Autor Tópico: Rádio Azul - 98,9 MHz Setúbal  (Lida 46074 vezes)

Linxtuga

• Hero Member
Re: Rádio Azul
« Responder #15 em: Novembro 02, 2016, 09:21:10 am »
Conforme se pode ler no ponto 2.15 da deliberação da ERC sobre a alteração de domínio da Rádio Clube de Gondomar, a detentora da Rádio Azul de Setúbal está em vias de ser vendida a Luís Montez:
http://www.erc.pt/download/YToyOntzOjg6ImZpY2hlaXJvIjtzOjM5OiJtZWRpYS9kZWNpc29lcy9vYmplY3RvX29mZmxpbmUvNjM3Ny5wZGYiO3M6NjoidGl0dWxvIjtzOjI4OiJkZWxpYmVyYWNhby1lcmMyMDE2MjI5LWF1dC1yIjt9/deliberacao-erc2016229-aut-r
Permitam-me a citação:

Citação de: Lei da rádio

Artigo 4°
(...)
5 — Nenhuma pessoa singular ou colectiva pode deter no mesmo distrito, na mesma área metropolitana, no
mesmo município ou, nas regiões autónomas, na mesma ilha, directa ou indirectamente, designadamente através de uma relação de domínio, um número de licenças de serviços de programas radiofónicos de âmbito local superior a 50 % dos serviços de programas com o mesmo âmbito
habilitados em cada uma das circunscrições territoriais
referidas.

Ora, se as minhas contas estiverem certas, 2/3~67%. A não ser que a Rádio Amália, de Setúbal (100,6) não seja directamente detida pelo Luís Montez, afigura-se-me muito difícil acreditar que a ERC vai responder favoravelmente ao requerimento do genro do antigo PR.

Quase de certeza não a deverá deter a 100%, deve ser ele mais um sócio ou mais, para poder ficar abaixo da percentagem.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #16 em: Novembro 02, 2016, 09:55:30 am »
Conforme se pode ler no ponto 2.15 da deliberação da ERC sobre a alteração de domínio da Rádio Clube de Gondomar, a detentora da Rádio Azul de Setúbal está em vias de ser vendida a Luís Montez:
http://www.erc.pt/download/YToyOntzOjg6ImZpY2hlaXJvIjtzOjM5OiJtZWRpYS9kZWNpc29lcy9vYmplY3RvX29mZmxpbmUvNjM3Ny5wZGYiO3M6NjoidGl0dWxvIjtzOjI4OiJkZWxpYmVyYWNhby1lcmMyMDE2MjI5LWF1dC1yIjt9/deliberacao-erc2016229-aut-r
Permitam-me a citação:

Artigo 4°
(...)
5 — Nenhuma pessoa singular ou colectiva pode deter no mesmo distrito, na mesma área metropolitana, no
mesmo município ou, nas regiões autónomas, na mesma ilha, directa ou indirectamente, designadamente através de uma relação de domínio, um número de licenças de serviços de programas radiofónicos de âmbito local superior a 50 % dos serviços de programas com o mesmo âmbito
referidas.

Ora, se as minhas contas estiverem certas, 2/3~67%. A não ser que a Rádio Amália, de Setúbal (100,6) não seja directamente detida pelo Luís Montez, afigura-se-me muito difícil acreditar que a ERC vai responder favoravelmente ao requerimento do genro do antigo PR.

Quase de certeza não a deverá deter a 100%, deve ser ele mais um sócio ou mais, para poder ficar abaixo da percentagem.
Luís Montez (ou a sociedade por ele detida, a MnC Lda. - que é o que sucede neste caso) pode adquirir os 100%, pois:
- José A. Madeleno detém:   
  • Rede A – Emissora Regional do Sul, Lda - MEO Music - 100%
  • Rádio Voz de Setúbal - Amália FM Setúbal - 100%

Remember

• Full Member
    • Noventa Radio Dance
« Responder #17 em: Novembro 02, 2016, 11:04:12 am »
Bom dia, não tendo muito a haver, mas alguém me explica o que significa o capital social de uma entidade que gere uma rádio?
"O capital" em si sei o que significa, mas questiono isto porque sempre tive curiosidade e depois porque não percebo o porque de umas rádios terem entidades que as gerem com capitais exorbitantes e outras com capitais "razoáveis" digamos assim... no caso em particular, hipoteticamente se alguém adquirisse 2 quotas seria o sócio maioritário, certo?
O que leva a certas rádios terem capitais sociais com valores enormes?

