Autor Tópico: Antena 3  (Lida 600399 vezes)

Atento

• Hero Member
Re: Antena 3
« Responder #4275 em: Maio 18, 2024, 01:42:41 pm »
Por uma questão de antiguidade na casa, penso que a pivô das Manhãs da 3 deva ser a Inês Henriques.
Contudo, estamos com 15 dias de emissões.
Há muita coisa por afinar, o que é normal.
Vamos dar tempo ao tempo.

Mas na generalidade, nota-se o esforço de renovação de auditório, o que é sempre louvável.

Acho que as Manhãs da 3, mesmo com todas estas afinações, não estavam tão boas desde do tempo do Tiago, da Inês e do Hugo.
Um factor que penso que faz a cola nesta equipa é a Mariana Oliveira como repórter. É a única rádio musical com cobertura nacional que tem reportagem e que leva a Antena 3 para a rua, factor muito importante para divulgar a estação às pessoas.
Além da qualidade que a Mariana Oliveira tem enquanto profissional.

https://www.rtp.pt/play/p13370/e769688/tas-onde-mariana

A antiguidade NUNCA deve prevalecer numa instituição,  mas sim a competência.

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #4276 em: Maio 18, 2024, 02:07:55 pm »
Por uma questão de antiguidade na casa, penso que a pivô das Manhãs da 3 deva ser a Inês Henriques.
Contudo, estamos com 15 dias de emissões.
Há muita coisa por afinar, o que é normal.
Vamos dar tempo ao tempo.

Mas na generalidade, nota-se o esforço de renovação de auditório, o que é sempre louvável.

Acho que as Manhãs da 3, mesmo com todas estas afinações, não estavam tão boas desde do tempo do Tiago, da Inês e do Hugo.
Um factor que penso que faz a cola nesta equipa é a Mariana Oliveira como repórter. É a única rádio musical com cobertura nacional que tem reportagem e que leva a Antena 3 para a rua, factor muito importante para divulgar a estação às pessoas.
Além da qualidade que a Mariana Oliveira tem enquanto profissional.

https://www.rtp.pt/play/p13370/e769688/tas-onde-mariana

A antiguidade NUNCA deve prevalecer numa instituição,  mas sim a competência.

Então reformulo. Quando há dois elementos de qualidade numa instituição, a antiguidade deve prevalecer. E no caso das Manhãs da 3, a Inês Henriques tem qualidade e é mais antiga, quer no meio, quer na estação.
O Alexandre tem qualidade sim. Mas ainda se está a ambientar à casa. A Mega é muito diferente da Antena 3 (o que, para o meu gosto, ainda bem).

Meu caro Atento, ainda não cheguei aos 30 e, talvez como o radiokilledTheMTVStar, sofremos nas nossas actividades profissionais, o desmerecimento e a falta de aposta em detrimento do comodismo e medo que alguns elementos de gerações mais velhas têm.
Contudo, também devemos respeitar o factor antiguidade e toda a experiência que nós jovens devemos beber. No caso da Inês Henriques, nem pertence a uma geração mais velha, nem está na Antena 3 há décadas (o comodismo que possa haver na estação, não será por aqui).

A Mariana está a ser o total oposto da Raquel Mourão Lopes: peças informais sem moralismos nem agendas, e isto quando temos neste momento pelo menos três mulheres homossexuais com grande destaque na 3 que não fazem isso.
Outra nota, ontem ouvi uma peça sobre uma nova exposição no CCB do Daniel Belo na Antena 1...

Sem dúvida, meu caro. A doutrinação, seja de quadrante for, não é bem-vinda. Certamente que a Mariana Oliveira terá as suas convicções, como todos nós aqui no fórum. Agora o microfone é um instrumento que pode servir como uma arma ou um veículo de conteúdo. E a Raquel Morão Lopes, que é uma jornalista que reconheço muitas qualidades, não se pode esquecer que é isso mesmo... jornalista - uma actividade nobre que, quando é livre de dogmas e censuras, é fundamental para que se cumpra a democracia.
E com essa tentativa de doutrinação encapotada, só está a dar argumentos a quem quer acabar ou controlar tão nobre actividade.

Mas isto é a minha opinião e vale o que vale. Sempre tive duas paixões. Uma, para a qual estudei e estou há anos a fio a tentar trabalhar nessa área e outra que é a comunicação social, nomeadamente pela tão nossa amada rádio. Se eu fosse jornalista, tentaria ao máximo ser factual e não transmitir as minhas convicções em antena.
Mas como não sou, nem jornalista, nem radialista, tudo o que escrevo aqui tem pouca validade.
« Última modificação: Maio 18, 2024, 02:09:56 pm por O Bigode do Sala »
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #4277 em: Maio 18, 2024, 03:21:50 pm »
A Mariana está a ser o total oposto da Raquel Mourão Lopes: peças informais sem moralismos nem agendas, e isto quando temos neste momento pelo menos três mulheres homossexuais com grande destaque na 3 que não fazem isso.
Outra nota, ontem ouvi uma peça sobre uma nova exposição no CCB do Daniel Belo na Antena 1...

