Sinceramente faz-me bastante confusão o desinteresse generalizado dos grandes grupos pelo distrito albicastrense, tendo este uma orografia interessante com a Serra da Gardunha (1227 m) como principal elevação.
A meu ver (posso estar enganado, obviamente) mas esta jogada da RDS foi muito boa para as suas aspirações.
Concordo, Castelo Branco e Portalegre são os distritos mais abandonados do país, é essa também a minha percepção.
Por acaso, tendo a Gardunha uma elevação até superior à da Lousã, o desempenho dos emissores é algo fraco. O melhor parece-me ser o dos 105,1 da TSF, mesmo com a pressão da 3 de Montejunto, em direção ao litoral. Para norte, até compreendo que a Estrela faça barreira, mas para sul, sem grandes barreiras, o sinal chega morre muito mais cedo do que os da Lousã. Não desconsidero a propagação via mar, mas ainda assim, seria de se ouvirem bem no Alto Alentejo, não?
A potência dos emissores instalados na Gardunha (Antena1, Antena2, Antena 3, RR, RFM, Comercial e TSF) fica-se pelos 10 kW, quase 1/4 (em média) dos seus congéneres da Lousã.
Ainda relativamente a esta serra da Beira Baixa, julgo que não seria descabida a hipótese dos atuais proprietários da RCM transferirem o emissor para lá, porque Idanha-a-Nova (concelho) é contiguo a Castelo Branco e Fundão - os dois concelhos onde Gardunha fica situada. Logicamente com refletores para leste em direção ao concelho raiano. Além do mais, os 98.7 ouvem-se muito bem em grande parte da comunidade autónoma da Estremadura, nomeadamente na província de Cáceres.
Eu continuo na minha... se foi vendida por 100mil euros a RDS, acho que os grandes grupos andaram literalmente a dormir porque esta frequência era aquela que terá melhor desempenho. A par dos estúdios instalados numa casa antiga remodelada, muito bonita, numa zona turística, podendo ser transformada em Alojamento Local, porque têm a delegação RCM em Castelo Branco.