Autor Tópico: Bareme Rádio  (Lida 233490 vezes)

pdf

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 812
Re: Bareme Rádio
« Responder #1380 em: Dezembro 21, 2023, 10:46:01 am »
Para crescer, a Observador precisa urgentemente de emissores em:

- Coimbra
- Braga (lamento, mas 98,4 MHz, frequência anunciada como servindo a cidade dos arcebispos, não entra bem)
- Faro

Isto é no imediato. Que se deixem da aventura em Leiria e se concentrem nestas 3 capitais de distrito.

AG

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2876
  • NSTALGIA
Re: Bareme Rádio
« Responder #1381 em: Dezembro 21, 2023, 11:36:49 am »
Para crescer, a Observador precisa urgentemente de emissores em:

- Coimbra
- Braga (lamento, mas 98,4 MHz, frequência anunciada como servindo a cidade dos arcebispos, não entra bem)
- Faro

Isto é no imediato. Que se deixem da aventura em Leiria e se concentrem nestas 3 capitais de distrito.
Certo.

Acrescento a essa lista Viseu.

estvmkt

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2373
Re: Bareme Rádio
« Responder #1382 em: Dezembro 21, 2023, 12:14:06 pm »
Uma que chegasse a Viseu e Coimbra.

Atento

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 6092
Re: Bareme Rádio
« Responder #1383 em: Dezembro 21, 2023, 02:17:21 pm »
Para crescer, a Observador precisa urgentemente de emissores em:

- Coimbra
- Braga (lamento, mas 98,4 MHz, frequência anunciada como servindo a cidade dos arcebispos, não entra bem)
- Faro

Isto é no imediato. Que se deixem da aventura em Leiria e se concentrem nestas 3 capitais de distrito.

É fundamental reforçar o eixo Braga,  Barcelos, Vila Verde, Guimarães e Famalicão.

Luisf662

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 98
Re: Bareme Rádio
« Responder #1384 em: Dezembro 21, 2023, 03:59:39 pm »
As duas empresas que fazem os estudos de audiência merecem uma investigação profunda...

Se a RR tiver números espetaculares o estudo mostra que não tem qualquer credibilidade e por isso merece uma investigação...

https://eco.sapo.pt/2022/10/11/pj-faz-buscas-na-gfk-portugal-a-empresa-que-mede-as-audiencias-televisivas/
As duas empresas que fazem os estudos de audiência não tem nenhum tipo de credibilidade, a informação que dão é movida por certos interesses e tentativas de influenciar o público.

Enviado do meu Redmi 7 através do Tapatalk


Atento

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 6092
Re: Bareme Rádio
« Responder #1385 em: Dezembro 21, 2023, 04:33:09 pm »

Memorias da Radio

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 3292
Re: Bareme Rádio
« Responder #1386 em: Dezembro 21, 2023, 09:49:03 pm »
O Marketeer tende a privilegiar os grupos sobre as rádios locais, mas sempre foi assim. É um jornal segmentado, não há muito a fazer quanto a isso...


joao_s

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 880
Re: Bareme Rádio
« Responder #1387 em: Dezembro 26, 2023, 11:40:00 pm »
Dois destaques neste bareme de dezembro.2023:

1.º) Os expressivos 19,9% AAV da “Comercial”. Nestes dias, nas viagens de carro, ouvimos esta estação, e achamos que está melhor do que anteriormente. Trata-se de uma estação de rádio que cria um bom ambiente sonoro para o dia-a-dia e viagens, uma forma de estar a par das novidades, e relembrar alguns clássicos. Dinamização flui com o som. A “Rádio Comercial”, herdou o “FM Estéreo da Rádio Comercial”, as frequências são as mesmas, e mantém a tradição de divulgar o que se faz a nível internacional, as tendências na Europa e EUA, assim como na língua portuguesa, lançando artistas nacionais, assim como emitindo sucessos dos últimos anos. Reconfiguração das memórias do autorrádio feita, passou para o TOP3. Também se constata que a generalidade das pessoas ouve esta estação. A equipa está de parabéns! Esta estação foi a primeira a ter emissão dedicada em FM, há 44 anos, e os propósitos mantêm-se mais ou menos os mesmos.

2.º) “SmoothFM” alcança 1,5%AAV, a maior audiência de sempre da estação. Sonoridade complementar à da “Comercial” com um ou outro ponto em comum, embora raro. Excelente som! Entre muitos outros pontos de interesse, os sucessivos covers/standards que têm sido compostos ao longo do tempo e continuam no presente desse repositório fantástico que é o “American SongBook” a acrescentar jazz, clássicos intemporais, R&B, Rock'n'Roll, temas recentes, composições com múltiplas influências, etc. tudo tendo como critério a seleção premium. Esta estação contribuiu e contribui para aumentar o conhecimento dos ouvintes sobre música de qualidade, embora, por vezes, ocorra uma inversão de papéis. Uma vez que a dinamização é escassa em antena, e os programas especializados residuais, cabe ao ouvinte procurar/pesquisar informação para enquadrar o que ouve. Parabéns à reduzida equipa! Que continuem por muitos e bons anos, preferencialmente com audiências cada vez maiores.

Boxx

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 995
Re: Bareme Rádio
« Responder #1388 em: Dezembro 27, 2023, 12:21:47 am »
Dois destaques neste bareme de dezembro.2023:

1.º) Os expressivos 19,9% AAV da “Comercial”. Nestes dias, nas viagens de carro, ouvimos esta estação, e achamos que está melhor do que anteriormente. Trata-se de uma estação de rádio que cria um bom ambiente sonoro para o dia-a-dia e viagens, uma forma de estar a par das novidades, e relembrar alguns clássicos. Dinamização flui com o som. A “Rádio Comercial”, herdou o “FM Estéreo da Rádio Comercial”, as frequências são as mesmas, e mantém a tradição de divulgar o que se faz a nível internacional, as tendências na Europa e EUA, assim como na língua portuguesa, lançando artistas nacionais, assim como emitindo sucessos dos últimos anos. Reconfiguração das memórias do autorrádio feita, passou para o TOP3. Também se constata que a generalidade das pessoas ouve esta estação. A equipa está de parabéns! Esta estação foi a primeira a ter emissão dedicada em FM, há 44 anos, e os propósitos mantêm-se mais ou menos os mesmos.

2.º) “SmoothFM” alcança 1,5%AAV, a maior audiência de sempre da estação. Sonoridade complementar à da “Comercial” com um ou outro ponto em comum, embora raro. Excelente som! Entre muitos outros pontos de interesse, os sucessivos covers/standards que têm sido compostos ao longo do tempo e continuam no presente desse repositório fantástico que é o “American SongBook” a acrescentar jazz, clássicos intemporais, R&B, Rock'n'Roll, temas recentes, composições com múltiplas influências, etc. tudo tendo como critério a seleção premium. Esta estação contribuiu e contribui para aumentar o conhecimento dos ouvintes sobre música de qualidade, embora, por vezes, ocorra uma inversão de papéis. Uma vez que a dinamização é escassa em antena, e os programas especializados residuais, cabe ao ouvinte procurar/pesquisar informação para enquadrar o que ouve. Parabéns à reduzida equipa! Que continuem por muitos e bons anos, preferencialmente com audiências cada vez maiores.

Estranho a conversao tardia a esta Comercial dos dias que correm…efeitos natalícios?

AG

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2876
  • NSTALGIA
Re: Bareme Rádio
« Responder #1389 em: Dezembro 27, 2023, 12:49:58 am »
Dois destaques neste bareme de dezembro.2023:

1.º) Os expressivos 19,9% AAV da “Comercial”. Nestes dias, nas viagens de carro, ouvimos esta estação, e achamos que está melhor do que anteriormente. Trata-se de uma estação de rádio que cria um bom ambiente sonoro para o dia-a-dia e viagens, uma forma de estar a par das novidades, e relembrar alguns clássicos. Dinamização flui com o som. A “Rádio Comercial”, herdou o “FM Estéreo da Rádio Comercial”, as frequências são as mesmas, e mantém a tradição de divulgar o que se faz a nível internacional, as tendências na Europa e EUA, assim como na língua portuguesa, lançando artistas nacionais, assim como emitindo sucessos dos últimos anos. Reconfiguração das memórias do autorrádio feita, passou para o TOP3. Também se constata que a generalidade das pessoas ouve esta estação. A equipa está de parabéns! Esta estação foi a primeira a ter emissão dedicada em FM, há 44 anos, e os propósitos mantêm-se mais ou menos os mesmos.

2.º) “SmoothFM” alcança 1,5%AAV, a maior audiência de sempre da estação. Sonoridade complementar à da “Comercial” com um ou outro ponto em comum, embora raro. Excelente som! Entre muitos outros pontos de interesse, os sucessivos covers/standards que têm sido compostos ao longo do tempo e continuam no presente desse repositório fantástico que é o “American SongBook” a acrescentar jazz, clássicos intemporais, R&B, Rock'n'Roll, temas recentes, composições com múltiplas influências, etc. tudo tendo como critério a seleção premium. Esta estação contribuiu e contribui para aumentar o conhecimento dos ouvintes sobre música de qualidade, embora, por vezes, ocorra uma inversão de papéis. Uma vez que a dinamização é escassa em antena, e os programas especializados residuais, cabe ao ouvinte procurar/pesquisar informação para enquadrar o que ouve. Parabéns à reduzida equipa! Que continuem por muitos e bons anos, preferencialmente com audiências cada vez maiores.

