Autor Tópico: Rádio Clube de Monsanto - 98,7 MHz Idanha-a-Nova  (Lida 17815 vezes)

ruicleto

• Hero Member
Re: Rádio Clube de Monsanto - 98,7 MHz Idanha-a-Nova
« Responder #45 em: Outubro 31, 2022, 09:41:23 am »
Todos os emissores instalados na Guarda, capital de distrito, apesar da elevada cota de implantação dos mesmos, chegam muito mal ao concelho de Manteigas (contíguo). Foi graças à instalação de um centro emissor da RTP, no concelho de Manteigas, que se consegue atualmente ouvir com muito boa qualidade as Antena 1, 2 e 3 ! As restantes emissoras ficam por uma qualidade de receção muito baixa, que não se coaduna com as exigências de escuta de rádio atuais...
Assim, os distritos (áreas ditas regionais) deveriam ter os emissores considerados necessários a uma boa cobertura nos mesmos.
Julgo que só vamos alcançar este desiderato com uma reformulação total da rádio em Portugal, com implementação do digital - com muito maior capacidade para ter nacionais e regionais com qualidade.

brodcastfm

• Sr. Member
« Responder #46 em: Dezembro 12, 2023, 03:04:20 pm »
O dono da Rádio RDS, do Seixal, adquiriu a Rádio Clube de Monsanto.

https://www.erc.pt/document.php?id=YmY3YzBiMWEtMjA0ZC00MDgwLTg3Y2QtYmI5MTBiNWZmNDU1

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #47 em: Dezembro 12, 2023, 03:10:01 pm »

https://www.erc.pt/document.php?id=YmY3YzBiMWEtMjA0ZC00MDgwLTg3Y2QtYmI5MTBiNWZmNDU1

A única pergunta que eu posso fazer perante isto é: para quê?

E parece que deu até contraordenação porque não há gente nos quadros desde 2021 como diretor de informação...

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #48 em: Dezembro 12, 2023, 03:31:56 pm »
Para vender mais sumos glorificados no interior.

bicas

• Newbie
  • *
« Responder #49 em: Dezembro 12, 2023, 07:04:47 pm »

A única pergunta que eu posso fazer perante isto é: para quê?

E parece que deu até contraordenação porque não há gente nos quadros desde 2021 como diretor de informação...
Pelo que percebi a solução usada para contornar a contraordenação foi usar como diretor de informação Pedro Carvalho.
Acontece que Pedro Carvalho é jornalista na RDS. Tudo em casa, portanto.

pdnf

• Hero Member
  • Foi a Rádio que fez Abril!
« Responder #50 em: Dezembro 12, 2023, 09:00:58 pm »
Para vender mais sumos glorificados no interior.

Fiquei boquiaberto, o nome do sumo/suplemento é o nome do dono da empresa. Lister...ahahah! Isto não pertence, por vias travessas, também à IURD/RECORD?

É pena, é uma frequência boa, mas neste momento não há qualquer interesse dos grupos em apostar em reforçar as coberturas no interior. Mesmo sabendo que a RCM se ouve bem da Guarda até ao norte do distrito de Évora, é pena, mas uma boa jogada da RDS. Será que vão por em parceria de serviço de programas, ou até mesmo em associação? Para isso têm de converter a RDS em temática musical.

Era caricato se esta contra-ordenação detereminasse, posteriormente, a não renovação do alvará. Deverá ficar por uma multa ligeira, mas ainda assim...

PS: Sugeria que apaassem esta mensagem do tópico da Rádio Soberania, onde o brodcastfm a colocou, certamente por engano.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

brodcastfm

• Sr. Member
« Responder #51 em: Janeiro 21, 2024, 10:57:48 am »
A Rádio Clube de Monsanto já emite a sua emissão a partir do Seixal (Lisboa). No Facebook da Rádio Clube de Monsanto está uma foto dos estúdios da RDS.

