu hoje de tarde.
Adorei o apontamento da Catarina Moreira referir que na Cidade FM não passavam música de Natal e o Hélder referir que iam manter algumas na playlist até 06/01, dia de Reis. Na hora seguinte, começam a introduzir música da playlist normal, na terceira hora acaba a música de Natal em definitivo na grelha até esta hora. Verdade seja dita, também já chega... Até a Smooth às 0h já mudou o chip. 😂😂

O subdiretor é João Pedro Sousa (no site grafado como Diretor Adjunto).

Acho exageradíssimo de um ponto de vista técnico e hierárquico que seja o subdiretor a mexer nesses temas de antena. A lógica de emissão ditaria, obrigatoriamente, que ou era o produtor (que sei lá, produz o programa, não?), ou o programador (que desenha a rádio e sabe o que é que encaixa, como e onde).

Ser o subdiretor é na minha opinião um abuso hierárquico e não faz qualquer sentido, muito menos para entrar dessa maneira. A Catarina Figueiredo, como deve gostar pouco dessas coisas e muito bem, disse a verdade em antena e fez ela impecavelmente. É importante que se perceba e se saibam este tipo de elementos, é um atropelo ao locutor que não é simplesmente admissível. Sinalizar para rematar a coisa ainda vá que não vá, faz sentido, é natural e até normal; agora isto não, nem por sombras.

É por causa destes e de outros ditames que a RFM está como tem estado. Era o que mais faltava que a conversa tivesse tempo tabelado quando se está no puro direto. Depois admiram-se de serem acusados de plásticos.

Coisas que na Comercial não acontecem...

Perfeitamente desnecessário.
Já agora, porque me passou responder a isto, @MdR foi a Catarina Moreira, não a Figueiredo. Achei piada ao comentário dela no ar, e por isso partilhei aqui, também não achei que fosse um caso com gravidade de assunto de Estado, como aqui o descreveste. Não acho anormal que o no2 da rádio dê uma ordem desse tipo, afinal, em todo o lado há hierarquias. Mas sim, é a plasticidade que, justiça seja feita ao Hélder e à Catarina, que podemos adorar ou odiar, acho que indiferente não se é, têm talvez sido quem mais tem feito, nas rádios de entretenimento, a par das vizinhas da manhã no estúdio azul ao lado, para romper esse caótico estado de coisas.
« Última modificação: Dezembro 26, 2025, 02:32:25 am por pdnf »
Rádio é: