Autor Tópico: DRM - Digiral Radio Mondiale  (Lida 2876 vezes)

CT1GZB

• Jr. Member
  • **
DRM - Digiral Radio Mondiale
« em: Setembro 27, 2020, 07:48:03 pm »
Boas.
A titulo de curiosidade estou a tentar escutar as emissões em DRM, para isso tenho Icom IC-7300 com uma antena Windom XL 10~160.
Ainda não consegui pôr o IC-7300 a receber (via PC).

Qual é a vossa experiencia neste modo digital?
Viva a Rádio!!!

ruicleto

• Hero Member
Re: DRM - Digiral Radio Mondiale
« Responder #1 em: Outubro 13, 2020, 10:50:31 pm »
Não conheço o DRM, apenas o DAB+ que aconselho vivamente pela sua qualidade e potencial de conteúdos.
Pedindo desculpa pela minha ignorância, onde se pode escutar em DRM ?

CT1GZB

• Jr. Member
  • **
« Responder #2 em: Dezembro 16, 2020, 04:58:30 pm »
Não conheço o DRM, apenas o DAB+ que aconselho vivamente pela sua qualidade e potencial de conteúdos.
Pedindo desculpa pela minha ignorância, onde se pode escutar em DRM ?

Aqui tem muita informação

https://www.drm.org/
Viva a Rádio!!!

ruicleto

• Hero Member
« Responder #3 em: Dezembro 16, 2020, 10:35:55 pm »
Obrigado pela partilha. Do que vi e ouvi, julgo que está essencialmente desenvolvido na Índia, apesar de outras nações também terem esta tecnologia (poucas). Julgo que os recetores são bastante rudimentares e, comparando com a tecnologia DAB+, ficam a uma distância tecnológica enorme. A vantagem que apercebi está ao nível da receção digital em AM e SW, que julgo ser importante.

DXPedro

• Full Member
    • YouTube
« Responder #4 em: Dezembro 19, 2020, 11:54:28 am »
Não verdade ainda não escutei. Mas não parece ser muito difícil contando que tenhas uma receptor apropriado. Já escutei via YouTube emissões da bbc world, Roménia e China que são uma maravilha! Tudo, atenção, onda curta.

Posso estar enganado, mas é possível utilizar um stick DVb-t2 para escutar DRM. DAB+ da de certeza. Esse teu ICOM não estou seguro que de.

Não obstante, espero que o digital ainda demore muito tempo a ser a única fonte de transmissão.
CUMPS

DXPedro

• Full Member
    • YouTube
« Responder #5 em: Dezembro 19, 2020, 12:25:45 pm »
Ola a todx.
Parece-me que a digitalização do espectro radiofónico é uma realidade que mais tarde chegará a Portugal. A questão é saber que formato terá essa digitalização, se DAB+ ou DRM.
A mim, na minha verdíssimas experiência e por indagações feitas, parecem-me que o lado correcto será o DRM considerando o aproveitamento de redes e sinais actuais, e potencialidades existentes, e a menor preço que o DAB.

Países como o Brasil estão Jana testar em centro urbano e periférico o DRM. A India seguiu all in, e já iniciou o caminho da transição completa para este sistema. China está em testes internamente, e com emissões Onda Curta para todo o mundo em DRM.

Deixo aqui uma pequena introdução DRM para que todx possam conhecer aprofundar e discutirmos aqui este menos badalado protocolo e aponta-ló ou não como uma proposta viável para a digitalização da rádio em Portugal.

https://youtu.be/V-DpTa5yU28

Cump.

ruicleto

• Hero Member
« Responder #6 em: Dezembro 20, 2020, 04:25:06 pm »
Obrigado pela partilha. Fiquei bastante elucidado, sobretudo para emissão em Onda Média e Curta.
No entanto, saliento, no seguinte link, que a europa está atualmente a ir por outra via (substituição do FM):
https://www.worlddab.org/countries

DXPedro

• Full Member
    • YouTube
« Responder #7 em: Dezembro 21, 2020, 02:37:27 pm »
Obrigado pela partilha. Fiquei bastante elucidado, sobretudo para emissão em Onda Média e Curta.
No entanto, saliento, no seguinte link, que a europa está atualmente a ir por outra via (substituição do FM):
https://www.worlddab.org/countries
Precisamente Rui.
Fiquei com a impressão de que o DRM seria mais vantajosa - técnica e financeiramente- e até bem mais funcional para Portugal.
O facto do consórcio DRM ter como parceiro a BBC pode ser indicador da qualidade e potencialidades do DRM.

Não sei se o dab é imposição comunitária, mas parece ser.

DXPedro

• Full Member
    • YouTube
« Responder #8 em: Dezembro 21, 2020, 02:47:51 pm »
Aproveito aqui para deixar mais dois contributos para a discussão e clarificação de ideias:
Uma entrevista à presidente do consórcio DRM: https://www.radioworld.com/columns-and-views/is-a-single-digital-radio-solution-possible

Um documento em inglês muito elucidativo e que merece ser lido na integra, sobre o DRM e onde apontam algumas diferenças entre os sistemas: https://www.drm.org/wp-content/uploads/2016/06/DRM-The-Digital-Future-of-FM-2014-06-24.pdf

Transcrevo um pequeno trecho do documento que parece dar alguma resposta a estações mais pequenas e que pode prevenir a agluinação das mesmas por estações maiores:
DRM+ fits with the current band-II channelization (100 kHz bandwidth), whereas DAB is a
multiplex solution requiring roughly 1500 kHz bandwidth for the transmission signal.
As a consequence, the DAB standard forces broadcasters to either fill a multiplex (with
roughly 16 services on one transmitter) on their own or share the platform with other
broadcasters, while DRM allows broadcasters to stay in control of their own broadcast
infrastructure (offering a small multiplex of 1—3 audio programmes plus data services). For
the distribution of individual radio stations in small heterogeneous coverage areas with a few
programme offerings, the transmission capacity of DAB is far too high
« Última modificação: Dezembro 21, 2020, 02:49:35 pm por DXPedro »

ruicleto

• Hero Member
« Responder #9 em: Dezembro 22, 2020, 09:47:50 pm »
Este sistema aborda o DAB ou DAB+ ? existem diferenças significativas.