A pedido de muitas famílias, trago duas gravações. A primeira, com o momento da transição Fóia/Mega:
https://drive.google.com/file/d/1mV1haYe78XTqW2PeIoTLxUYcVFIMNxbm/view?usp=drivesdk
A segunda gravação, com a última hora de emissão da Fóia, a transição, e a primeira hora de emissão da Mega Hits Algarve:
https://drive.google.com/file/d/1mWFCEtI3j-b6TW5o9N1FKfcFdF8F9vMR/view?usp=drivesdk
Vou agora gravar o primeiro noticiário local da Mega Hits Algarve às 11h, e finalizo o meu trabalho de gravações, para arquivo.
O morto está enterrado...
Não houve noticiário local às 11h.
Está fechado o meu trabalho da transição Fóia/Mega
Começa muito bem este projecto de aluguer (definitivo) de antena... Falta de respeito total, e as entidades locais e competentes a assobiar para o lado.
Eu não sei se há exatamente desrespeito, na medida em que a ERC autorizando posteriormente a retransmissão, tem a Mega, ao abrigo da Lei, a faculdade legal de retransmitir 24/h Lisboa neste emissor. Aplica-se o que escrevi no tópico da Observador.
Ao menos que o som fosse bom e tivesse RDS, mas nem isso. E a cobertura também não melhorou nada, em Vila Real de Santo António e Tavira não se ouve quase nada, como sempre, Mega Hits Algarve é balela, seria mais Mega Hits Barlavento do Algarve.. Se era para lançarem nestas condições, esperavam mais um bocado e metiam a coisa a emitir em condições
Luis, não sei de que milagre estás à espera, mas um emissor de 0.5 chegar a Vila Real de Santo António parece-me deveras difícil. É certo que como a Mega andou a anunciar nos dias anteriores, passaria a a emitir do Alto da Fóia, o ponto mais alto do Algarve, mas se chegasse a todo o Algarve em devidas condições, nem sequer seria necessário ter os emissores das nacionais para o Sotavento.
O som da Mega é muito bom em Braga, Lisboa e Coimbra. Gondomar, Aveiro e Sintra, claramente uns
furos abaixo. O emissor de Viseu é para lá de péssimo, o alcance daquilo é minúsculo, imagino que agora com locais ainda seja pior.
Dizer que a Mega é uma rádio sem rumo, é deveras exagerado. Obviamente, há coisas que todos vemos que poderiam estar melhor. Já nem falando de nomes, a questão de ter o emissor do Porto no Mte da Virgem, era para ontem, mesmo.
Mais,rds sempre local,mesmo na emissão em cadeia.
Basicamente nao comuta com Aveiro e Coimbra.
Ponto positivo,gosto do rapaz que faz esta local.
Muito melhor que Conguito e Zé Vida (não percebo como foi parar a emissão nacional este). A meu ver este Francisco Mendes tem tudo para ser um dos melhores (parece que as locais da Mega são tubo de ensaio para a nacional). O Diogo Pires,com pena minha vou deixar de o ouvir. Mas também me parece pouco focado... Parece me um pouco desligado da Mega. Está focado nos projectos dele. Cheira me que é o próximo a sair da Mega e a dar o salto.
A Mega tem sempre RDS local nas emissoras que não estão em associação, a comutação tem de ser feita manualmente. Acho isso estúpido, mas é o que é, já em Sintra é assim, em Rio Maior quando passou a ter locais também.
Não sei quem é o Francisco Mendes, não me vou pronunciar. O Diogo Pires até percebo que tenha alguma desmotivação. Acresce que esteve doente con alguma gravidade recentemente, uma baixa de quase um mês. Agora, esteve de férias onde foi muito bem substituído pela Petra que tem ali um potencial de crescimento tremendo. Tenho gostado muito de a ouvir trabalhar.
Já agora, a demora no RDS na Fóia foi normal, a ERC teve de autorizar. O mesmo se passou com a 94.0 na Observador.
Comentaram no grupo de FB do Mundo da rádio que a Mega alegadamente já emite RDS nos 97.1. Alguém que tenha bom sinal que possa confirmar sff.