Estranho a conversao tardia a esta Comercial dos dias que correm…efeitos natalícios?
Só com muito espírito natalício é que se consegue ouvir a Comercial...

Mas tenho de reconhecer que é uma rádio bem feita para o público-alvo, e com uma playlist minimamente "comestível". Pelo menos a animação parece-me genuína ao contrário da concorrente directa, que é "plástica" até dizer chega, tirando alguns excepções como o José Fragoso.

Já agora, a Rádio Comercial é mais herdeira do Rádio Clube Português que outra coisa, a rede em FM é a mesma (por exemplo, os meus pais ainda se lembram de ouvir o RCP em 97,7 ou em 90,8) e a grande maioria dos profissionais (e até alguns programas) transitaram de uma estação para a outra, houve continuidade. Até o sinal horário era o mesmo.

pdnf

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 5713
  • Foi a Rádio que fez Abril!
Re: Bareme Rádio
« Responder #1390 em: Dezembro 27, 2023, 01:25:51 am »

Estranho a conversao tardia a esta Comercial dos dias que correm…efeitos natalícios?

Tenho de admitir que pensei o mesmo que o Boxx.  ;D ;D
Em relação à Smooth FM concordo a 100% com o escrito pelo joão_s, naturalmente. É uma estação que precisa de reforço, usando o possível sexto emissor na rede, e encontrando uma solução estável e definitiva para 89.5 Matosinhos (que não me parece que possam ser os 94.3 da Batida, desde já deixo essa nota). Paralelamente, um reforço na animação, nomeadamente nas manhãs, que possam ser realmente alternativa ao que existe, seria uma boa solução para permitir uma progressão nas audiências.

Só com muito espírito natalício é que se consegue ouvir a Comercial...

Mas tenho de reconhecer que é uma rádio bem feita para o público-alvo, e com uma playlist minimamente "comestível". Pelo menos a animação parece-me genuína ao contrário da concorrente directa, que é "plástica" até dizer chega, tirando alguns excepções como o José Fragoso.

Já agora, a Rádio Comercial é mais herdeira do Rádio Clube Português que outra coisa, a rede em FM é a mesma (por exemplo, os meus pais ainda se lembram de ouvir o RCP em 97,7 ou em 90,8) e a grande maioria dos profissionais (e até alguns programas) transitaram de uma estação para a outra, houve continuidade. Até o sinal horário era o mesmo.

Por acaso aqui discordo. As manhãs são melhores, isso não há dúvida, o Wi-Fi na manhã não se afirma perante uma marca tão consolidada, mas a questão é quem seria capaz de derrotar a Comercial. No restante dos horários discordo. Gosto do estilo da Marta Campos, uma grande promessa, mas ainda não bate o decano José Coimbra; o Paulo Fragoso é um excelente animador, 10x melhor que o Wilson Honrado; as tardes da RFM são bem mais vivas e naturais que as da Comercial; a Catarina Figueiredo idem, face à Arroja. Nas noites, aí sim, apesar de achar que a Ana Colaço está a fazer muito bem o OP, há que reconhecer que o Gonçalo Câmara é um excepcional animador, mas também acho que saindo daquele horário, tem de ser para uma rádio onde possa dar muito mais do que uma Comercial. Em termos de playlist admito alguma qualidade mais à da Comercial, mas já foi maior a diferença, a RFM apesar de tudo tem vindo a primar mais por deixar de lado alguns temas mais popularuchos (com exceção de um, em que não vou bater mais, senão fico com má fama  ;D ). Para mim o ponto que a RFM deveria pensar em rever é na duração do tempo de palavra: os takes têm de aumentar um pouco mais na duração, e na frequência, o tempo da informação, tem de subir para os 90 segundos, no mínimo.
« Última modificação: Dezembro 27, 2023, 01:29:00 am por pdnf »
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Boxx

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 995
Re: Bareme Rádio
« Responder #1391 em: Dezembro 27, 2023, 06:37:09 pm »

Estranho a conversao tardia a esta Comercial dos dias que correm…efeitos natalícios?

