Parece que a Rádio Clube de Monsanto regressou à ideia de pretender ser vendida... É pena que uma das emissoras locais mais populares do nosso país esteja à beira de encerrar, mas a vida é mesmo assim. Conheço bem a zona, por motivos profissionais, e sempre que passava pela Beira Baixa ouvia a RCM, rádio que na última década e meia se transformou numa mera jukebox de música variada alternando de hora a hora.
Caso seja vendida, que surja naquela região um projeto interessante. Porque os ouvintes de rádio albicastrenses merecem algo diferente...
Por exemplo, os senhores da Bauer têm ali uma oportunidade excelente de melhorarem a cobertura de uma das suas rádios temáticas. Ou até de duas. Como?
Hipótese 1) Deslocalizar o emissor da M80 Sabugal 96.8Mhz (concelho que faz fronteira com Idanha a Nova) para torre situada em Monsanto. O sinal melhoraria de forma significativa em Castelo Branco e na Covilhã, duas das principiais cidades do interior. Simultaneamente, os 98.7Mhz poderiam dar lugar ou à Cidade FM ou então à Smooth FM que chegariam muito bem desde a Guarda até Ródão (já na fronteira com o distrito de Portalegre).
Hipótese 2) Deslocalizar ambos os emissores (Sabugal e Monsanto) para a torre da Comercial na Serra da Gardunha, a 1148m de altitude, concelho Fundão, que faz fronteira com Idanha e Sabugal. Neste caso, a cobertura da M80 e da Cidade FM ou Smooth FM seria quase perfeita em quase toda a Beira Interior.
Também o grupo r/com teria ali uma oportunidade de expandir a rede da Mega FM para a Beira Interior, cobrindo Castelo Branco, Covilhã e Guarda (cidades com milhares e milhares de estudantes do ensino superior).
https://www.facebook.com/photo/?fbid=5573899682645608&set=a.212168758818754