Autor Tópico: Rádio Observador  (Lida 420485 vezes)

Radiofilo

• Hero Member
Re: Rádio Observador
« Responder #2940 em: Agosto 14, 2024, 04:25:37 pm »
Uma pérola ouvida na passada manhã de domingo...

Ao conversarem com alguém entendido em cinema que não consegui identificar, pois já apanhei a conversa a meio, a dada altura esse mesmo convidado dá como sugestão a visualização de filmes, embora nenhum em particular, do cineasta françês Éric Rohmer, um dos mais notáveis e destacados nomes da chamada "nouvelle vague"; resposta da animadora em estúdio... "quem?", ao que o convidado, de seguida, repete o nome; contrapõe a animadora, trocando o nome do cineasta... "mas, eu não estou a encontrar aqui", suponho que no google, wikipedia ou algo assim.

Ninguém é obrigado a ter uma vasta cultura geral, mas, numa rádio que quer ser de referência, há que ter algum cuidado, não só, com o que se diz ao microfone, como, também, com quem se põe à frente do mesmo.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2941 em: Agosto 14, 2024, 04:40:38 pm »
Uma pérola ouvida na passada manhã de domingo...

Ao conversarem com alguém entendido em cinema que não consegui identificar, pois já apanhei a conversa a meio, a dada altura esse mesmo convidado dá como sugestão a visualização de filmes, embora nenhum em particular, do cineasta françês Éric Rohmer, um dos mais notáveis e destacados nomes da chamada "nouvelle vague"; resposta da animadora em estúdio... "quem?", ao que o convidado, de seguida, repete o nome; contrapõe a animadora, trocando o nome do cineasta... "mas, eu não estou a encontrar aqui", suponho que no google, wikipedia ou algo assim.

Ninguém é obrigado a ter uma vasta cultura geral, mas, numa rádio que quer ser de referência, há que ter algum cuidado, não só, com o que se diz ao microfone, como, também, com quem se põe à frente do mesmo.

Filipa Ribeiro... ai, Filipa. Enfim...

Ela por norma até tem boa bagagem, mas talvez cinema não seja o forte dela. Nem toda a gente tem de saber de um nome que é essencialmente uma epifania recente nas redes sociais (com 1/2 anos no máximo), não se descurando a importância que teve na nouvelle vague, atenção.

Isto sendo dito, não se denunciava ao microfone. Mesmo sendo entretenimento, a rádio é de informação. Não pode fazer isso... tem que passar à frente, disfarçar ou fugir, mandam as boas práticas.
« Última modificação: Agosto 14, 2024, 04:43:30 pm por Memorias da Radio »

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #2942 em: Agosto 14, 2024, 04:48:33 pm »
Para quem gosta e entende algo de cinema, Éric Rohmer não é propriamente "uma epifania recente das redes sociais"...

Quanto à animadora, pelos vistos, Filipa Ribeiro, tem que ter mais algum cuidado...

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2943 em: Agosto 14, 2024, 04:53:42 pm »
Para quem gosta e entende algo de cinema, Éric Rohmer não é propriamente "uma epifania recente das redes sociais"...

Quanto à animadora, pelos vistos, Filipa Ribeiro, tem que ter mais algum cuidado...

Precisas de passar pelo Instagram e pelo X. Duvido que 75% das pessoas que fala do cineasta saiba alguma coisa dele. Daí eu dizer que é uma epifania atual nelas: são coisas que se citam para parecer que se tem cultura, mas depois a aprofundar não se sabe verdadeiramente nada.

Agora é o Eric Rohmer, aqui há atrasado era o David Bowie, e assim andamos, até à próxima que surgirá. Fica bem citar grandes nomes nas suas áreas, passa a imagem (mas não a substância) de se ser mais interessante. O problema é quando o resto não acompanha (como em tudo na vida).

Quanto ao caso da Filipa, sem sombra de dúvida. Nesse aspeto, a Rita Camarneiro pode ser um bocado mais solta ao microfone mas tem ou parece ter bastante mais cultura nestes quadrantes. Quem a ouvisse falar de filmes e séries...

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #2944 em: Agosto 14, 2024, 05:08:19 pm »

Precisas de passar pelo Instagram e pelo X. Duvido que 75% das pessoas que fala do cineasta saiba alguma coisa dele. Daí eu dizer que é uma epifania atual nelas: são coisas que se citam para parecer que se tem cultura, mas depois a aprofundar não se sabe verdadeiramente nada.

Agora é o Eric Rohmer, aqui há atrasado era o David Bowie, e assim andamos, até à próxima que surgirá. Fica bem citar grandes nomes nas suas áreas, passa a imagem (mas não a substância) de se ser mais interessante. O problema é quando o resto não acompanha (como em tudo na vida).

Quanto ao caso da Filipa, sem sombra de dúvida. Nesse aspeto, a Rita Camarneiro pode ser um bocado mais solta ao microfone mas tem ou parece ter bastante mais cultura nestes quadrantes. Quem a ouvisse falar de filmes e séries...

Subscrevo inteiramente a tua opinião!

Como não frequento habitualmente quer o Instagram e/ou o X, essas tendências passam-me completamente ao lado...

É o reflexo da sociedade actual, cada vez masi abordando as diversas temáticas do saber humano apenas pela rama.

Como eu me recuso a abordá-las dessa forma, pois procuro, leio, investigo, questiono, reconheço que navego cada vez mais contra a corrente da sociedade actual.

Enfim, um desabafo...  :)

estvmkt

• Hero Member
« Responder #2945 em: Agosto 14, 2024, 05:38:26 pm »
E Lisboa mais 93.7 que 98.7...acho eu.
Interior de edificios a Observador deve ouvir se melhor em Santarem e Leiria. Porto deve ter falhas e Lisboa também

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #2946 em: Agosto 14, 2024, 06:05:54 pm »
E Lisboa mais 93.7 que 98.7...acho eu.
Interior de edificios a Observador deve ouvir se melhor em Santarem e Leiria. Porto deve ter falhas e Lisboa também

Em Lisboa depende das zonas... Na zona ocidental é mais 93.7 que, por sua vez, falham quer na baixa quer na zona oriental; aqui entram os 98.7.

Já em Leiria, dentro da cidade, diria que a escuta é globalmente perfeita. Já nos arredores, próximos e mais distantes, depende das zonas... Aqui em Pombal, por exemplo, a escuta tem algumas interferências, mormente no centro da cidade. Já na periferia, por exemplo, num troço do IC8 que serve quase como circular externa norte à cidade, durante perto de 2 kms o sinal desaparece por completo.

Em Santarém, desconheço a realidade.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #2947 em: Agosto 14, 2024, 07:15:30 pm »
Tudo bem, mas, quem está a ouvir a emissão noutra zona que não a abrangida pelos 98.7 é induzido em erro, pois não é mencionada qual a região abrangida pela dita frequência...

Não faz sentido!

Olha que eu acho que seria pior se fosse mesmo mencionada :-)

"Seixal? Mas como assim se eu estou em Ranhados?"

Pois, mas já agora mencionem todas as outras. E olha que já são algumas... Pois, se querem ter dimensão "nacional"...
Certo.

A mencionar que o façam para as restantes frequências da rede.

pdnf

• Hero Member
  • Foi a Rádio que fez Abril!
« Responder #2948 em: Agosto 14, 2024, 07:31:17 pm »
É uma obrigação da Lei da Rádio mencionar a frequência que é a cabeça de rede, pelo menos, uma vez por hora. Como no caso do Observador é 98.7, é essa que é ouvida de forma fixa.
Memórias, não é essa a obrigação.

ARTIGO 37.
2 - Os serviços de programas devem indicar a sua denominação e a frequência de emissão pelo menos uma vez em cada hora e sempre que reiniciem um segmento de programação própria.

Não tem de ser a cabeça da associação, conceito que na verdade nem sequer existe nas associações, há, isso sim, partilha de produção entre as 6 estações emissoras. Aliás, Mega, Smooth, M80 e TSF não fazem isso, e estão totalmente legais. É uma opção da Cidade e da Observador.

Já na periferia, por exemplo, num troço do IC8 que serve quase como circular externa norte à cidade, durante perto de 2 kms o sinal desaparece por completo.

É ai que entra a falta do emissor para Coimbra e, para mim, o erro estratégico da Emissora das Beiras não ter ido para o Luso e ficado em associação.
« Última modificação: Agosto 14, 2024, 07:36:04 pm por pdnf »
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2949 em: Agosto 14, 2024, 11:08:43 pm »
É uma obrigação da Lei da Rádio mencionar a frequência que é a cabeça de rede, pelo menos, uma vez por hora. Como no caso do Observador é 98.7, é essa que é ouvida de forma fixa.
Memórias, não é essa a obrigação.