Anuncia em breve uma nova programação, para já a playlist musical é a da RDS e ao que parece tem takes gravados e informação, mas ainda não tive oportunidade de ouvir.

Que corra tudo bem com este projeto!

Danl

• Hero Member
« Responder #52 em: Janeiro 21, 2024, 12:15:25 pm »
Já consultei o site provisório. Seria bom que os atuais proprietários mantivessem no novo site o álbum de memórias (tanto em fotos como os de áudio) da RCM.

Esta emissora tem uma cobertura soberba, que vai desde quase Portalegre a Guarda, passando por Castelo Branco. Aliás, já a consegui ouvir na A25 junto a Mangualde. Além disso a cobertura entende-se para lá da fronteira algumas dezenas de km.

Incrível como nenhum grande grupo média pegou na RCM sobretudo pela sua excelente cobertura e porque abrange uma das zonas do interior com cidades importantes. A RDS , ou muito me engano, ou acertou em cheio na compra desta mitica emissora.

brodcastfm

• Sr. Member
« Responder #53 em: Janeiro 21, 2024, 12:31:40 pm »
O anterior site já é passado...RCM mais cedo ou mais tarde vai acabar de vez e apaga-se o passado. O Futuro vai ser RDS, mas até lá tem que ter as autorizações.

pdnf

• Hero Member
« Responder #54 em: Janeiro 21, 2024, 01:59:58 pm »
Já consultei o site provisório. Seria bom que os atuais proprietários mantivessem no novo site o álbum de memórias (tanto em fotos como os de áudio) da RCM.

Esta emissora tem uma cobertura soberba, que vai desde quase Portalegre a Guarda, passando por Castelo Branco. Aliás, já a consegui ouvir na A25 junto a Mangualde. Além disso a cobertura entende-se para lá da fronteira algumas dezenas de km.

Incrível como nenhum grande grupo média pegou na RCM sobretudo pela sua excelente cobertura e porque abrange uma das zonas do interior com cidades importantes. A RDS , ou muito me engano, ou acertou em cheio na compra desta mitica emissora.
Obviamente, era uma frequência excecional para a Mega ou para a Cidade FM, a também para a Smooth, talvez menos interessante para a Rádio Observador, ainda assim, não desprezível. A questão é a mesma de sempre, falta de dinheiro, nenhuma destas vende sumos normais a preços de petróleo. E também, que eu saiba, ainda não o há na Sampaio e Pina ou na Buraca. Há que ser realista quanto àquilo que se pode esperar das rádios. A Lei absolutamente ultrapassada, que não permite a existência de novos emissores quando há espaço livre no espectro, é ainda mais uma coisa absolutamente arcaica, que dá origem a coisas tão originais quanto existirem cidades grandes portuguesas, como a Guarda ou Bragança, onde se escuta mais rádio espanhola, de emissores bastante distantes, como os poderosos de Madrid, onde podiam tocar rádios portuguesas. Por outro lado, este modelo de alvarás concelhios está nos cuidados intensivos, mas continua-se alegremente a renovar alvarás. Enfim...

Quanto ao arquivo, uma vez que é bem provável que vire tudo RDS, é só uma questão de consultarem o arquivo.pt e colocarem o antigo endereço, a partir daí devem conseguir aceder. Há o compromisso da FCT de não descontinuar páginas gravadas, mais a mais agora com a capacidade de computação avançada que existe em Portugal, que tem uma utilização baixíssima, e que também é gerida por este organismo.
« Última modificação: Janeiro 21, 2024, 02:01:43 pm por pdnf »
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

modernices

• Hero Member
« Responder #55 em: Janeiro 21, 2024, 08:09:32 pm »

Tem uma excelente cobertura. Tenho família na Guarda e quando lá vou consegue se escutar na perfeição. Só que a área de cobertura tem abrange mais árvores e pedras que pessoas. Daí o desinteresse pelas grandes rádios.

pdnf

• Hero Member
« Responder #56 em: Janeiro 22, 2024, 12:22:16 am »

Tem uma excelente cobertura. Tenho família na Guarda e quando lá vou consegue se escutar na perfeição. Só que a área de cobertura tem abrange mais árvores e pedras que pessoas. Daí o desinteresse pelas grandes rádios.

