Espectro radioeléctrico > Outras comunicações

Sintonia da Smooth FM (92.8) versus BBC Radio 2 (Internet Radio)

(1/1)

joao_s:
Chegou o momento de ter procedido à substituição de um velhinho recetor da Pioneer, 1983, que equipa o compartimento de trabalho cá de casa (escritório), por um novo sistema da Pioneer(*), 2016, equipado com múltiplas funcionalidades – muito interessantes - num único módulo de dimensões compactas. As configurações de ligação ao router, usando a tecnologia wireless, efetuam-se facilmente, sendo necessária a alteração da password de rede, caso esta contemple caracteres que não são reconhecidos pelo sistema. O sistema também se liga facilmente a qualquer dispositivo (smartphone, tablet, notebook, PC, etc.) através da tecnologia bluetooth ou wireless, podendo, assim, reproduzir os mais diversos conteúdos de áudio. Vem ainda equipado com um leitor de CD’s e rádio FM/RDS(PS,PTY,RT – opções para uma linha de caracteres) com 40 memórias e AM.

Foi a necessidade de ouvir a “BBC Radio 2” que me fez adquirir este sistema pois não me soa bem ouvir rádio pelo computador. Os pré-requisitos foram que o aparelho ligasse de forma autónoma à estação inglesa, sem a necessidade de outros equipamentos, e sintonizasse o FM para ouvir 92.8 “SmoothFM”. A comutação entre as duas estações deveria efetuar-se da forma mais prática possível, pelo simples premir de um botão. E é isso que acontece. Estou bastante satisfeito com esta aparelhagem, o som é bastante agradável, permitindo regulação autónoma de graves e agudos, entre outras soluções, que incluem uma espécie de Loudness. A qualidade de som da “BBC Radio 2” pela tecnologia da “Internet Radio” surpreende pela positiva, ao ponto de não notar diferenças relativamente à fidelidade de áudio de 92.8, comparativamente. Talvez o futuro da rádio passe por esta tecnologia, principalmente quando chegar aos equipamentos áudio dos automóveis, podendo o condutor usufruir das estações de rádio da sua preferência em qualquer localidade do país e através de um aparelho que as sintonize de forma autónoma (por exemplo, nem a portuguesa “SmoothFM” se faz ouvir em Leiria, com esta tecnologia não haverá quaisquer constrangimentos).

(Se o assunto vos interessar, posso capturar e efetuar o upload de um vídeo “demonstrativo")

(*) Pioneer x-HM82-k

joao_s:
Estou a proceder ao upload de um vídeo onde se constata a facilidade de comutação entre as estações de rádio que emitem em FM e as que emitem na Internet. A qualidade do som é idêntica. O sistema de som utilizado já me convenceu a adquirir um componente de “rede” para o sistema de áudio da sala. No entanto, será prudente aguardar para ter uma ideia mais concreta do sentido em que a tecnologia de “rede” irá evoluir. O momento registado na Radio 2 não foi o mais elucidativo da qualidade de estação, ficou gravado o início do programa de sexta à noite, “Sounds of 80’s”. A BBC Radio 2 é uma estação de qualidade superior, já a recomendo a algumas pessoas, o programa em causa não mostra isso, uma vez que a rádio não é temática, é generalista, e para todos. O conjunto da programação é muito bom, equilibrado e os compromissos que fazem aqui e ali resultam.

joao_s:
Do jazz ao pop, do blues ao rock, da orquestra à bossa nova, dos temas intemporais que fazem parte da memória coletiva aos lançamentos mais recentes, do estímulo intelectual à diversão pura, da palavra erudita ao discurso ligeiro, da voz de atores, músicos, artistas, figuras públicas à voz do cidadão anónimo, da discussão de temas sérios à conversa descontraída e bem-disposta, tudo isto e muito mais cabe numa única rádio, “BBC Radio 2”. Reúne as várias gerações. Esta estação é de um contraste absoluto com a boçal rádio portuguesa, bastante limitada. Um topo de gama para quem aprecia boa rádio, feita com inteligência. Quem a ouve tem vontade em saber mais, e certamente que inspira muitos a aprender a tocar música.

A audição da boa rádio estrangeira nunca esteve ao nosso alcance como agora. Chegou a vez dos sistemas de áudio acrescentarem essa possibilidade, com a qualidade de som ao nível de CD, frequências de amostragem de 128 kbps, e de utilização muito simples: basta premir um botão, como os presets dos rádios FM, e facilmente se ouve uma rádio FM e de seguida outra difundida pela Internet:
https://youtu.be/4nwcVZNaafc

joao_s:
Talvez alguns membros deste fórum realizem trabalho em suas casas decorrente das suas atividades profissionais (leitura de documentação, preparação de documentação, expedição de emails, etc.). Nestas situações a escuta de uma estação de rádio, a baixo volume, pode criar um bom ambiente para o efeito e até contribuir para o aumento da inspiração, digamos assim. Aquelas estações que debitam doses maciças de música, sem qualquer discurso ou um discurso vazio, rapidamente levam à saturação e têm o efeito contraproducente, o melhor é desligar o aparelho e usufruir do silêncio. As estações como uma BBC Radio 2 adequam-se ao desiderato supracitado, revelando-se excelentes companhias também neste tipo de tarefas. O que também me está a surpreender é que há ouvintes em Portugal que comunicam com os radialistas da BBC Radio 2. Já por 3 vezes ouvi menção do nosso país na emissão da BBC R2 por esse facto. Algo que acho digno de registo.

Navegação

[0] Índice de mensagens

Ir para versão completa