ARTIGO 37.
2 - Os serviços de programas devem indicar a sua denominação e a frequência de emissão pelo menos uma vez em cada hora e sempre que reiniciem um segmento de programação própria.

Não tem de ser a cabeça da associação, conceito que na verdade nem sequer existe nas associações, há, isso sim, partilha de produção entre as 6 estações emissoras. Aliás, Mega, Smooth, M80 e TSF não fazem isso, e estão totalmente legais. É uma opção da Cidade e da Observador.

Já na periferia, por exemplo, num troço do IC8 que serve quase como circular externa norte à cidade, durante perto de 2 kms o sinal desaparece por completo.

É ai que entra a falta do emissor para Coimbra e, para mim, o erro estratégico da Emissora das Beiras não ter ido para o Luso e ficado em associação.

Considera-se que é reiniciado um segmento de programação própria sempre que se sai de um informativo, no caso do Observador, porque o noticiário só por si não é programação (aliás uma batalha antiga da ERC quando ainda era AACS, que teve o seu pináculo com a RTP e a figura do Diretor Geral de Antena). Daí que o separador do Observador esteja junto ao final da informação e no caso da CidadeFM esteja logo no topo da hora, é quando reiniciam segmentos de programação própria.

O conceito de ser cabeça da associação (o que eu chamei como "cabeça de rede", que era um conceito mais usado na Rádio Capital nos anos 90) está devidamente vertido em várias alterações de projeto aprovadas pela ERC para a rede Observador.

M80 e TSF não contam para este campeonato porque são redes regionais, são iguais às nacionais na (não) obrigação que têm.

A SmoothFM roda os 4 emissores em curtos ao longo da hora (96.6 / 97.7 / 92.8 / 89.5), não rodam 103.0 Barreiro mas rodam o principal da associação (96.6 Lisboa) - por isso é que a ERC não lhes diz nada.

A Mega Hits roda múltiplos emissores em curtos ao longo da hora (normalmente 88.0 Sintra, 92.4 Lisboa e 105.6 Aveiro em doses maciças, e depois a menor escala 90.6 Porto, 90.0 Coimbra e 106.4 Viseu, este último até tendo emissão local). Mas pelo menos o de Lisboa passam sempre, uma vez por hora, por isso é que a ERC não lhes diz nada.

A CidadeFM roda sempre 91.6 Lisboa no topo da hora e depois roda algumas das outras (quase sempre 101.0 Vale de Cambra e mais alguma extra). Rodam a de Lisboa, por isso é que a ERC nada lhes diz.

A obrigação de identificação 1 vez por hora é uma obrigação face à frequência que é a cabeça da associação e depois individualmente, em locais sem ser em associação (nas 8h de programação própria das de parceria, e nas 24h de programação própria das não-conexas). Só nessas, e dessa maneira.

Nenhuma das outras tem essa obrigação, na mesma escala que a Comercial não tem separadores de frequências desde 2015, a RFM tem os separadores que lhe apetece ter durante as férias para falar das praias, a RR ora tem ora deixa de ter e por aí fora. Se fosse um problema, a ERC tinha que o ter mencionado nas renovações de alvará que fez para as diversas associadas em cadeia.

Ora sugiro que vejas uma em que a ERC o fez nas redes Observador e Cidade. Boa sorte...

« Última modificação: Agosto 14, 2024, 11:12:57 pm por Memorias da Radio »

pdnf

• Hero Member
« Responder #2950 em: Agosto 15, 2024, 12:52:21 am »
Considera-se que é reiniciado um segmento de programação própria sempre que se sai de um informativo, no caso do Observador, porque o noticiário só por si não é programação (aliás uma batalha antiga da ERC quando ainda era AACS, que teve o seu pináculo com a RTP e a figura do Diretor Geral de Antena). Daí que o separador do Observador esteja junto ao final da informação e no caso da CidadeFM esteja logo no topo da hora, é quando reiniciam segmentos de programação própria.

O conceito de ser cabeça da associação (o que eu chamei como "cabeça de rede", que era um conceito mais usado na Rádio Capital nos anos 90) está devidamente vertido em várias alterações de projeto aprovadas pela ERC para a rede Observador.

M80 e TSF não contam para este campeonato porque são redes regionais, são iguais às nacionais na (não) obrigação que têm.

A SmoothFM roda os 4 emissores em curtos ao longo da hora (96.6 / 97.7 / 92.8 / 89.5), não rodam 103.0 Barreiro mas rodam o principal da associação (96.6 Lisboa) - por isso é que a ERC não lhes diz nada.