ZECA

• Sr. Member
« Responder #18 em: Novembro 02, 2016, 11:46:20 am »
Permitam-me a citação:

Artigo 4°
(...)
referidas.

Edit: a frequência sadina da Rádio Amália não pertence directamente a Luís Montez. Nesse caso, é bem possível que o dono da Meo Arena passe a "controlar"  duas das 3 rádios da cidade da Luísa Todi e do poeta Bocage. E é porque ninguém se vai interessar muito em explorar a RJS nos 88,6 MHz, pressionada fortemente pela Antena 2.
Excepto a Radio Nova, o Montez é dono da única rádio que existe na Cidade do Porto, dono de uma frequência de Gondomar, dono de uma frequência em Matosinhos, fora as frequencias por esse país fora Isto está entregue a meia dúzia em Portugal. Mudaram a lei de forma a facilitar a vida a muita gente, de forma a existir monopolios e quem quer criar uma radio, não tem hipoteses. Os alvarás de rádio parecem as licenças de taxis. Como não podem existir mais, são vendidas por milhares de euros e por isso era preciso uma Uber nas rádios.

augusto neto

• Sr. Member
« Responder #19 em: Novembro 02, 2016, 02:50:51 pm »
A Rádio Azul morreu.
Quase de certeza vai virar retransmissor de uma das rádios da Mnc.
Pergunta aos utilizadores?
É preferível perder-se uma frequência local de vez para servir de retransmissor a um grupo de rádios ou era preferível cada vez que um projecto findasse, fosse à falência etc que a licença fosse devolvida ao Estado e de novo colocada a concurso público?

p.s. Uma pergunta ingénua. O Montez tendo 100% das rádios de Almada não se encontra em situação ilegal perante a Lei da Rádio?!
« Última modificação: Novembro 02, 2016, 02:58:34 pm por augusto neto »

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #20 em: Novembro 02, 2016, 06:02:27 pm »
Bom dia, não tendo muito a haver, mas alguém me explica o que significa o capital social de uma entidade que gere uma rádio?
"O capital" em si sei o que significa, mas questiono isto porque sempre tive curiosidade e depois porque não percebo o porque de umas rádios terem entidades que as gerem com capitais exorbitantes e outras com capitais "razoáveis" digamos assim... no caso em particular, hipoteticamente se alguém adquirisse 2 quotas seria o sócio maioritário, certo?
O que leva a certas rádios terem capitais sociais com valores enormes?

Não sou jurista nem da área da economia, mas a ideia será, de uma forma muito simplificada, mais ou menos a seguinte: quando se constitui uma empresa, é definido o capital social, que reflecte o investimento dos sócios (não necessariamente em dinheiro) na fase inicial dessa empresa. Como a empresa não tem receitas próprias (porque está apenas a começar), os activos existentes decorrem do investimento inicial dos accionistas. Depende da constituição da empresa (sociedade anónima, sociedade unipessoal, etc), mas, havendo mais de um sócio, a sociedade é dividida num determinado número de quotas. Consideremos como exemplo uma SA.  Se um dos sócios detiver individualmente a maioria das acções, pode exercer o controlo da empresa (ganhando as votações) , tendo o poder de tomar decisões. Já se ninguém tiver a maioria, o peso "eleitoral" de cada sócio depende da participação na sociedade. Quem tiver a maior "fatia",  tem mais força na altura de apresentar a sua posição.  Ou seja, o voto é proporcional à participação no capital da empresa. Já numa cooperativa, o peso de cada voto é igual para todos, independentemente da sua quota.
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #21 em: Novembro 02, 2016, 06:09:32 pm »
A Rádio Azul morreu.
É preferível perder-se uma frequência local de vez para servir de retransmissor a um grupo de rádios ou era preferível cada vez que um projecto findasse, fosse à falência etc que a licença fosse devolvida ao Estado e de novo colocada a concurso público?

p.s. Uma pergunta ingénua. O Montez tendo 100% das rádios de Almada não se encontra em situação ilegal perante a Lei da Rádio?!
O Montez tem 100% da Radar, a MEO Music é de José Augusto Madaleno a 100%.