Confirmado, RDS: MEGAHITS nos 97.1. Mantém se a emitir sem processador, mas até o final do mês a emissão já estará devidamente optimizada em todos os parâmetros técnicos.
O que estanho é ser MEGAHITS quando o que foi solicitado é MEGA AL. Alguém anda a nanar na Buraca, ou então, já estão a prever que venha ai uma nova frequência para ligar 92.4 a 90.0, o que, tanto quanto sei, é prioritário, e, nesse caso, tiram o Algarve da associação.
https://www.erc.pt/document.php?id=YWY2NDFjOGEtMTE3Ny00ZGQ5LWJiNzUtMmUwNzhiYTU3NDkxEssa rádio é uma temática musical. Não vai ter noticiários locais. Aliás, de local não vai ter nada ahahahaha
Mas agora devolvo-lhe a questão: porque motivo puseram na deliberação a questão dos noticiários locais, sabendo de antemão que nem sequer faz sentido ser cumprido? Por outro lado, a ERC faz vista grossa a ter animadores a ler notícias, sem que tenham carteira profissional?
Sim, pelo que vi nas stories o máximo de "local" até agora é entrevistar gente na praia para fazer publicidade às festas de betos no Bliss...
Certo, a Petra esteve no Algarve a fazer esse serviço. Ouvi uma entrevista a um grupo enorme aqui do Porto quando estava a fazer um bandscan.
E eis que foi preciso a Medialivre comprar a Festival para a Mega Hits se passar a ouvir melhor: desde hoje - porque ontem estava com interferências - estou a ter uma escuta muito perto de perfeita da Mega Hits 90.6 em Espinho, garantindo Stereo em 95% do tempo com perdas mínimas e de meio segundo.
Até na zona de Anta está a carburar bastante melhor. E nem sinal da espúria da Festival em 90.7, que era audível (com sinal fraco) nesta banda.
Terá sido só a Festival ou também a Mega interveio no emissor?
Tinha testado no dia anterior e a espúria mantem-se. Passei entretanto na A1, e tudo igual. Aliás, agora na Rua da Aldeia, em frente à Escola de Megide, em que tens linha de vista aos emissores, até se apanha a mesma, o que não acontecia. Relembro que nós falamos da Festival, porque é a que loga o RDS, mas a NOVA também tem lá o som. É um problema que tem de ser resolvido entre as 3 estações. A Mega já tinha mexido no ano passado. Efetivamente, corrigiram finalmente a questão do RT estar estático, em contraponto, nos 106.0 da RR da Lousã mantem-se. É mais difícil ir à Lousã do que a Santa Justa.
Diogo e a Petronilho no Snooze. Gosto. Duplas com o Diogo a pivot tesultam bem
O melhor Snooze é no Verão, primeira quinzena com o Diogo, seja acompanhado pela Bento (2022), Nogueira (2023) ou este ano pela Petra, que ainda não tive oportunidade de ouvir, mas que acredito porque ela tem imenso potencial.
Duas notas sobre eventos recentes:
- Margarida Antunes estreou-se estes dias a solo na condução do Girls NightOut. Muito fraca, tem problemas de dicção e está claramente a ler texto, já que se esquece da emoção toda, parece os ditados que fazíamos na escola.
- Surpreendeu-me ouvir o Conguito durante esta manhã na programação “principal” e a Inês Nogueira aqui nos 88.0 Sintra. Se é para apostar em Sintra, estão num bom caminho. Mas observando em macro, não era de trocar os lugares, colocando a talentosíssima Inês (para mim, a melhor voz feminina da Mega neste momento, taco a taco com a Madalena Costa) na equipa A e o Conguito na B? Alguém de Viseu sabe quem está neste horário por aí?
