A Fóia ter o emissor principal na Fóia é um garante de sobrevivência da estação...
Mas, e permitam-me o desabafo neste tópico, por que razão não é permitido, por exemplo, à Barca FM colocar o emissor na Serra Amarela, ou às rádios de Aveiro instalar emissores na Freita ou em encostas oeste do Caramulo? Ou as locais de Coimbra na Lousã? Não é concelho de Aveiro nem de Coimbra, dizem-me, mas a Nova e a Festival também estão fora do concelho do Porto...
Porque o Monte da Virgem é uma elevação q.b. se compararmos com qualquer uma das outras. A Cidade FM é um bom exemplo, tem o emissor de Vale de Cambra na Freita e faz sofrer e muito a Renascença no Sameiro, que tem 20x mais potência autorizada (potência a mais, quando há um emissor no Muro, mas isso são contas de outro Rosário). A Regional de Arouca que está desimpedida faz o brilharete que faz pela elevação que tem, mas beneficia de estar muito limpa. Ainda assim, há zonas aqui por Gaia onde se nota que a potência reduzida é um entrave a melhor estabilidade do sinal. As de Aveiro já ficam um tanto ou nada distantes da Freita para lá estarem, pelo atual critério.
A Barca, honestamente, pensava que estava junto aos das nacionais. As de Coimbra na Lousã iam matar a Rádio Observador de Vila do Conde, a M80 Porto e até, talvez, a Antena 3 na Gravia.
Dito isto, claro que o critério é estúpido.