Respondendo à sua pergunta, claro que o ideal seria fazer novo concurso público por cada rádio que abrisse falência. O problema é a eficácia (ou falta dela) dos orgãos reguladores do Estado, que há anos que não lançam um concurso para as várias frequências que estão 'vagas'.
Noutro âmbito, também devia ser liberalizado o acesso à actividade radiofónica, a ERC/ANACOM deviam poder autorizar a criação de novos projectos, se estes surgissem por iniciativa própria das populações/entidades proponentes. Exemplo, a entidade X pede à ERC para operar em determinado município e esta autorizava num prazo de 90 dias o início das emissões, se o projecto fosse financeiramente sólido.

ZECA

• Sr. Member
« Responder #22 em: Novembro 03, 2016, 10:56:24 am »
A Rádio Azul morreu.

Meu caro: Já digo isso há anos. Quase ninguém neste forum defende tal coisa o que me parece que há muita gente neste e em foruns anteriores que directamente ou indirectamente estão ligados aos grupos de rádios, e que de certa maneira ganham alguma coisa com o monopólio de frequências. A rádio local nasceu para ser local. Se alguém compra o alvará tem que emitir do concelho. Há zonas do país que quase não têm voz. O Porto é o maior exemplo disso.

augusto neto

• Sr. Member
« Responder #23 em: Novembro 03, 2016, 01:48:13 pm »
Meu caro: Já digo isso há anos. Quase ninguém neste forum defende tal coisa o que me parece que há muita gente neste e em foruns anteriores que directamente ou indirectamente estão ligados aos grupos de rádios, e que de certa maneira ganham alguma coisa com o monopólio de frequências. A rádio local nasceu para ser local. Se alguém compra o alvará tem que emitir do concelho. Há zonas do país que quase não têm voz. O Porto é o maior exemplo disso.

O sistema cá devia ser como no Brasil e nos EUA. As licenças nunca podem mudar de mãos. Só podem ser alugadas. No final do termo há novo concurso.
Já reparei que tem um discurso de vitimização em relação a Lisboa mas já agora gostava que reflectisse nos casos seguintes.

Mega Hits - ocupa 2 rádios locais - Lisboa e Sintra.
Rádio Sim - ocupa 1 rádio nacional e uma local - Lisboa e Palmela.
Cidade - 2 rádios locais - Lisboa e Montijo.
Smooth FM - 2 rádios locais - Lisboa e Barreiro.
Vodafone FM - 2 rádios locais - Amadora e Moita.
Amália FM - 2 rádios locais - Odivelas e Setúbal.
SBSR FM? Com a compra da Rádio Azul por parte do Montez vai ser (com a certeza de quem nunca ganhou o Euromilhões) provavelmente um retransmissor da SBSR FM, portanto mais 2 rádios locais - Lisboa e Setúbal.

Cada rádio destas retransmite em 2 rádios locais (emissão dupla) no total de 14 frequências para apenas 7 rádios.
E tenho mais exemplos da devastação das rádios locais em Lisboa em favor dos grupos de rádio.
« Última modificação: Novembro 03, 2016, 01:54:12 pm por augusto neto »

Márcio Santos

• Full Member
« Responder #24 em: Novembro 03, 2016, 02:16:26 pm »

O sistema cá devia ser como no Brasil e nos EUA. As licenças nunca podem mudar de mãos. Só podem ser alugadas. No final do termo há novo concurso.
Já reparei que tem um discurso de vitimização em relação a Lisboa mas já agora gostava que reflectisse nos casos seguintes.

