Tenho uma opinião diferente, a malta mais nova não está para muita palavra e quer uma radio "redondinha", que toque música, falem (muito) pouco e, se possÃvel, sempre com música sem parar (estilo spotify).
Eu acho que é 50%/50%... o pessoal que vê por esse prisma já se desligou da rádio, que nunca vai ter a infinita variedade do Spotify e do Youtube, ainda por cima agora com os tarifários móveis a oferecer tráfego ilimitado para estas aplicações.
A maior parte dos jovens só ouve rádio no carro, se o tiver... não é rejeitada a conversa desde que interesse e não seja forçada. Se fosse assim mesmo como o ouvinte disse, a MEO Music que é quase non-stop teria grandes audiências, mas é ignorada... e as rádios jovens estão a apostar em mais palavra, é porque devem ter algumas informações que pode dar resultados.
Mas isto agora dava uma longa discussão...
A Nova Era tem um estilo de locução que considero que não se enquadra com a realidade, e isso até se pode justificar com a idade dos animadores. O discurso já não é de jovens para jovens... eles bem que tentam... mas soa (quase sempre) a algo falso e forçado. Julgo que meteram dois jovens na equipa, um rapaz e uma rapariga, vamos ver o potencial deles com o tempo. Sobre a música que lá passa, para mim soa sempre a salganhada, acho mais agradável (embora que repetitiva) a playlist das outras duas concorrentes nacionais. Agora com os estúdios da Radar e Oxigénio livres pode sempre que o Montez leve a NE para Lisboa e ai já se pode ver o que realmente vale a rádio. Em termos de audiências, sinceramente não sei como está... alguém tem ideia ?! Recordo-me que eles, nos últimos 5 anos talvez, estavam em queda.
Pois a Nova Era tem um pouco o mesmo problema da Antena3... muita gente há muito tempo no mesmo sÃtio que se quer jovem mas em que já não são jovens. Mesmo assim na Nova Era isso nota-se menos e não estão a envelhecer o formato da rádio como na 3. E a rapariga que falou, a Débora Zenha, tem um grande potencial, gosto muito dela desde que apareceu na então Rádio SWTMN há uns anos.
A Nova Era teria muito potencial em Lisboa, mas já todos sabemos o que aconteceria... Não me chamem anti-Lisboa, é a realidade.
Quanto às audiências sim também estão em queda, há uns anos seriam a 2ª ou 3ª rádio mais ouvida no Grande Porto, agora continuam a estar à frente de Mega e Cidade.