Autor Tópico: Rádio Clube de Monsanto - 98,7 MHz Idanha-a-Nova  (Lida 16239 vezes)

Danl

• Hero Member
Re: Rádio Clube de Monsanto - 98,7 MHz Idanha-a-Nova
« Responder #60 em: Janeiro 22, 2024, 03:13:57 pm »
Já consultei o site provisório. Seria bom que os atuais proprietários mantivessem no novo site o álbum de memórias (tanto em fotos como os de áudio) da RCM.

Esta emissora tem uma cobertura soberba, que vai desde quase Portalegre a Guarda, passando por Castelo Branco. Aliás, já a consegui ouvir na A25 junto a Mangualde. Além disso a cobertura entende-se para lá da fronteira algumas dezenas de km.

Incrível como nenhum grande grupo média pegou na RCM sobretudo pela sua excelente cobertura e porque abrange uma das zonas do interior com cidades importantes. A RDS , ou muito me engano, ou acertou em cheio na compra desta mitica emissora.

Tem uma excelente cobertura. Tenho família na Guarda e quando lá vou consegue se escutar na perfeição. Só que a área de cobertura tem abrange mais árvores e pedras que pessoas. Daí o desinteresse pelas grandes rádios.

Obviamente...

Desculpem-me mas não partilho da mesma opinião, porque desse ponto de vista também a RDS (isto se eventualmente o projeto passa por transmitirem, no futuro, o sinal vindo de Lisboa) terá mais pedras e arvores como "potenciais ouvintes" do que pessoas.
Atentem que aquela região compreende o eixo urbano Castelo Branco - Guarda, com aglomerações de média dimensão, atravessado por uma importante via rodoviária: a A23. Por exemplo, Castelo Branco é a terceira mais populosa do interior logo após Viseu e Évora respetivamente.

Outra observação: aquele distrito tem mais população do que o distrito de Bragança onde, por exemplo, a M80 dispõe de dois emissores. Em Castelo Branco esta emissora ouve-se mal. Sinceramente faz-me bastante confusão o desinteresse generalizado dos grandes grupos pelo distrito albicastrense, tendo este uma orografia interessante com a Serra da Gardunha (1227 m) como principal elevação.

A meu ver (posso estar enganado, obviamente) mas esta jogada da RDS foi muito boa para as suas aspirações.

pdnf

• Hero Member
  • Foi a Rádio que fez Abril!
« Responder #61 em: Janeiro 23, 2024, 12:32:06 am »
Sinceramente faz-me bastante confusão o desinteresse generalizado dos grandes grupos pelo distrito albicastrense, tendo este uma orografia interessante com a Serra da Gardunha (1227 m) como principal elevação.

A meu ver (posso estar enganado, obviamente) mas esta jogada da RDS foi muito boa para as suas aspirações.

Concordo, Castelo Branco e Portalegre são os distritos mais abandonados do país, é essa também a minha percepção.
Por acaso, tendo a Gardunha uma elevação até superior à da Lousã, o desempenho dos emissores é algo fraco. O melhor parece-me ser o dos 105,1 da TSF, mesmo com a pressão da 3 de Montejunto, em direção ao litoral. Para norte, até compreendo que a Estrela faça barreira, mas para sul, sem grandes barreiras, o sinal chega morre muito mais cedo do que os da Lousã. Não desconsidero a propagação via mar, mas ainda assim, seria de se ouvirem bem no Alto Alentejo, não?
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Danl

• Hero Member
« Responder #62 em: Janeiro 23, 2024, 01:39:47 pm »
Sinceramente faz-me bastante confusão o desinteresse generalizado dos grandes grupos pelo distrito albicastrense, tendo este uma orografia interessante com a Serra da Gardunha (1227 m) como principal elevação.