A Mega Hits roda múltiplos emissores em curtos ao longo da hora (normalmente 88.0 Sintra, 92.4 Lisboa e 105.6 Aveiro em doses maciças, e depois a menor escala 90.6 Porto, 90.0 Coimbra e 106.4 Viseu, este último até tendo emissão local). Mas pelo menos o de Lisboa passam sempre, uma vez por hora, por isso é que a ERC não lhes diz nada.

A CidadeFM roda sempre 91.6 Lisboa no topo da hora e depois roda algumas das outras (quase sempre 101.0 Vale de Cambra e mais alguma extra). Rodam a de Lisboa, por isso é que a ERC nada lhes diz.

A obrigação de identificação 1 vez por hora é uma obrigação face à frequência que é a cabeça da associação e depois individualmente, em locais sem ser em associação (nas 8h de programação própria das de parceria, e nas 24h de programação própria das não-conexas). Só nessas, e dessa maneira.

Nenhuma das outras tem essa obrigação, na mesma escala que a Comercial não tem separadores de frequências desde 2015, a RFM tem os separadores que lhe apetece ter durante as férias para falar das praias, a RR ora tem ora deixa de ter e por aí fora. Se fosse um problema, a ERC tinha que o ter mencionado nas renovações de alvará que fez para as diversas associadas em cadeia.

Ora sugiro que vejas uma em que a ERC o fez nas redes Observador e Cidade. Boa sorte...

Memórias,

O artigo 37º aplica-se a todas as tipologias de serviços de programas e, independentemente do âmbito, nacional, regional ou local. Para que fosse uma exceção para as locais, teria de estar dentro de uma secção da Lei respeitante às mesmas. A Lei 54/2010 não foi organizada em secções, logo o âmbito respeita a todas as entidades visadas. Isto é das coisas que se aprende nas primeiras aulas de Introdução ao Direito.

Repara que o artigo menciona uma vez a cada hora e sempre que se inicie um segmento de programação própria. A segunda parte é para as rádios em parceira de serviço de programas, como os 101.0 de Vale de Cambra, em que, quando muda o RDS, a primeira coisa que tem de entrar é Cidade FM 101.0 Vale de Cambra.
No que respeita à associação, a ERC está a fazer uma leitura, umas vezes certa, outras errada. A correta é aquela que está, por exemplo, no ponto 1.4. da deliberação que passa a 94LEIRIA a OBSRVDOR, e que corresponde ao espírito da Lei, há uma partilha de produção. E se pensarmos bem, é o que está correto, porventura a Rádio Observador é mais local do Seixal do que de Vila do Conde ou Rio Maior? Até tem os estúdios em Alvalade. Que optem por dar sempre a frequência de 98.7 à cabeça depois dos noticiários, ainda vá que não vá, porque anunciam as demais em antena ao longo da hora, mas deveria ser rodado entre todas e, mantendo-se assim, pelo menos mencionado o munícipio do alvará, e vários outros que possam ser cobertos por este emissor, o que a ERC permite.
No caso da Cidade FM, parece-me que o incumprimento é mais flagrante, porque se há partilha de produção, não parece, uma vez que as frequências de Amares, Vila Nova de Gaia, Penacova, Alcanena e Montijo não têm direito a uma menção em antena durante 365 dias ano. Isso sim, parece-me um incumprimento reiterado.
Aludes que a M80 e a TSF não têm esta obrigação: errado, porque também estão em associação de serviço de programas, no caso da M80 tornam-se emissores da RRS 103.8 Fafe, 90.0 Porto, 94.4 Aveiro, 98.4 Coimbra e os mais que duvidosos 93.0 Leiria. Na TSF a questão não se coloca, porque Caldas, Évora, Lisboa e Faro são 4 mais a RRN, tornando-se pois em emissores desta. Em qualquer uma das redes regionais, a lei é cumprida, porque são anunciadas as várias frequências, sejam elas locais ou regionais, como muito bem deve ser. Na M80 em horas locais, cumprem o anúncio das mesmas, mas fora delas, também os emissores da parceira são mencionados. A TSF, assim como a SBSR menciona várias vezes todos os emissores. A Antena 2 também cumpre muito bem, incluindo as ilhas, a Antena 1 falha nas regiões autónomas. A RR pelo que me apercebo, limita-se ao eixo Muro-Sameiro-Mte da Vigem-Lousã-Montejunto-Monsanto-Arrábida, e ignora olimpicamente o resto do país, o que também deveria merercer um puxão de orelhas da ERC. A Antena 1 falha nas ilhas, mas consegue chegar a ser detalhada demais, dar a cobertura dos emissores de grande potência, é mais que suficiente, exceção feita a casos muito particulares como Paredes de Coura e Manteigas, que são tidos em consideração. A Smooth FM tem jingle para os 103.0 Margem Sul, mas, de facto, é muito raro rodá-lo. Em todo o caso, na prática, esses emissores são micorcoberturas de Monsanto, no caso da Mega e da TSF já teria há muito pedido para por micros no local onde estão os da Bauer, fazem exatamente o mesmo efeito, porque pelo relevo, mais depresa ajuda Monsanto para sul do que os que estão na margem do Tejo. Talvez por isso esse jingle esteja na gaveta. É curioso que o caso da Smooth passa muito bem: Grande Porto, Zona Centro, Ribatejo, Grande Lisboa e Margem Sul, nunca é mencionada a localidade. Não me choca, acho que a ERC aqui pode fazer mais vista grosa, olhando para o articulado da Lei.