Tenho de admitir que pensei o mesmo que o Boxx.  ;D ;D
Em relação à Smooth FM concordo a 100% com o escrito pelo joão_s, naturalmente. É uma estação que precisa de reforço, usando o possível sexto emissor na rede, e encontrando uma solução estável e definitiva para 89.5 Matosinhos (que não me parece que possam ser os 94.3 da Batida, desde já deixo essa nota). Paralelamente, um reforço na animação, nomeadamente nas manhãs, que possam ser realmente alternativa ao que existe, seria uma boa solução para permitir uma progressão nas audiências.

Só com muito espírito natalício é que se consegue ouvir a Comercial...

Mas tenho de reconhecer que é uma rádio bem feita para o público-alvo, e com uma playlist minimamente "comestível". Pelo menos a animação parece-me genuína ao contrário da concorrente directa, que é "plástica" até dizer chega, tirando alguns excepções como o José Fragoso.

Já agora, a Rádio Comercial é mais herdeira do Rádio Clube Português que outra coisa, a rede em FM é a mesma (por exemplo, os meus pais ainda se lembram de ouvir o RCP em 97,7 ou em 90,8) e a grande maioria dos profissionais (e até alguns programas) transitaram de uma estação para a outra, houve continuidade. Até o sinal horário era o mesmo.

Por acaso aqui discordo. As manhãs são melhores, isso não há dúvida, o Wi-Fi na manhã não se afirma perante uma marca tão consolidada, mas a questão é quem seria capaz de derrotar a Comercial. No restante dos horários discordo. Gosto do estilo da Marta Campos, uma grande promessa, mas ainda não bate o decano José Coimbra; o Paulo Fragoso é um excelente animador, 10x melhor que o Wilson Honrado; as tardes da RFM são bem mais vivas e naturais que as da Comercial; a Catarina Figueiredo idem, face à Arroja. Nas noites, aí sim, apesar de achar que a Ana Colaço está a fazer muito bem o OP, há que reconhecer que o Gonçalo Câmara é um excepcional animador, mas também acho que saindo daquele horário, tem de ser para uma rádio onde possa dar muito mais do que uma Comercial. Em termos de playlist admito alguma qualidade mais à da Comercial, mas já foi maior a diferença, a RFM apesar de tudo tem vindo a primar mais por deixar de lado alguns temas mais popularuchos (com exceção de um, em que não vou bater mais, senão fico com má fama  ;D ). Para mim o ponto que a RFM deveria pensar em rever é na duração do tempo de palavra: os takes têm de aumentar um pouco mais na duração, e na frequência, o tempo da informação, tem de subir para os 90 segundos, no mínimo.

Essa conometragem ao segundo vai acabar por matar as rádios musicais...espero eu!

joao_s

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 880
Re: Bareme Rádio
« Responder #1392 em: Dezembro 27, 2023, 07:05:47 pm »

Estranho a conversao tardia a esta Comercial dos dias que correm…efeitos natalícios?

Por acaso coincidiu com a quadra natalícia uma audição prolongada da “COMRCIAL” e, quando antes não suportava mais de 10 min. a ouvir, agora suporto deslocações de mais de 3 horas. A playlist mudou. Ainda hoje, ouvi esta estação quando foi necessário a utilização de carro.

O critério que esteve subjacente à audição regular do “FM Estéreo da Rádio Comercial”, em 1981, mantém-se, e tem a ver com o conhecimento dos novos lançamentos musicais e sonoridades mainstream. Esta estação parece-me a melhor nesta matéria no atual panorama, concorda?

Resumidamente, os principais critérios para selecionar as estações de rádio que oiço são: (1) novos lançamentos e alguns clássicos; (2) sonoridades intemporais e música nova não mainstream; (3) palavra; a diferenciação reside na dinâmica em antena e estilo de comunicação.

AG, o “FM Estéreo da Rádio Comercial” foi a primeira estação em Portugal desenhada segundo os modelos de FM Europeus de divulgação/lançamento de música internacional/nacional para o auditório jovem e adulto, também clássicos de som sofisticado, digamos assim. Foi a primeira estação a contemplar programas de TOP musicais na grelha. Posso testemunhar que, em 1981, a programação era autónoma em FM, a partir das 10 horas. Dizia-se que se ouvia Rádio FM para descrever o tipo de som que se desfrutava. Antes do “FM Estéreo da RC”, resta saber se os emissores FM do Rádio Clube Português retransmitiam na íntegra a emissão de Onda Média. Se assim for, a estação era de Onda Média, não de FM. De facto, alguns programas e radialistas transitaram do Rádio Clube Português para a Rádio Comercial OM (Onda Média), por exemplo, Parodiantes de Lisboa, Quando o telefone toca, etc.

Boas Festas.