Concordo, Castelo Branco e Portalegre são os distritos mais abandonados do país, é essa também a minha percepção.
Por acaso, tendo a Gardunha uma elevação até superior à da Lousã, o desempenho dos emissores é algo fraco. O melhor parece-me ser o dos 105,1 da TSF, mesmo com a pressão da 3 de Montejunto, em direção ao litoral. Para norte, até compreendo que a Estrela faça barreira, mas para sul, sem grandes barreiras, o sinal chega morre muito mais cedo do que os da Lousã. Não desconsidero a propagação via mar, mas ainda assim, seria de se ouvirem bem no Alto Alentejo, não?

A potência dos emissores instalados na Gardunha (Antena1, Antena2, Antena 3, RR, RFM, Comercial e TSF) fica-se pelos 10 kW, quase 1/4 (em média) dos seus congéneres da Lousã.
Ainda relativamente a esta serra da Beira Baixa, julgo que não seria descabida a hipótese dos atuais proprietários da RCM transferirem o emissor para lá, porque Idanha-a-Nova (concelho) é contiguo a Castelo Branco e Fundão - os dois concelhos onde Gardunha fica situada. Logicamente com refletores para leste em direção ao concelho raiano. Além do mais, os 98.7 ouvem-se muito bem em grande parte da comunidade autónoma da Estremadura, nomeadamente na província de Cáceres.

Eu continuo na minha... se foi vendida por 100mil euros a RDS, acho que os grandes grupos andaram literalmente a dormir porque esta frequência era aquela que terá melhor desempenho. A par dos estúdios instalados numa casa antiga remodelada, muito bonita, numa zona turística, podendo ser transformada em Alojamento Local, porque têm a delegação RCM em Castelo Branco.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #63 em: Janeiro 23, 2024, 02:40:05 pm »
Em Viseu 105.1 da TSF e 98.2 da Comercial a seguir são os melhores.
Entre Tondela e Carregal do Sal há uma parte do trajecto que o rádio busca...Gardunha...
Gostava de experimentar na N17 entre Tabua e Oliveira do Hospital...

pdnf

• Hero Member
« Responder #64 em: Janeiro 23, 2024, 05:52:06 pm »

A potência dos emissores instalados na Gardunha (Antena1, Antena2, Antena 3, RR, RFM, Comercial e TSF) fica-se pelos 10 kW, quase 1/4 (em média) dos seus congéneres da Lousã.
Ainda relativamente a esta serra da Beira Baixa, julgo que não seria descabida a hipótese dos atuais proprietários da RCM transferirem o emissor para lá, porque Idanha-a-Nova (concelho) é contiguo a Castelo Branco e Fundão - os dois concelhos onde Gardunha fica situada. Logicamente com refletores para leste em direção ao concelho raiano. Além do mais, os 98.7 ouvem-se muito bem em grande parte da comunidade autónoma da Estremadura, nomeadamente na província de Cáceres.

Eu continuo na minha... se foi vendida por 100mil euros a RDS, acho que os grandes grupos andaram literalmente a dormir porque esta frequência era aquela que terá melhor desempenho. A par dos estúdios instalados numa casa antiga remodelada, muito bonita, numa zona turística, podendo ser transformada em Alojamento Local, porque têm a delegação RCM em Castelo Branco.

Mas os da Lousã, tanto quanto sei, não estarão a emitir com muito mais do que isso, penso que a R/Com até está com menos.
Se foi por 100k, mataram a jogada: nem R/Com nem Bauer teriam disponibilidade financeira para tal negócio, neste momento.
Há que reconhecer que enganar velhotes dá dinheiro.
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #65 em: Janeiro 23, 2024, 06:58:22 pm »

Os 105,1 MHz Gardunha são audíveis em certos pontos do Alto Alentejo, por exemplo em determinados locais dos concelhos de Elvas e Borba. Não é uma cobertura perfeita, bem longe disso, mas a localização do emissor, a uma cota mais elevada do que os da RTP/RR/Bauer, ajuda.

