Autor Tópico: Rádio Observador  (Lida 697381 vezes)

estvmkt

• Hero Member
Re: Rádio Observador
« Responder #2700 em: Maio 25, 2024, 03:57:42 pm »
E darem as noticias nacionais,mais emissões políticas e relatos.
Podem dar programas gravados nas locais...

Micro

• Sr. Member
« Responder #2701 em: Maio 25, 2024, 04:03:18 pm »
Uma boa rádio era a Rádio São Miguel.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #2702 em: Maio 25, 2024, 04:22:21 pm »
São Miguel e incluía no pacote os 97.8 da Pampilhosa...

ouvinte

• Hero Member
« Responder #2703 em: Maio 25, 2024, 04:37:18 pm »
No geral como é a grelha da mesma e o que poderia passar para programação local?

12-16 pode ser emissão local e depois 19-23 ou 20-00.
Eu diria 20-00. Até pode ser 12-17 e 21-00.

Fundamental é darem as Manhãs 360º (7-10), Conta-Corrente (10-12), Tarde Política (17-19) e os programas das 19h (Fora do Baralho, por exemplo).

Creio que deverão adotar um estilo RCP. Horas com emissões locais mas que "picavam" a emissão "nacional" para os noticiários da hora certa e meia hora.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #2704 em: Maio 25, 2024, 04:39:13 pm »
A Observador com uns 8 ou 9 emissores assegura grande parte do país.
No meu ver a lei da rádio esta desatualizada.
12 emissores em cadeia seria o suficiente.
Algarve,Alentejo,Setubal,Lisboa,Leiria,Aveiro,Coimbra,Viseu,Guarda,Vila Real,Braga e Porto.
Isso e uma redução das 8 para 6 horas.
Muitas rádios locais moribundas que poderiam ser aproveitadas para a Observador,Smooth,Cidade ou Mega.
Acredito que muitas regiões não teem melhor oferta por terem que ter emissão local.
Digo ja,6 horas de emissão local numa musical era bem fácil.
E vejo caso da M80 que está um pouco limitada por causa disso mesmo.
Até acho que 5 seria o ideal...
Se fossem 5 horas,nalguns casos seria,pegando numa Smooth,Mega ou Cidade o equivalente ao painel da tarde (11-16).
« Última modificação: Maio 25, 2024, 04:44:23 pm por estvmkt »

pdnf

• Hero Member
« Responder #2705 em: Maio 25, 2024, 04:59:47 pm »
Algarve,Alentejo,Setubal,Lisboa,Leiria,Aveiro,Coimbra,Viseu,Guarda,Vila Real,Braga e Porto.
Muitas rádios locais moribundas que poderiam ser aproveitadas para a Observador,Smooth,Cidade ou Mega.
Acredito que muitas regiões não teem melhor oferta por terem que ter emissão local.
Se fossem 5 horas,nalguns casos seria,pegando numa Smooth,Mega ou Cidade o equivalente ao painel da tarde (11-16).

Eu nem vejo é necessidade disso. Como já referi, preferia que existissem alguns desdobramentos pontuais para noticiários regionais e estava feito. Faz-se muitas vezes a comparação com Espanha mas nem isso faz sentido. Aqui não há Comunidades, logo, não há atualidade política regional. Rádios a debitar caciques da Câmara Municipal, passo. Acho mais relevante haver emissões musicais feitas a partir da região, que permitam criar clusters artísticos fora das regiões, tendo músicos em estúdio, convidados, etc, do que noticiários de hora a hora a dar nota da criação de um novo passeio em S. Romão de Vila Airada de Baixo.

As emissões locais são uma anormalidade da forma que estão pensadas, mas com o PS a continuar a governar via Assembleia, não me parece que haja possibilidade de as mesmas acabarem.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #2706 em: Maio 25, 2024, 05:00:27 pm »
No geral como é a grelha da mesma e o que poderia passar para programação local?

Fundamental é darem as Manhãs 360º (7-10), Conta-Corrente (10-12), Tarde Política (17-19) e os programas das 19h (Fora do Baralho, por exemplo).

Creio que deverão adotar um estilo RCP. Horas com emissões locais mas que "picavam" a emissão "nacional" para os noticiários da hora certa e meia hora.
Também é uma boa possibilidade, com "compensações" no horário nobre da rádio. Como fazia o RCP, justamente: 7:50-8:00; 8:50-9:00 e 10:50-11:00 em janela local.

pdnf

• Hero Member
« Responder #2707 em: Maio 25, 2024, 05:03:41 pm »

Também é uma boa possibilidade, com "compensações" no horário nobre da rádio. Como fazia o RCP, justamente: 7:50-8:00; 8:50-9:00 e 10:50-11:00 em janela local.
Os noticiários podem sempre picar, tal como as verdadeiras locais o fazem com a Antena 1, TSF e RR. Os noticiários não entram para essa contabilidade, é entendido que são uma exceção. Para além disso, não podem decompor a programação própria em mais de 6 blocos.
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Atento

• Hero Member
« Responder #2708 em: Maio 25, 2024, 05:11:37 pm »

Só os projetos generalistas de palavra/informação é que devem ter luz verde para ocupar as locais.

