Se cada região tivesse a sua Nova Era em vez das rádios lisboetas que nada fazem por elas, se calhar todos agradeciam. A Nova Era é o último exemplo vivo que meia dúzia de pessoas conseguem fazer um produto com sucesso.
A Nova Era Beach Party teve e tem muito impacto dentro e fora de portas.
BEACH PARTY BY NOVA ERA CONTRIBUIU 4,2 MILHÕES DE EUROS PARA A ECONOMIA LOCAL
Durante os dois dias da Beach Party by Nova Era 2024, 61,7% do público já tinha participado em pelo menos uma edição e 55,4% adquiriram o passe para os dois dias. É o que conclui o estudo realizado pelo ISAG-European Business School e pelo Centro de Investigação em Ciências Empresariais e Turismo da Fundação Consuelo Vieira da Costa (CICET-FCVC).
Sobre as práticas de participação em eventos semelhantes, 53% indicaram ter estado presentes ou preparavam-se para participar este ano pelo menos entre dois a quatro festivais e 33,4% em apenas um. Além disso, afirmaram que costumam estar presentes em festivais de música eletrónica (75,3%), pop (37,6%) e hip-hop (30,0%).
Nesta edição, os principais motivos que levaram os festivaleiros à maior Beach Party da Europa (numa escala de importância de 1 a 5), foram socializar com amigos (4,2), fugir da rotina (4,2), cabeças de cartaz (4,1), dançar ao som da melhor música eletrónica e DJ's (4,1), aproveitar a atmosfera do evento (4,1) e diversão e entretenimento (4,1).
A Beach Party by Nova Era 2024, voltou a contar com grandes nomes da música de dança eletrónica como Hardwell, Timmy Trumpet e Oliver Heldens, o que justifica um elevado nível médio de satisfação global de 4 em 5. Dos vários critérios avaliados (numa escala de 1 a 5), com a melhor satisfação foram o atendimento/staff do evento (4,2), a performance dos DJs/Músicos (4,1), a qualidade do som (4,1), a qualidade da luz (4,1) e a organização do evento (4,1).
O elevado nível de satisfação (numa escala de 1 a 5 de concordância) reflete-se na vontade de recomendar a Beach Party by Nova Era a familiares, amigos e outras pessoas (4,1), na intenção de fazer comentários positivos sobre o evento (4), e desenvolver um gosto mais profundo pela música eletrónica (4). Assim, 65% dos inquiridos revelaram a intenção de participar na Beach Party by Nova Era na próxima edição.
Em relação ao gasto médio diário por pessoa, no recinto, os inquiridos indicaram que assumiram uma despesa de 116,62 €, distribuído por 47,83 € no preço do bilhete, 25,06 € nas bebidas, 20,40 € nas refeições e 23,33 € com outras despesas.
A Beach Party by Nova Era em 2024 gerou um impacto económico global na cidade de Matosinhos e na Área Metropolitana do Porto (AMP) de 4,2 milhões de euros. Este valor foi alcançado com base nas despesas realizadas em alojamento, deslocações, viagens e refeições, entre outras, pelos residentes no estrangeiro ou fora da AMP que, em média, pernoitaram 2,6 noites.
Do total das despesas, o alojamento surge como a mais representativa com 90,75 € diários. Dentro das opções de estadia, 32% preferiu o hotel, 24,2% o alojamento local, 14,8% o parque de campismo e 12,5% hostel. O preço (31,3%) foi o fator que mais influenciou a escolha do local da estadia, seguido pela proximidade do recinto (28,1%).
Como principais gastos, temos também as deslocações e viagens (dentro da cidade de Matosinhos e/ou outras cidades AMP) com 46,38 €, compras e presentes (40,82 €), atividades turísticas/lazer (37,04 €), entre outras, totalizando 292 € de gasto médio por dia na cidade de Matosinhos.
O estudo realizado pelo ISAG-EBS e pelo CICET-FCVC demonstrou ainda que 11,1% dos inquiridos eram provenientes do estrangeiro, com destaque para as nacionalidades espanhola (26,6%), brasileira (12,5%), holandesa (9,4%), francesa (7,8%), eslovaca (4,7%) e suíça (4,7%). Dos participantes nacionais, 72,1% residiam na AMP. Dos restantes, os concelhos de Lisboa (18%), Braga (16%) e Aveiro (12%) foram as cidades que mais pessoas trouxeram ao evento.
Entre o público internacional e o residente fora da AMP, 89,2% deslocou-se especialmente para assistir ao evento. Houve, no entanto, quem aproveitasse a oportunidade para visitar a cidade, nomeadamente piscina das Marés (8,7%), Mosteiro de Leça do Balio (8,2%), terminal de Cruzeiros de Leixões (6,7%), Super Bock Casa da Cerveja (5,6%) e Mercado Municipal de Matosinhos (5,6%). Realizaram ainda outras atividades como compras (19%), atividades na natureza/ao ar livre (ex. praia, espaços verdes) (16,9%), atividades gastronómicas (16,4%), visita a monumentos/museus (12,8%) e visita ao Centro Histórico do Porto (12,8%).
Quanto ao perfil do público, 53,5% eram do género masculino e apresentavam uma média de idades de 25 anos. A maioria dos participantes encontrava-se solteira (78,6%), a trabalhar por conta de outrem (38,5%) e a estudar (32,2%). No que se refere à escolaridade, 51,6% possuíam pelo menos licenciatura e 44,4% tinham completado o ensino secundário.