Caros participantes,
Sabendo que a evolução da rádio tem sido uma realidade no digital, em expansão na maioria dos paÃses europeus (conforme se pode constatar no sÃtio na internet disponÃvel em
https://www.worlddab.org/), proponho sensibilizar para a reativação da rede DAB em Portugal, ou adaptando-a para a versão melhorada designada DAB+.
Estou temporariamente a residir, por motivos profissionais, na Bélgica, e tenho-me apercebido da excelente qualidade de receção do sistema de difusão digital (DAB+), tanto em casa como em deslocação na viatura, bem como a notável expansão da rede DAB+ aqui e também nos paÃses vizinhos.
Recordo que grande parte dos novos modelos de veÃculos possuem já equipamento de receção DAB e o aumento do quantitativo e da diversidade de marcas dos recetores "domésticos", com os respetivos custos a diminuÃrem drasticamente, poderão ser já fatores de decisão para reativar/modernizar a rede (já existente) em Portugal.
Permitam-me que refira ainda que o maior desperdÃcio é ter uma capacidade instalada (rede de emissores em Portugal) e não a utilizar, sabendo que, de um modo geral, os custos associados para emissão são mais baixos, entre outros fatores, comparados com outros formatos, como por exemplo a Frequência Modulada.
Sou de opinião que uma eventual reativação da rede DAB poderia ser feita mantendo, em simultâneo e por perÃodo a definir, a atual rede em Frequência Modulada (FM), proporcionando também à s rádios locais a necessária adaptação, dados os parcos meios financeiros de que geralmente dispõem. Este processo deveria ser feito concorrentemente com uma campanha de divulgação e informação pública.
Julgo que corremos já o risco de termos, em Portugal, um significativo atraso na implementação da rádio digital em relação a praticamente toda a europa, onde o processo digital avança já muito rapidamente.