Para rádios cassete já há as moribundas...

estvmkt

• Hero Member
« Responder #2709 em: Maio 25, 2024, 05:14:25 pm »
Nao esquecer a CMR...
Que algo me diz não se vai ficar pelas 2 que tem...

pdnf

• Hero Member
« Responder #2710 em: Maio 25, 2024, 05:28:13 pm »

Só os projetos generalistas de palavra/informação é que devem ter luz verde para ocupar as locais.

Para rádios cassete já há as moribundas...

Não vejo que exista nenhum problema a que a Mega, a Cidade e a Smooth possam alargar as coberturas. Não há mal nenhuk em que a 3 tenha concorrência nas rádios jovens e a Smooth é uma iferta de nicho. A RECORD popular por popular, não há grande problema, mas também me parece quebo projeto expansionista já está mais virado para a TV. E, nos últimos casos, a RECORD nem tem tirado o cariz local às radios. Aliás, essa proximidade para os objetivos deles até é beméfica. Veja-se que até põem a emissão local em horas nacionais frequentemente.
Rádio é:

joao_s

• Hero Member
« Responder #2711 em: Maio 25, 2024, 06:28:32 pm »
A ‘SmoothFM’ é um produto único, imprescindível, o melhor som que se pode ouvir na rádio portuguesa. Dá a conhecer, entre outros, o magnífico repositório de standars do American SongBook, protagonizado por covers de sucessivos artistas, Bossa Nova, Rocl’n’Roll, R&B, temas marcantes de determinado conceito de civilização, etc . Uma rádio que rima com intelecto, inspiração e determinação, um som magnífico, dois radialistas de topo: Sofia Morais, para mim a melhor voz da rádio portuguesa, muito agradável de se ouvir, e João Vaz, que tem surpreendido pela positiva, um senhor da rádio neste registo. Julgo que se deve a ele a inclusão de temas POP de topo, muito bons, e a Sofia, passa algumas pérolas de R&B e Rock’N’Roll. Um excelente produto, ao qual atribuo um 9|10. Só não atribuo a nota máxima, porque falta a dinâmica de mais radialistas em antena, durante mais horas, mais noticiários, etc. Mas, de um produto low cost, de dois radialistas não é possível exigir mais.

Quanto à Observador, o mínimo dos mínimos, para que tenha alguma visibilidade e crédito, para além do conteúdo, consiste em projetar uma rede que sirva o eixo Lisboa – Porto (que contempla um gigantesco fluxo de pessoas em trânsito). De outra forma, está “frita”, principalmente quando se fala de chegada de uma Correio da Manhã Rádio. Sabendo-se de antemão que a pré-histórica lei da rádio apenas permite 6 emissores a funcionar com emissão simultânea 24/dias, o mínimo dos mínimos, consistiria em planear uma rede com esses seis emissores para a área geográfica aludida. Tondela parece-me um erro crasso. Ninguém faz Lisboa – Porto por Viseu. Portanto, esta descontinuidade territorial de cobertura radioelétrica, diminui em muito esta estação, não contribuindo para um crescimento sustentado. Ninguém escolhe a Observador como rádio preferencial para ouvir numa deslocação de Lisboa – Porto, quando sabe de antemão que em maior parte do trajeto o que a estação tem para oferecer é ruído (estática).

pdnf

• Hero Member
« Responder #2712 em: Maio 25, 2024, 07:43:22 pm »
A ‘SmoothFM’ é um produto único, imprescindível, o melhor som que se pode ouvir na rádio portuguesa. Dá a conhecer, entre outros, o magnífico repositório de standars do American SongBook, protagonizado por covers de sucessivos artistas, Bossa Nova, Rocl’n’Roll, R&B, temas marcantes de determinado conceito de civilização, etc . Uma rádio que rima com intelecto, inspiração e determinação, um som magnífico, dois radialistas de topo: Sofia Morais, para mim a melhor voz da rádio portuguesa, muito agradável de se ouvir, e João Vaz, que tem surpreendido pela positiva, um senhor da rádio neste registo. Julgo que se deve a ele a inclusão de temas POP de topo, muito bons, e a Sofia, passa algumas pérolas de R&B e Rock’N’Roll. Um excelente produto, ao qual atribuo um 9|10. Só não atribuo a nota máxima, porque falta a dinâmica de mais radialistas em antena, durante mais horas, mais noticiários, etc. Mas, de um produto low cost, de dois radialistas não é possível exigir mais.