Uma correcção, a exposição sobre a obra de Siza Vieira está patente na Fundação Gulbenkian e não no CCB.

E sim, foi muito bom voltar a ouvir uma peça do Daniel Belo na Antena 1, embora tenha ficado com a sensação de que aproveitaram algo que ele tenha feito para a 3, nomeadamente para o "Domínio Público".

pdnf

• Hero Member
  • Foi a Rádio que fez Abril!
« Responder #4278 em: Maio 19, 2024, 04:51:30 am »

Mas como não sou, nem jornalista, nem radialista, tudo o que escrevo aqui tem pouca validade.

Isso não é exatamente verdade. Mal vai se só quem fosse do meio pudesse ter opinião sobre um assunto, particularmente nós por cá, que até somos ouvintes informados, e, modéstia à parte, às vezes até nos saímos com umas boas tiradas, outras, nem por isso. Pensar assim, resulta de um certo corporativismo instalado. Ainda há diaa o discutia com uma colega jurista, concordando ambos sobre isso.
Sobre uma puttiva agenda LGBTQ+ que foi aludida acima, da parte da animação nunca notei nenhum tipo de posicionamento nesse sentido. A Inês e a Luana tanto quanto deixam transparecer sâo mulheres homosexuais, nunca em nenhuma delas notei qualquer tipo de doutrinação. Aliás, essa questão em relação à orientação sexual é absurda,  principalmente em adultos, a orientação é a que a é. Ninguém vai gostar do mesmo género ou do oposto porque ouviu alguém dizer que era porreiro. Espanta-me, por isso mesmo, que em 2024, isso ainda seja assunto, quer por parte de quem está no grupo LGBTQ+, como pela parte de quem ainda teima em que o Estado deve controlar a vida sexual das pessoas. Acho que já temos anos de liberdade suficiente para percebermos que ninguém se tem de meter na vida alheia.

Entretanto, com todos os defeitos que o serviço público possa ter, ainda bem que ele existe. Pelo menos, nas Antenas, locutores e jornalistas ainda são isso mesmo, locutores e jornalistas.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #4279 em: Maio 19, 2024, 10:55:12 am »

Isso não é exatamente verdade. Mal vai se só quem fosse do meio pudesse ter opinião sobre um assunto, particularmente nós por cá, que até somos ouvintes informados, e, modéstia à parte, às vezes até nos saímos com umas boas tiradas, outras, nem por isso. Pensar assim, resulta de um certo corporativismo instalado. Ainda há diaa o discutia com uma colega jurista, concordando ambos sobre isso.
Sobre uma puttiva agenda LGBTQ+ que foi aludida acima, da parte da animação nunca notei nenhum tipo de posicionamento nesse sentido. A Inês e a Luana tanto quanto deixam transparecer sâo mulheres homosexuais, nunca em nenhuma delas notei qualquer tipo de doutrinação. Aliás, essa questão em relação à orientação sexual é absurda,  principalmente em adultos, a orientação é a que a é. Ninguém vai gostar do mesmo género ou do oposto porque ouviu alguém dizer que era porreiro. Espanta-me, por isso mesmo, que em 2024, isso ainda seja assunto, quer por parte de quem está no grupo LGBTQ+, como pela parte de quem ainda teima em que o Estado deve controlar a vida sexual das pessoas. Acho que já temos anos de liberdade suficiente para percebermos que ninguém se tem de meter na vida alheia.

Entretanto, com todos os defeitos que o serviço público possa ter, ainda bem que ele existe. Pelo menos, nas Antenas, locutores e jornalistas ainda são isso mesmo, locutores e jornalistas.

Eu quero lá saber se a Inês, a Luana ou qualquer profissional de rádio é homossexual ou heterossexual.
Como bem dizes, essa questão é absurda em 2024. Se elas o são, é a orientação delas, só a elas lhes diz respeito e que todos sejamos felizes! Da minha parte, evitarei sempre buscar a vida pessoal de alguém para este fórum e, muito menos, usá-la para criticar ou elogiar determinada figura.

Sobre a alegada agenda LGBTQIA+. Eu tenho uma opinião muito particular sobre esse assunto. Acho, sinceramente, que sociedades como a nossa estavam paulatinamente a evoluir para uma aceitação da orientação «diferente» do outro. Essa evolução demorou décadas e, talvez para isso, tenham contribuído figuras públicas como Manuel Luís Goucha que, nunca sendo porta estandarte de algo, «normalizou» o tema a faixas etárias mais avançadas quando assumiu o seu actual marido.