Já na região de Estremoz/Portalegre/Évora, os 105,1 sentem duplamente a pressão da Antena 3: além dos 105,2 MHz Montejunto, há que referir os 105,0 MHz (Montargil), frequência que se ouve satisfatoriamente na cidade de Estremoz, por exemplo.
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

Asantosc12

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #66 em: Janeiro 25, 2024, 09:30:16 pm »

A TSF da Lousã tem 50 kW, é o melhor emissor de Portugal. Posso dizer que fui ao Trevim, e estavam na casa do emissor, um anexo bastante divido. A verdade é que o sinal melhorou ainda mais na minha zona.

Posso dizer que na estrada que liga Ansião e Pombal, os emissores da Lousã tem dificuldades a entrar e a TSF tem os 105,1 com excelente qualidade de sinal que se aguenta muito bem. Tendo em conta, que não tem nenhum emissor em Leiria..

sintonia

• Sr. Member
« Responder #67 em: Fevereiro 23, 2024, 01:35:09 am »
Já consultei o site provisório. Seria bom que os atuais proprietários mantivessem no novo site o álbum de memórias (tanto em fotos como os de áudio) da RCM.

Para mim a nova emissão e o novo conceito da Rádio Clube de Monsanto descaracteriza tudo o que foi o passado daquela rádio e a sua importância regional como "cartão de visita" cultural da Beira Baixa e, sobretudo, da "aldeia mais portuguesa de Portugal". Acho que a RDS se quis aproveitar da cobertura existente, nada mais. E eu lamento mesmo o fim da antiga RCM. :'(

Para certas emissoras tudo é proibido. Para a RDS tudo é permitido...

Quanto ao site e álbum de memórias, eu duvido que o façam. Mas já tenho saudades deste:

Quem me déra ter gravado algumas emissões e jingles da antiga RCM.
Autênticos tesouros!

Danl

• Hero Member
« Responder #68 em: Fevereiro 23, 2024, 10:40:37 am »

Para mim a nova emissão e o novo conceito da Rádio Clube de Monsanto descaracteriza tudo o que foi o passado daquela rádio e a sua importância regional como "cartão de visita" cultural da Beira Baixa e, sobretudo, da "aldeia mais portuguesa de Portugal". Acho que a RDS se quis aproveitar da cobertura existente, nada mais. E eu lamento mesmo o fim da antiga RCM. :'(

Para certas emissoras tudo é proibido. Para a RDS tudo é permitido...

Quanto ao site e álbum de memórias, eu duvido que o façam. Mas já tenho saudades deste:

Quem me déra ter gravado algumas emissões e jingles da antiga RCM.
Autênticos tesouros!

Também eu!
Pena não ter conseguido grava-los atempadamente (jingles, antigos e mais atuais), porque estiveram anos a fio disponíveis nesse site. Emissora muito marcante para aquela região. Entretanto, já ouvi a nova RCM... e sinto saudades de uma radio que escutava, ainda que esporadicamente.

pdnf

• Hero Member
« Responder #69 em: Fevereiro 23, 2024, 11:36:29 am »

Também eu!
Pena não ter conseguido grava-los atempadamente (jingles, antigos e mais atuais), porque estiveram anos a fio disponíveis nesse site. Emissora muito marcante para aquela região. Entretanto, já ouvi a nova RCM... e sinto saudades de uma radio que escutava, ainda que esporadicamente.

A partir do arquivo.pt devem conseguir aceder ao site antigo. Exprimentem. Mas há outros web archives, este é o nacional gerido pela FCT/FCCN.
Rádio é:

Danl

• Hero Member
« Responder #70 em: Fevereiro 23, 2024, 12:35:36 pm »

Também eu!

A partir do arquivo.pt devem conseguir aceder ao site antigo. Exprimentem. Mas há outros web archives, este é o nacional gerido pela FCT/FCCN.