SBSR FM? Com a compra da Rádio Azul por parte do Montez vai ser (com a certeza de quem nunca ganhou o Euromilhões) provavelmente um retransmissor da SBSR FM, portanto mais 2 rádios locais - Lisboa e Setúbal.

Cada rádio destas retransmite em 2 rádios locais (emissão dupla) no total de 14 frequências para apenas 7 rádios.
E tenho mais exemplos da devastação das rádios locais em Lisboa em favor dos grupos de rádio.

O exemplo mais recente é o da MFM. Foi adquirida por um grupo que não é de Lisboa: o grupo Canal 5 de Acácio Marinho.

pdf

• Visitante
« Responder #25 em: Novembro 03, 2016, 02:56:14 pm »

Caro Augusto, então? Não vê que isso só acontece no Porto e que mais nenhuma local, de mais nenhum ponto do país, foi vilipendiada/saqueada pelos "grandes grupos"? Isso só pode ser engano. Não deixe que factos estraguem a narrativa de vitimização de uma região que não tem que ser vítima.

E quem assina isto é um portuense de gema.

ZECA

• Sr. Member
« Responder #26 em: Novembro 03, 2016, 03:47:38 pm »

Caro Augusto, então? Não vê que isso só acontece no Porto e que mais nenhuma local, de mais nenhum ponto do país, foi vilipendiada/saqueada pelos "grandes grupos"? Isso só pode ser engano. Não deixe que factos estraguem a narrativa de vitimização de uma região que não tem que ser vítima.

E quem assina isto é um portuense de gema.

Vamos lá ser honestos intelectualmente:
Já aqui disse e repito: Uma rádio local nasceu para ser local e não retransmissor, seja ele de onde for.
A aquisição da MFM pelo grupo da Maia, estando a retransmitir desde a Maia está errado. Sou coerente.
Mas vamos lá graduar a gravidade:
Uma rádio da Grande Lisboa ser adquirida por outra rádio da Grande Lisboa significa que a a emissão é sempre feita na Grande Lisboa.
Uma rádio do Grande Porto ser adquirida por uma rádio da Grande Lisboa significa algo muito diferente.
Quem afirmar o contrario ou está de má fé ou simplesmente brinca.
Caro PDF: Você sabe que o Grande Porto quase não tem rádio e tenta comparar com a zona de Lisboa onde rádios não faltam, seja elas dos grandes grupos ou não. Comparar o incomparável não é honesto. Sendo você do Porto e lendo o que escreve até parece que está satisfeito com o cenário.
Valongo, Gondomar, Matosinhos, Espinho têm rádio? E a cidade do Porto, quantas rádios tem?
A Grande Lisboa quantas rádios tem, somando as locais com nacionais?
Isso de ser um portuense não chega. Às vezes parece que o PDF está um pouco ressabiado..e daí nunca o ter visto a insurgir-se contra o desaparecimento das locais no Porto, potenciando o cenário de aquisição de rádios pelos grandes grupos.
Quanto à vitimização do Porto é apenas uma constatação de um facto. Se as rádios fossem adquiridas por grupos de outras zonas, diria o mesmo. 
« Última modificação: Novembro 03, 2016, 03:53:46 pm por ZECA »

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #27 em: Novembro 03, 2016, 03:54:00 pm »
Lisboa não tem uma rádio local: as 5 do município são temáticas com vocação nacional. Também é preciso dizer isto.

augusto neto

• Sr. Member
« Responder #28 em: Novembro 03, 2016, 04:13:08 pm »
Utilizador ZECA!
Acho que de uma vez por todas é chegada a hora de começar a desmontar toda a sua falácia em relação ao modo como pensa a rádio e dessa sua guerra pessoal com Lisboa.
Tal como o AG já referiu das 5 rádios a emitir no CONCELHO de Lisboa nenhuma é local e nenhuma cumpre a função para a qual levou licença.
A Cidade e a Smooth FM são parte de redes da MCR.
A Nostalgia (SBSR FM) é uma rede da MnC.
A Mega Hits é duma rede da R/com.
E agora prepare-se porque se calhar vou-lhe dar uma notícia boa.
A TSF é duma rede do Porto.

