Autor Tópico: Rádio Nova Era  (Lida 121489 vezes)

Zeca 2021

• Hero Member
Re: Rádio Nova Era
« Responder #510 em: Agosto 07, 2025, 09:52:44 am »
Há melhorias na playlist diurna da Nova Era. Pelo menos já não parece uma passerelle e está muito mais agradável desde há umas semanas.

A Nova Era tem tudo para ser a mais escutada pelos jovens no Grande Porto.
Excelente cobertura, é do Porto.
Bastava apostar em andarem com o microfone pelas secundarias e universidades e estarem nas festas e aquilo mudava tudo.

pdnf

• Hero Member
« Responder #511 em: Agosto 07, 2025, 06:56:40 pm »
A Nova Era padece um pouco da mesma doença da Antena 3: envelheceu com o auditório, e não se soube reaproximar pela renovação. Qual é o jovem abaixo de 30 anos que por lá anda? Pois...

Além disso, a malta nova não gosta de EDM, em que a Nova Era aposta as fichas todas. A coisa só não é mais negra, porque a cobertura da MegaHits no Porto é francamente má, e mesmo a da Cidade FM na zona do Pólo Universitário, deixa muito a desejar (aquela micro da RR em Santa Justa foi uma jogada de mestre da R/Com, para tirar o necessário apoio que 104.4 dariam a 107.2).
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #512 em: Agosto 07, 2025, 07:04:17 pm »
No dia em que a Nova Era passasse 1 minuto de funk como a concorrência morreria aí.
Em relação à equipa... a Diana Neto continua na Sudoeste vá se lá saber porquê.

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #513 em: Agosto 07, 2025, 10:56:39 pm »
A Nova Era padece um pouco da mesma doença da Antena 3: envelheceu com o auditório, e não se soube reaproximar pela renovação. Qual é o jovem abaixo de 30 anos que por lá anda? Pois...

Além disso, a malta nova não gosta de EDM, em que a Nova Era aposta as fichas todas. A coisa só não é mais negra, porque a cobertura da MegaHits no Porto é francamente má, e mesmo a da Cidade FM na zona do Pólo Universitário, deixa muito a desejar (aquela micro da RR em Santa Justa foi uma jogada de mestre da R/Com, para tirar o necessário apoio que 104.4 dariam a 107.2).
A micro da RR é para reforçar a RR, não é “jogada de mestre” para prejudicar a Cidade. Não é a RR que escolhe as frequências.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

pdnf

• Hero Member
« Responder #514 em: Agosto 08, 2025, 12:13:35 am »

A micro da RR é para reforçar a RR, não é “jogada de mestre” para prejudicar a Cidade. Não é a RR que escolhe as frequências.
Certo. Embora, se calhar dificulta mais a Cidade do que propriamente ajuda a RR. 98.6 de Lamego e 103.4 Muro cobrem bem, tanto quanto me parece, as falhas de Gaia, que, obviamente existem, ninguem põe isso em questão.

Confesso que tenho alguma dificuldade em entender aquelas micros, para isso, metessem os emissores no Marão.

Sinceramente, não me acredito que quando fizeram o pedido de frequências, não tivessem uma ideia do que lhes ia tocar, pois, tanto quanto sei, foram das últimas frequências atribuídas no Grande Porto. Já foi nos anos 2000, certo? Não estou a escrever isto por acaso. 😉

Já agora, e dado que andam nisto há muitos anos, e eu nem por isso, alguma ideia do porquê da disparidade de potências nas micros: 0.1 Comercial, 0.4 na RR e 1 na RFM? Curiosamente, a mais pequena é a que se ouve melhor.

E já que estamos no tópico da Nova Era, para não fugir muito do tema, 100.1 é outra pequena aberração, tentem convencer-me do contrário. Ah, acabou o período de renovação de alvarás. 😉
« Última modificação: Agosto 08, 2025, 12:15:49 am por pdnf »
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #515 em: Agosto 08, 2025, 10:36:53 am »

Certo. Embora, se calhar dificulta mais a Cidade do que propriamente ajuda a RR. 98.6 de Lamego e 103.4 Muro cobrem bem, tanto quanto me parece, as falhas de Gaia, que, obviamente existem, ninguem põe isso em questão.

Confesso que tenho alguma dificuldade em entender aquelas micros, para isso, metessem os emissores no Marão.

Sinceramente, não me acredito que quando fizeram o pedido de frequências, não tivessem uma ideia do que lhes ia tocar, pois, tanto quanto sei, foram das últimas frequências atribuídas no Grande Porto. Já foi nos anos 2000, certo? Não estou a escrever isto por acaso. 😉

Já agora, e dado que andam nisto há muitos anos, e eu nem por isso, alguma ideia do porquê da disparidade de potências nas micros: 0.1 Comercial, 0.4 na RR e 1 na RFM? Curiosamente, a mais pequena é a que se ouve melhor.