AG

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2876
  • NSTALGIA
Re: Bareme Rádio
« Responder #1393 em: Dezembro 27, 2023, 09:52:55 pm »

Estranho a conversao tardia a esta Comercial dos dias que correm…efeitos natalícios?

Por acaso coincidiu com a quadra natalícia uma audição prolongada da “COMRCIAL” e, quando antes não suportava mais de 10 min. a ouvir, agora suporto deslocações de mais de 3 horas. A playlist mudou. Ainda hoje, ouvi esta estação quando foi necessário a utilização de carro.

O critério que esteve subjacente à audição regular do “FM Estéreo da Rádio Comercial”, em 1981, mantém-se, e tem a ver com o conhecimento dos novos lançamentos musicais e sonoridades mainstream. Esta estação parece-me a melhor nesta matéria no atual panorama, concorda?

Resumidamente, os principais critérios para selecionar as estações de rádio que oiço são: (1) novos lançamentos e alguns clássicos; (2) sonoridades intemporais e música nova não mainstream; (3) palavra; a diferenciação reside na dinâmica em antena e estilo de comunicação.

AG, o “FM Estéreo da Rádio Comercial” foi a primeira estação em Portugal desenhada segundo os modelos de FM Europeus de divulgação/lançamento de música internacional/nacional para o auditório jovem e adulto, também clássicos de som sofisticado, digamos assim. Foi a primeira estação a contemplar programas de TOP musicais na grelha. Posso testemunhar que, em 1981, a programação era autónoma em FM, a partir das 10 horas. Dizia-se que se ouvia Rádio FM para descrever o tipo de som que se desfrutava. Antes do “FM Estéreo da RC”, resta saber se os emissores FM do Rádio Clube Português retransmitiam na íntegra a emissão de Onda Média. Se assim for, a estação era de Onda Média, não de FM. De facto, alguns programas e radialistas transitaram do Rádio Clube Português para a Rádio Comercial OM (Onda Média), por exemplo, Parodiantes de Lisboa, Quando o telefone toca, etc.

Boas Festas.
O RCP FM que já emitia em estéreo tinha emissão diferenciada em boa parte do dia, e tal como a RC FM alguns programas eram emitidos em ambas as redes, as manhãs, sobretudo. Ao contrário, a RR emitia a mesma programação nas duas redes. Só começou a diferenciar a emissão no início dos anos 80, julgo saber.

Posso dar o exemplo do Em Órbita que foi emitido na RC FM vem do tempo do RCP, aliás, até era emitida no mesmo horário (19 horas).

Portanto, a Rádio Comercial "pegou" naquilo que o RCP já tinha desbravado e deu-lhe, e bem, uma roupagem moderna e inovadora tal como de resto o RCP fazia em várias vertentes, como ao nível da informação radiofónica em que foi a primeira estação a ter noticias de hora a hora, directos e concisos, isto já nos anos 60.

Boas Festas, João!

joao_s

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 880
Re: Bareme Rádio
« Responder #1394 em: Dezembro 27, 2023, 11:22:44 pm »
Bem, “AG”, no tratamento de informação que realizou, porventura chegou a alguma pista ou conclusão que indicie se, na altura do “Rádio Clube Português”, a equipa estaria a desenhar/projetar uma rede FM com emissão própria e características semelhantes às que se materializaram no “FM Estéreo da Rádio Comercial”? Se assim for, a equipa foi mais do que inovadora, foi visionária e vanguardista, uma vez que estaria a transpor para Portugal um modelo de rádio que estava a surgir no mesmo período temporal na Europa, isto antes da nacionalização (meados da década de 70). De recordar, a Rádio Comercial OM e FM (sucessoras do RCP) tinham estratégias diferenciadas das restantes estações que existiam, isto apesar de já ter acontecido o processo de nacionalização, mesmo assim digamos que dispunham de autonomia.

De notar ainda que nos anos 70 os recetores FM eram dispendiosos, pelo que não eram emissões simultâneas com a Onda Média que fariam o público adquirir esses equipamentos. Uma estação moderna de vanguarda, dirigida à população ativa de camadas mais jovens e jovens, com som, digamos, sofisticado, que o auditório tradicional não aderia, faria com esse publico se mudasse para o FM e a estação ganhasse progressivamente um número considerável de ouvintes. Foi o que aconteceu na década de 80, começando com o “FM Estéreo da Rádio Comercial”, e não na década de 70, caso a emissora não fosse nacionalizada, partindo do princípio que a premissa supracitada está correta.

Este tipo de estratégias a longo prazo, visionárias e inovadoras, já não existem. Vivemos na era do imediato.