A respeito da deliberação a que aludi acima, há duas coisas que me chamaram a atenção:
1. Noticiários locais de 15 minutos. LOL. A ERC não sabe o que está a pedir. Se estão em associação, não têm de passar nada disso, retransmitem todas 24h. É o mesmo que se aplica no caso da MEGAHITS da Fóia. Por vezes fica a ideia que a ERC acha que está acima do que está legislado. Há que distinguir entre o que é a função de regulador e legislador, e este não pode extravasar as balizas impostas pela legislação.
2. A assunção das dificuldades orográficas da região de Leiria, que impedem sinais de outros municípios de chegar nas devidas condições. Estará aqui a razão para a indefinição de uma fronteira clara entre a RRN e a RRS?
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2951 em: Agosto 15, 2024, 03:26:02 am »
Para encurtar um texto muito longo:

Tu falas com a teoria, legislação interpretada do teu ponto de vista. Eu falo com a prática, o que ouço, o meu conhecimento e o que o Regulador efetivamente faz. Não divago, não estou em teorias, é saber de experiência feito, sabe-se o que se leva daqui.

Aquilo que tu argumentas não está correto, mas já houve tempo que esteve: a lei 8/2001 obrigava as frequências locais a serem listadas com a que está em cadeia, pelo menos 1 vez por hora. Ou seja, todas as frequências tinham que ser indicadas. Isto salvo erro veio a ser um dos pontos de discórdia do regulador que causou a cassação de frequências da Rádio Capital, conforme podes ler na deliberação da AACS que ainda se encontra disponível para ler.

A revisão à Lei da Rádio, a lei 54/2010, vem retirar essa obrigação de identificação de antena em cadeia, pelo menos 1 vez por hora. Eu estava cá no tempo do Ondas da Rádio e na altura até se comentou que isso ia descaracterizar ainda mais as rádios locais para serem meros retransmissores de Lisboa. Foi polémico na altura o bastante, garanto-te, e isso foi ainda mais amplificado no contexto de um Fórum detido à época por um dos atuais "barões" de avenças de spots a 50€/mês para rádios locais. O nosso Zeca não nos falhou e a isso não faltou também.

A consequência prática disso tiveste-a em antena... na Star FM, que em meados de 2011 faz cair todos os jingles de frequência e em antena só ouvias 96.6 Lisboa, praticamente. Eu estava lá à escuta, eu sei o que ouvi.

O artigo 37 que referes é um artigo generalista, sendo que depois mais adiante existem desdobramentos das obrigações em 3 âmbitos: estações de âmbito local, de âmbito regional/nacional e o serviço público. A lei está feita de forma discorrida, sendo que as obrigações que não forem aplicáveis são às vezes revogadas em artigos posteriores, vê lá tu bem o luxo!

Ninguém está em incumprimento e as rádios estão todas a agir corretamente. E é o regulador: pode fazer quase como lhe apetece. Quem tem poder, tem poder.

Este é um ponto de constante confusão no fórum e acho que é de clarificar: da maneira que está feito agora, está correto. Ninguém se ia sujeitar a multas de dezenas de milhares de euros por não produzir 5 segundos de som em que não identificam uma frequência que deviam identificar, uma coisa que se custar 10€ é um luxo.