Agora vamos a contas das rádios no CONCELHO do Porto.
Das 6 rádios atribuídas 2 estão em posse administrativa (a da antiga Placard e a da Igreja Católica da Areosa) e uma (tal como em Lisboa) deixou de emitir a rádio original porque passou a ser uma Rede Regional a da ex Rádio Press (dona da TSF).
Agora veja o FANTÁSTICO!
Mesmo assim das 3 rádios que o Porto tem só uma é retransmissor, a da M80 e as outras duas são locais e cumprem a sua função.
Rádio Nova e Rádio Festival.

E agora faça-nos um favor. Sem ofensas, sem conversas de achar que os outros são intelectualmente desonestos e que a verdade é só sua, quero vê-lo a sequer tentar rebater os factos que apresentei, um por um.

ZECA

• Sr. Member
« Responder #29 em: Novembro 03, 2016, 04:35:32 pm »
Utilizador ZECA!
Acho que de uma vez por todas é chegada a hora de começar a desmontar toda a sua falácia em relação ao modo como pensa a rádio e dessa sua guerra pessoal com Lisboa.
Tal como o AG já referiu das 5 rádios a emitir no CONCELHO de Lisboa nenhuma é local e nenhuma cumpre a função para a qual levou licença.
A Cidade e a Smooth FM são parte de redes da MCR.
A Nostalgia (SBSR FM) é uma rede da MnC.
A Mega Hits é duma rede da R/com.
E agora prepare-se porque se calhar vou-lhe dar uma notícia boa.
A TSF é duma rede do Porto.vamos acordar

Agora vamos a contas das rádios no CONCELHO do Porto.
Das 6 rádios atribuídas 2 estão em posse administrativa (a da antiga Placard e a da Igreja Católica da Areosa) e uma (tal como em Lisboa) deixou de emitir a rádio original porque passou a ser uma Rede Regional a da ex Rádio Press (dona da TSF).
Agora veja o FANTÁSTICO!
Mesmo assim das 3 rádios que o Porto tem só uma é retransmissor, a da M80 e as outras duas são locais e cumprem a sua função.
Rádio Nova e Rádio Festival.

E agora faça-nos um favor. Sem ofensas, sem conversas de achar que os outros são intelectualmente desonestos e que a verdade é só sua, quero vê-lo a sequer tentar rebater os factos que apresentei, um por um.
Não me faça rir.
Acha que eu ando descobri a Rádio agora?
Você já contou quantas rádios Lisboa tem?
Já contou quantas rádios o Porto tem?
Já reparou quantas rádios nacionais Lisboa tem?
Já contou quantas rádios nacionais o Porto tem?
TSF?  Você só pode estar a gozar comigo. A TSF emite de Lisboa numa rede do Porto, ou seja,  o Porto tem uma rede regional ocupada por uma rádio de Lisboa.
Porto,  Gondomar,  Gaia,  Valongo,  Maia,  Matosinhos,  Espinho têm 16 frequências atribuídas,  na qual uma rede regional norte e em apenas 4 há Rádio desde o Grande Porto,  sendo tudo desde Lisboa, com agravante de a rede norte ser feita desde a Capital. Antes de escrever,  faça as contas primeiro e já agora.. Eu não nasci ontem..
Lisboa,  para além das rádios locais ainda tem todas as nacionais que mais não são que rádios locais de Lisboa com emissores pelo país todo. Eu vi todas as rádios piratas do Porto nascer,  da Caus à Delírio,  da Prisma à Concerto,  da Universitária do Porto à  Paralelo,  da Satélite à Valis Longos,  da Memória à  7fm, da Rádio Clube Portuense à Prisma,  da Clube de Gondomar à Onda Jovem de Ermesinde,  da Clube de Gaia à Nova Era,  da Press à Mensagem, da Memória à Terra Verde,  da Activa à Claquete.. ando nisto há muito tempo..
« Última modificação: Novembro 03, 2016, 04:45:54 pm por ZECA »