Sim toda a gente sabe que isto só tem tendência a continuar.
Para mim que já sigo alguns de maneira regular: o Moce dum Cabreste, o Pedro Teixeira da Mota, o Carlos Coutinho Vilhena (e o programa dele na Cidade não é mau) e o próprio Maluco Beleza com o Unas… mas também ainda é quase ficção cientÃfica ver putos de 8, 10, 12 anos a só verem aquilo e a tratá-los como Ãdolos como eu tratava músicos ou naquela altura, os jogadores de futebol
tenho de me habituar...
Os youtubers são uma tendência mundial mas na minha opinião em Portugal tiveram uma ascensão muito rápida porque a comunicação social clássica (principalmente a televisão) ignorou completamente os jovens durante anos e anos…
Ainda assim não é uma formula mágica ir pescar youtubers, na TV a SIC Radical tentou isso com o Curto Circuito que estava pela hora da morte e agora pela hora da morte está… Voltando à rádio, muitos dos youtubers já estão ou estiveram em cursos de comunicação mas claro que estarão sempre mais habituados às cameras do que a um microfone e a um estúdio de rádio... Mesmo assim existirão excepções, a Yolanda Tati pelo que pouco que já ouvi tem potencial e uma grande voz, ainda pode melhorar imenso.
Por outro lado as rádios têm vantagens financeiras, os youtubers vão continuar a sê-lo por isso a rádio é só um part-time e provavelmente podem ganhar menos que um radialista em exclusivo porque já têm o que recebem do Youtube e das marcas que os patrocinam…