Eu por acaso fiquei um bocado desiludido com a performance na Guarda. Namorei com uma rapariga de lá durante uns tempos, no início do ano passado, e obviamente que sempre que lá ia, fazia umas buscas, a maioria muito a correr, é certo, mas sempre que picava a frequência, nomeadamente na zona alta da cidade, notava dificuldades em entrar o RDS, e algum ruído, pressionada pelas Católicas RR de Lamego e COPE de Cidade Rodrigo.
Porém, também não acho que seja uma frequência para as pedras. Mesmo na Guarda, seria sempre opção para qualquer uma das jovens, num Politécnico que se está a tornar num dos mais fortes, e a UBI é um mercado potencial interessante, acredito que a frequência chegue perfeitamente à Covilhã.
Rádio é:

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #57 em: Janeiro 22, 2024, 12:26:26 am »

Eu por acaso fiquei um bocado desiludido com a performance na Guarda. Namorei com uma rapariga de lá durante uns tempos, no início do ano passado, e obviamente que sempre que lá ia, fazia umas buscas, a maioria muito a correr, é certo, mas sempre que picava a frequência, nomeadamente na zona alta da cidade, notava dificuldades em entrar o RDS, e algum ruído, pressionada pelas Católicas RR de Lamego e COPE de Cidade Rodrigo.
Porém, também não acho que seja uma frequência para as pedras. Mesmo na Guarda, seria sempre opção para qualquer uma das jovens, num Politécnico que se está a tornar num dos mais fortes, e a UBI é um mercado potencial interessante, acredito que a frequência chegue perfeitamente à Covilhã.

Vejo que também és adepto do longo curso. :P

A captação na cidade da Guarda é variável como todas as de fora da Guarda o são, na verdade. Só tenho experiência de poucos eixos na Guarda, mas posso ir acrescentando que se não me falha a memória, não entra em condições na zona do jardim municipal, entra razoavelmente bem junto à estação e vai entrando (a expressão é mesmo ir entrando) a caminho do La Vie. Em viatura é a mais forte das três e é mesmo a sorte dela.

Isto sendo dito, é uma proeza ouvir-se daquela forma a tanta distância. E na Covilhã creio que se escutará relativamente bem também.

Danl

• Hero Member
« Responder #58 em: Janeiro 22, 2024, 11:36:10 am »
Memórias: sim na Covilhã ouve-se relativamente bem e melhor ainda em Castelo Branco, cidade onde continua a ter uma delegação. Aliás, grande parte da publicidade que tinham era dali oriunda. Vou àquela região duas vezes por mês em trabalho e posso confirmar as boas condições de recepção em quase toda a Beira Interior e em algumas zonas do Alto Alentejo.

Continuo a achar que foi uma tremenda falha por parte dos grandes grupos em não adquirirem aquela rádio, que para além da excelente cobertura tem um património imóvel a meu ver valiosíssimo. Num futuro, mantinham a antena em Monsanto e transformavam os antigos estúdios da RCM por exemplo em AL, tratando-se a aldeia um dos principais pontos turísticos do interior do país. Salvo erro em 2022 foi palco de filmagens da famosa série  'House of the Dragon'.

Uma oportunidade desperdiçada pela Megahits para se expandir para uma região com muitos jovens e estudantes universitários (UBI - Covilhã e Politécnicos de C.Branco e Guarda). Nesta vertente, idem aspas para a Cidade FM. Ou então para a M80 melhorar a sua cobertura, complementando os 96.8Mhz do Sabugal.

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #59 em: Janeiro 22, 2024, 01:39:05 pm »

Obviamente...