Compreendo e apoio a ideia das minorias lutarem pelos seus ideais e direitos, contudo, existem situações em que as acções dos libertários poderão transformarem-lhes em opressores, dando argumentos em quem pensa que o Estado e a Moral Religiosa devem controlar a vida dos cidadãos.

Por fim e fechando de vez este tema, acho que a Raquel Morão Lopes, jornalista que reconheço qualidade, por vezes, não sabe definir a fronteira entre o seu trabalho e o activismo em prol de algumas causas. Por muito nobres que possam ser ou parecer, ela é jornalista.
Não tendo estas a obrigação de respeitar um código deontológico, nunca senti esse tipo de discurso da parte da Inês Henriques ou da Luana do Bem, talvez porque a vida sentimental e sexual delas está bem resolvida e não é assunto para se colocar em antena. E se o colocarem? Lá está, pode ser a luta delas e elas não têm os deveres de um jornalista.

Foi a primeira e última vez que toquei nestes assuntos em relação à vida privada de profissionais de rádio, pedindo desculpa por tê-lo feito.
« Última modificação: Maio 19, 2024, 10:57:25 am por O Bigode do Sala »
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!

Agostinho da Silva

pdnf

• Hero Member
« Responder #4280 em: Maio 20, 2024, 12:35:59 pm »
Ora, aqui está um bom trabalho da Raquel Mourão Lopes:

https://www.rtp.pt/play/p12409/e770298/dias-contados

Devemos elogiar quando é o caso.
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #4281 em: Maio 20, 2024, 01:08:35 pm »

Claro, mas era evidente a parcialidade se não tivesse alguém do Chega...

Enviado do meu 21091116UG através do Tapatalk

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #4282 em: Maio 20, 2024, 01:50:59 pm »

Este é um dos exemplos que me faz dizer que a Raquel Morão Lopes é uma jornalista de qualidade. Tal como o #NãoPodias com o Mestre Sena Santos, ou as reportagens para programas como «De Lisboa a Helsínquia» da RTP3.

E neste caso não houve dogmas. Foi do Bloco de Esquerda ao CHEGA.

Bom podcast!

Agostinho da Silva

SamM

• Hero Member
« Responder #4283 em: Maio 20, 2024, 02:50:53 pm »

Ainda que admire o humor, expontaniedade, etc, convém sublinhar que o mesmo, nos ultimos tempos, já não se pode dizer do "Vamos Todos Morrer", com claras referências em grande escala a figuras do feminismo, causa LGBTQi+ entre outros temas desta natureza. 

pdnf

• Hero Member
« Responder #4284 em: Maio 20, 2024, 04:38:00 pm »

Ainda que admire o humor, expontaniedade, etc, convém sublinhar que o mesmo, nos ultimos tempos, já não se pode dizer do "Vamos Todos Morrer", com claras referências em grande escala a figuras do feminismo, causa LGBTQi+ entre outros temas desta natureza.

Atenção, referir pessoas que existem, e que têm todo o livre direito a existir, não é nenhum problema. Isso não é usar uma rádio que se pretende plural para fazer doutrinação ideológica.
Rádio é:

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #4285 em: Maio 20, 2024, 05:05:25 pm »

Atenção, referir pessoas que existem, e que têm todo o livre direito a existir, não é nenhum problema. Isso não é usar uma rádio que se pretende plural para fazer doutrinação ideológica.

Faço minhas as tuas palavras.

Agostinho da Silva

SamM

• Hero Member
« Responder #4286 em: Maio 20, 2024, 06:04:58 pm »

Não é isso que está em causa. O que está em causa é usar um espaço de história com humor, "dia sim, dia sim dia não", para falar exclusivamente de personagens associados a essa temática, em detrimento de outras personagens que se fizeram conhecidas devido a outros méritos. O que está em causa é o equilíbrio de forças e o pluralismo dos temas das rubricas.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
« Responder #4287 em: Maio 21, 2024, 10:10:37 am »

Faço minhas as tuas palavras.

Também faço minhas as palavras do pdnf.
No meu caso começou a "cheirar mal" a independência da RML quando disse que a EBU "insistia em não se envolver em política". Se assim fosse a Rússia não teria sido (e bem) suspensa do concurso...

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #4288 em: Maio 21, 2024, 04:14:40 pm »
A Antena 3 está no Festival de Cinema de Cannes com a repórter Teresa Vieira do Domínio Público e com o Ricardo Sérgio em estúdio a analisar os filmes.

Muito bem!

Agostinho da Silva

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
« Responder #4289 em: Maio 23, 2024, 07:21:06 pm »
Mais uma vez vale o que vale, mas hoje houve cerca de 15/20 mensagens de Whatsapp no Logo Se Vê, ao nivel de uma Comercial...