Obrigado. Já tinha tentando o arquivo.pt  mas apenas aparecem algumas imagens e textos. Os áudios, infelizmente, não se encontram disponíveis. O site da antiga RCM tinha um arquivo de memorias riquíssimo em termos de historia sonora. Que pena os atuais donos terem apagado esses sons...
Talvez entrando em contato com o anterior dono, o dr. Joaquim Manuel da Fonseca, ele tenha a gentileza de os disponibilizar.

sintonia

• Sr. Member
« Responder #71 em: Março 03, 2024, 09:34:47 pm »
Caros pdnf e Danl:

Encontrei este trecho de emissão que inclui, pelo menos, dois dos icónicos jingles da antiga Rádio Clube de Monsanto:
https://web.archive.org/web/20180418085642/https://radiomonsanto.pt/radio-online/

Se algum de vós conseguir extrair esses jingles e mos puder enviar para recordação, muito agradeço :)

pdnf

• Hero Member
« Responder #72 em: Março 31, 2024, 12:58:53 am »
Caros pdnf e Danl:

Encontrei este trecho de emissão que inclui, pelo menos, dois dos icónicos jingles da antiga Rádio Clube de Monsanto:
https://web.archive.org/web/20180418085642/https://radiomonsanto.pt/radio-online/

Se algum de vós conseguir extrair esses jingles e mos puder enviar para recordação, muito agradeço :)

Sintonia,
Tinha um ficheiro audacity já preparado para exportar, mas entretanto um colega de fórum pôs no tópico das memórias da rádio uma série de áudios, que penso que tenha extraído do arquivo.pt:

https://archive.org/details/radio-clube-monsanto-arquivo/RCM_005.mp3

Neste 5, os primeiros dois minutos são excelentes. Dá para perceber uma rádio feita muito ainda com uma certa rudimentariedade, mas muita tradição e portugalidade. Há anos que não ouvia o "Ah,ah,ah minha machadinha." Voltei a 1996/1997 e à Área Escola.
Só escutei esta estação uma vez, numa madrugada de dezembro e por alguns instantes. Desconhecia que ainda existia desta "pureza". Infelizmente, terminou aqui:

Já agora, para quem for da região, por mera curiosidade, tinham locução, ou rodava piloto automático? Isto porque num dos ficheiros, entra a seco a emissão da Antena 1, sendo a única locução a da Filomena Crespo no topo de hora.
Rádio é:

sintonia

• Sr. Member
« Responder #73 em: Março 31, 2024, 09:08:33 pm »
[...] Dá para perceber uma rádio feita muito ainda com uma certa rudimentariedade, mas muita tradição e portugalidade. Há anos que não ouvia o "Ah,ah,ah minha machadinha." Voltei a 1996/1997 e à Área Escola.
Só escutei esta estação uma vez, numa madrugada de dezembro e por alguns instantes. Desconhecia que ainda existia desta "pureza".
[...]
Já agora, para quem for da região, por mera curiosidade, tinham locução, ou rodava piloto automático? Isto porque num dos ficheiros, entra a seco a emissão da Antena 1, sendo a única locução a da Filomena Crespo no topo de hora.

A antiga Rádio Clube de Monsanto era do melhor que havia em termos de rádios locais e de efectiva e carinhosa promoção regional (da Beira Baixa). O fim da antiga RCM é uma perda sem precedentes. Quanto a locução, tinha sim: o Dr. Joaquim Manuel da Fonseca fazia locução e programa de discos pedidos.
Repito: a antiga Rádio Clube de Monsanto era do melhor que tínhamos (no género) em Portugal.

Por curiosidade, muitos dos temas infantis (comuns na RCM, com programa próprio destinado às crianças) eram originais destes discos:

Meninos Rabinos - Cantigas Infantis de Roda

Cândida Branca Flor - Cantigas da Minha Escola

Cândida Branca Flor - O Melhor de Cantigas da Minha Escola

Vários - Boa noite, Vitinho!

Que belas memórias nos trazem estes discos infantis cujas músicas marcaram várias gerações!

ouvinte

• Hero Member
« Responder #74 em: Junho 04, 2024, 12:24:16 am »
Partilho algumas imagens dos trabalhos de desmantelamento do material que suportava o FM Rádio Clube de Monsanto e instalação de algum equipamento do novo proprietário