No seu comentário passa a ideia de que na Observador todos os jornalistas são extremamente bem pagos. Se assim fosse, a Observador não perdia tantos jovens para as televisões. Isso sim, é demagogia. A Observador pode ter profissionais muito bem pagos, acredito que um JMF não ganhe 1000€, mas também tem quantos anos de profissão? Alguma diferença tem de existir, mas mesmo nessa faixa etária, ganham mal. Claro, os mais jovens são os mais penalizados.
Paralelamente, os jornalistas não fazem favores a ninguém. Uma estação tem uma linha editorial mais à esquerda, outra mais à direita...isso não é fazer favores.
Não me referia aos jornalistas do Observador, em específico, mas no geral.
De resto, eu conheço DEMASIADO BEM o meio para dizer o que disse
Se me quer acusar de demagogia, acuse. Mas está a ver a coisa de modo muito errado.
Os jornalistas não fazem favores? Na última década não fazem eles outra coisa, e os que não fazem não "evoluem"... Os favores começam logo na redacção e acabam junto dos grandes grupos económicos e políticos... e mais não digo...
(Hipocrisia pura o do actual sector jornalístico português)
P.S. - O caso da Global Media Group, por exemplo, é do mais escandaloso que há e ninguém escreve uma linha para dar conta do óbvio. Mas... siga a propaganda dos "coitadinhos dos jornalistas", o povo gosta e papa.
Creio que o «Sistema» que o caro Sintonia fala chama-se democracia com liberdade de expressão. E esse, enquanto cidadão, lutarei para que não morra!
Concordo consigo sobre a promiscuidade dos grandes grupos económicos e quem gere as redacções. O Dr. Pinto Balsemão falou textualmente na Prova Oral que existem jornais que alegremente continuam a perder dinheiro... Porque será?
Mas e o jornalista comum? Não merece lutar pelos seus direitos? Os trabalhadores da GMG não são gente?
Quem trabalha merece ser ressarcido dignamente por tal!
«Não atarás a boca ao boi quando debulha. E: Digno é o trabalhador do seu salário.»
1 Timóteo 5:18São públicas e notórias as divergências salutares que eu e o pdnf travamos neste fórum, mas neste aspecto, concordo em absoluto com ele.
Não há aqui Esquerda ou Direita. Há uma classe de trabalhadores que estão mal e que merecem melhores condições.
Existem jornaleiros, fazedores de opiniões travestidos de jornalistas isentos? Sem dúvida!
Eu há 3 anos que não vejo um Jornal da Noite apresentado pelo Rodrigo Guedes de Carvalho, por exemplo. E penso que esse tem que ser o exemplo. Se não nos revemos, não consumimos.
Agora confundir a árvore com a floresta é errado!
E se não houver o contraditório e o apurar dos factos por parte dos verdadeiros jornalistas, haverá muita gente que em bloco cairá no engodo de dizer chega a uma realidade paralela que lhes é oferecida virtualmente pelas redes sociais.