Espectro radioeléctrico > Outras comunicações
Futuro da audição da rádio online: Bluetooth, etc.
Asantosc12:
O meu carro está equipado com sistema android,é a melhor coisa. Tenho Spotify, Deezer, Youtube, Netflix, Tunein, entre outros (basta instalar o apk respectivo). Tenho MP3 se quiser optar. Dá para ligar o Bluetooth do meu telemóvel ao carro,se tiver musicas/videos no meu smartphone, ate o consigo conectar ao visor do meu carro e trabalhar por lá.
Às vezes ainda ligo o Rádio FM, mas cada vez menos, tenho as músicas que quero, posso fazer as minhas playlists, posso ouvir podcasts, costumo ouvir rádios estrangeiras em Portugal em plena viagem ou ate mesmo por exemplo viajar, a ouvir a Rádio Nova (98,9FM Porto) no Algarve, basta ir à emissão online no site deles.
Tudo isto para dizer que, tenho um monte de possibilidades no meu carro para escolher, posso estar a ouvir a Rádio Comercial como posso estar a ouvir o meu vizinho com um microfone na cama, a debitar música num stream feito por ele em casa. Vai ser muito isto daqui a uns tempos, todos concorrem com outros.
Mas quem ainda não tem este ou outro sistema, quem tem uma rede de emissores continua a ganhar, não sei por quanto tempo...
joao_s:
De facto, a tecnologia existente já permite avanços inacreditáveis num par de décadas, como seja, por exemplo, percorrer os Estados Unidos de carro pela “Route 66†e ao som da ‘Rádio Nova’ ou deslocar-se em “Nova Iorque†a ouvir a ‘Smooth FM’ portuguesa. Com o 5G, a tendência será, eventualmente, de massificação destes meios de comunicação, em detrimento dos tradicionais, passando os sintonizadores analógicos a peças de museu.
Mas permitam-me que conjeture sobre um tema, do qual não li nada sobre o assunto aplicado a esta área da radiodifusão. Estamos no inÃcio quarta revolução industrial , a tecnologia quântica está a avançar, com desempenhos avassaladores relativamente ao que existe hoje e com escalas de integração cada vez menores, a inteligência artificial também avança significativamente, assim como a robótica. Num cenário hoje de SCI FI, amanhã talvez não, imagine-se estações de rádio feitas exclusivamente com inteligência artificial, capazes de interagir com os ouvintes através de sistemas de processamento de voz, dando-lhe as informações relacionadas com os seus gostos e interesses, notÃcias, música a seu gosto, baseada em algoritmos inteligentes/adaptáveis e, no limite, personalizáveis para o ouvinte A, B ou C. Se chegarmos a este ponto, a rádio que conhecemos acabou, isto porque, deixa de ser um meio de comunicação feito para comunidades locais/regionais/paÃs e passa ser dirigido para cada um individualmente ou para grupos que partilham interesses comuns. Neste estado de evolução tecnológica, o que está para vir só concebemos em cenários tidos como ficção-cientÃfica. Veremos...
radiokilledtheMTVstar:
--- Citação de: Asantosc12 em Novembro 09, 2019, 03:30:48 pm ---O meu carro está equipado com sistema android,é a melhor coisa. Tenho Spotify, Deezer, Youtube, Netflix, Tunein, entre outros (basta instalar o apk respectivo). Tenho MP3 se quiser optar. Dá para ligar o Bluetooth do meu telemóvel ao carro,se tiver musicas/videos no meu smartphone, ate o consigo conectar ao visor do meu carro e trabalhar por lá.
Às vezes ainda ligo o Rádio FM, mas cada vez menos, tenho as músicas que quero, posso fazer as minhas playlists, posso ouvir podcasts, costumo ouvir rádios estrangeiras em Portugal em plena viagem ou ate mesmo por exemplo viajar, a ouvir a Rádio Nova (98,9FM Porto) no Algarve, basta ir à emissão online no site deles.
Tudo isto para dizer que, tenho um monte de possibilidades no meu carro para escolher, posso estar a ouvir a Rádio Comercial como posso estar a ouvir o meu vizinho com um microfone na cama, a debitar música num stream feito por ele em casa. Vai ser muito isto daqui a uns tempos, todos concorrem com outros.
Mas quem ainda não tem este ou outro sistema, quem tem uma rede de emissores continua a ganhar, não sei por quanto tempo...
--- Fim de Citação ---
Eu acho que, a aumentar a escuta de rádios estrangeiras, vão ser apenas as de um género especÃfico ou de nicho. Não acredito que o público que ouve a RFM e a Comercial a vá trocar por uma qualquer rádio de hits na Europa que é praticamente igual a estas, assim como na informação por muita coisa em que as nossas rádios não se comparem à s europeias. Em Portugal sofreriam mais mais com isso rádios como a M80, Smooth ou SBSR por existirem muito melhores alternativas lá fora.
Navegação
[*] Página anterior
Ir para versão completa