Autor Tópico: Smooth FM  (Lida 250690 vezes)

ruicleto

• Hero Member
Re: Smooth FM
« Responder #1035 em: Novembro 07, 2025, 08:42:03 am »
Já neste fórum também constatei o que foi dito: "Sim, 89.5 para sul, começam a morrer no nó da A29 e acabam nas portagens de Grijó, isto na A1, mas antes 92.8 iam com força até ao nó dos Carvalhos, portanto, conseguia-se aguentar o sinal sempre. Agora, passam 2 ou 3km para Norte do nó da Feira. Pela A29 a coisa é melhorzita, curiosamente, estando o emissor em São Mamede, consegue, ainda assim, chegar até Esmoriz, mas, também aí 92.8 iam até ao nó da Granja, agora não passam de Cortegaça. Mas a área de sinal pouco aceitável é menor.".

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #1036 em: Novembro 08, 2025, 06:00:18 pm »
Parece ter havido efetivamente uma certa melhoria de captação da SmoothFM na região (e cidade) de Coimbra que, de certa maneira, corrobora esta ideia. Talvez seja mais correto dizer: da resiliência da captação. Mais que haver melhor sinal, ele acaba é por quebrar menos.

O problema é que para melhorarem Coimbra, pioraram a transição para o Porto sem mexerem na torre dos Bombeiros.

Antigamente isto teria dado para o gasto, porque 89.5 chegavam até à Feira e à zona industrial de Ovar em relativas condições e dava para o gasto. Hoje em dia nada disso se aplica e a transição não acontece. Mas eu já gastei tanto latim sobre isto que nem me estou para chatear, simplesmente não ouço.

ruicleto

• Hero Member
« Responder #1037 em: Novembro 08, 2025, 08:36:18 pm »
Parece ter havido efetivamente uma certa melhoria de captação da SmoothFM na região (e cidade) de Coimbra que, de certa maneira, corrobora esta ideia. Talvez seja mais correto dizer: da resiliência da captação. Mais que haver melhor sinal, ele acaba é por quebrar menos.

O problema é que para melhorarem Coimbra, pioraram a transição para o Porto sem mexerem na torre dos Bombeiros.

Antigamente isto teria dado para o gasto, porque 89.5 chegavam até à Feira e à zona industrial de Ovar em relativas condições e dava para o gasto. Hoje em dia nada disso se aplica e a transição não acontece. Mas eu já gastei tanto latim sobre isto que nem me estou para chatear, simplesmente não ouço.

Pois, a transição que a notável tecnologia do RDS permitiria não ocorre.

pdnf

• Hero Member
« Responder #1038 em: Novembro 08, 2025, 08:59:31 pm »
Acho incrível como é que ao fim de tantos anos, mais de três, talvez, ainda não conseguiram encontrar um edifício nas proximidades da Senhora da Hora onde por a torre. Ou, melhor ainda, como é que não a mandam para Santa Eufémia. Também seria uma excelente solução.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

pdnf

• Hero Member
« Responder #1039 em: Novembro 19, 2025, 12:57:20 am »
Belíssimo estado dos emissores do Porto da BMAP em Nevogilde, junto à entrada poente do Parque da Cidade do Porto, parte 2:

https://jumpshare.com/share/hpUqM2zQ9cgaLXmXLsPE

Recordo que a meros 805 m em linha reta, já estamos no concelho de Matosinhos, e ao longo do eixo final da Avenida da Boavista, era este o estado das coisas.

É a alegria de todos nós! O que vale é que esta zona é fundamentalmente classe D e E, que nem anda de carro, passa o dia em transportes públicos sobrelotados, e gosta de géneros suburbanos. Se fosse uma zona classe A, de "betos" ricos, o target da Smooth, estavam bem tramados.

Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #1040 em: Novembro 20, 2025, 10:45:26 am »
Belíssimo estado dos emissores do Porto da BMAP em Nevogilde, junto à entrada poente do Parque da Cidade do Porto, parte 2:

https://jumpshare.com/share/hpUqM2zQ9cgaLXmXLsPE

Recordo que a meros 805 m em linha reta, já estamos no concelho de Matosinhos, e ao longo do eixo final da Avenida da Boavista, era este o estado das coisas.

É a alegria de todos nós! O que vale é que esta zona é fundamentalmente classe D e E, que nem anda de carro, passa o dia em transportes públicos sobrelotados, e gosta de géneros suburbanos. Se fosse uma zona classe A, de "betos" ricos, o target da Smooth, estavam bem tramados.

Essa zona já no tempo do Londres tinha um ou outro fraquejo, mas ainda era bastante usável. Se agora está pior, a culpa é apenas deles próprios.

Seja aqui no caso do concelho de Matosinhos, seja no Porto com a M80 Porto (que sempre foi algo interferida ali, é verdade).

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #1041 em: Novembro 20, 2025, 01:35:43 pm »
É que não bastava o sinal da Smooth ser miserável na sede de concelho no alvará, agora (já há uns tempos, na verdade) podemos contar com modulação abaixo do que seria expectável...

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #1042 em: Novembro 20, 2025, 07:38:20 pm »
É que não bastava o sinal da Smooth ser miserável na sede de concelho no alvará, agora (já há uns tempos, na verdade) podemos contar com modulação abaixo do que seria expectável...

É tudo a ajudar à escuta... Realmente é uma rádio para targets altos e para direções, esta dá-se mesmo ao luxo...

Pensava que a modulação mais baixa era do meu rádio, que baixa o volume em situações de sinal mais fraco.

Portanto: 89.5 com modulação abaixo do normal e captação abaixo do que poderia; 92.8 com captação alterada e abaixo do normal... e vão dois.

97.7 têm captação como sempre e modulação também. Já quanto a 96.6, não sei se concordas comigo, já vi aquela frequência com um som mais cristalino do que está. Quando fui a Lisboa agora da última vez surpreendeu-me o som algo, digamos, opaco. E a modulação parece um pouco aquém do melhor que já lá ouvi no processo, talvez derivado à parte do processamento em falta.

O contraste do som face a uma Observador é bastante evidente, por exemplo.
« Última modificação: Novembro 20, 2025, 07:39:52 pm por Memorias da Radio »

ruicleto

• Hero Member
« Responder #1043 em: Novembro 20, 2025, 09:21:30 pm »
É uma pena estarmos a perder a SMOOTH... :'(