Ouvi a estreia da Margarida na primeira hora e meia, e não achei nada disso que estão a referir. Diga-se que nesse dia eu estava particularmente na fossa, tinha acabado de receber uma notícia muito triste, e posso dizer que acho que ela cumpriu a função primordial, que é ser animadora, fez-me sorrir uma ou duas vezes. Ouvia-a já entretanto. Bom, seria estranho eu criticá-la, quando tem uma locução muito parecida, até no timbre, a alguém que eu gosto muito. Se lhe falta algum à vontade? Bom, está a dar os primeiros passos agora. Lembro-me bem do início de algumas vozes que hoje são indiscutíveis, e de como os primeiros tempos pareciam penosos. Acho, sinceramente, que esta menina, para além de influenciadora, vai dar uma boa locutora de rádio, provavelmente, daqui a uns tempos, uma grande apresentadora de TV. Agora sim, estou a ver quem era a menina que no Rock in Rio disputava com a Joana Marques ser o centro das atenções no stand da Rádio. Digo-vos, ao vivo, ela é tudo menos diva.
Vá, e agora algumas notas interessantes sobre a Mega:
1. Lá vem o dia a seguir ao 15 de agosto, o sempre eterno problema de preencher as escalas nesta rádio. Para sexta, aparentemente, será a Petra e a Antunes que assegurarão o barco em exclusivo, acabando a emissão às 20h. Teste de fogo para as novas meninas, fazer 07h-13h uma e 13h-20h outra é puxado. Algum cuidado mais na marcação das férias não seria mau, eu sei que há Paredes e a maioria do pessoal deve querer ir, mas nem que fosse uns gravados, servia perfeitamente a causa, numa altura de consumo a mínimos.
2. A Petra, para além da Mega e da sua empresa, está com um novo projeto, na informação do Público, o podcast P Superior do Público, o suplemento do jornal direcionado aos jovens. Gosto de a ouvir no entretenimento, mas se estivesse na Direção de Informação da RR, talvez deitasse um olho. Tem boa locução, sabe conduzir muito bem uma entrevista, uma profissional que se está a revelar uma boa surpresa. Admito que depois de uns tiros ao lado, o Sr. Nélson tem voltado a acertar nas contratações.
3. A Margarida. Não a Antunes. Mas a Balseiro Lopes. Independentemente de estarmos mais à esquerda ou à direita, pelo menos do que vou ouvindo dos meus amigos de esquerda, há que reconhecer que a Magui tem qualidades políticas inegáveis, por isso também foi para o Governo tão nova. Uma delas é a arte de saber comunicar, sem os floriados típicos da política. À conta disso, a Mega teve a visita da Menina Ministra (acho que ela ficaria ofendida de lhe chamar Senhora) duas vezes em menos de um mês nas suas emissões. Deve ter sido a primeira vez que um membro do governo falou aos microfones laranjas, pelo menos, não me recordo de outra ocasião. A Temido quando lá foi já tinha saído do Governo, mas não percebeu que não estava na Antena 1.
Deixo aqui os registos, a fonte é a conta pessoal do LinkedIn da Margarida. Diga-se que é uma Festivaleira e tantos, vai a todos, e faz muito bem. Agora, @Chica com jeito ainda te bate nos concertos assistidos.
Ministra da Modernização Administrativa, no Sudoeste, acompanhada pelas hosts do Snooze, Pilar Lourenço e Joana Sequeira:

Aqui, no Super Bock Super Rock, à conversa com as Girls Night Out, Francisca Cabral e Matilde Prata e com o Fábio Lopes.

Assinalei aqui porque, independentemente da cor política, penso que ter o privilégio de ter um membro do Governo na emissão, entra para o livro de honra da estação.
4. Numa nota mais humorística, tenho ido aqui para uma praia em Gaia mais frequentada por seniores. Há um casal, já na casa dos seus 75/80 anos, que tem estado lá todos os dias. O Senhor leva um rádio portátil daqueles como haviam nas escolas no início dos anos 2000, com umas colunas bem poderosas. Até aqui tudo normal, o problema é que o senhor, que não leva os netos, não ouve a Festival nem a No Ar, mas sim, com as colunas no máximo...a MEGAHITS, enquanto disfruta da leitura do seu Jornal de Notícias. No outro dia andava à rasca com a antena, para ter sinal decente, porque a Mega na praia em Gaia... tem dias.