É apenas utópico e absurdo presumir que a Smooth FM está em incumprimento há 12 anos por não mencionar a frequência de 103.0 Barreiro, ou não mencionar a localidade (Figueiró dos Vinhos) e dizer "Zona Centro" em 92.8. As mesmas pessoas que contratam escritórios de advogados a peso de ouro na Castilho em Lisboa para lhes guardar marcas que queimaram, como o Radio Clube Português, não iam ter consultores nem iam ter legalistas que vissem este ponto? É isso que estás a argumentar?

O Observador tem nitidamente a preocupação de fazer as coisas de acordo com a lei. Não se lhe conhece uma única infração à presente data, uma falha, uma falta que o Regulador tenha condenado. Se fosse para meter um identificativo, custava-lhes 0€ pedir à Sara Antunes de Oliveira que gravasse secos para passar em antena, e 0€ transmiti-los. Não há perdas de dinheiro com isso, é voz da casa.

Por isso, se não o fazem, dado que movimentam centenas de milhares de euros por ano, lamento, temos que perceber que eles sabem o que estão a fazer.

Por fim: considera espaçar mais as tuas intervenções. Ler um bloco de texto com 24 linhas seguidas sem um parágrafo em condições e digno de registo é a antítese de uma escrita equilibrada, e acho que falo por todos quando digo isso. Obrigado. Pela minha parte, debate encerrado.
« Última modificação: Agosto 15, 2024, 03:29:35 am por Memorias da Radio »

estvmkt

• Hero Member
« Responder #2952 em: Agosto 15, 2024, 10:13:00 am »
Na M80 eu ouço fazem referência as frequências ao longo da emissão nacional. Só ha uma que nao fazem,Mogadouro.
Bragança fazem,muito raramente mas fazem,Sabugal fazem raramente (fazem mais Manteigas).

pdnf

• Hero Member
« Responder #2953 em: Agosto 15, 2024, 10:57:30 am »

Por fim: considera espaçar mais as tuas intervenções. Ler um bloco de texto com 24 linhas seguidas sem um parágrafo em condições e digno de registo é a antítese de uma escrita equilibrada, e acho que falo por todos quando digo isso. Obrigado. Pela minha parte, debate encerrado.

Nesta parte tens razão, deveria ter feito parágrafos. Peço desculpa.

Quanto ao demais, falas bem, quem tem poder, tem poder e pronto. Agora, se o mesmo é bem ou mal interpretado, isso é outra conversa. Não nego o que estás a referir dos tempos ainda da AACS, não duvido que estejas certo.

Quanto à lei atual, foi o que referi, parece-me não ser o espírito, nomeadamente do artigo 37. Eu não disse em momento nenhum que têm de mencionar todas as frequências a todas as horas. Não vejo é em local nenhum, do articulado da Lei que tenha de ser a primeira frequência a entrar na associação a ser mencionada uma vez por hora, particularmente quando uma associação presupõe partilha de produção.

Também não vejo nenhum local que isente desse cumprimento legal as rádios nacionais. Aliás, é estranho umas fazerem-no e outras não. Não deixa de ser curioso também existirem diferenças dentro do mesmo grupo.  Nem falei da Batida, mas é verdade que também esta dá todas as frequências.

Há una piada entre juristas que é muito comun: dois juristas juntos têm 4 opiniões. Por outro lado, em Portugal, muitas vezes a legislação é revogada e continuas a utilizar legislação antiga e quem produz a legislação muitas vezes nem consegue compreender as diferenças. Queres um bom exemplo? Os certificados SCAP das assinaturas digitais e a coexistência de documentos com assinaturas físicas e digitais.Falas com o IRN que é quem tutela essas matérias, e sabem menos do que tu.

Não estou, de forma alguma, a por em causa a competência da ERC. Podem estar, simplesmente, como fizeram com outras questões, a facilitar. @Modernices, consegues ajudar a clarificar esta questão, visto pelo que percebi seres de Direito e teres uma ligação à ERC? Nada como requerer o parecer de quem sabe.

Em todo o caso, para que fique claro, a tua opinião MdR é aceitável, e corresponde à prática numas estações. Outras, como a M80, a TSF, a Mega, a Antena 1 ou a SBSR, para citar tipologias diferentes e de âmbito e grupos distintos, parecem-me estar (quase) totalmente de acordo com o que é o espírito da lei atual.
Rádio é:

modernices

• Hero Member
« Responder #2954 em: Agosto 15, 2024, 04:09:51 pm »
A rádio está a fazer bem essa questão das frequências. Nada há a acrescentar.