Espectro radioeléctrico > Outras comunicações

Futuro da audição da rádio online: Bluetooth, etc.

(1/2) > >>

AM-FM:
O futuro vai ser todo sem fios. Os ouvintes passarão todos a ouvir rádio online nos smartphones, pulseiras e outras coisas, em earphones Bluetooth. Será tão corriqueiro que as pessoas até estranharão alguém andar com fios a descer das orelhas.

pdf:

--- Citação de: AM-FM em Novembro 09, 2019, 01:09:23 pm ---O futuro vai ser todo sem fios. Os ouvintes passarão todos a ouvir rádio online nos smartphones, pulseiras e outras coisas, em earphones Bluetooth. Será tão corriqueiro que as pessoas até estranharão alguém andar com fios a descer das orelhas.

--- Fim de Citação ---
Nem mais. O futuro é definitivamente wireless. Triunfando o 5G, 802.11ax, a internet das coisas (IoT) e outras tecnologias sem fios. Pensar o contrário e em ligações analógicas com décadas em cima (a tecnologia de jack remonta ao final do século XIX, e o jack de 3,5 que tanta gente ainda venera incompreensivelmente foi desenvolvido por volta de 1950) é contraproducente.

É tempo de olhar em frente, por muito que me custe deixar uma certa magia do analógico sem fios.

Enviado do meu MI 9 através do Tapatalk

guest219:

--- Citação de: pdf em Novembro 09, 2019, 01:15:18 pm ---
--- Citação de: AM-FM em Novembro 09, 2019, 01:09:23 pm ---O futuro vai ser todo sem fios. Os ouvintes passarão todos a ouvir rádio online nos smartphones, pulseiras e outras coisas, em earphones Bluetooth. Será tão corriqueiro que as pessoas até estranharão alguém andar com fios a descer das orelhas.

--- Fim de Citação ---
Nem mais. O futuro é definitivamente wireless. Triunfando o 5G, 802.11ax, a internet das coisas (IoT) e outras tecnologias sem fios. Pensar o contrário e em ligações analógicas com décadas em cima (a tecnologia de jack remonta ao final do século XIX, e o jack de 3,5 que tanta gente ainda venera incompreensivelmente foi desenvolvido por volta de 1950) é contraproducente.

É tempo de olhar em frente, por muito que me custe deixar uma certa magia do analógico sem fios.

--- Fim de Citação ---

https://www.radioworld.com/columns-and-views/does-5g-make-sense-for-radio

pdf:

--- Citação de: tgouveia120 em Novembro 09, 2019, 01:32:20 pm ---

--- Fim de Citação ---

--- Fim de Citação ---

https://www.radioworld.com/columns-and-views/does-5g-make-sense-for-radio

--- Fim de Citação ---
O autor parte do pressuposto que seria necessária uma rede à parte para broadcast via 5G. Não é a isso que me refiro. Os dados seriam transmitidos pelas redes que já existem, via IP. Não seriam necessárias torres adicionais.

Os tarifários sem limite de dados vão permitir isso. Aliás, já permitem, se estivermos dispostos a pagar e desde que não exista PUR agressiva.

Luis Carvalho:

--- Fim de Citação ---

--- Fim de Citação ---
Duvido. Boa parte do futuro será sem fios, todavia haverá aplicações da tecnologia em que será inevitável a manutenção das comunicações por fios. A razão é deveras simples: espectro radioeléctrico. Imagine-se um comboio cheio em que quase todos os passageiros estão de auscultadores Bluetooth a ouvir cada um a sua coisa. Havendo dezenas de dispositivos BT num raio de 10 metros, será que nenhum sistema de emissão/recepção BT falha devido às inúmeras interferências? Dir-me-ão que o problema resolve-se aumento o número de frequências disponíveis. Com uma necessidade cada vez maior de transmitir uma quantidade cada vez maior de dados, a solução será recorrer cada vez mais a faixas de frequências cada vez mais altas. Consequentemente, comprimentos de onda cada vez menores, o que implica alcances mais reduzidos. A solução seria o aumento considerável do número de antenas para o mesmo nível de cobertura radioeléctrica. Podem dizer que sou um pouco céptico em relação à substituição dos cabos por sistemas sem fios, mas na engenharia electrotécnica, como em tudo na vida, não há almoços grátis. Creio que vou mover esta parte do tópico para outra secção do Fórum.

Enviado do meu Hisense T5 Plus através do Tapatalk

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

Ir para versão completa