E já que estamos no tópico da Nova Era, para não fugir muito do tema, 100.1 é outra pequena aberração, tentem convencer-me do contrário. Ah, acabou o período de renovação de alvarás. 😉

A aquisição do emissor da Terra Verde, à época, teve a ver com dificuldade da Nova Era entrar no território do Vale do Sousa, desde Valongo a Amarante e como existe um polo universitário em Paredes, a aposta passava por aí.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
« Responder #516 em: Agosto 08, 2025, 11:09:41 am »
E foi aposta ganha uma vez que no Vale do Sousa a Nova Era ainda deve ser a 2a/3a mais ouvida, ao contrário do que acontece no Porto.

Enviado do meu 21091116UG através do Tapatalk

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #517 em: Agosto 21, 2025, 02:40:34 pm »
Vida difícil hoje para a Nova Era entre Santa Maria da Feira e São João da Madeira: com a pressão da Antena 3 (que erro terem posto isto em 101.2...), ouve-se a espaços bastante mal a Nova Era no emissor de Gaia na N223 entre Santa Maria da Feira e o 8a Avenida. Tive que ir trocando para Paredes, que também não se ouvem perfeitos e às vezes o sinal quase desaparece, mas pelo menos estão livres de interferências.

Silvia Braga aos comandos no painel da manhã (as chamadas manhãs 2). E com resultados híbridos: se a penúltima intervenção dela que ouvi correu bem, e no geral é uma animação agradável, a última foi uma gaffe clássica: estava a passar os Corona com Rhythm of the Night (foi uma belíssima repescagem, soube a pato) e no final entra mesmo em cima das 13 e diz algo nestas páginas:

"Não sei se são Reebok ou se são Nike mas isto é uma grande música, aqui na Nova Era. Se não sabes do que estou a falar - também não tenho tempo para te explicar agora! Pesquisa 'cona son Reebok o son Nike'  e já percebes".

Ela não queria dizer aquilo de certeza mas saiu-lhe torto...

pdnf

• Hero Member
« Responder #518 em: Agosto 21, 2025, 09:56:28 pm »
Vida difícil hoje para a Nova Era entre Santa Maria da Feira e São João da Madeira: com a pressão da Antena 3 (que erro terem posto isto em 101.2...), ouve-se a espaços bastante mal a Nova Era no emissor de Gaia na N223 entre Santa Maria da Feira e o 8a Avenida. Tive que ir trocando para Paredes, que também não se ouvem perfeitos e às vezes o sinal quase desaparece, mas pelo menos estão livres de interferências.

Silvia Braga aos comandos no painel da manhã (as chamadas manhãs 2). E com resultados híbridos: se a penúltima intervenção dela que ouvi correu bem, e no geral é uma animação agradável, a última foi uma gaffe clássica: estava a passar os Corona com Rhythm of the Night (foi uma belíssima repescagem, soube a pato) e no final entra mesmo em cima das 13 e diz algo nestas páginas:

"Não sei se são Reebok ou se são Nike mas isto é uma grande música, aqui na Nova Era. Se não sabes do que estou a falar - também não tenho tempo para te explicar agora! Pesquisa 'cona son Reebok o son Nike'  e já percebes".

Ela não queria dizer aquilo de certeza mas saiu-lhe torto...
As aparições em antena da Sílvia Braga fazem-me lembrar as do Nélson Cunha na Mega, mas, pelo menos, o Nélson é mais raro. Não fazem sentido, assim como, no caso da Nova Era, o Senhor que faz as tardes.

Em relação aos 101.2 de Coimbra, pois, mas o problema é a 3 com pujança a mais, ou a NE com pujança a menos? 101.4 da RECORD L a entrarem em Miramar a todo o vapor; Radio Maria em 101.2 das Canárias em Canelas também é um fenómeno espírita? Ou a NE anda na poupança? É que até pode não o ser, não estou a afirmar categoricamente. Parece-me diferente do caso do RCFEIRA, esse sim, claramente a cortar na conta da luz e a 3 e a ROCKFM aproveitam.

Em todo o caso, essa de se meterem emissores em Coimbra nas frequências de Gaia, ou adjacentes, é para dar estouro, obviamente. Podiam ter escolhido melhor, até porque basta umas abertas de Coimbra, que a 3 mete o RDS com facilidade em toda a zona sul de Gaia. Atenção, hoje esteve sem abertas de lado algum, portanto, admito que nessa zona seja efeito permanente.
Rádio é:

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #519 em: Agosto 22, 2025, 05:13:20 am »
Na mesma zona pude constatar que se ouvia em perfeitas condições a Rádio Maiorca em 92.1, numa zona em que pura e simplesmente não entra por causa da Sintonia Feirense, portanto não tenho tanta certeza disso...