Quanto à Observador, o mínimo dos mínimos, para que tenha alguma visibilidade e crédito, para além do conteúdo, consiste em projetar uma rede que sirva o eixo Lisboa – Porto (que contempla um gigantesco fluxo de pessoas em trânsito). De outra forma, está “frita”, principalmente quando se fala de chegada de uma Correio da Manhã Rádio. Sabendo-se de antemão que a pré-histórica lei da rádio apenas permite 6 emissores a funcionar com emissão simultânea 24/dias, o mínimo dos mínimos, consistiria em planear uma rede com esses seis emissores para a área geográfica aludida. Tondela parece-me um erro crasso. Ninguém faz Lisboa – Porto por Viseu. Portanto, esta descontinuidade territorial de cobertura radioelétrica, diminui em muito esta estação, não contribuindo para um crescimento sustentado. Ninguém escolhe a Observador como rádio preferencial para ouvir numa deslocação de Lisboa – Porto, quando sabe de antemão que em maior parte do trajeto o que a estação tem para oferecer é ruído (estática).

Concordo em absoluto com a primeira parte do comentário. A Smooth FM é rádio que só não escuto mais, porque em metade do percurso, o sinal é fraquíssimo. Não é que os 94.3 da Maia sejam muito melhores, mas terem aqueles 105.8 de Valongo a retransmitir a M80 que já emite em 90.0 Porto, é quase criminoso. O mínimo que se pedia era isso, ninguém está já sequer a pedir os 101.0 Vale de Cambra que era o que verdadeiramente fazia sentido, ligavam que nem uma luva com os 89.5, sendo que essa cobertura na Cidade FM é, na verdade, um pouco redundante, a coisa faz-se bem entre Vila Nova de Gaia e Penacova.

Quanto à Observador, tendo a concordar que não é uma opção óbvia, mas já apresentei aqui uma proposta, que pode fazer a coisa funcionar minimamente, mesmo sem contar com a preciosa ajuda dos 94.0 Leiria, que é a de por o emissor no Luso, o que não é exatamente impossível, ficaria a 150m dos atuais, já dentro do concelho de Mortágua. Claro que só agora me apercebi que existe uma diferença de potências, o da Emissora das Beiras tem metade, e isso sim, pode ser um problema, na estabilidade do sinal, até porque a Condestável está a 0.1 em 91.3, que eu pensava ser apenas uma micro, mas é o principal. Em todo o caso, a ideia que tenho é que o emissor dessa rádio que melhor chega a Coimbra é o da micro de 107.0. Portanto, isto vai ter de ser mesmo muito bem pensado pela Observador, para evitar incorrer em erros. Esqueci-me, contudo, de lhe dizer ontem que na zona onde tem a pressão da RCS, a frequência de São João da Madeira chega bem, já minora um bocadinho o problema. Começa a ser norma da Observador fazer as grandes cidades em ping pong, Lisboa, Porto, penso que Setúbal e agora Coimbra. Safa-se Braga, sendo que os 98.4 também já não são um emissor da sua esfera de influência, apesar de serem um seguro de vida.
Se realmente ficarem com 7 emissores, e, portanto, a terem de recorrer à emissão local, eu poria 12h-17h e 21h-24h, face à grelha que têm hoje. Como referi, em princípio os noticiários podem ser simultâneos, depois, só mudava a ordem aos programas et voit lá.
Rádio é:

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #2713 em: Maio 27, 2024, 04:15:21 pm »

Eu nem vejo é necessidade disso. Como já referi, preferia que existissem alguns desdobramentos pontuais para noticiários regionais e estava feito. Faz-se muitas vezes a comparação com Espanha mas nem isso faz sentido. Aqui não há Comunidades, logo, não há atualidade política regional. Rádios a debitar caciques da Câmara Municipal, passo. Acho mais relevante haver emissões musicais feitas a partir da região, que permitam criar clusters artísticos fora das regiões, tendo músicos em estúdio, convidados, etc, do que noticiários de hora a hora a dar nota da criação de um novo passeio em S. Romão de Vila Airada de Baixo.

As emissões locais são uma anormalidade da forma que estão pensadas, mas com o PS a continuar a governar via Assembleia, não me parece que haja possibilidade de as mesmas acabarem.

Com esse pensamento amorfo que quem está em Lisboa bate palmas. A vida politica da cidade de Lisboa é que é importante. De facto é muito importante para um portuense saber o que o municipio de Lisboa faz ou para alguemde Bragança saber das obras em Lisboa. Os tipicos bobos da Corte nunca acabaram.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #2714 em: Maio 27, 2024, 04:22:34 pm »
🥱