A Antena 3 efetivamente entra na frequência em causa na zona de Santa Maria da Feira, mas normalmente o sinal é fraco o suficiente para não interferir muito na Nova Era. Capta-se, mas com dificuldade. Hoje é que foi um problema pegado.

pdnf

• Hero Member
« Responder #520 em: Agosto 22, 2025, 11:42:44 am »
Na mesma zona pude constatar que se ouvia em perfeitas condições a Rádio Maiorca em 92.1, numa zona em que pura e simplesmente não entra por causa da Sintonia Feirense, portanto não tenho tanta certeza disso...

A Antena 3 efetivamente entra na frequência em causa na zona de Santa Maria da Feira, mas normalmente o sinal é fraco o suficiente para não interferir muito na Nova Era. Capta-se, mas com dificuldade. Hoje é que foi um problema pegado.
Eu tenho o hábito de ao final da noite, no Verão, vir à varanda refrescar-me antes de deitar e levo sempre o rádio, para dar uma passagem ao espectro. Se a pesca estiver boa, fico, se estiver má, vou-me deitar. Ontem não apanhava mesmo mais nada, até a Antena 2 do Marão que é a primeira a sofrer, ontem entrava impecável. No caso das emissoras da Figueira da Foz, não entro nessas contas, porque me deixam sempre algum sinal, obviamente 99.1 mais forte que 92.1. Considero que há propagação havendo RDS

Claro que temos sempre a questão de 101.3 só se ter de captar em condições em Gaia, e a 3 ser uma nacional. E, efetivamente em Gaia, exceto em propagação, não tens problemas na Nova Era, a menos que seja para o interior, onde não ponho as mãos no fogo que não haja problemas com Coimbra, porque não conheço e já me apercebi que os sinais da zona interior da Região Centro têm mais facilidade de expansão (por exemplo A41).

Em todo o caso a Antena 1 faz mais estragos na CM e a Mega na M80 que a Antena 3 na Nova Era. Penso que a potência autorizada é mais baixa que a da Antena 1 e da África. Mas sendo igual, salvo erro, à da Antena 2, penso que, mesmo assim, é menos pujante. Quando implementaram a frequência, no início, aí sim, havia problemas, mesmo em Espinho ou São Félix. Depois corrigiram. É como referes, a convivência é pacífica.
« Última modificação: Agosto 22, 2025, 11:48:25 am por pdnf »
Rádio é:

pdnf

• Hero Member
« Responder #521 em: Outubro 03, 2025, 12:23:21 am »
Pegando um pouco no post anterior, atenção aos 101.4 de Leira. Mesmo tendo o dia, e agora a noite também, estado boa para propagação, ando muito desconfiado do quanto a IURD FM anda a abrir a goela para Norte. Desde há uns tempos a esta parte que tenho notado a Nova Era a sofrer interferências mesmo no concelho de Gaia. Agora à noite está a ser totalmente dominada, o que considero absurdo.

Absurdo é também a Nova Era a mandar a Zenha cobrir uma abertura de um complexo hospitalar e de vestuário do Grupo Trofa (Hospital, Tiffosi e VilaNova) em Vila do Conde como se fosse o Rock on Rio. Até teve direito a diretos nas tardes. Vil metal, a quanto obrigas.

Entretanto, há um stress com o emissor de Paredes a partir das 11h até às 16h e das 20h às 23h. O PC anda a trocar-se, de novo.  ;D
Rádio é:

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
« Responder #522 em: Outubro 03, 2025, 10:12:00 am »
Pegando um pouco no post anterior, atenção aos 101.4 de Leira. Mesmo tendo o dia, e agora a noite também, estado boa para propagação, ando muito desconfiado do quanto a IURD FM anda a abrir a goela para Norte. Desde há uns tempos a esta parte que tenho notado a Nova Era a sofrer interferências mesmo no concelho de Gaia. Agora à noite está a ser totalmente dominada, o que considero absurdo.

Absurdo é também a Nova Era a mandar a Zenha cobrir uma abertura de um complexo hospitalar e de vestuário do Grupo Trofa (Hospital, Tiffosi e VilaNova) em Vila do Conde como se fosse o Rock on Rio. Até teve direito a diretos nas tardes. Vil metal, a quanto obrigas.

Entretanto, há um stress com o emissor de Paredes a partir das 11h até às 16h e das 20h às 23h. O PC anda a trocar-se, de novo.  ;D

A Comercial também já andou por stands de carros, não é por aí.
O que acho pior é postarem um reel onde o Ricardo Lomar admite que faz não sei quantas funções em simultâneo naquela casa... enquanto não se livrarem do garrote do seu Gerard Lopez do Boavista, aka Montez, vai ser isto.

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #523 em: Outubro 03, 2025, 01:22:04 pm »

Não há goelas abertas nenhumas. É efeito da propagação.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #524 em: Outubro 03, 2025, 01:48:06 pm »

Não há goelas abertas nenhumas. É efeito da propagação.

Nem mais. Hoje e ontem estava de tal ordem que a micro de Aveiro em 97.4 chegava a Esmoriz, portanto é só mesmo propagação a acontecer e nem se pode considerar fora de época  ainda.